O que fazer para deixar o piso de madeira novo?

Olá, vamos falar um pouquinho de pisos de madeira. Algumas pessoas têm me perguntado como fazer a recuperação de pisos de madeira maciços, porque com o tempo estes pisos acabam riscando ou desgastando, principalmente aquelas áreas que ficam sob os móveis ou nas áreas de circulação.

Sinteko

É comum encontrar apartamentos e casas mais antigos com pisos de parquet, tacos e até assoalhos de madeira em condições terríveis, a maioria das pessoas olha para aquele piso velho, acabado, cheio de sujeira acumulada nas 500 camadas de cera passadas ao longo dos anos e pensa: – Preciso arrancar todo o piso e trocar por um modelo mais “moderno” como um piso laminado.

Antes que essa ideia possa passar pela sua cabeça, espere! Não faça nada e leia isso:

“É possível recuperar o seu piso de madeira e deixa-lo novinho em folha”

Essa é a maior vantagem de pisos de madeira maciço, afinal, pisos de madeira maciça são bem mais caros do que pisos laminados, são mais duradouros, mesmo que o piso laminado seja mais resistente aos riscos, os pisos de madeira de verdade podem ser renovados, enquanto que o laminado estragou já era.

Sendo assim o que é preciso para restaurar o piso de madeira? Vai depender do estrago do piso, mas se o caso é a falta de brilho, o acumulo de cera e riscos a solução é o lixamento.

Lixamento

Tem uma infinidade de empresas que fazem o lixamento de tacos e outros pisos de madeira, além de lixar elas aplicam o famoso “sinteco” ou verniz, para deixar o piso como novo.

Você pode até descobrir que por baixo daquele piso escuro e cheio de manchas existe um piso claro que foi escurecendo ao passar dos anos por conta da aplicação de verniz escuro, ou ceras coloridas. Aliás, ceras coloridas são terríveis.

Uma vez minha mãe foi ao mercado e distraída comprou uma cera verde, em vez de comprar uma cera incolor, acho que era da Tacolac – alguma coisa assim – era uma cera líquida fortíssima, grudou como uma cola e para remover depois foi terrível, ficamos uma semana no removedor de cera com palha de aço até tirar toda aquela cera verde. É esse tipo de coisa que faz com que o piso de madeira desgaste, passar palha de aço, imagine.

Minha família sempre mudou muito, nem sei em quantas casas eu morei desde que nasci, mas sempre que comprávamos uma casa nova com piso de madeira acabado, contratávamos uma empresa para fazer o lixamento e o piso ficava novinho em folha, perfeito, como se tivesse acabado de ser colocado.

Aplicação de Sinteco SP

Teve uma casa, um sobrado estilo alemão com mais de 80 anos, que tinha um piso de parquet todo desenhado, no hall de entrada o parque claro e escuro formava desenhos geométricos parecidos com flores, lindo, e no restante da casa o piso de parquet também tinha desenhos mais simples, com borda em assoalho, um luxo. Nunca vi um piso de parquet tão lindo. Depois da aplicação do verniz o piso ficou tão brilhante que chegava a ser espelhado, maravilhoso. No tempo em que ficamos na casa nunca precisamos passar cera.

Raspagem sem Pó

Se você esta pensando em fazer o lixamento ou raspagem do seu piso antigo eu recomendo, vale muito a pena.

Antigamente dava mais trabalho, fazia um pó terrível e o verniz demorava pra secar, mas hoje em dia tem muitas empresas que fazem a raspagem sem pó e ainda aplicam o verniz de secagem rápida.

Cera ou Verniz

Como a madeira natural é porosa após o lixamento ela fica exposta e é preciso fazer o selamento com resina, seja cera ou verniz.

A maioria das pessoas prefere o uso do verniz, já que a cera da um certo trabalho e requer remoção e aplicações constantes, há também quem mesmo envernizando o piso de madeira ainda aplique cera, o que não é necessário.

Raspagem de Assoalho de Madeira

Mas, se a opção for somente o uso da cera eu sugiro a cera em pasta, as ceras líquidas sobre o piso de madeira lixado sem verniz pode manchar as peças, já a cera natural incolor em pasta é uma boa solução para proteger o piso da umidade.

Quem fica com o verniz como opção pode escolher entre ter um piso espelhado, semi brilho ou ainda fosco. Antes de escolher o verniz converse com o aplicador.

Veja a seguir as diferenças entre o Bona e o Synteko, duas marcas de verniz que mais são utilizados na recuperação de pisos de madeira.

Bona ou Synteko?

Os dois são produtos ótimos e ambos permitem o acabamento fosco, acetinado ou ainda alto brilho que da aquele efeito espelhado.

A Synteck é uma marca que nasceu em Estocolmo em 1945, após a segunda guerra mundial foi lançado o primeiro produto da linha, hoje a Synteko esta presente no mundo inteiro, no Brasil nós conhecemos a marca como “Sinteco” e muitas empresas agregaram o sinteco ao nome, com aplicação de sinteco ao invés de aplicação de verniz para piso.

Sinteco

O produto da Synteko mais usado é o Synteko Classic, um verniz composto com uréia e formol, assim como o Super Synteco, eles demoram mais para secar, tem um cheiro forte na aplicação, não permitem retoques, mas são de alta resistência.

Porém, a Synteko tem uma linha à base de água a Vitta, com secagem rápida e não tem cheiro na aplicação, tem resistência aos raios solares e tolerância à oleosidade natural da madeira.

A Synteko tem ainda a linha Polisyn, que é uma resina a base de poliuretano, pode ser aplicada não só a pisos de madeira, como em pedras porosas e pisos de cimento, rede 25 % a mais que os demais produtos, têm alta resistência e permite retoques.

Já a marca Bona que também é Sueca, surgiu em 1967, mas era pouco conhecida aqui o Brasil, nos últimos anos tem investido na capacitação de profissionais para a aplicação dos seus produtos e hoje a aplicação de Bona esta fazendo o maior sucesso, é um produto mais caro, mas também o mais recomendado por muitos aplicadores.

Bona Aplicação

Tem uma série de produtos voltados para a manutenção dos pisos de madeira, mas o forte são seus vernizes, entre os principais então o Bona Mega que é um verniz a base de água que usa o oxigênio como catalizador, após seco é 100% poliuretano o que lhe confere alta resistência.

Indicado para áreas de tráfego normal, residencial, mantém a textura natural da madeira e não tem cheiro.

Além desse, tem o Bona Novia, que é o único com certificado ambiental da União Européia por ser livre de NMP um componente que pode causar toxidade em altos níveis. O Bona Novia tem baixo odor e secagem rápida, indicado para ambientes residenciais e comerciais de tráfego normal.

E ainda tem o Bona Traffic que é desenvolvido para o alto trafego incluindo quadras esportivas, com maior resistência, não tem odor, não oferece risco de incêndio e é de secagem rápida.

Mantém a textura natural da madeira e não amarela, assim como os demais vernizes da Bona tem versão alto brilho, acetinado e fosca, este último acabamento, fosco, fica praticamente imperceptível, como se o piso estivesse apenas com cera.

Como concorrente direto da Bona ainda existe a marca Skania com características similares e como concorrente direto do Synteko temos a Cascolac que também tem produtos a base de uréia e formol, mas que também tem um produto à base de água o Cascolac H2O.

Já que tem muitas marcas, com muitos produtos de características diferentes o ideal é consultar a empresa que irá executar o serviço e perguntar quanto ao acabamento desejado e o tempo de secagem de cada produto.

Antes de contratar faça orçamentos, pergunte qual é o produto utilizado, se o aplicador tem certificado, quanto tempo demora a secagem e se o produto tem cheiro, isso vai influenciar no preço e mais do que isso na sua comodidade.

Outra dica é pedir algumas referências e ir ver os trabalhos anteriores, para contratar um bom profissional para fazer o seu serviço.

Se tiver alguma dúvida não respondida coloque nos comentários abaixo e também diga se gostou ou não do post vou adorar ter o seu feedback.

Equipe ArquiDicas

Comentários

  • […] Os pisos de madeira já são usados há muito tempo, os tacos, parquet e o assoalho, por exemplo, são pisos de madeira comuns nas casas e apartamentos antigos, são pisos de madeira maciça que podem ser lixados e envernizados várias vezes, ficando como novos a cada manutenção. […]

  • Adorei, trabalho na Lixateko Construções e somos especializados há mais de 30 anos em aplicação de sinteco, o artigo está ótimo! Só precisa ressaltar que a Synteko não existe mais, infelizmente.
    Hoje, aqui em Santa Catarina, se está utilizando bastante o Bonardi como substituto.

  • Olá, Bom dia, tenho um piso HD, que imita madeira. Mandei fazer o rejunte e na hora de retirar, o piso ficou fosco(a superfície era brilhante),e então passei muitas camadas de ceras liquidas,não deu certo,pois tive que alugar uma enceradeira industrial, e retirar toda a cera. Mas, o piso está fosco,como se estivesse embaçado.
    Gostaria de saber,se existe algum verniz que eu possa mandar aplicar,para reaver o brilho do piso?
    Aguardo contato,Obrigada.

    • Olá Lívia, o seu piso é de cerâmica, porcelanato? Isso? Pode ser que o rejunte não tenha sido retirado direito e ficou resquícios do produto no piso, sobre o porcelanato não adianta passar cera, porque ele não é poroso como a madeira, então não precisa de cera, mas para reaver o brilho você pode usar um removedor de rejunte, existe um produtinho para remover rejunte de epóxi da PisoClean, chamado Removedor de Epóxi LP, vou deixar o link da marca ao lado: http://www.pisoclean.com.br/. Depois de remover bem o rejunte, na hora de limpar o piso, depois de remover a gordura com água e sabão, passe um pano com água e umas *gotas de lustra-móveis. Um grande abraço e espero que isso resolva, se não resolver me passe a marca do rejunte que foi usado e o tipo do piso certinho. Beijos.

      • adore as dicas as informações são objetivas e precisas para pessoas leiga no assunto parabéns

      • Ola.
        Gostaria de saber se posso passar algum tipo de verniz a base de agua por cima do sinteco sem ser lixado, apenas para realçar um pouco o brilho. O piso (sinteco) não está desgastado.

  • Ola, boa tarde.
    Tenho em minha casa assoalho de madeira, tabua corrida, que está com sinteco ja ha mtos anos.
    Contratei uma pessoa para lixar e passar, a principio, o sinteco fosco, mas eu queria o mais natural possível, mais rustico.
    Voce teria alguma sugestão?

  • Olá! Muito bom o artigo, bastante esclarecedor. Só uma correção: Estocolmo também é na Suécia (é sua capital), então Bona e Synteko são marcas suecas.

    Agora uma dúvida: as vassouras normais costumam riscar os pisos que receberam verniz, certo? O que é mais indicado para usar e não ficar riscando? Algum tipo de vassoura específica, aspirador de pó ou o quê?

    Desde já agradeço. :)))

    • Olá Natascha, voê pode usar um pano seco para retirar o pó, ao invéz de varrer e depois limpar com um pano úmido com sabão neutro e água para retirar a gordura. É melhor passar um pano seco do que usar a vassoura que assim não levanta pó.

  • Ola! Primeiramente gostaria de parabenizar pelo artigo.
    Minha casa possui piso de taco, porém ele está todo manchado por conta do verniz que foi passado a muitos anos, e de uma cera vermelha que o antigo morador usou, com isso o meu piso está todo descascado! Estou realizando a remoção da cera e raspagem do verniz. Gostaria muito de usar a cera transparente como selamento, se possível com efeito fosco.
    Por acaso você teria alguma sugestão de marca para me indicar??
    Desde ja agradeço.