Dicas para Banheiros Pequenos Planejados

Veja técnicas que irão fazer o seu banheiro pequeno parecer maior. Confira 33 fotos lidas!

Aproveitar melhor o espaço dos banheiros é um problema que muita gente enfrenta, seja em casa ou apartamento, os banheiros são, na maioria dos projetos, pequenos e cheios de funções.

Na hora de pensar em decoração, o banheiro acaba ficando de lado e sem um bom planejamento ele fica uma  “zona total” – é secador pra um lado, roupa suja pra outro, toalhas jogadas e uma infinidade de coisas sobre a bancada da pia, por isso é muito importante, principalmente em banheiros pequenos, investir em organização e móveis planejados para otimizar os espaços de forma funcional.

banheiro pequeno planejado

A escolha do vaso

Vou confessar uma coisa… eu, tenho muito problema com banheiros pequenos, porque muitas vezes a escolha do vaso, ou a posição dele está errada, e minhas pernas são compridas e acabam batendo na parede. Não foi uma nem duas vezes que eu passei por esse dilema e tenho certeza que muita gente também passa.

Por isso, a importância de saber escolher bem o vaso sanitário.

Principalmente em imóveis antigos, em que o vaso sanitário tinha o sistema de descarga sem caixa acoplada e depois teve o vaso substituído por um modelo de vaso com caixa acoplada mais comprido que reduz o espaço livre para as pernas. Acontece muito!

lavabos pequenos planejados

Claro que o vaso com caixa acoplada é melhor, economiza água, enquanto um vaso comum gasta em média 30 litros, o vaso com caixa acoplada gasta de 3 litros a 15 litros de água por descarga, mas, não é esse o ponto que estamos tratando, estamos falando de espaço, de ergonomia. E tem uma solução que pode resolver a questão sustentável e ergonômica, que são vasos com caixa acoplada embutida na parede, como o da foto abaixo.

Ele possui uma válvula que lembra um vaso comum, porém, embutido na parede, está o reservatório de água que é mais estreito e mais alto que um reservatório comum, ou seja, ganha alguns centímetros livres para as pernas. \o/

banheiro pequeno contemporâneo

Em imóveis novos esse vaso pode ser planejado junto com a construção e embutido na parede sem necessidade de adaptações, já em imóveis construídos é possível fazer uma adaptação com drywall criando uma meia parede para embutir a caixa acoplada, de quebra você ainda ganha um espaço para colocar um perfume de ambiente, uma vaso com flores, enfim, um espaço útil sobre esta meia parede.

Agora falando em medidas ideais, a medida mínima entre a borda do vaso e a parede oposta, onde as paredes irão ser direcionadas, é de 45 cm, porém o ideal mesmo é que tenha 60 cm que é um espaço confortável para sentar-se ou então se o vaso fica no caminho do box de banho, 60 cm é a medida correta para a passagem de uma pessoa.

banheiros pequenos planejados e modernos

Então na hora de escolher o vaso tem que levar em consideração essas questões: economia de água, área que este irá ocupar no banheiro e a área que irá sobrar para acomodar as pernas e a área de passagem.

Ainda sobre o posicionamento do vaso, este deve ter de sobra no mínimo 30 cm de cada um dos lados, entre a borda lateral do vaso e a parede, ou box, ou balcão da pia, etc.

Aqui estão outras medidas usuais para banheiros:

dimensão banheiro
Dimensões mínimas para banheiros. Fonte: Site Casa Abril

Aproveitando o espaço com marcenaria

Armários planejados podem ser uma ótima solução para aproveitar bem a área disponível no banheiro e acomodar de forma organizada os produtos utilizados.

banheiros estreitos planejadosAproveite o espaço sob a pia, seja ela de embutir ou sobrepor, com armários, se não tiver espaço livre em outro lugar para o cesto de roupa suja, o armário sob a pia pode ter um cesto interno onde você pode deixar as roupas sujas.

Bancadas suspensas facilitam a limpeza, porém, tem menos espaço de armazenamento. Outra opção, para ganhar mais espaço, é alongar o armário e colocar um acabamento inteiriço para fechar o armário até o chão. A finalização pode ser com o mesmo material utilizado no piso.

banheiro planejado bancada suspensa

Prateleiras e nichos para banheiro

Prateleiras e nichos são ótimos para deixar à mão os produtos mais utilizados (toalhas, papel higiênico, óleos, sais de banho, etc), ou ainda, servem para conter objetos decorativos, vasos com flores, perfumes de ambiente, etc. Um local interessante para a colocação de nichos suspensos é acima da caixa acoplada.

banheiro pequeno com nichos

Agora muito cuidado com a organização! Não fica legal deixar muita coisa sobre os nichos e prateleiras do banheiro, escolha com carinho para não pesar o visual e também para facilitar a limpeza.

banheiro de luxo pequeno

Aproveite também para fazer pontos de luz embutidos nos ninhos e armários, pois quanto mais iluminado maior seu banheiro vai aparentar.

Ninhos no interior do box

Outro truque muito utilizado para aproveitar melhor o espaço do banheiro é usar nichos reentrantes, ou seja que ficam “dentro” da parede, e podem acomodar o shampoo, condicionador, sabonete, sem a necessidade de outro suporte que irá tomar centímetros preciosos do box.

banheiros planejados com pastilhas

Bancada e pia proporcionais ao banheiro

Um banheiro pequeno planejado leva em consideração as proporções entre os elementos, a bancada e a pia do banheiro influenciam muito na sensação de amplitude percebida, a bancada, na maioria das vezes, ocupa o maior volume espacial, por isso é importante escolher um armário e uma pia que sejam condizentes com o tamanho do seu banheiro.

Se o banheiro é estreito, opte por um armário que tenha pouca profundidade, neste caso uma boa ideia é a cuba de semi-encaixe, que possibilita usar um armário mais estreito do que o convencional. Ou ainda, para ganhar alguns poucos centímetros a torneira de parede que possibilita que a cuba fique mais próxima à parede.

banheiro pia semi encaixe

Já se existe espaço suficiente para um armário maior, você pode optar pelos modelos de cubas embutidas e cubas de sobrepor.

Os armários suspensos para banheiro facilitam a limpeza, porém perdem em área de armazenamento, ou você pode optar por fazer uma base de alvenaria com o mesmo acabamento do piso, e ganhar alguns centímetros de balcão, ou fazer o acabamento até o chão com madeira e revestir com materiais impermeáveis. Evite armários com pés, pois eles dificultam a limpeza do banheiro.

No caso de lavabos é totalmente possível dispensar o armário sobre a bancada da pia, já em banheiros completos, com chuveiro, os armários são sempre bem-vindos para organizar os produtos utilizados.

lavabos estreitos planejados

A altura convencional da pia é de 90 cm do piso, mas isso é uma medida padrão genérica, em projetos personalizados você pode optar pela altura que mais se adapta à você, em banheiros para cadeirantes, por exemplo, as pias podem estar a entre 75 cm a 90 cm do piso, se tem entre 1,80 m de altura a 1,90 metros de altura a pia pode estar a 94 cm de altura e assim conforme o cliente que irá usar aquela pia.

Em lavabos o ideal é usar a medida padrão de 90 cm para facilitar o acesso a todos.

Box e espelhos para banheiros pequenos

Os espelhos refletem o espaço e fazem o ambiente parecer maior, um truque é usar espelhos retangulares longos, que iniciem junto a bancada da pia e que se prolonguem até quase o forro, melhor ainda se estiverem iluminados.

banheiro com móveis planejados

Na hora de optar pelo box, escolha vidro transparente, pois o box transparente permite que se visualize toda a extensão do banheiro. Banheiros pequenos, em geral, utilizam portas de correr ou portas do tipo camarão (dobra), pois facilitam a passagem por não terem o raio de abertura.

Revestimentos para banheiros pequenos

Na hora de escolher os revestimentos é preciso levar em consideração a facilidade de limpeza, o acabamento e a estética.

Escolha materiais laváveis para o piso e para as paredes do box, pode ser porcelanato, piso de epóxi (porcelanato líquido), piso de cimento queimado, pintura lavável nas paredes, quanto menos juntas de dilatação melhor! Opte por porcelanato ao invés de cerâmica comum, pois, as juntas são menores e o acabamento fica uniforme. Já o cimento queimado e o piso epóxi é monolítico, ou seja, não tem juntas, então eles já dão esse acabamento uniforme naturalmente.

banheiro com nichos

Pastilhas só em pontos de destaque, peças muito pequenas e com textura, como o porcelanato, tem que ser usadas em detalhes, como na parte de trás da bancada, em uma faixa vertical dentro do box ou em uma das paredes do box. As pastilhas podem também ser utilizadas no nicho do box para um acabamento diferenciado. É regra? Não.

Use e abuse de cores claras nas paredes, teto e piso, as cores claras trazem a sensação de limpeza e ajudam a distribuir melhor a iluminação no banheiro, pois refletem a luz e fazem com que o ambiente pareça maior. Porém, banheiros com o pé-direito baixo podem usar pisos bem escuros para dar uma sensação de profundidade e mitigar visualmente o problema do teto baixo.

banheiro com bancada suspensa

Já se o pé-direito é alto demais em relação às paredes e parece que as paredes, um truque é criar uma borda na parede com uma altura reduzida em relação ao teto, usar nessa parte de baixo cores claras e pintar o teto até a borda de uma cor escura.

E se quiser apostar no branco total, utilize texturas em pontos estratégicos para trazer diferentes aspectos visuais.

Criando pontos de destaque

É importante quebrar a monotonia visual e ter alguns pontos de destaque, nichos por exemplo, podem ser esses pontos de destaque, quadros na parede podem ser pontos de destaque, o nicho do box pode ser um ponto de destaque. Escolha esses espaços e ou/ objetos que irão direcionar o olhar de quem estiver no banheiro.

banheiro moderno planejado pequeno

Organização sempre!

A organização é uma forte aliada da sensação de amplitude, mantenha os produtos sempre organizados, e use e abuse de acessórios para organizar. Suporte para toalhas, papeleiro, caixas organizadoras, etc. Deixe na bancada apenas o essencial e se tiver espaço disponível coloque um pequeno vaso com plantas (naturais ou artificiais) para deixar o banheiro mais acolhedor.

banheiros pequenos com pastilhas

Fotos de banheiros pequenos planejados

Depois de ver nossas dicas é hora de se inspirar com mais 33 fotos de banheiros pequenos planejados e ver qual é o banheiro que mais combina com o seu estilo!

Equipe ArquiDicas

Adicionar Comentário




Categorias

Siga o ArquiDicas

Tem um monte de conteúdo legal em todos os nossos canais. Siga e receba as melhores dicas para Casa e Jardim.