Telhados Verdes

Telhado Ecológico

O chamado “telhado verde” é um sistema criativo que permite coletar água pluvial e ainda tem funções microclimáticas favoráveis a edificação atuando como isolante térmico, podendo reduzir em até 10ºC á temperatura interna dos ambientes, representando uma economia de 25% com gastos em refrigeração. Além de servir como isolante acústico absorvendo os ruídos.

Os telhados verdes são historicamente conhecidos, desde os Jardins Suspensos da Babilônia, uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo, construídos no século VI a.C. pelo rei Nabucodonosor II para sua esposa Amitis, onde estavam plantadas árvores, flores tropicais e altas palmeiras.

Jardins Babilônicos

Mesmo aplicados na antiguidade os telhados verdes passaram a ser difundidos pela arquitetura moderna depois que o arquiteto francês Le Corbusier lançou os 5 Pontos da Arquitetura Moderna, onde os terraços jardins eram vistos como uma necessidade frente a falta de áreas verdes nas cidades da década de 20.

Segundo o gênio da arquitetura Le Corbusier os telhados verdes ou terraços jardins, como ele chamava, deveriam compensar a área ocupada pelo edifício no ambiente, inserindo sobre o terraço a área verde ocupada, gerando uma área de lazer que melhora a qualidade de vida dos moradores e reduz o impacto ambiental.

Villa Savoye - Le Corbusier

Os 5 Pontos Fundamentais da Arquitetura foram propostos em 1926 na revista L’Esprit Nouveau e desde então vem sendo aplicada por arquitetos no mundo inteiro. No Brasil as obras de Le Corbusier influenciaram os nossos ícones arquitetônicos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer em muitas de suas obras, incluindo o Palácio Gustavo Capanema no Rio de Janeiro, hoje sede do MEC, que tem um amplo terraço jardim.

Benefícios do Telhado Verde

O telhado verde, seja um terraço ou não, traz muitos benefícios à cidade, ao edifício e as pessoas que podem desfrutar deste sistema. Listamos alguns dos principais benefícios dos telhados verdes, confira:

Redução de Energia para Resfriamento Ambiental: Os telhados verdes são ideais para o clima tropical brasileiro, protege a laje contra a incidência direta do sol e ainda reduz a temperatura térmica, pois atua como um isolante térmico.

Absorção das Chuvas: O telhado verde absorve parte da chuva filtrando a água que pode ser coletada e tratada para o uso doméstico, incluindo o consumo da mesma, se o tratamento for efetivo, ou o uso para irrigação de jardins, descargas sanitárias e lavagem das calçadas. Esta chuva coletada pelo telhado perde velocidade e é distribuída aos poucos para o sistema de calhas, evitando entupimentos.

Ganho de Umidade: Este tipo de cobertura vegetal também cria um microclima a sua volta aumentando a umidade relativa do ar, reduzindo os problemas respiratórios em períodos de seca.

Purificação do Ar: Através do processo de fotossíntese as plantas absorvem o gás carbônico e outras impurezas do ar e liberam oxigênio, diminuindo os gases do efeito estufa.

Isolamento Acústico: As camadas de manta, terra e vegetação atuam como um filtro acústico, reduzindo a poluição sonora do meio.

Refúgio para Animais Urbanos: Os telhados verdes são meio de resgatar algumas espécies que estão ameaçadas pela crescente urbanização, pássaros e insetos podem tirar proveito destes espaços, principalmente as abelhas que estão desaparecendo das grandes cidades.

Área de Lazer: Os terraços verdes são também um refúgio da vida agitada da cidade para as pessoas, onde elas podem se conectar com a natureza, podendo incluir pequenas hortas para o consumo individual.

Como Fazer um Telhado Verde

Para fazer o telhado verde é preciso fazer uma análise do peso que a terra e a vegetação vai causar sobre a laje ou sobre a estrutura do telhado, é preciso também fazer a impermeabilização com manta e se possível colocar uma camada de hidrofugante e antiraiz, uma camada de pedras para drenar a água que distribua o excesso para uma calha, por cima uma manta geotêxtil que evita que a terra passe, a terra que pode ser colocada em um painel de suporte e por fim a camada vegetal.

Como fazer um telhado verde

Para os telhados de madeira é preciso usar um compensado de madeira como base, já na laje de concreto não é necessário.

Sempre utilize mão de obra especializada para fazer o serviço e sempre confira os serviços executados anteriores, principalmente os mais antigos para verificar se não houveram problemas por má execução.

Telhado Verde com Árvores

Sempre tem aquelas dúvidas sobre qual o tipo de vegetação usar nos telhados verdes e muitas pessoas se perguntam se podem plantar árvores nos terraços, pois bem, é possível plantar árvores desde que a camada de terra tenha área suficiente para abrigar toda a raiz, então é indicado usar árvores de pequeno porte e conferir para ver o tamanho de suas raízes, mas de qualquer forma toda árvore vai precisar de uma camada grande de terra, portanto vai pesar o telhado e a estrutura vai ter que ser forte o suficiente para aguentar o peso extra.

É sempre uma opção segura optar por gramíneas, hortaliças e flores de raízes pequenas.

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Comentários

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.