Tapetes para Sala de Estar

Tapete para Sala

Os tapetes dão um charme a mais para a decoração da casa, junto com as almofadas, cortinas e outros acessórios de decoração deixam o ambiente mais acolhedor, porém nem sempre é fácil escolher o tapete certo e combinar cores, estilos, tamanhos e formas diferentes, pois existem muitas opções mesmo!

Existem certas regrinhas que os arquitetos e designers costumam aplicar na hora de escolher o tapete para a sala de estar – e como todas as regras, estas também tem suas exceções!

A maioria dos projetos de decoração das salas de estar levam tapetes retangulares com cores neutras, isso porque os tapetes retangulares dão mais fáceis de combinar com o restante da mobília que geralmente são retangulares além de serem mais austeros em relação aos tapetes redondos.

As cores neutras por sua vez combinam com qualquer outra cor, então é sempre uma jogada sábia utilizar tapetes discretos que possam se adaptar bem a qualquer tipo de decoração.

Tapete

Os tapetes redondos são mais indicados para as áreas de entrada (hall), quartos infantis, para mesas de jantar redondas, ou ainda para delimitar pequenos espaços, como o cantinho de leitura da casa. Claro que existem salas de estar que pedem por um tapete redondo, quando o sofá faz uma meia lua, por exemplo.

Na sala de estar os tapetes precisam ser muito confortáveis, afinal quem não gosta de deitar em um tapete cheio de almofadas para assistir aquele filme em família? Ou brincar com os filhos, gatos e cachorros no tapete. Poder ficar com os pés descalços sentindo a textura das fibras macias que acariciam suavemente os pés.

Então o tapete deixa de ser um acessório meramente estético para se tornar parte da funcionalidade do espaço da sala de estar.

Tamanho do Tapete

A escolha do tapete sempre é feita depois da distribuição das mobílias na sala, como via de regra os tapetes podem ser inteiriços ficando sob todos os móveis da sala: sofás, poltronas, mesas de centro e de canto, etc; ou ainda ficar com uma ponta presa embaixo do sofá, tanto para garantir um equilíbrio estético, como para o tapete não ficar escorregadio.

O correto é deixar a ponta pelo menos 30 cm embaixo do sofá e deixar uma sobra de 30 cm em ambas as laterais do sofá. Se tiver mesas de canto esta sobra lateral pode ser maior. Claro que em alguns projetos o tapete fica apenas sob a mesa de centro que acaba fixando o tapete, ou ainda solto sem nenhum móvel por cima – exceções a regra!

tapetes

Os tapetes maiores são bem mais caros e difíceis de encontrar que os tapetes de tamanho médio, uma solução é combinar mais de um tapete criando uma sobreposição de cores e estampas com tapetes menores e assim economizar na compra dos tapetes. Porém, salas com tapetes sobrepostos não são indicados nem para idosos, nem para crianças. Alias no geral tapetes não são recomendados para idosos.

Outro cuidado que se deve ter ao escolher seu tapete é o acúmulo de ácaros, pessoas alérgicas devem procurar por materiais antialérgicos e tapetes com baixo relevo.

Na hora e combinar as cores dos tapetes com a decoração procure dar preferência aos tons neutros, mas se você gosta de tapetes coloridos utilize cores presentes na sua decoração, ou cores complementares ou análogas. Se for misturar diferentes estampas use sempre está fórmula.

Tabela de Cores
Foto: Reprodução
Fonte: morar.com

Agora confira a galeria de imagens com diversos exemplos de tapetes para a sala de estar.

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Comentários

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.