Salão Design 2015

2015 Salão Design

Assim como o Salão do Móvel de Milão é uma referência para o design mundial, aqui no Brasil temos também um grande Salão de Design que acontece todos os anos e que apresenta grandes trabalhos criados pela indústria, profissionais e estudantes.

É o maior evento desta categoria na América Latina, reunindo 17 países participantes com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica por meio do design. O prêmio acontece desde 1988 e já está em sua 19ª edição, este ano serão mais de R$ 205.000,00 mil reais distribuídos entre os ganhadores do Salão Design.

As inscrições serão encerradas no dia 10 de Novembro de 2014, entre as 7 categorias avaliadas estão:

  • Móveis para Dormitório;
  • Móveis para Sala de Estar e Jantar;
  • Área de Serviço e Banheiro;
  • Móveis para a Área Externa;
  • Móveis de Escritório e Home Office;
  • Acessórios Domésticos e;
  • Iluminação.

Durante os mais de 26 anos do Salão Design já foram inscritos mais de 11.200 projetos. Segundo a diretora do Salão Design Cristiane Silveira o evento tem ganhado maior destaque entre os países vizinhos da América Latina – “Temos percebido um movimento muito grande de países da América Latina, que vêm buscando fortalecer seus polos de design. O Salão, nesse sentido, é uma vitrine muito relevante, pois oferece, além das premiações em dinheiro, ampla divulgação dos vencedores”.

Todo esse reconhecimento internacional é positivo para valorizar as empresas e os profissionais brasileiros que atuam neste nicho, temos que dar mais apoio para práticas como esta, e ter orgulho do “Made in Brazil”, reconhecendo os bons profissionais que temos aqui.

O que é preciso para participar?

Ser um profissional, estudante ou representante da indústria de design de móveis ou arquitetura. O produto não poderá ser inscrito caso já tenha participado de alguma edição anterior ou caso já esteja sendo comercializado no mercado.

Salão Design 2015

Não é preciso estar com o produto executado durante o período de inscrição, mas o material enviado deve conter:

PDF – Memorial descritivo: Nome do Projeto (sem o nome do participante), ano de criação, conceito, função, diferencial, público/alvo, materiais utilizados, tecnologia de fabricação, acabamento.

PDF – Projeto: Máximo 2 páginas com esboços e/ou desenho técnico esquemático que mostre as dimensões e sua funcionalidade.

PDF – Ilustrações: No máximo 2 páginas com o 3D seja manual ou eletrônico, com diferentes ângulos do produto.

Além de fotos dos participantes e imagens em JPG dos produtos conforme o regulamento.

Como Funciona o Salão Design 2015?

Após as inscrições, que encerram no dia 10 de novembro de 2014, os projetos gráficos de cada produto serão enviados para a comissão julgadora, nesta fase serão selecionados os melhores projetos com base nos conceitos projetuais, forma e função, ergonomia, grau de inovação e sustentabilidade ambiental. Os finalistas seguem para a próxima fase.

A última etapa exige que os produtos ou protótipos sejam encaminhados para Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul, estes produtos e protótipos devem ser em escala real para que os jurados possam comparar e avaliar para definir os vencedores.

Comissão Julgadora

A comissão que irá julgar o Salão Design 2015 é composta por 5 profissionais de Arquitetura e Design, quarto que já participaram de edições anteriores (arquitetas Ilse Lang e Isabela Vecci e os designers Ivens Fontoura e Leonardo Lattavo) contanto ainda com a participação inédita da executiva Gláucia Binda como representante da indústria.

Jurados do Salão Design 2015

Salão Design 2015 Premiação

Além do prêmio em dinheiro os vencedores têm ampla divulgação e seu produto ganha o Selo Salão Design, uma forma de reconhecimento pela excelência em design.

Resultado Salão Design 2015

Os resultados da etapa de seleção são divulgados ainda em Dezembro deste ano, e os participantes terão até Maio de 2015 para enviar os produtos. O resultado final com os vencedores será divulgado em Junho de 2015.

Para quem quiser conhecer mais ou se inscrever o site é:

www.salaodesign.com.br

Agradecimento especial ao fotógrafo Evandro Soares.

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Adicionar Comentário

190 Vida Low Carb

Categorias

Siga o ArquiDicas

Tem um monte de conteúdo legal em todos os nossos canais. Siga e receba as melhores dicas para Casa e Jardim.