61 Ideias para Quartos Planejados

quartos planejados escuros

É engraçado, mas o quarto mesmo sendo o ambiente mais importante da casa muitas vezes é o mais deixado de lado pelas pessoas, isso porque ele é privativo, íntimo e por isso fica longe dos olhares das visitas.

Sendo assim no projeto de interiores o quarto fica em segundo plano, os ambientes sociais tomam uma importância maior para algumas pessoas, pois serão frequentados pelos convidados e estarão sujeitos ao julgamento social e isso tem um peso grande.

quartos planejados com espelho

Agora deixando de lado esta questão social e pensando exclusivamente na saúde e no tempo em que passamos nos ambientes domésticos o quarto está no topo da lista de prioridade, nele passamos pelo menos 1/3 do nosso tempo de vida, nele recuperamos a nossa energia vital.

Os quartos planejados são mais do que uma decoração bonita feita com almofadas estampadas e roupas de cama sofisticadas, o preparo do quarto para proporcionar uma boa noite de sono é essencial para conservar a nossa saúde física e mental.

Você sabe o que um quarto planejado precisa ter ou ser?

quartos planejados claros

A maioria das pessoas responde essa questão com uma frase simples: o quarto planejado precisa ter uma cama confortável. E sem dúvida a cama é ponto central do quarto e sem dúvida precisa oferecer conforto, mas você sabe o que é conforto?

Pense no seu antônimo o desconforto, que é uma condição que causa incômodo: muito frio, muito calor, muito ruído, muita luminosidade, pouca luminosidade, dores no corpo e outras sensações que tiram a tranquilidade de se estar no ambiente e é facilmente notada.

quarto planejado casal

O conforto, portanto é uma condição pouco notada, quando estamos em um quarto confortável a gente não se incomoda com a temperatura, com a iluminação, com a corrente de vento, com os ruídos ou com outras questões que nos tirariam da zona de tranquilidade, oferecendo condições favoráveis as atividades que ali serão realizadas.

As condições de conforto podem variar, tanto conforme função do ambiente, como por questões individuais.

quarto planejado apartamento

Por exemplo, a iluminação de conforto da cozinha ou lugares que exigem concentração tem que ser uniforme, com temperatura de cor fria (como a luz do dia) para que a atenção seja voltada para as atividades realizadas e as cores e as formas, segundo a percepção visual humana, não esteja distorcida.

Agora, no quarto que um ambiente de relaxamento a luz para estimular o descanso até o momento de dormir tem que ser indireta e de temperatura de cor quente, essa é a condição de conforto lumínico do quarto para dormir. Porém, para estudar no quarto a luz deve ser outra, sendo indicado um projeto de iluminação que se adapte as atividades exercidas no quarto.

uqrto planejado minimalista

Da mesma forma temperatura, ventilação, nível de ruído aceitável muda de acordo com os ambientes e as atividades.

As cores, as formas e texturas também tem um papel importante no estímulo de percepção do ambiente, diversos estudos apontam para as cores ideais a serem utilizadas no quarto, mas aqui vale também a experiência individual para determinar a paleta de cores para o quarto.

quartos de casal planejados e decorados

O planejamento do quarto também deve incluir uma boa distribuição espacial, com corredores amplos ao redor da cama, pelo menos 60 cm. Saber definir a escala dos móveis em relação ao espaço faz a diferença entre um quarto confortável e um quarto sufocante.

Como escolher o colchão ideal?

A escolha da cama independente de ser de espuma ou molas vai levar em consideração o peso e o tamanho das pessoas, para determinar qual a resistência necessária que o colchão deve oferecer.

Para determinar a condição de conforto da cama é preciso deitar de lado sobre o colchão e observar se a curvatura do corpo se estabiliza, mantendo a coluna alinhada, se o colchão for muito macio o corpo irá afundar completamente e a coluna ficara desalinhada, e o oposto se o colchão for muito duro o corpo não irá afundar e novamente a coluna ficará desalinhada.

colchão ergonômico

Para ser ergonômico o colchão tem que acomodar as curvas do corpo, para casais a dica e escolher o colchão preferência considerando a pessoa mais pesada.

Então a dica geral é teste, não tenha vergonha quando for escolher seu colchão, deite e role na cama e veja se ela irá atender as suas condições de conforto sem lhe causar dores nas costas.

Travesseiros

O mesmo vale para o travesseiro, ele deve se adaptar ao seu jeito de dormir, preenchendo o espaço do seu pescoço e manter sua coluna reta, se você dormir de lado o travesseiro preenche o espaço do começo do ombro até sua orelha, e se você dorme de costas pode ser um travesseiro baixo para evitar que a cabeça fique inclinada.

travesseiro ergonomico

Além do travesseiro de dormir, você pode decorar sua cama com outros travesseiros e almofadadas, que vão dar uma aparência aconchegante para o seu quarto, mas na hora de dormir deixe só o travesseiro correto na cama e guarde os demais.

Roupeiros Planejados

Tem gente que chama de roupeiro outros de guarda-roupa, tanto faz o importante é que ele seja bem dimensionado para acomodar todas as suas roupas e objetos pessoais sem atrapalhar a circulação.

Em quartos pequenos os roupeiros planejados ou projetados são uma boa opção para aproveitar bem os espaços disponíveis, principalmente a altura do quarto, um truque é camuflar o roupeiro, fazendo ele da mesma cor da parede e eliminando completamente os detalhes, fazendo com que ele pareça uma continuação da parede.

quartos planejados casal

Outra ideia para quartos planejados pequenos são os guarda-roupas com portas espelhadas, para refletir e ampliar o espaço percebido. De preferência o espelho não deve refletir quem esta dormindo, para evitar que as pessoas deitadas se assustem com seus próprios reflexos.

Quem tem um quarto grande pode dividir os ambientes para criar um espaço exclusivo de closet que pode inclusive ser dividido com o próprio roupeiro, como nessa foto.

quarto planejado com closet

Para finalizar minha dica final que é a mais importante de todas é a seguinte => Contrate um profissional de arquitetura para projetar o seu quarto dos sonhos, invista no seu conforto e na sua saúde, os arquitetos não só vão deixar o seu quarto esteticamente agradável como também vão projetar ele para ser funcional e confortável.

Fotos de Quartos Planejados

Agora fique com 61 fotos de quartos planejados, foram selecionadas fotos de quartos de casal, quartos de criança para meninos e meninas, quartos para jovens com temas femininos e masculinos e ainda fotos com ideias para quartos pequenos. Confira!

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

1 Comentário

190 Vida Low Carb

Categorias

Siga o ArquiDicas

Tem um monte de conteúdo legal em todos os nossos canais. Siga e receba as melhores dicas para Casa e Jardim.