Quarto de Casal – Dicas para um Quarto Perfeito!

Quarto de casal

O quarto de casal precisa ser confortável, aconchegante e expressar a personalidade do casal e das suas individualidades, essa é a receita para um quarto de casal perfeito.

Pode parecer uma tarefa simples, mas projetar quartos de casal pode ser um desafio, acomodar em um mesmo ambiente, gostos pessoais diferentes e necessidades diferentes, para conseguir criar um ambiente que atenda os momentos individuais e coletivos do casal com perfeição.

Quarto de Casal – Privacidade e Individualidade

O quarto de maneira geral é um lugar íntimo e de descanso, onde as pessoas podem se despir das máscaras sociais, do cansaço do dia-a-dia e se refugiar em um ambiente tranquilo e privativo.

Quarto de casal com papel de parede

Esse é justamente o maior desafio dos quartos de casal, criar um ambiente que ofereça privacidade e aconchego mesmo quando compartilhado entre o casal.

Como por exemplo, quando um quer dormir e o outro está sem sono e quer ler um livro, curtir uma música, assistir TV.

Conheço muitos casais que tem problemas sérios para conciliar suas atividades no quarto, discutem e brigam porque um acaba invadindo a privacidade do outro. E como o quarto é o nosso refugio, ele tem que propiciar essa sensação de pertencimento, de controle pessoal e obviamente de privacidade.

É preciso entender que a função principal do quarto é o descanso e todo o projeto tem que estar centrado em garantir que as pessoas consigam dormir bem e com qualidade.

Se não há consenso entre o casal sobre o horário em que a TV fica ligada o melhor é retirar a TV do quarto, manter a TV apenas na sala, assim quando uma pessoa quiser dormir e a outra quiser assistir TV, está que se dirija até a sala e não atrapalhe o sono do seu parceiro.

Quarto de casal aconchegante

O mesmo vale para quem gosta de ler, mesmo com projetos que contemplam luminárias individuais de cada lado da cama, a luz atrapalha o sono, seja qual for sua intensidade.

É preferível reservar um canto mais afastado com uma poltrona e uma luminária direcional, deixando o abajur apenas como um apoio emergencial ao lado da cama.

Uma dica bacana é instalar uma luz de sinalização com sensor na altura da base da cama que se acende automaticamente quando alguém quer ir ao banheiro no meio da noite, sem precisar ligar a luz principal no rosto do seu parceiro.

cama iluminada

Ideias como esta, que pode ser prevista lá no projeto de interiores do quarto de casal, pode garantir mais respeito à individualidade da pessoa que está dormindo e não quer ser perturbada durante o seu sono porque o seu parceiro acorda no meio da noite.

O espaço para acomodar as roupas e itens pessoais também tem que ser bem definido para não gerar conflitos posteriores. Por isso, é importante em projetos de quartos de casal pequenos utilizar soluções inteligentes de aproveitamento de espaço, utilizando, por exemplo, guarda-roupas de correr, nichos sob a cama para guardar sapatos, baús que servem como calçadeira e podem guardar a roupa de cama extra, colchas e almofadas decorativas.

quarto de casal com closet

Prever também como o quarto será utilizado durante o dia, se for um quarto com closet então está área pode ter espelhos e uma iluminação neutra e uniforme para facilitar a troca de roupas, se quarto não tem closet, é interessante que a luz principal do quarto seja neutra e uniforme, mas que também tenham luzes indiretas de cor quente para os momentos de descanso.

Quarto de Casal – Compartilhando Momentos

No quarto os casais também compartilham muitos momentos juntos, como eu falei anteriormente da TV no quarto, que pode ser um problema, mas pode também fazer parte dos momentos de lazer do casal no quarto.

quarto de casal com tv

Casa casal tem suas particularidades, para muitos casais o quarto é o canto da casa em que eles podem expressar livremente seu afeto sem preocupações, o projeto de interiores do quarto também pode contribuir para criar diferentes climas para o quarto, transformar o quarto através da iluminação e até da disposição dos móveis.

No quarto é importante ter uma iluminação principal que seja uniforme e neutra, luzes indiretas de tonalidades quentes que estimulem o descanso e a relação a dois, pois são luzes mais intimistas.

luz para quarto

Outra coisa que não pode faltar em um quarto de casal são soluções acústicas, para que seja um ambiente silencioso e garanta o descanso do casal e para que contenha o som gerado no interior do quarto.

O quarto para ser considerado confortável deve também garantir uma temperatura adequada, se isso não foi previsto no projeto arquitetônico, no projeto arquitetura de interiores é importante resolver a questão térmica do quarto também.

Eu sei que você talvez estivesse esperando um post sobre decoração do quarto de casal, mas eu acho que essas questões sobre interiores são mais importantes, questões de convívio que influem no projeto do quarto de casal.

Mas, eu prometo que no próximo post do ArquiDicas sobre quarto de casal eu vou trazer dicas de móveis, cortinas, cores e até de decoração de quarto de casal.

Por enquanto para te deixar mais inspirado para planejar o seu quarto de casal eu selecionei 34 imagens de quartos decorados de casal, um grande abraço e até o próximo post!

Quartos de Casal Decorados

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Adicionar Comentário

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.