Plantas Suculentas

Espécies de Suculentas

Espécies de Suculentas

As plantas suculentas estão invadindo os lares brasileiros, por serem fáceis de cultivar, exigindo poucas regas e se adaptando aos mais diferentes espaços estas plantas estão caindo na preferência popular.

Derivadas de regiões de clima árido, onde predominam as altas temperaturas as plantas suculentas desenvolveram mecanismos de adaptação climática, algumas com pelos e espinhos, outras com revestimento de cera, ambos evitando que a água evapore, acumulando seiva em seu interior e ganhando o aspecto “gordinho” que faz dela um sucesso comercial.

Suculentas Plantas

É  justamente por ser uma planta resistente, que necessita de pouca umidade, que as suculentas são ideais para quem não se lembra de regar as plantas com frequência.

A maioria das espécies de suculentas necessitam apenas de 1 rega durante o verão e a cada 15 dias no inverno – mais fácil que isso só plantas artificiais mesmo!

Cuidados para Cultivar as Plantas Suculentas

Apesar de exigir poucos cuidados é preciso lembrar que é uma planta de climas quentes, então precisa de sol pela manhã e a tarde para que fique viçosa.

Outro problema que ocorre com quem tem espécies suculentas é a proporção da rega, quando as folhas começarem a perder a espessura, ficando murchas é hora de regar, já se as folhas iniciarem o processo de decomposição pode ser excesso de umidade. Não é indicado utilizar pulverizadores de água, já que ela não necessita de ambientes úmidos.

Mudas de Suculentas

As suculentas preferem solos mais arenosos, com pouca argila, o ideal é usar a mesma proporção de areia grossa, terra e pedriscos e controlar a quantidade de adubo vegetal, para que as plantas não fiquem muito grandes. Também há quem coloque musgo seco ou carvão vegetal moído junto com a terra e a areia para compor a base das plantas.

Plantas Suculentas Tipos

É possível plantar as suculentas em espaços de tamanhos variados, desde rolhas de champanhe até superfícies grandes como painéis verticais, ou em diferentes tipos de recipientes: plásticos, vidros, cerâmicos, orgânicos, etc.

Em recipientes plásticos e de vidro a água tende a acumular, portanto tem que ter controle da quantidade de água na rega, enquanto nos cerâmicos e orgânicos a água é absorvida pelo próprio recipiente.

Suculentas

Espécies de Suculentas

As suculentas são divididas em dois grupos principais as Crassuláceas e as Cactáceas – isso mesmo – cactos e agaves também são espécies suculentas. São mais de 20 mil espécies de suculentas, quase 2 mil espécies de cactos. No Brasil temos registro de umas 100 espécies.

Separamos 15 espécies de suculentas mais comuns, encontradas comercialmente:

Como Plantar uma suculenta?

Vamos mostrar aqui como fazer um terrário de suculentas, o terrário é um recipiente onde se reproduzem as condições ambientais necessárias para o cultivo de determinadas espécies, algo como um mini jardim. Anote o que irá precisar para fazer o seu terrário de suculentas:

  • Algumas mudas de espécies de suculentas;
  • Carvão vegetal ou mineral triturado;
  • Pedrinhas de aquário;
  • Terra vegetal;
  • Recipiente de vidro.

Passo-a-Passo do seu Terrário de Suculentas

Gostou? Então deixe seu comentário, tire suas dúvidas ou mande as fotos do seu terrário pronto aqui para o ArquiDicas.

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Comentários

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.