O que é Drywall?

Drywall

O Drywall é um produto amplamente utilizado em projetos e reformas de paredes, forros, acabamentos, principalmente nos Estados Unidos onde este sistema construtivo impera por ser de rápida instalação, ótimo acabamento, reduzir o desperdício, ser de fácil manutenção e flexibilidade, propiciar ganho de área útil e ainda possibilitar combinações com materiais térmicos acústicos.

Mas afinal, o que é o Drywall?

O Drywall é um tipo de sistema de construção estruturado com perfis de aço galvanizado, coberto por chapas de gesso acartonado, ou seja, o gesso moldado em chapas com duas cartolinas de cada lado.

A estrutura do Drywall pode ser steel frame (aço galvanizado) ou wood frame (madeira), no Brasil, onde o Drywall esta presente desde a década de 90, é mais comum utilizar estruturas em aço.

Drywall Colocação

Este sistema permite a instalação de dutos elétricos, telefônicos, hidráulicos e outros, por dentro dos perfis, enquanto o acabamento fica por conta do gesso, entre as placas de gesso podem ser utilizados materiais que isolem o som e a temperatura ambiental, como a lã de rocha, que garante um bom isolamento térmico e acústico.

Drywall Instalação

O Drywall requer mão de obra especializada, apesar de ser muito prático e rápido de instalar, isso representa um custo maior por m², porém se considerar o tempo de obra e a redução no desperdício de material este custo pode se equivaler ou ser mais vantajoso que a contratação de profissionais para executar as paredes em alvenaria.

Gesso Acartonado

Além disso, a instalação de Drywall não deixa muitas margens para erros, as paredes tem um acabamento infinitamente superior a parede de alvenaria. Em reformas basta cortar o Drywall com uma serra, fazer a manutenção interna das tubulações e fechar novamente, sem precisar quebrar nenhuma parede.

Onde o Drywall pode ser aplicado?

Pode-se utilizar o Drywall em forros e paredes internas, sejam em áreas úmidas, como cozinhas e banheiros, ou nas áreas secas da casa. Para as áreas úmidas é necessário utilizar o Drywall verde com propriedades antifúngicas e impermeáveis, podendo receber também pastilhas, cerâmicas, porcelanas, espelhos e outros revestimentos.

Flexibilidade e Especificações nos Projetos com Drywall

Muitas construtoras e arquitetos estão optando por utilizar o Drywall para dividir os ambientes no interior dos edifícios, inclusive e principalmente nos residenciais, ainda que a alvenaria seja empregada nas paredes externas, às divisões internas são feitas em Drywall para flexibilizar as plantas e reduzir o peso sobre as vigas.

É muito mais fácil integrar ambientes e eliminar ou mover as paredes de lugar se estas são feitas em Drywall.

Porém, na hora de projetar o sistema Drywall é necessário contratar um arquiteto para especificar onde serão precisos reforços na estrutura para receber objetos, móveis e eletrodomésticos mais pesados. Quadros, porta-retratos e objetos mais leves podem usar buchas expansivas ou basculantes para sua fixação.

Tipos de Drywall

Tipos de Gesso Acartonado

Existem diversos tipos de Drywall, a começar pelas cores: branco, verde e rosa.

  • Chapa Branca: A chapa branca ou standard é indicada para uso em áreas secas;
  • Chapa Verde: Com tratamento anti fungos e impermeável, recomendada para áreas molhadas (banheiros, lavabos, cozinhas e lavanderias);
  • Chapa Rosa: Resistente ao Fogo, em sua fórmula de composição ela leva agentes que reduzem a ação do calor e do fogo por mais tempo, indicadas para escadas enclausuradas, saídas de emergência e áreas com risco de incêndio.

Além destes tipos de Drywall ainda existem as chapas acústicas com poder de absorção e reverberação sonora, que também pode contribuir na renovação do ar e são indicadas para restaurantes, bares e home theater’s. Chapas flexíveis para as áreas curvas, abóbodas, cúpulas e elementos decorativos. Além de outras chapas especiais que você encontra em fábricas como a Knauf.

Drywall e Sustentabilidade

O uso do Drywall é menos impactante ao meio ambiente do que a alvenaria comum, porque reduz a sobra de materiais na execução com o produto, embora quase 30% dos resíduos de reformas dos novos empreendimentos sejam gesso e madeira. Contudo, a nova resolução do Conama Nº 307 altera a classificação residual que passa a ser considerado totalmente reciclável.

Gesso Acartonado Banheiro

Iniciativas e estudos do Associação Brasileira de Drywall formularam a mudança na resolução, após ser comprovada a possibilidade do uso do gesso reciclado na produção de cimento, assim os resíduos de Drywall podem ter um destino mais apropriado e efetivamente reduzir os impactos ambientais.

Resumindo o Drywall é um gesso moldado em chapas recoberto por duas cartolinas que facilitam o seu uso, fixado em perfis metálicos ou de madeira. É prático de utilizar, ganha área útil nos ambientes por ter uma espessura menor do que a alvenaria, se combinado com outros materiais pode oferecer soluções acústicas e térmicas, pode ser usado em áreas secas e úmidas e ainda reduz as sobras e o impacto ao meio ambiente!

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Comentários

  • Fernanda, parabéns pelo blog. Queria que me mostrasse como especifico em anteprojeto o uso desse sistema, não encontro na internet e não tive oportunidade de presenciar obras que aplicassem na construção. Estou concluindo a faculdade e queria usar o sistema construtivo Steel frame para meu trabalho final. Você pode me dar uma luz. Uma planta técnica e como especifico a distância entre perfis, acho que deve ser dúvida de muitos.

  • Eu vou iniciar um curso, para trabalhar com drywall, tenho interesse, em saber sobre o assunto, onde comprar, esse tipo de material eu vou néctar no.curso dia 06/06 estou animado, poderia me enviar algum material explicativo, sob, o assunto

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.