Conheça os Modelos de Cozinhas

Aprenda a planejar sua cozinha corretamente!

Cozinha Planejada

Se você quer fazer sua cozinha planejada e deseja saber mais sobre os modelos de cozinhas este post do ArquiDicas vai esclarecer as suas ideias!

Primeiramente o que você deve saber é que antes de escolher o modelo da cozinha é preciso analisar os componentes espaciais da cozinha, verificar onde estão os pontos de energia elétrico, de água, e de esgoto, entrada de gás, aberturas, passagens, iluminação natural e artificial, metragem, relações com os demais ambientes, etc.

Para depois entender e optar pela melhor solução que se encaixa no espaço e as necessidades familiares para a cozinha. As definições destas tipologias de cozinha se dão através da analise do Triângulo de Trabalho, uma relação ergonômica entre a geladeira, pia e fogão, que formam os principais setores de uma cozinha sendo eles: armazenamento, preparo e cocção. Ver mais sobre ergonomia da cozinha.

Esta disposição triangular entre os setores visam auxiliar o deslocamento do cozinheiro, facilitando o acesso a todas as áreas. Temos então os seguintes modelos de cozinha: Linear, Paralela (Corredor), Cozinha em “U”, Cozinha em “L” e Cozinha com Ilha.

Cozinha Linear

Linear Cozinha

A cozinha linear é aquela em que fogão, pia e geladeira ficam alinhados sobre uma bancada, não chegam a formar um triângulo de trabalho, mas se planejados corretamente podem ser funcionais, o ideal é que a pia fique entre o fogão e a geladeira e entre eles tenha sempre uma bancada de apoio.

É usualmente empregada em cozinhas pequena,s estreitas e longas, em que não é possível ter corredores de ambos os lados, mas pode ser aplicada a outros espaços.

Cozinha Paralela

Cozinhas Paralelas

A cozinha paralela ou de corredor é aquela em que existem duas bancadas alinhadas, uma de frente para outra, geralmente conectam diferentes ambientes, por isso a necessidade do corredor. Os pontos do triângulo podem então distribuídos nos dois gabinetes.

Esta configuração é também utilizada em cozinhas estreitas e alongadas, mas com área suficiente para ter um corredor entre os armários de pelo menos 120 cm, possibilitando a passagem de duas pessoas.

Cozinha em “U”

Cozinhas U

A cozinha em “U” é aquela que utiliza três paredes para apoiar as bancadas, seu layout forma um “U” em que os setores da cozinha ficam próximos, sempre com boas áreas de apoio entre eles. É uma configuração versátil que reduz muito os deslocamentos. Ideal para ambientes mais largos que permitam um corredor entre armários entre 120 cm a 150 cm.

Cozinha em “L”

Cozinhas em L

Já a cozinha em “L” abre espaço para a colocação de uma mesa de refeições na cozinha, seu layout se assemelha a letra “L” aproveitando duas paredes ortogonais para apoiar os armários de cozinha e deixando uma boa área livre para a mesa. A cozinha também deve ser mais larga.

Cozinha com Ilha

Sonho de consumo de todo cozinheiro doméstico que gosta de receber os amigos para uma bela refeição é ter uma cozinha americana com ilha onde fica a bancada de cocção, que possibilita  a pessoa que estiver cozinhando ficar de frente para os seus convidados.

Cozinha com Ilha

As cozinhas com ilha podem ter duas bancadas de trabalho, uma delas linear, com pia e geladeira alinhadas em um gabinete encostado na parede, e outra bancada paralela com o fogão ou cooktop e até uma outra pia, respeitando a distância mínima de 120 cm entre elas.

Esta ilha central, além do espaço de cocção também pode abrigar uma mesa ou bancada de refeições. Todo o entorno da ilha deve prever uma área de pelo menos 60 cm para circulação.

Agora que você já conhece os principais modelos de cozinha é hora de pensar nas possibilidades de arranjo da sua cozinha, planejada com muito carinho!

1 Comentário

  1. Pingback: Cozinha Americana Cuidado para Não Errar - Arquidicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *