Home Office – Tire Suas Dúvidas

home office colorido e criativo

Eu adoro escritórios, esse é um dos temas que eu mais amei trabalhar durante a minha faculdade de arquitetura e depois de formada os meus primeiros projetos foram justamente escritórios, mas hoje eu vou tratar de home office, ou escritórios em casa.

Na verdade o termo home office para a arquitetura ou interiores significa o espaço de trabalho no ambiente residencial, um escritório particular compacto que a gente usa quando tem que estudar ou trabalhar em casa mesmo.

home office luminária

Mas, o conceito de home office relacionado ao trabalho independente, ou trabalho freelancer pode ser mais amplo, abrangendo as pessoas que trabalham também em cafés, bares, praças, etc. Ou seja, tem mais haver com as pessoas que trabalham fora das empresas em locais públicos ou particulares.

Como é trabalhar em um Home Office?

Tem muita gente que imagina que trabalhar em Home Office é uma delícia, que não tem horário que as pessoas trabalham pouco, desfrutando do conforto de casa, etc. Só que não é bem assim não!

home office container

Eu já trabalhei por muito tempo em casa e posso dizer que o trabalho é o mesmo se não mais puxado ainda e quem trabalha em casa tem que cuidar para não avançar sobre as horas de descanso.

Geralmente quem costuma trabalhar em casa tem que ter uma rotina, acordar no horário certo, fazer as tarefas como se estivesse em um escritório convencional, até porque quem tem clientes e faz atendimento remoto tem que estar disponível no horário comercial do mesmo jeito.

home office estante

Se isso não acontece a rotina doméstica vira uma bagunça, o trabalho começa tarde e termina tarde e as pessoas começam a postergar cada vez mais o horário de dormir.

Tem gente que prefere assim, pois a noite não tem muito ruído externo e é possível trabalhar em paz, mas não é uma rotina saudável. Pois, o nosso organismo está programado para dormir a noite e se manter acordado durante o dia e não o oposto.

Outro problema de se trabalhar em casa é a sensação de confinamento, pois a casa que antes era o seu lugar de refúgio da correria do dia-a-dia e do trabalho, agora faz parte do seu trabalho.

Você acorda e já está no trabalho, almoça no trabalho, dorme no trabalho, aquele lugar que antes você relaxava se transforma em um lugar de trabalho e a sua percepção psicológica do seu espaço domiciliar muda também.

home office com parede preta

Você passa a se sentir preso dentro da sua própria casa e tem a necessidade de sair mais vezes para “relaxar”, porque a sua casa deixou de ser o lugar em que você descansa.

Pior ainda quando o escritório fica no quarto, porque de todos os ambientes de uma residência o quarto é o mais privativo, íntimo e acolhedor, no quarto que as pessoas deveriam descansar e esquecer dos problemas. Então imagine levar os problemas do trabalho para dentro do quarto.

Claro que se você não trabalha em casa e só tem um pequeno escritório para estudar ou ler de vez em quando, não tem problema. Mas, se o trabalho é constante evite fazer o home office no quarto.

Qual é o melhor lugar para um Home Office?

Tudo vai depender do seu tipo de trabalho e também do espaço que tem disponível em casa. Por exemplo, para um (a) confeiteiro (a) que faz o seu trabalho em casa, a cozinha é o local de trabalho. Já para quem trabalha online, pode ser um cantinho na sala de estar, um quarto que não está em uso.

home office criativo e colorido

É importante ter iluminação e ventilação natural e possibilitar uma vista para descansar o olhar, principalmente para quem trabalha no computador.

Então é preferível evitar corredores e locais enclausurados – tipo aqueles quartinhos terríveis de empregados que tem em alguns apartamentos antigos que são desumanos, sem iluminação, sem ventilação e sem espaço.

Home Office – Decoração

Outra questão importante é a decoração do Home Office, na verdade não propriamente dito a decoração ou os adornos em si, mas o planejamento do espaço e a ergonomia para que quem trabalha em casa se sinta confortável. O que está mais para a arquitetura de interiores do escritório do que a decoração dele.

home office criativo

Quem não trabalha em casa, apenas tem um espaço para estudar ou exercer tarefas rápidas esporadicamente não precisa se preocupar muito com a ergonomia, pode usar poltronas design, charmosas, mas que não são ideias para quem trabalha 8 horas por dia no Home Office.

As pessoas que realmente fazem seu trabalho em casa precisam de um espaço apropriado para trabalhar, com uma cadeira ergonômica, uma mesa ampla, com armários para arquivos e documentos, suporte de tela regulável e o descanso para os pés.

Porque uma cadeira de escritório ergonômica?

Pelo simples fato de que se você passa 8 horas ou mais sentado na mesma posição, se a sua cadeira não for certificada com espumas de alta densidade, braços reguláveis, altura regulável, encosto regulável e assento regulável, você provavelmente vai sentir dores nas costas, no pescoço, no ombro. E a dor é o menor dos seus problemas, pois a má postura pode causar danos e desgastes permanentes.

home office com vista

E o custo de uma cadeira de escritório ergonômica certificada e uma cadeira de escritório tosca com cara de cadeira presidencial (aquelas com redinhas de mercado) é praticamente o mesmo.

Não é porque você está trabalhando em casa que tem que ficar desconfortável, pelo contrário já que é você mesmo que vai escolher os seus móveis de escritórios vale a pena investir na sua saúde e no seu conforto.

Iluminação para o Escritório

Outro ponto importante do escritório em casa é a iluminação da área de trabalho, a iluminação deve ser uniforme e clara, você até pode usar spots para dar destaque a uma parede com quadros, mas sobre a mesa do escritório a luz tem que ser uniforme.

home office estação de trabalho

A iluminação natural é muito importante e é preciso tomar cuidado para que a luz não reflita sobre a tela do computador, o ideal é que a posição da mesa permita a vista da área externa.

Para evitar o incômodo com a luz observe como o sol se comporta no ambiente, se os raios solares entram pela manhã, de tarde ou em ambos os períodos do dia, em que paredes os raios incidem. Dessa forma será mais fácil determinar a posição da mesa de trabalho.

Cores para o Home Office

As cores neutras são sempre bem-vindas, em qualquer ambiente. Mas, algumas cores estão associadas à criatividade, o amarelo e o laranja são cores estimulantes que podem te ajudar a se manter focado no trabalho.

home office criativo simples

As cores claras são ótimas para aumentar a refletância do ambiente de trabalho, as cores escuras e com cores mais saturadas podem ser as que ficam atrás da sua mesa de trabalho para não causar incômodo visual.

O azul e o verde são cores calmantes, que podem ser opções para quem é muito enérgico e ansioso. Neste caso é bom evitar o vermelho, amarelo e o próprio laranja em tons saturados.

home office biblioteca

Os tons de azul escuro representam segurança, honestidade e inteligência, o azul escuro e o braço formam uma ótima combinação, com contraste interessante. Assim como o vermelho e branco.

Já o laranja e o amarelo caem muito bem com tons escuros e medianos de cinza e concreto, já que são cores mais vibrantes e luminosas.

Mesa para Computador

Muita gente sai a procura de móveis para escritório e se decepciona com os modelos que encontra por ai, evite as mesas de computador que tem pouco espaço para as pernas, com gavetas e suporte para teclado. Essas coisas atrapalham a movimentação das pernas.

home office bonito

De preferência para modelos de mesas mais livres, com no máximo um duto para fiação embutida, o que vai te ajudar muito a organizar os cabos.

As mesas claras e opacas são ideais para refletir a luz e melhorar a visibilidade da sua área de trabalho, mas se a luminosidade for muito intensa, pode optar por mesas escuras. Uma opção econômica são as mesas sobre cavalete, ou ainda uma boa passada nas lojas de móveis usados.

A profundidade ideal da mesa é de 70 cm e a largura ideal de pelo menos 100 cm, mas pode optar por modelos maiores com 120 cm e 150 cm.

home office colorido

Se você precisar de medidas menores para se ajustar ao seu espaço, a marcenaria é uma boa opção, algumas lojas de móveis para escritório também fazem adaptações por encomenda. Porém, eu não recomendo uma profundidade menor do que 60 cm nem uma largura menor do que 80 cm, a não ser que você queira se sentir como um operador de telemarketing.

Outros Móveis para o Escritório

Além da mesa é essencial ter espaços para organizar documentos e outros papéis, pode ser uma prateleira com caixas organizadoras, ou um pequeno gaveteiro com organizador de pastas, ou se você precisar organizar muitos papéis, um armário é a melhor opção.

Eu gosto de ter um gaveteiro sempre próximo a mesa de trabalho, é onde eu deixo os documentos mais importantes, que são usados com frequência.

Escritório em Casa

Já no armário de escritório que fica mais afastado eu organizo os meus arquivos antigos, que quase não são usados. Uma prateleira de livros é outra aquisição bacana, é legal deixar os livros á mostra, não para parecer inteligente, mas para trazer um pouco de cor e dinamismo ao visual do escritório.

Outro item que eu gosto de incorporar nos projetos de escritório são quadros de escrever, para organizar as ideias, desenhar projeções, escrever suas metas.

Home Office Fotos

Fique agora com mais fotos de Home Offices para se inspirar e começar a planejar o seu próprio escritório em casa.

Organize seu Tempo

Ter foco é um desafio para quem trabalha em casa, não pela vontade de fazer pausas para uns belisquetes na cozinha, é porque em casa sempre tem alguma coisa para fazer que não faz parte do seu trabalho. Então colocar as metas diárias, semanais, mensais ou anuais em um quadro é importante.

Tem diversos softwares que podem ajudar á controlar o tempo, alguns inclusive que monitoram o tempo desperdiçado e até bloqueiam as redes o sociais, ou então que te ajudam a gerenciar as tarefas como o ASANA e outros.

Bem como eu disse este é um post especial, por isso eu fui um pouco mais além da arquitetura, para mostrar um pouco da minha vivência em um Home Office.

Se você está pensando em começar a trabalhar em casa e ainda tem dúvidas pode escrever nos comentários abaixo, ou se já trabalha e quer deixar seu depoimento será muito válido para as pessoas que buscam outros pontos de vista e experiências.

Um grande abraço e até o próximo post.

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Adicionar Comentário

190 Vida Low Carb

Categorias

Siga o ArquiDicas

Tem um monte de conteúdo legal em todos os nossos canais. Siga e receba as melhores dicas para Casa e Jardim.