Ergonomia da Cozinha

Cozinha Ergonômica
Cozinha Ergonômica. (Foto/ Reprodução)

As cozinhas devem ser pensadas para atender as necessidades de cada habitação e dos seus moradores, para isso deve-se levar em conta o espaço a ser trabalhado, com seus recursos e imposições ambientais, como também as características físicas dos moradores, a fim de estabelecer a melhor relação entre o espaço e o homem, facilitando o uso da cozinha.

Apesar de existirem medidas que são chamadas padrões, desenvolvidas através de estudos físicos com mulheres de diferentes estaturas ao longo das últimas décadas, a prática da cozinhar deixou de ser exclusividade das mulheres e hoje os homens também “assumiram o comando das panelas” e a vantagem das cozinhas planejadas é o poder de adaptar estas medidas ao padrão de cada situação familiar.

Armários de Cozinha

Os balcões, por exemplo, podem estar entre 85 cm a 105 cm do nível do piso, dependendo da altura de cada chefe de cozinha, usualmente se utiliza a tabela abaixo:

Ergonomia Cozinha

Já entre o gabinete de cozinha e os armários superiores à distância varia entre 40 cm a 70 cm, com profundidade de 60 cm a 65 cm para o gabinete e de 20 cm a 40 cm para os armários superiores.

Os gabinetes de cozinha devem ter uma base com pelo menos 10 centímetros de altura, afastada também 10 centímetros para que os pés possam se acomodar sob a plataforma, o ideal que a base tenha um revestimento inteiro, sem pezinhos, para não acumular sujeira e facilitar a limpeza. Enquanto os gabinetes suspensos tem que estar a pelo menos 14 cm do chão para que a vassoura de limpeza consiga chegar ao fundo do armário. Esta distância da base dos armários no geral varia de 10 a 22 centímetros de altura.

Cozinha Ergonomia
Esquema Ergonômico da Cozinha (Imagem/ Reprodução)

Passagens

A distância mínima para a passagem é de 60 cm, porém para se abaixar é preciso pelo menos 76 cm, e ainda existe a distância mínima para abrir o forno, 90 cm, e as portas dos armários que devem ser levadas em conta. Então a distância mínima é de 80 cm para 1 pessoa e 120 cm para duas pessoas, entre dois balcões recomenda-se entre 120 cm a 150 cm.

Ergonomia Cozinha Passagens
Espaço para Passagens. (Imagem/ Reprodução)

Quem planeja fazer uma cozinha com ilha precisa ter um bom espaço na mesma, deixando pelo menos 60 cm para transitar em volta de todos os lados da ilha e aqueles 120 cm entre a ilha e o gabinete paralelo.

Coluna de Fornos

O forno micro-ondas deve estar à altura dos olhos, seu centro pode estar entre 130 cm e 150 cm do piso, já que sua porta abre lateralmente, já o forno elétrico pode ser acomodado abaixo do micro-ondas, entre 90 cm a 97 cm do seu centro. As colunas de forno devem ser afastadas do fogão para que os eletrodomésticos não fiquem engordurados.

Fogão

Quanto ao fogão, que pode ser um embutido tradicional com forno, ou ainda um cooktop elétrico ou a gás, deve estar próximo a pia de preferência, com uma área de transição entre ambos para acomodar as panelas quentes e permitir o preparo dos alimentos, esta área pode ser entre 90 cm a 1,20 cm. O exaustor geralmente fica a uma altura mínima de 50 cm da bancada e pode chegar até 70 cm da mesma.

Pia

A pia deve, sempre que possível, ficar em frete a janela, ou área com maior luminosidade, para que ao lavar e preparar os alimentos seus aspectos sejam bem visíveis, outra recomendação é sempre usar luz branca na cozinha e nunca a luz amarela.

Projeto de Cozinha
Área para usar a pia e transitar. (Imagem/ Reprodução)

Bancadas

As bancadas são uma boa opção para realizar pequenas refeições e também funcionam como “passa-pratos”, entre a cozinha e a sala de jantar, podem utilizar banquetas com 70 a 80 cm de altura onde o tampo da bancada deve estar entre 100 e 110 cm de altura, com no mínimo 45 cm de profundidade e entre 20 cm a 30 cm para acomodar as pernas sob o tampo. Ou se ao invés de banquetas se utilizem cadeiras a altura do tampo deve estar a 70 cm de altura com 40 de profundidade.

Setores de Trabalho

A distribuição ideal dos espaços se dá quando é possível criar um triângulo de trabalho, onde a pia fique ao centro, entre a geladeira e o fogão, esta técnica de posicionamento facilita e reduz as movimentações desnecessárias na cozinha.

Cozinha Projeto Ergonômico
Setores da Cozinha. (Foto/ Reprodução)

Na setorização dos armários deve buscar a racionalidade, próximo ao fogão às panelas, temperos e talheres de preparo, próximos a pia os panos de louça, materiais de limpeza e o lixo orgânico e no entorno da mesa de refeições ou bancada americana, os armários com pratos, copos e talheres.

Estas são as medidas usuais na maioria dos projetos de cozinhas planejadas, porém cada projeto vai ter sua especificidade, com fatores inerentes a distribuição dos espaços como pontos de luz, água, esgoto, entrada de gás, aberturas, passagens, relações espaciais, dimensões, manual técnico de cada eletrodoméstico e outros.

Veja também os modelos de cozinhas!

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Comentários

  • Olá! Gostei das dicas!
    Tenho muita experiência em móveis planejados e gostaria de ressaltar e gostaria que me esclarecem mais a respeito dessa pesquisa. Infelizmente quando fazemos os armários, pedras( bancada) e rodapés para as cozinhas, temos que analisar o seguinte: Tamanho da pessoa, recuo do rodapé e profundidade da pedra, e:
    1- Quem vai “pilotar“ a cozinha?
    essas medidas estipuladas creio que foram baseadas em empresas que fabricam MODULADOS, tendo uma variação em modulação na altura de 65cm até 75cm,
    também sendo as medidas mais usadas ultimamente.
    2- Se for uma secretária contratada?
    Estipulam-se uma medida final acima da bancada de 90cm de altura, variando com o rodapé entre 10cm e 15cm de altura. Isso é em maioria das obras que visito, e na maioria dos empreendimentos das construtoras.(Eles não importam com esse padrão e não tem profissionais para estipular as alturas, por isso eles padronizam)
    3- Se for o próprio proprietário da casa, sendo ele o chefe da cozinha;
    Pesquisam realizadas mostram que a zona de conforto de uma pessoa é no angulo de 90 graus, nesse angulo o descanso e o desgaste é menor, ou seja , uma pessoa em pé de frente a bancada a zona de conforto e da altura ideal para o manuseio na cozinha seria na altura do cotovelo da pessoa, sendo assim, tendo variações de envergadura.No meu caso , eu tenho 1770mm e a altura do meu cotovelo faz em meu braço um angulo de 90 graus a altura de 1050mm do chão, que pra mim seria a medida ideal para o manuseio da comida. Que bate com o que esta escrito acima.

    Minha pergunta é:
    Por qual dos motivos os clientes e as empresas não orientam dessa forma.
    Ou tudo é questão estética? Por que assim fica mais bonito que assim!

    • Olá Daniel, você está certo o projeto ideal de uma cozinha planejada deve levar em conta quem vai utiliza-la para cocção, mas nem sempre é possível determinar quem vai utilizar o espaço, estas medidas padrões são equivalentes a uma média geral, não são ideais certamente.

      Sempre que possível os projetos devem ser personalizados para cada usuário, mas como você citou as vezes as cozinhas de empreendimentos imobiliários, construtoras são padronizados, por ser menos custoso.

      Mas, de certa forma devemos pensar no espaço como um ambiente em transformação, hoje você pode estar cozinhando na sua cozinha, mas amanhã pode vender sua casa e uma outra pessoa irá utilizar aquele espaço, por isso as medidas padrões também são importantes e devem ser levadas em consideração na hora de avaliar a melhor solução.

      Não existe uma resposta certa, sempre cabendo uma análise em cada caso específico, mas é certo que um projeto ergonômico não se baseia em estética, é pura e simples funcionalidade.

      • Verdade!
        Também penso dessa forma. Projetos funcionais!
        Claro que damos nosso toque criativo e harmonioso, deixando o ambiente CAPA DE REVISTA.
        Claro que a estética é importante!
        Mas o item funcional vem primeiro.
        E sabedores do assunto com certeza nossos clientes estão em boas mãos.
        Todas suas informações acima me foram muito úteis. E todos do segmento deve com certeza guardá-las.Parabéns!

        • Daniel, a Fernanda está correta quando diz que devemos pensar no usuário padrão, pois além de ocorrer de vender o imóvel, pode mudar sua secretária, etc… Isso deve ser mais direcionado quando existe um cadeirante que cozinha. Quanto ao idoso, penso que todas as cozinhas devem ser práticas beneficiando inclusive o idoso, pois hoje as cozinhas de qualidade duram média de 30 anos, ou deve calcular o tempo de vida dela se for menos durável. Você está certo quanto a altura do seu cotovelo, mas essa altura deve ser considerada a máxima, pois se você abaixar o braço não cansa como levantar, mas tem um limite para não curvar sua coluna. Essa média é 950 mm de altura, no seu caso. A parte do fogão pode ser mais baixa pois as panelas são mais altas e o braço ergue ao manuseá-la e quanto a pia a cuba é funda? verificar, pois esse cálculo é quanto você vai se abaixar. Sou especializada em cozinha há mais de 35 anos e tenho Clientes que me procuram para trocar a cozinha depois de 25 anos, porém as cozinhas atuais, com as ferragens BLUM, duram quase uma eternidade. Posto muitas cozinhas no meu face, se quiser ver mais.

  • Eu tenho 1,55 m de altura e meu namorado 1,85 m, qual seria a altura ideal para nossos armários , levando em consideração que serei eu a utiliza la.? Obg

  • Tenho interesse de fazer uma ilha na minha integração da cozinha e sala, porém a distância máxima entre os balcões seriam de 90 a 100 cm. O que vocês acham ? Seria viável ou não ? Pelo que li a recomendação mínima é de 120 cm

    • Olá Pedro, tudo vai depender do projeto, se vão ter gavetas nos dois armários, da profundidade dos armários que pode ser reduzida, por exemplo. E sim, é possível fazer com uma dimensão menor. Mas, converse com o seu projetista que fará o trabalho que ele vai analizar a sua cozinha e propor a melhor solução. Um grande abraço.

190 Vida Low Carb

Categorias

Siga o ArquiDicas

Tem um monte de conteúdo legal em todos os nossos canais. Siga e receba as melhores dicas para Casa e Jardim.