Ideias para Decoração de Sala Pequena

Pensar na decoração de salas pequenas não é um trabalho fácil, é comum ver decorações de salas apertadas e claustrofóbicas, sem espaço para circular, salas entulhadas de móveis e nada confortáveis. Isso porque as pessoas não se planejam ou não sabem como escolher os móveis e acessórios para sala.

Sala chique pequena

Neste post você vai conferir algumas dicas práticas para decoração de sala pequena e ainda vai se inspirar com 44 fotos selecionadas que a equipe do ArquiDicas separou com ideias fantásticas para salas pequenas com diferentes estilos e cores. Para que a sua sala não passe em branco.

A sala é, geralmente, o primeiro ambiente que as pessoas acessam quando entram em nossa casa, é ela que vai deixar a primeira impressão, que vai ser lembrada pelas suas visitas quando pensarem na sua casa, é uma responsabilidade planejar bem a sala e a sua decoração.

Sala colorida pequena

Justamente por ser um lugar de acolhimento das visitas às salas precisam de espaço, mas que tipo de espaço? Espaço para acomodar as pessoas (assentos) e espaço para circular.

A primeira coisa que você deve saber sobre as salas pequenas é que é preciso aproveitar bem os espaços, mas sem “matar” a circulação.

Home office sala pequena

É preciso deixar no mínimo 60 cm de circulação, mas o ideal é que o corredor tenha entre 80 cm á 1 metro de largura e esteja totalmente livre, sem nenhum móvel impedindo a circulação, nem mesmo as cadeiras quando estiverem sendo usadas. Quando os ambientes são integrados o sofá pode delimitar a área de circulação.

Sabendo exatamente qual a metragem da sala, reservando o espaço para circulação e já com uma ideia de onde vão ficar os móveis na sala você pode partir para um esboço inicial de como vai ficar o projeto final da sala.

Móveis para Salas Pequenas

Decoração de sala pequena 2015

Em ambientes pequenos o ideal é que os móveis sejam visualmente leves, ou seja, que o volume do móvel percebido seja pouco impactante, como móveis transparentes em acrílico ou vidro, móveis espelhados e móveis vazados. Evitando móveis estofados, com tecidos pesados (veludo, camurça, etc.) e móveis muito grandes.

Barzinho simples sala

Só que para ter uma sala de estar confortável você vai precisar de móveis estofados, não tem como fugir, então o ideal é combinar o sofá, que é visualmente pesado, com peças mais delicadas.

Móveis que se encaixam como conjuntos de mesas de canto também são muito funcionais para salas de estar pequenas. É importante saber definir bem a escala dos móveis em relação ao espaço.

Sofá para Sala Pequena

Decoração de sala pequena fotos

Apesar de serem visualmente pesados, alguns modelos de sofá são mais favoráveis para ambientes pequenos. Dê referencia para sofás mais baixos e com linhas retas, sofás sem braços com tecidos lisos de cores neutras, a não ser que você queira que o sofá seja um  ponto e destaque visual de sua sala.

Se o sofá for grande opte por apenas um sofá e complemente a sala com pufes, cadeiras, poltronas e chaise’s.

Em salas pequenas é comum optar por sofás com chaise, que formam um “L” no canto da sala, ou delimitam a sala de estar da sala de jantar sem impactar muito visualmente. Mas, isso claro se houver espaço para circulação em frente à chaise do sofá.

Decoração de sala pequena e simples

A chaise long (sem o sofá) é uma ótima opção para complementar o sofá sem pesar no visual, já que não possui braços nem encosto.

Ou ainda, os pufes que podem servir como mesa de centro, mesa de canto e fornecer assentos extras quando necessário. Os pufes podem ficar guardados sobre um aparador vazado ou mesmo sobre o armário planejado da sala quando não estiverem sendo usados.

Sala pequena e simples

Armários para Sala Pequena

Em salas pequenas estreitas e compridas, comuns em apartamentos, o ideal é investir em móveis com pouca profundidade em frente ao sofá, pois assim o sofá escolhido pode ser um pouco mais profundo e confortável.

Seguindo esse princípio é possível substituir o rack da TV, por um painel com prateleiras altas, ou um armário sob medida, aproveitando bem o espaço disponível.

Decoração de sala de estar jantar juntas

Móveis com portas de correr ou então vazados (sem portas), evitando as portas de abrir que precisam do raio de abertura e acabam prejudicando a circulação.

Combine as cores dos móveis com a mesma cor da parede de fundo para reduzir a presença visual do móvel.

Revestimentos para Sala Pequena

A escolha dos revestimentos, cores, texturas e estampas podem colaborar para criar espaços mais amplos e dinâmicos.

Sala pequena planejada

Os espelhos podem criar novas perspectivas visuais e ampliar o espaço percebido, quando posicionados em frente a janelas ou a luminárias, os espelhos refletem a luz e colaboram para iluminação interna do ambiente.

O correto é não usar os espelhos em frente à TV e nem refletir as pessoas sentadas ao sofá, dar preferência para espaços ao lado da TV e que reflitam a janela, ou a face oposta da sala.

As cores claras são ideais para salas pequenas e com pouca luminosidade para ampliar a sensação de espaço e ajudar a refletir a luz. Já as cores escuras podem ser usadas para criar uma sensação de profundidade, ideal para usar atrás da TV em salas estreitas, pois as TV’s são escuras e com a parede escura o volume da TV não fica em evidência. Ou ainda no piso, um piso escuro em contraste com as paredes brancas pode causar a impressão de que o pé-direito é mais alto.

Decoração de salas pequenas

As cores mais saturadas (vermelho, azul, verde, amarelo, laranja, violeta, etc) podem ser usadas nos detalhes, em peças de destaque ou nas paredes atrás do sofá, para que as pessoas sentadas não fiquem o tempo todo encarando as paredes vibrantes.

Sala diferente

O mesmo vale para texturas e papéis de parede com desenhos chamativos, sempre atrás do sofá para não causar desconforto visual.

Cortinas para Sala Pequena

Como as salas de hoje em dia acumulam diversas funções, de escritório, de sala de tv, de sala de estar, de sala de brincar, etc. As cortinas precisam ser funcionais para cada situação.

Sim, as cortinas não são só decorativas, elas tem função a primeira delas é de oferecer privacidade para o ambiente, a outra proteger a sala da ação direta dos raios solares, filtrar o ar e contribuir para a absorção sonora.

Sala pequena com mesa de jantar

Em uma sala de tv é importante ter cortinas blackout ou cortinas mais opacas que filtrem a luz solar, para dar aquele clima de cinema para a sala. Já a sala de estar pede uma cortina mais leve, um voil que balance com a brisa do vento e traga aquele clima de frescor para a sala.

Então na sala multifuncional o ideal é ter cortinas com suporte para mais de um tecido, um tecido opaco e pesado e um tecido mais leve e transparente.

Salas Pequenas Decoradas

Essas foram as minhas dicas para decoração de salas pequenas e agora fique com uma galeria especial com fotos de salas decoradas para todos os gostos e de vários tamanhos, depois comente qual sala você mais gostou. Um abraço e até o próximo post.

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Comentários

190 Vida Low Carb

Categorias

Siga o ArquiDicas

Tem um monte de conteúdo legal em todos os nossos canais. Siga e receba as melhores dicas para Casa e Jardim.