Piso de Cimento Queimado: O Guia Completo

Piso de cimento queimado
Sala com Piso de Cimento Queimado (Foto/ Reprodução)

Queridinhos dos arquitetos e de muitos clientes interessados em um piso resistente, prático, flexível e ainda por cima barato, o piso de cimento queimado vem arrematando corações e revestindo diferentes tipos de residências e ambientes!

Com um toque de rusticidade pela variação das cores e pelos “craqueladinhos” que aparecem pela dilatação do concreto, o piso de cimento queimado vem sendo empregado há anos no Brasil, desde a casa de campo até os  loft’s contemporâneos das grandes capitais.

Muito fácil de limpar, ele pode ser aplicado em quase todas as peças da casa integrando os ambientes e propiciando uma sensação de amplitude, já que o piso de cimento queimado tem esta característica monolítica, ou seja, uma peça única, em que mesmo quando utilizadas  juntas de dilatação ainda possibilita uma visão uniforme do piso.

Por este motivo ele é adorado pelos profissionais da construção e aceito pelos clientes que também contam com uma opção mais econômica de revestimento.

O que é o Cimento Queimado?

E para quem esta com medo de botar fogo na casa na hora de queimar o cimento pode ficar tranquilo, o cimento queimado nada mais é do que uma argamassa feita com cimento, água e areia feito in loco (no local) – que pode receber aditivos para melhorar a aderência e evitar rachaduras – que tem a espessura de 30 cm em média, feito sobre o contrapiso ainda úmido ou sobre uma superfície áspera para aderência  e que recebe pó de cimento alisado com uma desempenadeira, ou com uma “colher de pedreiro”.

Cimento Queimado
Mistura de Cimento. (Foto/ Reprodução)

Esta técnica de alisar o pó de cimento sobre a argamassa úmida até que fique completamente lisa e uniforme é chamado de queima do cimento. Lembrando que é recomendado usar juntas de dilatação no piso de 2 em 2 metros para evitar que o piso trabalhe e faça rachaduras.

Deste modo simples o piso fica com aspecto neutro, sem muito brilho, veja a seguir como fazer o cimento queimado com brilho.

Como fazer piso de cimento queimado?

– Não, não vou ensinar como faz a mistura para o cimento queimado, pois é preciso ter uma mão de obra especializada para fazer o serviço.

Apesar da maioria dos pedreiros e mestres de obra afirmarem que sabem fazer o piso, é necessário cuidado para escolher o profissional certo, não é fácil fazer o piso de cimento queimado, é preciso executar com cautela, mantendo o piso úmido até a cura do concreto, alisar muito bem e ainda usar a argamassa sabiamente para evitar manchas e misturas desuniformes.

Fazer Cimento Queimado
Execução do Cimento Queimado. (Foto/ Reprodução)

Minha dica para fazer um piso de cimento queimado é escolher o profissional, verificar os trabalhos de pisos de cimento queimado anteriores, observar o nivelamento do piso, as cores, os rachados (se houverem), ver se o profissional usou as juntas de dilatação e ai sim contratar o serviço que lhe agradar.

Como é que o piso de cimento queimado fica brilhoso?

Existem diferentes maneiras de dar brilho ao piso de cimento queimado uma delas é passar cera semanalmente o que reduz os custos com aplicações de resinas, mas após a “queima do cimento” é possível passar uma camada de cera especial para pisos, resinas de proteção ou ainda verniz.

Cores do Cimento Queimado

Originalmente o cimento queimado é cinza por causa da cor do cimento, conforme a mistura ele pode ficar mais escuro ou mais claro, alguns especialistas utilizam uma mistura de pó de mármore com cimento branco estrutural para deixar o cimento queimado mais clarinho, chegando até a ficar com um tom próximo ao branco.

Cores do Cimento Queimado
Cores do Cimento Queimado. (Foto/ Reprodução)

Mas, se você prefere um piso mais colorido é possível utilizar o Xadrez, um produto do tempo de sua vó e que felizmente ainda mantém um preço baixo, é facilmente encontrado em qualquer material de construção e vem em 6 cores (Amarelo, Vermelho, Verde, Azul, Marrom e Preto) que podem ser combinadas para formar novas cores.

Confira as possibilidades de cores ao combinar os pigmentos de pó Xadrez com o cimento queimado branco ou cinza:

Cimento queimado com Xadrez
Cores do Cimento Queimado (Fonte: Blog Opp Design)

Cimento Queimado e Suas Combinações

Para quem quer dar uma quebrada na uniformidade do cimento queimado ele pode ser combinado com pastilhas, cerâmicas, ladrilhos hidráulicos, seixos para as áreas úmidas (principalmente banheiros e áreas externas), madeira e outros materiais. A colocação de faixas de madeira também contribuem para que o cimento não crie fissuras já que funciona como uma junta de dilatação.

Veja as Fotos de Cimento Queimado que Preparamos para Você se Inspirar!
 

O piso de cimento queimado é uma ótima opção para a maioria das casas brasileiras já que é fácil de limpar e é bem fresquinho, ótimo para as regiões quentes, já na porção fria do país – em que eu me encontro 🙁 – é preciso combinar o piso de cimento com tapetes para deixar os ambientes mais agradáveis, o que também é bom porque tem muitos tapetes lindíssimos que sempre vão combinar com a neutralidade do piso de cimento queimado que é um verdadeiro curinga arquitetônico.

Pisos de Cimento Queimado
Casa com Piso de Cimento Queimado. (Foto/ Reprodução)

Outra vantagem deste piso é a sua durabilidade, podendo receber um alto tráfego, sendo a prova de salto agulha, crianças, animais e pessoas desastradas. Mas, não é só de pisos que o cimento queimado “vive”, ele também pode ser aplicado em paredes, bancadas e móveis.

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Comentários

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.