Piso de Cimento Queimado: O Guia Completo

Veja as Vantagens do Cimento Queimado!

Piso de cimento queimado

Sala com Piso de Cimento Queimado (Foto/ Reprodução)

Queridinhos dos arquitetos e de muitos clientes interessados em um piso resistente, prático, flexível e ainda por cima barato, o piso de cimento queimado vem arrematando corações e revestindo diferentes tipos de residências e ambientes!

Com um toque de rusticidade pela variação das cores e pelos “craqueladinhos” que aparecem pela dilatação do concreto, o piso de cimento queimado vem sendo empregado há anos no Brasil, desde a casa de campo até os  loft’s contemporâneos das grandes capitais.

Muito fácil de limpar, ele pode ser aplicado em quase todas as peças da casa integrando os ambientes e propiciando uma sensação de amplitude, já que o piso de cimento queimado tem esta característica monolítica, ou seja, uma peça única, em que mesmo quando utilizadas  juntas de dilatação ainda possibilita uma visão uniforme do piso.

Por este motivo ele é adorado pelos profissionais da construção e aceito pelos clientes que também contam com uma opção mais econômica de revestimento.

O que é o Cimento Queimado?

E para quem esta com medo de botar fogo na casa na hora de queimar o cimento pode ficar tranquilo, o cimento queimado nada mais é do que uma argamassa feita com cimento, água e areia feito in loco (no local) – que pode receber aditivos para melhorar a aderência e evitar rachaduras – que tem a espessura de 30 cm em média, feito sobre o contrapiso ainda úmido ou sobre uma superfície áspera para aderência  e que recebe pó de cimento alisado com uma desempenadeira, ou com uma “colher de pedreiro”.

Cimento Queimado

Mistura de Cimento. (Foto/ Reprodução)

Esta técnica de alisar o pó de cimento sobre a argamassa úmida até que fique completamente lisa e uniforme é chamado de queima do cimento. Lembrando que é recomendado usar juntas de dilatação no piso de 2 em 2 metros para evitar que o piso trabalhe e faça rachaduras.

Deste modo simples o piso fica com aspecto neutro, sem muito brilho, veja a seguir como fazer o cimento queimado com brilho.

Como fazer piso de cimento queimado?

– Não, não vou ensinar como faz a mistura para o cimento queimado, pois é preciso ter uma mão de obra especializada para fazer o serviço.

Apesar da maioria dos pedreiros e mestres de obra afirmarem que sabem fazer o piso, é necessário cuidado para escolher o profissional certo, não é fácil fazer o piso de cimento queimado, é preciso executar com cautela, mantendo o piso úmido até a cura do concreto, alisar muito bem e ainda usar a argamassa sabiamente para evitar manchas e misturas desuniformes.

Fazer Cimento Queimado

Execução do Cimento Queimado. (Foto/ Reprodução)

Minha dica para fazer um piso de cimento queimado é escolher o profissional, verificar os trabalhos de pisos de cimento queimado anteriores, observar o nivelamento do piso, as cores, os rachados (se houverem), ver se o profissional usou as juntas de dilatação e ai sim contratar o serviço que lhe agradar.

Como é que o piso de cimento queimado fica brilhoso?

Existem diferentes maneiras de dar brilho ao piso de cimento queimado uma delas é passar cera semanalmente o que reduz os custos com aplicações de resinas, mas após a “queima do cimento” é possível passar uma camada de cera especial para pisos, resinas de proteção ou ainda verniz.

Cores do Cimento Queimado

Originalmente o cimento queimado é cinza por causa da cor do cimento, conforme a mistura ele pode ficar mais escuro ou mais claro, alguns especialistas utilizam uma mistura de pó de mármore com cimento branco estrutural para deixar o cimento queimado mais clarinho, chegando até a ficar com um tom próximo ao branco.

Cores do Cimento Queimado

Cores do Cimento Queimado. (Foto/ Reprodução)

Mas, se você prefere um piso mais colorido é possível utilizar o Xadrez, um produto do tempo de sua vó e que felizmente ainda mantém um preço baixo, é facilmente encontrado em qualquer material de construção e vem em 6 cores (Amarelo, Vermelho, Verde, Azul, Marrom e Preto) que podem ser combinadas para formar novas cores.

Confira as possibilidades de cores ao combinar os pigmentos de pó Xadrez com o cimento queimado branco ou cinza:

Cimento queimado com Xadrez

Cores do Cimento Queimado (Fonte: Blog Opp Design)

Cimento Queimado e Suas Combinações

Para quem quer dar uma quebrada na uniformidade do cimento queimado ele pode ser combinado com pastilhas, cerâmicas, ladrilhos hidráulicos, seixos para as áreas úmidas (principalmente banheiros e áreas externas), madeira e outros materiais. A colocação de faixas de madeira também contribuem para que o cimento não crie fissuras já que funciona como uma junta de dilatação.

Veja as Fotos de Cimento Queimado que Preparamos para Você se Inspirar!
 

O piso de cimento queimado é uma ótima opção para a maioria das casas brasileiras já que é fácil de limpar e é bem fresquinho, ótimo para as regiões quentes, já na porção fria do país – em que eu me encontro 🙁 – é preciso combinar o piso de cimento com tapetes para deixar os ambientes mais agradáveis, o que também é bom porque tem muitos tapetes lindíssimos que sempre vão combinar com a neutralidade do piso de cimento queimado que é um verdadeiro curinga arquitetônico.

Pisos de Cimento Queimado

Casa com Piso de Cimento Queimado. (Foto/ Reprodução)

Outra vantagem deste piso é a sua durabilidade, podendo receber um alto tráfego, sendo a prova de salto agulha, crianças, animais e pessoas desastradas. Mas, não é só de pisos que o cimento queimado “vive”, ele também pode ser aplicado em paredes, bancadas e móveis.

70 Comentários

  1. Maquelane

    20/11/2015 at 14:40

    Tenho na minha casa um piso vermelho? Sabe me dizer se posso por cerâmica por cima?

    • Roberto

      11/05/2016 at 07:08

      Pode sim desde que VC use argamassa piso sobre piso

    • Peloh

      11/05/2016 at 17:22

      Não sou expert no assunto, então é o seguinte: na cera vc não vai conseguir um assentamento legal do piso, então sugiro que passe um removedor para tirar o máximo que conseguir da cera (vc tem algumas opções específicas para cera ou então pode usar removedor pastoso, ou ainda thinner, mas se o ambiente for fechado, esse último é perigoso pq é muito tóxico). Depois, vc terá que “picar” todo o piso, ou seja, fazer furos ou lascados com uma talhadeira e marreta antes de aplicar a argamassa. No seu caso, acho que usar cimentcola para áreas externas é melhor, mesmo sendo uma área interna, pois ela tem um poder de aderência maior.
      Espero que tenha ajudado!
      T+

    • Mateus Passos

      14/10/2016 at 19:38

      sim

  2. Vili Bartikevitsch

    27/01/2016 at 13:58

    “O GUIA COMPLETO” “– Não, não vou ensinar como faz a mistura para o cimento queimado, pois é preciso ter uma mão de obra especializada para fazer o serviço.” Poxa, não posso nem tentar então… Me senti um imbecil!!!

    • marcos menezes

      30/07/2016 at 14:35

      o cimento queimado q temos ja vem pronto p aplicar basta adicionar agua e qualquer um aplica e com varias opcoes de cores

    • Fernanda Knopik

      13/10/2016 at 14:32

      Olha, como arquiteta eu não recomendo que faça, eu estou aqui pra isso, para informar e dizer o que é necessário.

      Basta olhar nos comentários abaixo e ver quantas pessoas comentando que tiveram problemas com o piso de cimento queimado mal executado.

      É por esse motivo que eu recomendo que contrate uma empresa especializada, caso contrário eu estaria sendo irresponsável de incentivar algo que eu sei que demanda conhecimento técnico.

  3. Pingback: Cimento Queimado: Tudo que você precisa saber sobre este acabamento! | Myo Atelier

  4. Ana Nogueira

    29/04/2016 at 19:40

    Meu pedreiro fez a aplicação de um cimento queimado que vende pronto, na cor palha, e após passar a desempenadeira apresentaram manchas e riscos na cor cinza escuro, deixando o piso com cara de sujo. Além disto, a resina que ele passou após, fortaleceu ainda mais as manchas cinza e não ficou totalmente impermeabilizado.
    Como posso reverter isto que aconteceu? Será que lixando?

    • Roberto

      11/05/2016 at 07:11

      Lixar não vai resolver alem de VC gastar MT lixa não vai focar liso e vai afundar em vários lugar ,o sertão eh refazer uma pequena camada d cimento p cima sarrafiando e usando uma desinpenadeira de aço

  5. Evelyn Correia

    25/06/2016 at 03:53

    Fiz um piso bem grosso porque iria colocar ceramica mas, desiti. Posso fazer o piso de cimento queimado em cima do piso grosso? Vai rachar ou descascar?

    • marcos

      30/07/2016 at 14:29

      nao desde que utilize o nosso material que agentes redutores de retração e vc pode fazer ate 4mm de espessura em varias cores

    • Mateus

      06/10/2016 at 15:45

      Posso te ajudar, tenho uma empresa e só trabalhamos com cimento queimado polimérico.

  6. ana zorzetoo

    27/06/2016 at 01:21

    Fiz cimento queimado na garagem mais ficou aspero o que posso fazer pra deixa lisinho?

    • marcos

      30/07/2016 at 14:28

      temos a solução para revitalizar pisos de cimento queimado com opção de cores, o nosso produto vem pronto para usos basta adicionar a agua e misturar bem por 5min com furadeira e haste misturadora, a espessura média é de 2mm para um resultado liso sem lixamento.

    • marcos menezes

      30/07/2016 at 14:30

      aplicar uma camada de cimento queimado maxpisos 2mm e pronto

    • marcos menezes

      30/07/2016 at 14:31

      aplicar o nosso cimento queimado 2mm e pronto

    • marcos menezes

      30/07/2016 at 14:31

      aplicar 2mm de cimento queimado maxpisos

    • marcos menezes

      30/07/2016 at 14:32

      aplicar 2mm de argamassa regularidadora sem retração

    • Andre Eduardo (Arquiteto)

      05/10/2016 at 19:31

      É possível, como usual.

      Mas a máquina tem que ser uma politriz/polidora de cobcreto… pois tem que se usar água… muita água..
      As maquinas “comuns”, ipo a esmerilhadeira manual não é a prova d’água.

      O lixamento de piso cimentado se faz com água e pó de cimento virgem, fazendo o tipo de piso que chamamos de “cimento queimado”.
      Depois de lizado e bem lisinho, pode se aplicar verniz ou resina (embora não indicado, devido ser fraco para químicos, como óleos ou combustível dos veículos.)
      Agora se você estiver disposta a gastar um pouco mais, pode usar epóxi auto nivelante (também chamado de porcelanato liquido). Embora necessite mão de obra especializada e tenha o custo elevado, o acabamento é espetacular!

  7. Maria Elisabeth Rossi

    11/07/2016 at 01:49

    Qdo o piso de cimento ja esta com xadres vermelho eh possível tirar e deixar com sua cor natural. ?

  8. Marlon

    23/07/2016 at 17:31

    Boa tarde, quero fazer piso rústico na sala deinha casa o local tem 50m quadrados,cimento queimado,posso mistutar cento branco com o normal? Porque o cimento branco aqui minha cidade so tem de 2 kg e muito caro,ha algum problema?obgd.

  9. marcos

    30/07/2016 at 14:27

    temos a solução para revitalizar pisos de cimento queimado com opção de cores, o nosso produto vem pronto para usos basta adicionar a agua e misturar bem por 5min com furadeira e haste misturadora, a espessura média é de 2mm para um resultado liso sem lixamento.

  10. Pingback: Piso Cimento Queimado – Vantagens e desvantagens dicas e preços – Em casa de Arquiteta

  11. Eliel

    09/08/2016 at 02:17

    Eu posso passar algum tipo de verniz no cimento queimado?
    se puder qual vc me suje re?

    • Andre Eduardo (Arquiteto)

      07/10/2016 at 19:47

      Oi! Tudo bem?
      Pode passar sim
      Para dar brilho no cimento queimado, você pode usar cera ou resina acrílica. Sugiro a resina, pois além de dar brilho, também impermeabiliza a superfície dando maior durabilidade ao piso.
      Existe no mercado, N tipos e marcas de resina, uma muito boa e com preço bacana é a (acqua da Hydronorth), existe incolor e já pigmentada de fábrica…
      Também tem a opção de se aplicar Silicone (Acquella da Vedacit), o silicone assim como a renina protege o piso, porém não altera sua característica. Resumindo: As resina da brilho, o silicone não, mas ambas tem a função de proteção e impermeabilização.
      Sempre lembrando de que se deve aplicar em um piso totalmente limpo, seco e isento de pó e óleos. Ah também é bom sempre evitar dias chuvosos.

  12. juliana

    18/08/2016 at 14:59

    Posso aplicar o cimento queimado em cima de um porcelanato que está na area externa? Há alguma contra indicação ou posso fazer sem problemas?

    • Andre Eduardo (Arquiteto)

      07/10/2016 at 19:59

      Olá Juliana.
      O ideal é a remoção total do porcelanato
      O porcelanato possui a face esmaltada, que impede que o concreto “grude” no piso… Se aplicar diretamente você terá problemas de trinca e desplacamento.
      Porém, nada impede que você faça isso, o correto pelo menos é você apicoar todo o piso para que se crie uma ponte de aderência entre o concreto e porcelanato.
      Como experiência prática, o trabalho para se apicoar é quase o mesmo que remover…
      Uma opção para se evitar o trabalho acima é aplicar um piso que imita concreto, utilizando as argamassas especiais de piso sobre piso.
      Tanto os pisos quanto a argamassa você encontra fácil nas grandes home center.
      Dá uma olhadinha no site da portobello.

      • Mateus Passos

        08/10/2016 at 16:13

        Bom dia Juliana, claro que sim, porem o mesmo precisa ser altamente impreguinante, por isso o fundametal é a opção polimérica, um produto que é formulado com cimento, agregados minerais, pigmento para coloração, porem tudo dentro de uma resina polimérica, isso proporcionará flexibilidade e irá gerar um produto monolítico. a nossa empresa é especializada na produção e aplicação deste poduto.
        www cimentoqueimadodecor com br se for melhor entre em contato para maiores informações.

    • Marcos

      07/10/2016 at 20:19

      sim o nosso produto possui 0,49 MPA de ancoram por tracao www maxpisos com br reforma sem marreta!

  13. Elen

    26/08/2016 at 01:02

    Você diz que é preciso contratar mão de obra especializada … Estou na internet e sinceramente ainda não encontrei empresas que façam o serviço. Você teria indicações de alguns desses bons profissionais que existem ?

  14. Maria de Fátima Sineiro

    26/08/2016 at 18:10

    Fiz o piso de concreto em casa, só que eles colocaram o piso antes de colocar a soleira e o pedreiro usou cimento cinza para fixar a soleira e o piso é beje, como eu posso fazer para corrigir esse problema, e também se eu colocar aquele xadrez líquido vendido no mercado juto com a cera, a cor vai durar?

  15. Diego

    29/08/2016 at 07:40

    Tenho uma laje com vazamento a mesma esta con cerâmica se eu retirá a cerâmica é fazer o piso queimado é melhor?

    • Andre Eduardo (Arquiteto)

      07/10/2016 at 20:05

      Não.
      Na verdade é pior… O concreto/cimento possui absorção de agua bem maior que a da cerâmica (que não deve estar absorvendo) pelo fato da resina vitrea.
      A água pode estar entrando pelo rejunte, cerâmica quebrada ou por algum ponto, que pode não ser onde esta vazando por baixo…
      O ideal é se você for remover a cerâmica faça uma boa impermeabilização com manta asfáltica, ai você pode aplicar qualquer piso sem poblemas 😉

  16. Maria de Fátima Sineiro

    04/09/2016 at 16:41

    Como eu faço para colocar o xadrez misturado com cimento branco em um espaço pequeno, qual a quantidade de cimento e xadrez e também quero que fique bem brilhante.

  17. Larissa

    08/09/2016 at 20:30

    Olá! Estou construindo e penso em fazer o chão de cimento queimado, mas algumas pessoas me disseram q é muito escorregadio, pelo fato de ter q passar cera. Alguem sabe me dizer se é isso mesmo? Obrigada

    • Marcos

      13/10/2016 at 14:49

      vc pode fazer o cimentonqueimado e usar uma cera p ambientes externos ou hidrofugante q ambis nao escorrega evite cerabde carnauba ou em pasta,

  18. Vicente de mello filho

    17/09/2016 at 12:50

    Fiz na área de findo cimento queimado e gostaria de colocar cor para ficar mais bonito.
    O que uso para deixar cimento polido em outra cor

    • Marcos

      13/10/2016 at 14:50

      vc pode colorir c acid stain

    • Mateus Passos

      14/10/2016 at 19:33

      o piso é de cimento queimado?
      este tipo de piso o seu reagente natural é materiais que contem acido, porque abre a porosidade, fazendo assim você quebrou as moléculas dele, por isso provavelmente a mancha, a mancha não, porem acredito que tirar você não irá conseguir. o recapeamento som duas demãos de cimento queimado fino, mais a resina a base dagua o deixará novinho, mais para que isso não aconteça mais seria bom a aplicação da resina PU.

  19. Poli

    21/09/2016 at 19:50

    Manchei meu piso com Azulim, consigo tirar as manchas com algum produto?

    • Mateus Passos

      14/10/2016 at 19:34

      o piso é de cimento queimado?
      este tipo de piso o seu reagente natural é materiais que contem acido, porque abre a porosidade, fazendo assim você quebrou as moléculas dele, por isso provavelmente a mancha, a mancha não, porem acredito que tirar você não irá conseguir. o recapeamento som duas demãos de cimento queimado fino, mais a resina a base dagua o deixará novinho, mais para que isso não aconteça mais seria bom a aplicação da resina PU.

  20. Cristiane

    06/10/2016 at 19:15

    Fiz piso para colocar ceramica, porém desisti, como faço pra faze o piso queimado por cima, pois achei muito bonito e é fresquinho também.

    • marcos

      07/10/2016 at 11:34

      Cristiane, e simples vc precisa aplicar duas demaos de primer ( ponte de aderencia) no intervalo de 20min, depois misturar o argamax ( argamassa autonivelante) cimento queimado numa espessuta media de 3mm aguardar secar por 12h e aplicar o selador acrilico e pronto. mais detalhes em www maxpisos com br

    • marcos

      07/10/2016 at 11:36

      Cristiane o sistema cimento queimado de baixa espessura argamax e a solucao mais simples e rapido de fazer 2 a 4mm

    • Mateus Passos

      07/10/2016 at 12:57

      Bom dia, é bem simples, porem indico que seja feito por uma empresa com mão de obra qualificada, assim o serviço fica bonito e com a qualidade que você espera, visite o nosso site cimentoqueimadodecor com br

  21. andre

    07/10/2016 at 03:31

    O cimento queimado nada mais é do que um piso feito a partir de uma argamassa feita na obra com a mistura de cimento, areia e água. Essa argamassa deve ser aplicada com uma espessura média de 30 mm sobre o contrapiso ou sobre um lastro de concreto áspero. Caso a base esteja muito lisa, sugere-se que seja feito um apicoamento superficial para aumentar a aderência do cimento queimado. Após a aplicação da argamassa, devemos conseguir o máximo nivelamento do piso, preferencialmente com régua metálica.
    Lembrando que é muito importante que se mantenha a cura úmida, por pelo menos 7 dias, para evitar as fissuras de retração do concreto durante o processo de cura, essa base úmida pode ser feita com uma manta geotêxtil que você compra baratinho em lojas de jardinagem ou materiais de construção. Coloca ela sobre o piso pronto e mantenha muito molhado..
    Ps: Se seu piso for uma área muito grande é recomendável criar umas juntas de dilatação, para evitar as fissuras de movimento do concreto.

    • Marcos

      13/10/2016 at 15:02

      Mas 30mm quer dizer 3cm esta solucaone no inicio da obra e ainda com chances de fiasuras devido a retracao do cimento, temis cimento queimado pronto basta adicuonar agua e e autonivelante peg e faca, vale a pena conferir 11 977198088 watts marcos lg pq nao tenho o seu watts aq

      • Fernanda Knopik

        14/10/2016 at 16:27

        Olá, Marcos a Rejane Veloso queria o contato da sua empresa, se pider informar o e-mail via mensagem aqui no site eu agradeço.

  22. Fernanda Knopik

    08/10/2016 at 00:02

    Obrigada e todos que participam aqui nos comentários pela ajuda, seria impossível gerenciar todos os comentários do site e eu sei que tem empresas especializadas e profissionais que colaboram e contribuem com boa informação. Meu mais sincero agradecimento a vocês.

    • Mateus Passos

      08/10/2016 at 14:08

      Conte conosco, parabéns por seu site, e ficamos muito felizes por fazer parte deste projeto!!! Dp Comercial CQ Decor

  23. Marcos

    13/10/2016 at 15:03

    Acid stain p decorar com aspecto manchado e tb c8mento queimado sem marreta

  24. Rejane Veloso

    14/10/2016 at 10:57

    Bom dia! Por favor como faço contato com sua empresa Matheus Passos e Marcos. Quero colocar esse piso mas queria saber como fazer para o piso ficar liso e com brilho, socorro preciso de ajuda. Obrigada. Rejane Veloso

  25. Ronaldo Silva santos

    20/10/2016 at 14:09

    Tenho uma loja que utilizo esse piso queimado, faço tratamento de Remoção anualmente e manutenção de cera e polimento a cada 15 dias no entanto alguns lugares a cera está descascando ou está esbranquiçado.
    O que posso fazer para melhorar a aderência e a permanecia da cera no piso

    Onrigado

  26. Marcos

    20/10/2016 at 15:48

    caro ronaldo, a nossa pratica demontra q ha a necessidade de fazer uma remocao total da cera com removedor de cera especifico e aplicar duas demaos endurecedor de superficie a base de flursilicato de sodio p sequestrar o a saturacao de carbonato de calcio do cimento aguardar secar e reaplicar a cera uhs ou pelo menos a remocao da cera e aplicar duas de maos de cera uhs a cera em questao e termiativada ou seja ela el fiundi ao fiso a 33 graus celsius e blindara a superficie aumentandiba vida util do acabamento, ass [email protected]

  27. Juliana Motta Salles

    28/10/2016 at 16:10

    Prezados,
    fiz uma reforma na cozinha da minha casa e coloquei piso e balcão de cimento queimado. O serviço ficou muito mal feito, o cimento apresenta manchas escuras (o pedreiro usou cimento diferente em alguns pontos). É possível restaurar sem quebrar? Posso mandar lixar até a estrutura e depois aplicar novo cimento e fazer outra queima? Caso não seja possível, existe outra solução que eu possa utilizar? Obrigada, Juliana

  28. Claudia

    31/10/2016 at 19:44

    Oi, pode ser usado como revestimento para piscina? Grata.

  29. Cléo

    21/11/2016 at 14:52

    Olá,boa tarde!
    Meu piso de azulejo soltou uma boa parte no quarto e na minha sala e gostaria de colocar agora cimento queimado,só que a superfície encontra com algumas imperfeições,tenho que fazer uma camada de cimento e alisar e depois colocar o cimento queimado por cima?

    Obrigada

    Cléo Félix

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *