Casas de Campo Irresistíveis

Hoje é dia de se inspirar com belíssimas casas de campo que selecionamos para você conhecer o que há de melhor na arquitetura brasileira, confira esses 9 projetos de casas de campo fantásticos com belíssimas vistas para a natureza que vão fazer você se apaixonar!

Casa de Campo Tradicional

casas de campo

Acho que não tem lugar melhor para uma casa de campo do que Minas Gerais, afinal o lugar reúne o melhor café e pão de queijo do Brasil. Mas, não só de boa comida se faz uma casa de campo aconchegante e esse projeto das arquitetas Ana Cristina Faria e Maria Flávia Melo é prova disso.

ana-cristina-faria-e-maria-flavia-melo-2

Uma espetacular casa próxima a São Sebastião das Águas Claras, Nova Lima, cerca de 30 km da capital Belo Horizonte. A casa projetada para receber a família e amigos nos finais de semana é um refúgio da vida urbana.

A casa de campo foi construída em um terreno íngreme com vista para as montanhas e para Mata Atlântica, o projeto tira partido dessas características, com as áreas sociais e de lazer voltadas para essa deslumbrante vista.

Mesmo com o terreno íngreme as arquitetas implantaram a casa de forma a reduzir possíveis alterações topográficas.

Todas as Fotos

O projeto arquitetônico simples e com inspirações coloniais, utiliza um paredão que define os setores e divide o telhado em duas águas, de um lado a área social e lazer e do outro as áreas de serviço.

Ao lado da casa principal foi projetada também uma pequena casa de hóspedes, independente.

Casa de Campo Contemporânea

O segundo projeto de casa de campo é carioca e foi feito pela MPG Arquitetura, batizado de Residência JG.

casa de campo

O projeto desta casa utilizou o telhado para dar continuidade ao terreno, criando um imenso telhado verde que mescla a arquitetura com a própria natureza no seu entorno, ao mesmo tempo em que cria um vazio para a garagem e entrada da residência no pavimento superior, onde também ficam os quartos.

Os quartos são separados por um corredor fechado que garante a privacidade dos moradores, do hall de entrada se tem acesso à escada que leva a área social no pavimento inferior onde fica a sala de estar, jantar e cozinha gourmet integrados.

Atrás da área social uma imensa escultura interativa do artista plástico Ernesto Neto sob um vazio e a frente das salas a varanda, vinte metros de varanda sem nenhum pilar de sustentação, coberta pelo pavimento superior onde ficam os quartos.

mpg-arquitetura- residencia-jg-3

Para conseguir eliminar os pilares da varanda o projeto ganhou uma estrutura de treliça Vierendeel para distribuir o peso dos quartos sobre quarto pilares metálicos junto á esquadria, mantendo a varanda livre.

É um projeto contemporâneo da casa de campo, que reflete a ação do homem sobre a natureza, ao mesmo tempo em que os arquitetos optam por materiais naturais, aparentes: o concreto, a madeira, o aço da estrutura, a pedra nos pisos que imitam a natureza bruta, mas que ao mesmo tempo são moldados de forma racionalizada.

O paisagismo também reflete esse aspecto quando explora diferentes texturas de vegetações que são utilizadas formando tapetes desenhados, contrastando com a mata que mescla espécies vegetais e que tem uma textura homogênea.

É a necessidade humana de conexão com a natureza, mas ao mesmo tempo de controle  sobre ela.

Casa de Campo Rústica

O terceiro projeto também é mineiro, do distrito de Amarantina, Ouro Preto. Chamada de Casa Fazenda, a residência de 500 m² foi projetada pelos arquitetos Helena Teixeira Rios e Jacques Rios.

casa de campo rustica

É uma casa de campo rústica, que utiliza muita madeira de demolição, paredes de pedra e um telhado com tesouras aparentes com o forro de madeira bruta por cima das tesouras nos cômodos sociais.

Com uma proposta que lembra muito as casas das fazendas tradicionais com algumas soluções contemporâneas, como as iluminações de embutir.

modelos de caas de campo

Os arquitetos propuseram uma casa aconchegante que tira proveito das vistas para a Mata Atlântica do entorno.

A casa foi dividida em duas áreas principais: social e íntima, sendo que a área social conta com salas de jogos, spa com banheira hidromassagem, sauna, bar, cozinha gourmet com forno de pizza e sala de jantar. Com duas suítes com entradas separadas.

Em outro volume da casa ficam os quartos principais, com cozinha integrada com a sala de estar que possui lareira, fachadas envidraçadas para contemplar a área verde externa.

Entre os dois blocos, fica a piscina e a parede de pedra ao fundo que faz a união visual entre os espaços.

Casa de Campo Pequena

A quarta é uma casa de campo pequena, a Residência O.Z., projetada pelo escritório Andrade Morettin Arquitetos Associados em São Roque, interior de São Paulo, á 60 km da capital paulista.

casas de campo pequenas

Planejada para estadas curtas a pequena casa de campo conta com dois quartos com banheiros individuais, sala e cozinha integrada, os ambientes foram distribuídos de forma linear, evitando corredores e aproveitando o máximo da pouca área desse projeto e permitindo janelas paralelas em todos os ambientes para ventilação cruzada.

casas de campo pequenas

A casa que lembra muito um container, na verdade tem sua estrutura de madeira modular e concreto aparente, sendo revestida, no telhado e nas paredes laterais por telhas metálicas azuis com isolamento térmico de poliestireno.

A fachada sul, que é a frente da casa é totalmente de vidro com vista par a floresta de araucárias e na fachada norte a fachada é protegida do sol com pequenas aberturas apenas para ventilação.

A Casa O.Z. fica elevada do chão para evitar a umidade do solo e apesar de pequena a casa tem soluções passivas e ativas (lareira, ar condicionado e ventilador) para garantir o conforto térmico dos seus moradores temporários.

Casa de Campo com Piscina Infinita

O próximo é um projeto espetacular do Studio Arthur Casas chamado MP Quinta da Baronesa, este escritório de arquitetura é internacionalmente conhecido pelas suas casas de luxo contemporâneas.

studio-arthur-casas-mp-quinta-da-baronesa-2

A casa fica inserido em um campo de golf na cidade de Bragança Paulista, São Paulo. Com um terreno de 3.200 m² e 997 m² construídos, mesmo sendo uma casa imensa a intenção do arquiteto era com que a casa passasse despercebida do ponto de vista da rua, por isso se aproveitou um declive no terreno para esconder o volume principal da casa.

casas-de-campo-com-piscina

O projeto foi feito para um jovem casal com aproximadamente 35 anos com dois filhos pequenos, como uma casa de campo para uso aos finais de semana.

Com espaços generosos e diversas aberturas com vista para o campo de golf este projeto foi construído com materiais sustentáveis, madeira Cumaru proveniente de manejo sustentável e tijolos de demolição.

A sala de TV se projeta sobre a piscina infinita e cria uma sacada para o quarto acima. A sala de jantar, estar e cozinha gourmet são integradas a varanda, com uma cobertura que conecta a área interna e externa. A circulação fica no volume mais alto, central.

Casa de Campo Simples

casa de cmapo simples

Ainda no interior de São Paulo a sexta casa fica no condomínio Vila Real 2 em Itu, com aproximadamente 280m² construídos, projeto da Gerbara Conde Sinisgalli Arquitetos.

Com uma aparência simples e convidativa a casa foi projetada para um casal com três filhos para o lazer dos finais de semana e férias.

casas de campo simples

Em função do clima seco e quente da região se optou pelo pé-direito elevado nas áreas sociais da casa, com ventilação cruzada nos quartos e grandes beirais para fazer sombreamento.

O projeto da casa se distribui em três níveis e dois blocos , sendo que as áreas sociais e de serviço ficam no nível intermediário na porção oeste com acesso ao deck externo e a piscina e nos outros níveis, na porção leste, ficam os 4 quartos. As  fachadas envidraçadas com vista para a vegetação externa fica voltada para o sul.

Casa de Campo nas Montanhas

fachadas de caas de campo

Refúgio de uma família completa a casa abriga mãe, filhos adultos e netos nos finais de semana na cidade de Nova Lima, Minas Gerais, projeto do escritório David Guerra Arquitetura e Interior.

Inserido em um condomínio fechado com grandes terrenos a casa é rodeada por uma reserva ecológica, a intenção do projeto era criar uma conexão entre a área interna e externa, com áreas de contemplação e convivência, com materiais naturais para proporcionar acolhimento, contrastando com materiais tecnológicos, contemporâneos.

Toda a planta fica no mesmo nível com varandas sombreadas e vista para as montanhas, com acesso ao jardim com piscina, espelho d’água e cascata.

Casa de Campo na Floresta

Se a casa anterior tinha vista para as montanhas, a próxima esta literalmente dentro da floresta, ou melhor, da Mata Atlântica, é uma casa de 140 m² projetada pela arquiteta Carla Juaçaba no Rio de Janeiro, denominada Casa Varanda.

casas de campo simples

A casa foi projetada para um casal, a filha do grande arquiteto Sergio Bernardes, e um artista colombiano. Ela queria que a casa tivesse inspirações nas casas projetadas pelo avô , datadas de 1950, por isso as telhas são de zinco.

A casa é linear com os quartos nas extremidades e áreas de convivência no centro, quando as janelas de vidro estão totalmente abertas, a sala se transforma em um terraço se integrando com a área externa.

casa-varanda-arquiteta-carla-juacaba-5

O beiral formado pelo telhado que avança um metro e meio além da fachada de vidro cria um sombreamento de proteção para a casa, a própria vegetação do entorno também faz sombreamento na fachada.

Outro cuidado que a arquiteta teve foi elevar a casa 80 cm do nível do solo, por conta de ser uma região propensa a inundações.

O rasgo de vidro sobre o telhado marca a passagem do tempo conforme o sol vai sendo refletido ao longo do dia.

É um projeto simples, mas cumpre a sua função de casa de campo de permitir a contemplação e a conexão com a natureza.

Casa de Campo no Lago

Para finalizar essa seleção de casas de campo brasileiras escolhi esse projeto da Mutabile Arquitetura, localizado no município de Capitólio, Minas Gerais, beirando o lago de Furnas.

casa de campo com lago

O projeto tira proveito da vista para o lago. A casa é marcada por um imenso paredão de pedras que indica a entrada principal da residência.

Dividida em três setores íntimo, hospedes e área social com vista para o lago. A piscina avança até a área interna da casa trazendo umidade para o interior o que é benéfico para o clima quente e seco de Minas.

A cozinha tem opção de ser integrada ou separada da sala, através de portas de correr. A sala de TV fica separada por um jardim de inverno entre as salas.

Estes são os projetos selecionados de casas de campo, espero que tenha gostado e que sirva de inspiração para seus planos de construir a sua junto ao seu arquiteto, confira também nosso artigo sobre o projeto da casa de campo.

Um grande abraço e até mais!

 

 

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Adicionar Comentário

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.