A Casa Eclética de Gustavo Salmerón

Ator Gustavo Salmerón

A casa contemporânea do ator espanhol Gustavo Salmerón surpreende com referências distintas que compõe um cenário lúdico, tropical, industrial com um toque retro mágico que faz os ambientes brilharem com cores fortes, tradicionais e convidativas.

Localizada em Madrid ela esbanja imaginação unindo diferentes estilos e usando muitos elementos recuperados de demolições e de ferros velhos. Ao todo são 180 m² compondo uma grande casa aberta cheia de vida e muita luz natural.

Quase todos os objetos têm rodinhas, podendo ser deslocados modificando o espaço interior. Muitos objetos são artesanais ou pré-fabricados, apesar de parecerem aleatórios, cada móvel tem uma razão de estar ali.

O projeto de interiores foi obra do próprio Salmerón, que também é luminotécnico e perito em efeitos especiais, com conhecimento em carpintaria, ele comprou a casa inacabada apenas com as paredes externas, então aproveitou para deixar a criatividade fluir solta para distribuir os espaços como bem quis, inventando um segundo nível que não existia.

Com uma ideia muito clara do que iria fazer: “Um loft nova-iorquino, industrial, misturada com uma Berlim decadente e um toque de brasilidade na vegetação”.

Sala de Estar

A sala recoberta de concreto polido que se estende do piso, as paredes e ao teto, o cinza contrastando com um amarelo intenso presente na Triumph Thunderbird, no sofá e no vaso de plantas reciclado a partir de um tambor de lubrificantes.

Casa Espanhola

Toques de vermelho e laranja dão continuidade as cores quentes da mobília, na cadeira de madeira com couro vermelho, no aparador de madeira com gavetas e portas laranjas. Para quebrar a intensidade dessas cores a vegetação super tropical, que contempla toda a parede do fundo da sala junto às obras de arte de José Manuel Ballester e o retrato “Beatrix” de Luis Montanez Malibran.

Casa Insdustrial

A luz natural invade toda a sala por aberturas no teto, contrastando com a viga metálica e a escada de andaimes enferrujados.

No centro uma mesa de concreto e ladrilhos hidráulicos azulados com pés metálicos cromados e sobre o centro de mesa um pendente verde comprado no ferro-velho.

Cozinha e Jantar

Integrada com a sala a cozinha e a sala de jantar, não da para deixar de notar a geladeira vintage restaurada, as cadeiras Eames desbotadas e os armários em madeira em um cenário industrial em que as vigas e as tubulações estão expostas mostrando a verdadeira natureza da casa. Para completar um globo espelhado pontua este ambiente absolutamente eclético.

Cozinha Industrial

Na pia da cozinha mais uma invenção reciclada estilo “Faça Você Mesmo”, a torneira reciclada de um chuveiro, enquanto a pia é reciclada da demolição de um armazém. Outro detalhe bacana é o suporte de facas magnético na parede.

Cozinha Eclética

Quarto e Banheiro

Quarto Industrial

No quarto do ator mais um ambiente industrial, com vigas e tubulações aparentes, mas sempre com muita iluminação natural e artificial, são 25 luminárias diferentes. A roupa de cama branquíssima da Zara Home e o Kilim  colocado sobre a cama da Zigler.

Arquitetura Industrial

 

Segundo o ator as escolhas das plantas são inspiradas no Brasil, no banheiro seu fascínio por lâmpadas e luminárias continua presente.

Lavabo Industrial

 

Apesar de não ser o meu estilo, especificamente eu achei uma linda casa cheia de vida e de repleta de personalidade. O que você achou?

Fonte: http://www.revistaad.es/

Imagens: http://archnew.com/

Fotografia: Gonzalo Machado

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Adicionar Comentário

190 Vida Low Carb

Categorias

Siga o ArquiDicas

Tem um monte de conteúdo legal em todos os nossos canais. Siga e receba as melhores dicas para Casa e Jardim.