10 Livros de Arquitetura Que Você Precisa Conhecer

Arquitetura Livros

Ainda antes de terminar o ensino médio eu sabia que eu queria escolher uma profissão criativa, eu tinha 2 paixões, arquitetura e estilismo, foi muito difícil decidir qual profissão pautaria o resto da minha vida, mas depois de muito pesquisar eu escolhi ser arquiteta.

Enquanto eu pesquisava fui até a biblioteca conferir alguns livros sobre ambas as áreas, foi a primeira vez que eu me deparei com a bíblia arquitetônica chamada Neufert, imediatamente levei o livro para casa e não parei de folhar, uma espécie de manual de construção e medidas com técnicas construtivas e dimensionamentos.

Melhores Livros De Arquitetura

Foi depois de conhecer o Neufert que eu escolhi a arquitetura. Esse é um dos melhores livros de arquitetura que eu já li.

No curso de arquitetura cruzei novamente com o livro, para cada projeto que tínhamos de fazer ele era essencial, por isso esse é o livro top da minha lista de livros de arquitetura.

É um livro alemão, publicado originalmente pelo arquiteto Ernst Neufert em 1936, que já foi traduzido em diversas línguas, oferece uma noção ampla de dimensionamentos e técnicas de construção desde a fundação até o telhado.

Então anota ai:

1 – Arte de Projetar em Arquitetura, Ernst Neufert. Editora GG, que já esta na sua 18ª edição em português, sempre se atualizando.

Além do Neufert tem outro livro que também é um guia da ergonomia e dimensionamentos, só que considerando o espaço interno, relaciona o espaço do corpo humano com os móveis e áreas internas dos edifícios, outra obra fantástica da editora Gustavo Gili, um livro chamado Dimensionamento Humano para Espaços Interiores.

Dimensionamento para Espaços Interiores

Vai ser a minha 2ª indicação porque eu adoro manuais técnicos, eles complementam e viabilizam a criatividade.

2 – Dimensionamento Humano para Espaços Interiores, Julius Panero e Martin Zelnik. Editora GG.

Agora deixando a parte técnica de lado e adentrando a história, o livro Tudo Sobre a Casa, explora a evolução da residência, desde seus tempos primórdios até os atuais, como chegamos aos modelos de habitações que temos hoje, quais foram os estudos e as mudanças sociais que possibilitaram a configuração atual do espaço.

Tudo Sobre a Casa

As diferentes formas de habitar das diferentes culturas, super legal, pois faz a gente refletir sobre como vivemos hoje e até mesmo melhorar a forma com que nos relacionamos com o espaço observando o que já foi experimentado no passado.

O livro traz estudos feitos por arquitetos renomados como Le Corbusier e Chippendale, mostra como eram feitos os palácios, as casas dos monarcas e as casas dos camponeses. Como a evolução tecnológica e a revolução dos eletrodomésticos alteraram a configuração de espaços como a cozinha.

Enfim, é um livro apaixonante, quem quiser conferir:

3 – Tudo Sobre a Casa, Anatxu Zabalbeascoa. Editora GG.

Estou no terceiro livro da minha lista e só indiquei livros da Editora GG, é que das poucas editoras que tem foco em arquitetura ela é uma das melhores, com um repertório completíssimo e bons livros.

A minha quarta indicação de livros também é da GG de Design de Interiores, também é um guia, feito por Jenny Gibbs. Nele você vai encontrar um pouco da história, teoria e projetos práticos de design de interiores com as etapas projetuais desde o planejamento, escolha de materiais e gerenciamento de projetos.

Design de Interiores –Editora GG.

Como eu disse eu sou fã de guias e este é um que vale a pena para quem é da área, outra opção bacana para quem cursa ou trabalha com arquitetura de interiores, design é o livro Materiais no Design de Interiores de Rachael Brown e Lorraine Farrelly que aborda as propriedades dos materiais como eram empregados no passado e como são utilizados hoje, novos materiais e tecnologias de revestimento. Quais os valores que os materiais transmitem (nobreza, simplicidade, inovação, empatia). Texturas, cores, iluminação e representação técnicas destes materiais.

Design de Interiores Materiais

Então se você gosta dessa área anote o nome desses livros:

4 – Design de Interiores – Guia útil para estudantes e profissionais, Jenny Gibbs. Editora GG.

5 – Materiais no Design de Interiores, Rachael Brown e Lorraine Farrelly. Editora GG.

Agora vou passar 2 livros mais técnicos interessantes para os profissionais ligados a construção, um deles foi um dos que eu mais usei na faculdade, sempre indicado pelos professores que se chama Sistemas Estruturais por Heino Engel, um livro que aborda sistemas estruturais de uma forma prática para arquitetos, com ilustrações e textos que ajudam a compreender as estruturas de forma intuitiva, super interessante para a proposição estrutural em projetos arquitetônicos.

Heino Engel Sistemas Estruturais

Enquanto o livro Atlas de Detalhes Construtivos, escrito por Peter Beinhauer que trata dos detalhes construtivos nas edificações, é rico em detalhes técnicos que muitas vezes são deixados de lado por quem projeta. Como impermeabilizações, conexões entre diferentes materiais e mostra com riqueza de detalhes as representações gráficas dessas conexões e acabamentos.

Atlas de Detalhes Construtivos, Peter Beinhauer

6 – Sistemas Estruturais, Heino Engel. Editora GG.

7 – Atlas de Detalhes Construtivos, Peter Beinhauer. Editora GG.

Continuando a lista tem um livro fantástico de paisagismo que se chama Plantas Ornamentais do Brasil, outro manual fantástico que reúne espécies herbáceas, arbustivas e trepadeiras com dicas de plantação, porte das espécies, clima e nomes populares e científicos. Este livro foi atualizado e renomeado como Plantas para Jardim no Brasil, escrito por Harri Lorenzi para o Instituto Plantarum.

Plantas Ornamentais do Brasil

O Instituto Plantarum também conta com outras edições fantásticas que reúne espécies de árvores brasileiras, livros que acompanham os projetos paisagísticos no Brasil. O livro Plantas para Jardim no Brasil entra na lista por ser completo e essencial para os estudantes e paisagistas brasileiros.

8 – Plantas para Jardim no Brasil, Harri Lorenzi. Instituto Plantarum

Na nona posição dessa lista de livros eu destacaria um livro de desenho urbano, Urban Sketching – Guia Completo de Técnicas de Desenho Urbano, arquitetura é expressar ideias através de desenhos, enquanto o desenho arquitetônico oferece ao construtor a noção exata de como construir, o croqui é o que faz com que o cliente entenda as ideias propostas. Portanto saber desenhar é importante para qualquer arquiteto.

Livro de Desenho

Esse livro reúne técnicas de desenho, noção de cores e materiais de desenho, tanto de áreas externas e de áreas internas, áreas verdes e áreas urbanas, pessoas e paisagens. Com exemplos de desenhos em diferentes pontos de fuga. Além desse a editora tem outro livro voltado apenas para desenho de paisagem “O Desenho no Projeto de Paisagem” de Edward Hutchison.

Urban Sketching - Guia Completo de Técnicas de Desenho Urbano

Quem quiser aprender a desenhar, ou melhorar sua técnica de desenho a dica é essa:

9 – Urban Sketching  – Guia Completo de Técnicas de Desenho Urbano, Thomas Thorspecken. Editora GG.

Outro livro muito difundido nas faculdades de arquitetura é o Manual do Arquiteto Descalço de Johan Van Lengen, que aborda a arquitetura bioclimática, ou seja, projetos de arquitetura que utilizam a construção de forma eficiente oferecendo conforto térmico minimizando o impacto ao meio ambiente, através de técnicas construtivas sustentáveis.

Manual do Arquiteto Descalço, Johan Van Lengen

10 – Manual do Arquiteto Descalço, Johan Van Lengen. B4 Editores.

Essas são as minhas indicações de livros de arquitetura que reúne uma pitada de arquitetura, sistemas construtivos e estruturais, design de interiores, desenho, ergonomia e sustentabilidade.

Se você curtiu o post, já conhece algum desses livros, quer indicar mais livros, ou tem alguma dúvida escreva aqui nos comentários e compartilhe com seus amigos Arquitetos(as)/Estudantes no Facebook!
Um abraço 🙂

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Comentários

  • Ahh super amei, quero ser arquiteta, tenho 16 anos e sonho em viajar o mundo para aprender na pratica e na teoria dos mais experientes, o quanto a arquitetura vale a pena e nos faz verdadeiros amantes da arte e da modernidade, amei os livros e alias já estou providenciando o meu Neufert *-*

  • Fernanda coloque livros sobre a História da arquitetura. Seria uma bela dia para seus leitores. A Edições 70 tem belos livros sobre arquitetura e Urbanismo.

    • Obrigada pela dica, João, vou selecionar alguns livros de história e teoria da arquitetura e conferir os livros da Edições 70. Se quiser pode indicar seus favoritos aqui nos comentários também, um abraço.

  • Fernanda gostei de mais. Como comecei a cursar agora eu tenho certeza que esses livros vão abrir mais minha mente. E fazer eu gosta mais ainda. Dicas Boas apesar de não ter lido nenhum ainda . Muito obrigado postar sensacional

  • Nossa!
    Amei as dicas! Sou uma curiosa no assunto, quem sabe esses livros não me levem a entrar na profissão ^_^
    Obrigada por compartilhar algo tão bom para que mais pessoas aprendam!

  • Adores as dicas..estoy con um filho na facudade. …ja voy seleccionar una libros pra ele…obligada pela dica.

  • Parabéns pelas dicas, sem dúvidas irá ajudar muitos iniciantes. Irei prestar vestibular para arquitetura, porém queria ser estilista também, mas a arquitetura me conquistou!

    Obrigada pelas recomendações e muito sucesso.

190 Vida Low Carb

Categorias

Siga o ArquiDicas

Tem um monte de conteúdo legal em todos os nossos canais. Siga e receba as melhores dicas para Casa e Jardim.