Lindas Salas Decoradas – 57 Fotos

salas decoradas

 

salas decoradasA sala de estar é o cartão de visita da sua casa, é geralmente o ambiente que recebe as pessoas logo após elas entrarem pela sua porta e também o espaço que vai reunir seus amigos antes do jantar. E como a primeira impressão é a que fica, segundo a sabedoria popular, a sala não só tem que estar bem decorada, como tem que ser funcional para os seus convidados e para a sua família. Então confira algumas dicas e exemplos de salas decoradas.

moderna sala de estar

As cores claras ajudam a refletir  luz natural e artificial e assim melhoram o desempenho lumínico dos ambientes, as salas decoradas com cores claras, principalmente com predominância do branco exaltam o frescor de um belo dia de verão e trazem consigo uma sensação de limpeza do ambiente. Quando os tons claros e neutros são cobinados com detalhes pontuais em cores saturadas, como é o caso dessa imagem acima, a decoração fica mais alegre, ptincipalmente quando se mistura cores frias e quentes.

mesa de centro para sala

Nem sempre as salas de estar dispõe de espaço para acomodar muias visitas ao mesmo tempo, por isso usar um puff, ou mais, como centro de mesa pode ser uma ideia inteligente, pois serve como apoio para o pés, assento extra para as visitas e ainda pode substituir o centro de mesa na decoração da sala de estar. Peças de design como estes banquinhos acima, que se encaixam também podem ser peças coringas como apoio para o canto do sofá e também para acomodar os convidados. E continuando nessa imagem acima, ainda cabe destacar que além do sofá, do puff roxo e dessas banquetas de madeira, ainda existe um móvel, um banco contíniuo feito sob medida que foi posicionado em frente a janela em toda a extensão da sala ganhando ainda mais espaço para acomodar as pessoas. São três ideias fantásticas em uma única imagem.

sala de estar pequena

Quando a sala é pequena é importante ter permeabilidade visual, como o sofá é um móvel grande e volumoso é bacana combinar o sofá com peças mais leves visualmente, como esta mesa de centro da imagem acima, transparente e com uma estrurura esbelta, que não forma uma barreira visual na sala de estar. Uma dica é sempre ter livros interessantes sobre a mesa de centro ou mesa de canto da sala, livros com fotografias, livros de design, que tem informações fáceis de absorver e distrair os convidados. Arranjos com fores e plantas também dão um ar de frescor ao visual da sala.

estante para sala

E falando em livros e em decorações para sala, prateleiras sob medida são uma ótima ideia para organizar os livros, criar espaços para pequenos enfeites com vasos coloridos, recordações de viagens, coleções. Nesta imagem a parede inteira foi utilizada para criar um grande painel de nichos para livros e objetos de decoração. As cadeiras, são um clássico do design, a poltrona Barcelona, do arquiteto minimalista Mies Van der Rohe, peças visualmente leves, mas não muito confortáveis para as visitas.

como decorar uma sala

Cadeiras de design ou poltronas ser o ponto focal de destaque para a decoração da sala, como essa cadeira azul de balanço Eames. Nesta foto acima a mesa de centro foi renovada e ganhou uma cor mais chamativa, que ficou perfeita com o sofá de canto preto e branco e com os detalhes em azul da fotografia e da cadeira. Uma escolha bem equilibrada das cores para sala de estar.

salas de estar pequenasAgora fugindo um pouco das cores claras e detalhes coloridos, acima uma sala de estar com tons arenosos e terrosos. Quando se escolhe muitos tons neutros é preciso obter contraste entre os tons escolhidos e também variar nas texturas escolhidas para que a sala de estar não fique monótona. Nesta foto o centro de mesa feito de palha trançada, o tapete felpudo, o sofá aveludado, o piso, o vaso de plantas sobre a mesa, todos os elementos possuem uma textura visual ou tátil que cria um certo dinamismo visual, mesmo que as cores escohidas sejam todas muito próximas.

Como é uma sala de estar muito bem iluminada naturalmente e com uma vista externa de amplo alcance, as cores mesmo que escuras no geral não criam uma sensação de desconforto.

sala de estar pequena e simples

A foto acima mostra um exemplo de decoração para sala pequena, o sofá sem braços é ideal para salas pequenas, os puff’s estão sendo usados como mesa de centro, mas podem virar assentos extras ou apoios para os pés. No canto uma luminária de chão com uma estrutura leve, no outro canto a mesa de canto cúbica ganhou um arranjo de orquídeas. A decoração é centralizada e praticamente simétrica, ao fundo um único quadro marca a linha do horizonte das pessoas que estiverem em pé no ambinte. As cores alegres ficam restritas aos detalhes, nas almofadas estampadas com motivos geométricos e na caixinha verde sobre a mesa de canto.

como decorar sala de estar

Quase monocromatico esta foto de sala decorada acima se destaca pela parede preta que marca a parede de fundo da sala de estar, com uma composição simétrica com o ponto focal centralizado no quadro. Já na imagem abaixo, faltou espaço para as mesas de canto, por isso o projeto ganhou mesas com um formato versátil que não atrapalhou a circulação.

decorar sala pequena

Nem toda sala de estar é também uma sala de tv, está sala abaixo é praticamente uma sala de leitura, com duas estantes de livros embuidas na parede, uma poltrona design confortável, Eames Lounge. É interessante posicionar poltronas e assentos em frente ao sofá para estimular as conversas entre grupos de pessoas, quando a única posição para as pessoas sentarem é linear, lado a lado a conversa não flui como deveria. Diferente da decoração de ambientes, a arquitetura de interiores e a arquitetura de um modo geral, visa estimular a relação humana, a interação com o espaço, estudando os usos e necessidades de uso dos ambientes.

Ou seja, os arquitetos projetam para estimular a vivência humana dentro dos ambientes, e não apenas para produzir espaços esteticamente agradáveis. E um bom projeto de interiores pode estimular os sentidos, pode estimular conversas e podem criar melhores oportunidades de convívio familiar.

cadeiras para sala de estar

Para finalizar esse post sobre salas de estar que tal dar uma conferida nessa galeria de salas decoradas para que você se inspire e ao conversar ou contratar o seu arquiteto ou designer de interiores você saiba exatamente o que tem em mente para a sua sala de estar, em termos de estilo, móveis, acessórios e cores para a sua sala. Vamos lá?

Fotos de Salas de Estar Decoradas

Então veja essas 57 salas decoradas que eu selecionei para você se inspirar, comente abaixo se gostou do post e qual sala de estar você acha que combina melhor com o seu estilo. Um grande abraço e até o próximo post.

 

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Comentários

  • […] (function(){var _fbq=window._fbq||(window._fbq=[]);if(!_fbq.loaded){var fbds=document.createElement('script');fbds.async=true;fbds.src='//connect.facebook.net/en_US/fbds.js';var s=document.getElementsByTagName('script')[0];s.parentNode.insertBefore(fbds,s);_fbq.loaded=true;}_fbq.push(['addPixelId','840799369306065']);})();window._fbq=window._fbq||[];window._fbq.push(['track','PixelInitialized',{}]);(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){(i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o),m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m)})(window,document,'script','//www.google-analytics.com/analytics.js','ga');ga('create','UA-38072607-6','www.arquidicas.com.br');ga('require','displayfeatures');ga('send','pageview');/*b?1:0};var da=function(a){var b={},c;for(c in a)b[c]=a[c];return b};var u=function(){},v=function(a,b,c){a.f=null;b||(b=[]);a.Ha=void 0;a.W=-1;a.i=b;a:{if(a.i.length){b=a.i.length-1;var d=a.i[b];if(d&&"object"==typeof d&&"array"!=aa(d)){a.Z=b-a.W;a.O=d;break a}}a.Z=Number.MAX_VALUE}if(c)for(b=0;b Lindas Salas Decoradas – 57 Fotos […]

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.