Revestimentos Modernos – Tendências de 2016

Exporecestir 2016

Acabo de voltar da minha viagem de férias e na bagagem trouxe novidades para o ArquiDicas, aproveitei para visitar a ExpoRevestir, maior feira de revestimentos do Brasil e América Latina, para trazer as tendências do mercado de pisos e revestimentos para este ano de 2016.

pisos e revestimentos
Duratex na ExpoRevestir 2016

Tem muita coisa legal, a feira foi um sucesso e neste post eu preparei um apanhado com o que eu achei de mais interessante nesta edição da ExpoRevestir. Então se você não foi até a feira eu trouxe a feira até você!

Pisos e Revestimentos Novidades

No ano passado eu já havia visitado a feira e inclusive fiz um post mostrando o que foi tendência de revestimento em 2015, você pode conferir o post com fotos aqui: ExpoRevestir 2015.

Metais Sanitários
Espaço Deca na ExpoRevestir 2016

Agora você vai conferir o que permaneceu e o que é novidade em revestimentos cerâmicos, madeira, cimentícios, metais sanitários e louças sanitárias, além de algumas decobertas bem legais que eu fiz nesta edição da feira para que você saiba como fazer a escolha certa para deixar sua casa ou apartamento ainda mais moderno com essas dicas especiais.

Novos Formatos de Revestimentos

Já no ano passado as marcas começaram a investir em novos formatos de pisos e revestimentos, onde pude observar várias marcas modelos hexagonais em pastilhas, pisos e revestimentos de paredes.

revestimento para parede
Revestimentos Dune na ExpoRevestir 2016

Neste ano essa tendência hexagonal ainda está em alta e agora uma nova gama de formatos começa a aparecer.

revestimento ceramico ceusa
Módulos de cerâmica da Ceusa para formar painel em alto relevo.

Painel Cerâmico Ceusa em Formato de Losângulo

composição com peças cerâmicas
Composição tipo painel com peças cerâmicas da Ceusa

Pastilhas Metálicas Glass Mosaic em Diferentes Formatos

pastilhas metálicas
Pastilhas metálicas da marca Glass Mosaic.

Variação de Composição de Painel em 3D com as Peças da Manufatti Revestimentos

painel 3d ceramico
Painel feito com peças cerâmicas Manufatti Revestimentos.

Imitações de Mármore

Desde o ano passado as marcas de pisos têm investido em tecnologias de ponta para criar peças de porcelanato com uma alta qualidade de impressão que conseguem com perfeição chegar à mesma qualidade dos revestimentos em mármore e outras pedras nobres, com a vantagem de ter um preço muito mais acessível.

porcelanato imitando mármore
Porcelanato Breccia da Biancogres

As peças de porcelanato que imitam mármore são fabricadas em tamanhos maiores. Agora nesta edição da ExpoRevestir, confesso que me surpreendi com o tamanho das peças, por exemplo, a marca PortoDesign lançou uma coleção Classic Marble da linha Architetto com peças de porcelanato com 3 metros de altura por 1,5 metros de comprimento. O bacana é que isso tudo com uma espessura mínima, reduzindo assim o peso da peça.

porcelanatode grande dimensão
Peça de porcelanato imitando mármore da PortoDesign com 3 metros de altura.

E a qualidade gráfica dessas imitações é tão perfeita que ao escutar as pessoas comentando pela feira elas afirmavam que os porcelanatos se tratavam de placas de mármore.

porcelanatos portinari
Porcelanatos imitando mármore da Portinari.

A vantagem de se usar o porcelanato ao invés de pedras de mármore é o menor peso por metragem, menor espessura, menor preço e é claro o mais importante à facilidade de limpeza e de manutenção do porcelanato em relação ao mármore.

pisos e revestimentos portinari
Pisos e Revestimentos Portinari ExpoRevestir 2016

Usar mármore em projetos de interiores vai passar a ser uma questão meramente de status, porque esteticamente a indústria de porcelanato está fazendo um excelente trabalho.

Imitações de Madeira

madeira ou porcelanato
Revestimentos de porcelanato da marca Lanzi

Essa tecnologia de impressão também permitiu a criação de porcelanatos imitando a madeira, inclusive com a impressão de veios de madeira falsos.

porcelanato imitando madeira
Coleção de porcelanato imitando madeira da Eliane.

Até a madeira de demolição já tem suas versões em porcelanatos como essa linha da Itagres.

porcelanato madeira demolição
Porcelanato imitando madeira de demolição da Itagres

Uma coisa que me chamou atenção nesses porcelanatos imitando madeira foram às peças decorativas para parede, algumas marcas estão fabricando boiserie e lambris para meia parede em porcelanato. Como esse aqui da Portobello.

Revestimentos Portobello
Boiserie de porcelanato da Portobello.

Texturas, Painéis em Alto Relevo e Cobogós

Outra tendência que evoluiu do ano passado para cá foram os revestimentos em relevo, tanto em baixo relevo como em alto relevo, neste ano o que eu percebi foi o crescente investimentos de algumas marcas na fabricação de peças em alto relevo.

Exporecestir 2016
Decortiles na ExpoRevestir 2016

Enquanto em 2015 o alto relevo ficava por conta das marcas de peças de cimento como a Palazzo e a Castelatto, hoje as marcas de revestimentos cerâmicos entraram na jogada, como você pode ver nas imagens da Manufatti e da Ceusa lá no começo deste post.

Palazzo na ExpoRevestir0 2016

Palazzo Revestimentos
Palazzo na ExpoRevestir 2016 – Revestimentos cimentícios.

Revestimento Palazzo

palazzo revestimentos

palazzo revestimentos cimentícios

Castelatto na ExpoRevestir 2016

revestimento castelatto

castelatto
Painel com texturas da Castelatto médio relevo

OALA na ExpoRevestir 2016

Esta foi uma marca nova que eu conheci que também faz painéis em alto relevo com temáticas geometricas, achei bem legal, mas confesso que tive dificuldade em achar a marca na internet, não consegui encontrar site, nem referências sobre a marca. Bem, se alguém souber mais informações sobre a OALA, publica ai nos comentários!

Oala ExpoRevestir 2016
Oala na ExpoRevestir 2016

oala-04

oala-05

oala-03

oala-02

oala-01

Decortiles na ExpoRevestir 2016

O stand da Decortiles estava bem bacana, é o da primeira imagem desse item sobre texturas e relevos, os produtos estão fantásticos e ficaram ótimos expostos a luz, gerando sombras bem marcantes. E eu resolvi destacar também a cerâmica canelada da terceira imagem que é um médio relevo discreto e elegante.

decortiles

decortiles-painel-alto-relevo

Decortiles Canelado

Manufatti na ExpoRevestir 2016

A Manufatti além dos produtos apresentados anteriormente ainda trouxe um espaço bacana, com vários procutos para painel em alto relevo, cobogós e ainda peças que possibilitam a inserção de iluminação no interior das peças.

Revestimentos Manufatti

manufatti

como-se-fabricar-cobogo

painel-3d-com-iluminacao

Dune na ExpoRevestir 2016

A Dune foi outra marca que surpreendeu com muitas peças luxuosas e artísticas, algumas peças me chamaram atenção pelo relevo como o primeiro revestimento da terceira imagem que mostra uma cerâmica dourada com uma textura inflada, que esteticamente cria um contraponto com a rigidez do porcelanato, dando a impressão de uma superfície macia.

dune exporevestir 2016

IMG_2275

IMG_2274

Solarium na ExpoRevestir 2016

solarium exporevestir 2016

cobogó

Ceusa na ExpoRevestir 2016

Além dos revestimentos da Ceusa apresentados no inicio do post, este aqui, em baixo relevo também merecia ser citado, linha Dália.

porcelanato de baixo relevo

Deco Painel na ExpoRevestir 2016

A DecoPainel trouxe para revestir painéis de MDF revestidos com PVC ou PET em texturas de médio relevo.

painel em 3d para parede

Innovarte3D na ExpoRevestir 2016

Uma opção mais leve e acessível são as placas decorativas da Innovarte3D, feitos em fibra de bamboo são mais leves e fáceis de serem instalados.

paineis 3D decoração

Gardenia Orchidea na ExpoRevestir 2016

A marca Gardenia Orchidea Revestimentos trouxe essa peça em baixo relevo e com acabamento cromado absolutamente sofisticado.

Gardenia Orchidea Revestimentos

Portobello na ExpoRevestir 2016

Para finalizar as texturas e relevos esta coleção da Portobello que tem uma textura suave e bem agradável.

porcelanatos portobello

Revestimentos e Louças Metalizados

Se a imitação de aço corten do o forte do ano passado, nesta edição da ExpoRevestir foi a vez dos dourados e cromados, presente nos metais sanitários de várias marcas, louças sanitárias douradas, porcelanatos dourados, incluído imitações de folhas de ouro.

folha de ouro dune
Revestimento Dune Folha de Ouro

 

dune
Revestimento dourado Dune.

A PortoDesign também apostou no dourado e trouxe um porcelanato em tamanho grande para a feira.

PortoDesign Revestimentos

E claro que como a ExpoRevestir não apresenta só revestimentos de parede e traz também uma gama de empresas de metais e louças sanitárias o dourado em torneiras, chuveiros e outros metáis para banheiro sem dúvida voltou para ficar.

A Deca também apostou nessa tendência e fez um contraponto bem bacana, ao mesmo tempo em que apresentou peças cromadas em diversos tons de dourado, por outro lado trouxe o preto fosco, tanto em peças cerâmicas, como em metais sanitários.

deca banheiro

chuveuro deca
Chuveiro Deca Dourado

 

deca torneiras para banheiro
Torneiras Douradas Deca

A marca de metais sanitários Franz Viegener também me encantou com peças com formatos elegantes e requintados.

torneiras douradas
Franz Viegener Torneiras
franz viegener
Torneira Dourada Franz Viegener

A marca Axor de metais sanitários trouxe um chuveiro diferente para a feira que mais parece um pendente do que um chuveiro.

axor metais sanitários
Chuveiro Axor

Finalizando os dourados a Laufen apostou em uma cuba douradíssima que certamente não passou despercebida pela feira.

cuba dourada
Cuba Dourada – Laufen

Outras Descobertas da Feira

Conheci uma nova marca bem fofa na feira, a Lurca, que fabrica azulejos geométricos fabricados através de processos de serigrafia. Eu gostei muito dos padrões geométricos, parecem ser divertidos fugindo do convencional.

lurca

Outra marca que foge completamente do tradicional é a Paleolítico que produz azulejos artesanais temáticos.

azulejos artesanais

Um stand me saltou aos olhos quando eu vi uma multidão enfileirada eu resolvi parar e ver do que se tratava – como boa curitibana que adora uma fila- fui até o espaço e acabei por conhecer o que considerei um dos destaques desta ExpoRevestir 2016, a marca Cristal Pool, que criou um revestimento moldável que lembra muito a areia natural da praia.

Na foto abaixo que eu pegueio no site da empresa, um exemplo da aplicação deste produto inovador. Ele é poroso, feito com partículas de quarzto e conchas naturais moídas, pode ser usado como elemento antiderrapante em bordas e no interior de piscinas e espelhos d”água.

revestimentos para piscina

A vantagem além da aparência de praia paradisíaca que ele oferece, é a facilidade na moldagem e a eliminação de juntas, pois trata-se de uma massa uniforme.

Seria este o meu resumo da ExpoRevestir 2016, espero que o post tenha sido útil e espero ter apresentado boas marcas e revestimentos modernos para deixar a sua casa ou apartamento renovado.

Um grande abraço e até o próximo post.

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Comentários

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.