Quarto de Bebê – Fotos e Ideias para Decoração

quarto de bebes

quarto de bebe

Para quem já é mãe ou para as futuras mamães eu preparei este post com muito carinho para que vocês se inspirem e saibam como deixar o quarto de bebe mais confortável e aconchegante para receber o bem maior que é um filho. Então me acompanhe para saber qual cor escolher, quais os móveis, enxoval completo e se inspire com muitas fotos de quartos de bebês!

O quarto do bebê é o segundo abrigo depois do útero materno e tem que ser preparado com muito amor e planejamento para facilitar o cuidado diário, a higiene, a alimentação e oferecer conforto para que o bebê tenha um sono tranquilo e possa crescer com saúde.

quarto de bebes

As crianças crescem muito rápido e em pouco tempo a decoração do quarto de bebê precisa ser substituída para atender as novas fases de desenvolvimento da criança. É o berço que vira cama, a poltrona de amamentação que sai de cena para dar espaço aos brinquedos e a mesa de estudos, então é preciso se planejar na decoração e escolher bem os móveis para o quarto de bebê.

Nichos em gesso são delicados e tem um charme todo especial, mas ao pensar em alterar o layout das paredes deve-se considerar a possibilidade de manter um espaço para que caiba posteriormente uma cama de solteiro.

No quarto de bebe além do berço é preciso planejar os móveis com base nas atividades que serão realizadas no quarto, a parte superior da cômoda pode ser usada como trocador, colocando uma espuma revestida de tecido impermeável no mesmo tamanho da cômoda.

quarto de bebê masculino

Próximo à cômoda ou sobre a cômoda ter um kit higiene que pode ter: água morna, cotonetes, sabão liquido neutro, algodão, lenços umedecidos, fraldas, talco, pomada e um lixo para o descarte da frauda que pode ser escondido no armário.

De preferência os móveis devem ter cantos arredondados e ter travas em gavetas e portas de armários, se você optar por fazer os móveis em marcenaria peça ao seu projetista (designer de móveis ou arquiteto) que desenhe os móveis com uma trava escondida.

Abrir e fechar gavetas pode ser muito perigoso para uma criança pequena, então o cuidado com os armários é importante. A curiosidade faz parte do processo de descoberta da criança, é natural que ela queira testar sua força e espiar o que tem dentro dos armários.

Mesmo com travas, chaves e um cuidado rigoroso todos os produtos de higiene: perfumes, shampoos, álcool, lenços umedecidos, etc… devem ficar em armários altos, longe do alcance das crianças. O mesmo vale para todas as áreas da casa não só para o quarto infantil.

Um poltrona de amamentação é interessante, mas não precisa ser aquele modelo específico das lojas de coisas para bebês, pode ser uma poltrona bonita, com estilo desde que obviamente seja confortável. A almofada de amamentação facilita para aliviar o peso da criança sobre o braço.

Quarto de Bebê

Além da poltrona o quarto de bebe pode ter também uma cama de apoio, que já vai servir de cama infantil quando seu filho crescer, essa cama é ótima para aquelas noites de plantão dos papais.

Para economizar na decoração do quarto de bebe os pais podem abusar dos itens DIY, ou Faça Você Mesmo, almofadas, cortinas e itens em MDF para decoração são fáceis de fazer, os enfeites em MDF são encontrados em lojas de artesanato já com os cortes prontos de letras e outros enfeites.

Quarto de Bebê – Cores

Segundo a cromoterapia as cores mais indicadas para os quartos infantis são o azul e o rosa claros, pode parecer um tanto quanto clichê, mas estas cores são calmantes, principalmente quando o azul é usado no teto ou forro do quarto, como um dia ensolarado de verão. Fato é que o azul e o rosa claros em tons pastéis são realmente cores calmantes.

quarto de bebe simples

De maneira geral todas as cores em tons pastéis são ideais para o quarto de bebê, pois são claras, refletindo bem a luminosidade, e são cores tranquilas.

Em compensação as cores saturadas são muito vibrantes e não são boas para os quartos infantis, principalmente as cores quentes: vermelho, laranja e amarelo. Mesmo as cores frias quando altamente saturadas são energizantes: azul, verde e roxo. O que não é bom para as crianças pequenas, as cores saturadas podem perturbar o sono.

quartos para bebes

Misturadas com o preto ou cinza o azul e o verde podem ser boas opções de tons escuros para o quarto infantil, as cores escuras contrapostas com cores claras criam a sensação de profundidade.

As cores neutras: preto, branco e cinza, são boas cores para combinações, mas sozinhas carecem de vida e de emoção. O cinza claro com rosa é uma combinação chique para quartos de meninas.

quartos de menina

Quarto de Bebê – Revestimentos

A escolha dos revestimentos para parede, piso e forro dos quartos infantis devem levar em consideração a facilidade de limpeza e a saúde das crianças. Papel de parede em quarto infantil pode dar um toque elegante e bonito, mas o ideal é usar esse material apenas na parte superior da parede (a partir de 1,20 m) principalmente se o papel de parede não for impermeável.

quarto de bebe moderno

Na parte inferior uma boa tinta a base d’água e lavável pode ser o melhor caminho e facilitar a limpeza. Evite usar tintas à base de solvente, mesmo nas portas e janelas use sempre a base de água.

As paredes também podem receber revestimento cerâmico (porcelanatos) desenvolvido especialmente para quartos, com acabamento que imita mármore, madeira, rendas ou então que tem textura.

Os forros de drywall, madeira ou então a pintura sobre a laje acabada são as melhores soluções, o PVC que é muito usado pelo baixo custo tem elementos tóxicos que se acumulam no organismo e não são eliminados.

quarto de bebe moderno

Para o piso laminados de madeira, assoalhoes, vinílicos atóxicos, porcelanatos são fáceis de limpar e não acumulam ácaros como os carpetes. Para amenizar o toque frio dos pisos pode ser feita a instalação do sistema de aquecimento de pisos ou o uso de tapetes, que são muito melhor do que os carpetes já que são mais fáceis de limpar.

Quarto de Bebê – Iluminação

Um bebê recém nascido tem os olhos sensíveis a luz, em quartos o ideal é usar a luz amarela (evite usar lâmpadas brancas ou neutras) e se possível com dimerização para regular a intensidade de luz.

Uma dica é usar luminárias que reflitam a luz indiretamente, com foco voltado para o teto ou com revestimento translúcido que funcione como difusor da luz. Spots de luz podem complementar a iluminação principal desde que não fiquem sobre o berço ou sobre a cama.

quarto de bebe imagens

A iluminação natural e a ventilação são importantes para refrescar o quarto durante o dia e renovar o ar, mantenha a janela aberta e a porta do quarto também para que o ar circule quando a criança não estiver presente.

Quarto de Bebê – Temperatura

Para climatizar o quarto o ar-condicionado pode ser usado, pois eles também filtram o ar, mas é preciso tomar cuidado com a temperatura ambiente e com o choque térmico entre ambientes de temperaturas diferentes.

O modelo de ar-condicionado inverter é o melhor para os quartos por ser mais silencioso, já que opera em baixa rotação. Um cuidado com o uso de qualquer modelo de ar-condicionado é que eles ressecam o ar, seja aquecendo ou resfriando o ar, por isso o ideal é não manter o aparelho ligando a noite inteira e umidificar o ar se for preciso.

A troca do filtro do ar-condicionado pode ser feito a cada seis meses ou um ano, para manter o ar sempre limpo. Temperatura para o quarto entre 19°C e 22°C, menos e mais do que isso já é desconfortável para o bebê.

Quarto de Bebê – Berço

O berço é um item importante no quarto do bebê, muitas mães gostam de enfeitar os berços com muitas almofadas e bichos de pelúcia, o que não tem problema, mas ao dormir o bebê não precisa de travesseiro, pois a cabeça de um recém-nascido é maior em relação ao corpo em comparação a um adulto, dispensando a necessidade do uso do travesseiro para que a coluna fique alinhada.

berco

Independente da escolha do berço é importante usar protetores de colchão para evitar que a urina penetre diretamente na espuma do colchão. Os lençóis devem ser de preferência 100% de algodão para evitar alergias.

Para compor um bom enxoval de bebê é preciso ter em mente que as lavagens de lençol são constantes, cobertores também sujam com frequência. Confira uma lista de kit básico de enxoval para o berço:

  • 2 Mantas para o frio
  • 2 Mantas leves para o calor
  • 2 Edredons Infantis
  • 6 Lençóis
  • 3 Protetores de Colchão

Pode parecer um exagero de lençol, mas os lençóis precisam de repouso entre as lavagens e como a troca de lençol é diária, quando não é preciso trocar mais de uma vez por dia os lençóis então é preciso ter pelo menos 6 unidades.

Alguns modelos de berço se transformam em caminhas o que é muito bom para aproveitar por mais tempo o móvel e também posteriormente o berço pode ser usado para confeccionar uma mesa de estudos para a criança.

quarto infantil

Eu achei um site muito bacana, Sleeper, que tem 2 modelos de berços que são reutilizáveis. um deles, da linha Crescer, pode se transformar em 2 poltronas. A Sleeper é a fabricante, mas possui lojas revendedoras no Brasil inteiro.

Fotos de Quartos de Bebês

Agora que você já sabe o que precisa para o quarto do seu bebê, se inspire com algumas fotos de quarto de bebe decorado:

Para ver ainda mais fotos de quartos de bebê acesse este link: 62 Ideias para Quartos de Bebê

Gostou do post? Então deixe seu comentário com dúvidas, sugestões, dicas de sites para achar móveis, enxovais e utensílíos para o bebê e conte também sua experiência de mãe o que você comprou que usou demais e o que não vale a pena comprar para o quarto do bebê. Um grande abraço e até o prócimo post!

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Comentários

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.