Preços dos Imóveis Brasileiros em 2014

Imóveis Brasileiros

Como já era esperado o mercado de imóveis no Brasil tem sofrido desacelerações, porém quem espera por uma bolha imobiliária brasileira vai se decepcionar, mesmo assim pela 6ª vez em apenas 12 meses, os imóveis, em algumas capitais do país, têm praticamente estabilizado seus preços ou até mesmo reduzido para motivar a compra.

Segundo o índice FipeZap, que faz o acompanhamento do preço dos imóveis em 16 cidades brasileiras, a variação entre maio de 2013 e maio de 2014 foi de 10,09%, com crescimento de 0,5% em maio, abril e junho de 2014.

As cidades que tiveram maior aumento nos primeiros meses desse ano foram Fortaleza e o Rio de Janeiro com +5,20 e% +4,74%, respectivamente, enquanto outras cidades apresentaram uma redução nos valores, Porto Alegre retrocedeu 1,33% dos preços dos imóveis.

Já a capital de São Paulo tem mantido um crescimento quase estável em 0,70% desde janeiro com preço médio de 8 mil reais o metro quadrado.

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas o Índice Nacional de Custo de Construção- Mercado – INCC-M, ficou em 0,80% em julho, um crescimento inferior ao mês de junho onde foi registrado 1,25%. Assim como o preço dos imóveis o custo de construção tem variado pouco nos últimos meses.

Ao que tudo indica é improvável que os preços dos imóveis disparem novamente, mas ao mesmo tempo o mercado imobiliário esta se estabilizando e sofrendo pequenas variações para mais e para menos.

Mesmo com a Copa do Mundo de Futebol e as expectativas elevadas dos proprietários quanto a uma possível valorização imobiliária, a palavra de ordem até o momento é ESTABILIDADE, ao que tudo indica é improvável que os preços dos imóveis disparem novamente, o mercado imobiliário esta se estabilizando e sofrendo pequenas variações para mais e para menos.

Crescimento nos Preços dos Imóveis Brasileiros

Confira o comparativo dos gráficos elaborados pelo FipeZap:

O primeiro gráfico mostra a variação do aumento de preços imobiliários entre outubro de 2010 e junho de 2014, um crescimento geral de 83,3% durante este período.

Preço dos Imóveis Aumento

Mas, ao analisar o gráfico entre junho de 2013 e junho de 2014, um ano, a variação no preço dos imóveis foi de apenas 10,8% mostrando que o mercado imobiliário que sofreu um supercrescimento nos anos anteriores já começa a se estabilizar.

Imóveis 2014

Por fim, os últimos meses entre dezembro de 2013 e junho de 2014, onde o aumento nos preços dos imóveis ficou em apenas 4%, abaixo do esperado e confirmando a tendência de estabilidade do mercado imobiliário no Brasil.

Mercado de Imóveis 2014

Preço do M² das Cidades Brasileiras

Conforme pesquisa da FipeZap estes são os preços dos imóveis em algumas das principais cidades do Brasil:

m² 2014
Imagem Reprodução/ Fonte: Blog Zap Imóveis

O Rio de Janeiro fica no topo da lista com um preço médio de R$10.609,00 o m², bem acima da média nacional que é de R$ 7.494,00, enquanto Porto Alegre, Vitória e Salvador tem os menores preços entre as capitais.

 

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Adicionar Comentário

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.