Piso de Porcelanato Líquido: O que é, como faz, fotos e modelos!

Hoje vamos falar do piso mais querido e desejado dos últimos tempos, aquele piso que tem tanto brilho, mais tanto brilho que chega a ser espelhado, que as pessoas costumam chamar de porcelanato líquido e que obviamente não tem nada de porcelanato, mas é liquido então tá valendo!

piso de resina epoxi

Se você quer ter um piso desses na sua casa ou apartamento continue acompanhando esse artigo porque tem muita informação importantíssima que você tem que saber antes de contratar uma empresa para fazer o tal do piso de porcelanato líquido pra você.

Eu sempre falo, vai investir na sua casa, faça o negócio direito, caso contrário depois é você vai ter que ficar convivendo com a escolha errada.

Acabamentos do Piso de Porcelanato Líquido

Um dos motivos desse piso ser altamente desejável são as opções de acabamentos e efeitos que se consegue com esse tipo de piso, é por isso que as pessoas amam.

piso de resina epoxi

O piso de porcelanato líquido ganhou esse apelido justamente porque com essa técnica é possível conseguir um piso totalmente espelhado, liso, uniforme e fácil de limpar. Ele pode ser em cores sólidas, como o branco, preto, marrom, azul, vermelho, amarelo, verde, etc.

piso de resina branco

Ou pode ser transparente e é ai que a brincadeira começa. Porque ele permite a aplicação sobre outros pisos e até sobre adesivos, ou seja, é possível imprimir um adesivo em altíssima qualidade, aplicar no chão e cobrir com resina autonivelante transparente e ter a estampa que quiser.

Tipo esse exemplo ridículo abaixo, onde a pessoa resolveu adesivar um peixe no chão. Fazer o que? Né!

porcelanato liquido 3d

Algumas pessoas aplicam com adesivos em 3D com a técnica trompe l’oeil, que é uma técnica artística com truques de perspectiva, fazendo com que o ambiente pareça ter continuidade. Essa técnica artística era usada desde o período grego, ficou famosa no período barroco e agora está ressurgindo.

Com os pisos de porcelanato líquido, ou pisos resinados é possível recriar essa técnica em qualquer ambiente da casa. Porém, eu queria ressaltar que o fato de ser possível não quer dizer que seja recomendado. – Eu não recomendo!

piso 3d em resina epoxi

A resina transparente também permite a aplicação sobre outros objetos como moedas, granulados de pedras, é possível adicionar glitter e fazer um piso escandalosamente fashion também.

porcelanato liquido com purpurina

Os aplicadores mais experientes misturam mais de uma cor de resina e criam pisos artísticos marmorizados, com efeitos abstratos. Enfim, é um piso que permite inúmeras possibilidades de acabamentos.

Porque você nunca ouviu falar desse piso antes?

Esse piso não é novidade, os pisos de resina já era muito utilizado pela indústria farmacêutica, cosmética, alimentícia, em hospitais, garagens, enfim em grandes edificações que necessitam de pisos resistentes e que não tivessem juntas que acumulassem sujeira. Chamados também de pisos monolíticos.

resina epóxi sobre piso de cimento

O que mudou é que os fabricantes perceberam uma oportunidade de mercado e começaram a incentivar o uso desse tipo de piso em ambientes residenciais, em uma escala menor e hoje já existem produtos para o uso residencial e também mais mão de obra especializada a um custo acessível para todos.

Pois, até poucos anos atrás a execução dos pisos de resina epóxi eram executados apenas por grandes empresas. Hoje é fácil e encontrar os produtos, a mão de obra ainda é especializada, mas é fácil de encontrar e todos podem revestir o piso da sua casa com resina autonivelante desde que tomem certos cuidados.

O que é o Porcelanato Líquido afinal?

Apesar do nome popular Porcelanato Liquido, esse piso não tem nada de porcelanato, já que o porcelanato é um piso cerâmico, mas as pessoas costumam chamar de porcelanato liquido, porque associam o fato de lembrar um piso de porcelanato de alto brilho e porque o porcelanato possui juntas mínimas de dilatação, então a percepção visual é a um piso único.

piso de resina autonivelante

O porcelanato líquido também consegue um alto brilho, só que realmente não possui juntas, ele é feito de resina. As resinas mais utilizadas para fazer o piso de porcelanato líquido são: a resina epóxi e a resina de poliuretano.

O termo correto para chamar esse piso seria piso monolítico de resina, piso de resina ou ainda piso de resina autonivelante. São 3 termos que podem ser usados para descrever o mesmo tipo de piso, porque ele é monolítico, é autonivelante, é de resina e é líquido. Só não é porcelanato.

piso de resina sobre madeira

Piso Monolítico: Quando o piso é formado de um material que não apresenta junta, ou seja, ele é uma peça inteira sem divisões, este é chamado de monolítico, os pisos monolíticos são muito utilizados em hospitais, pois em um piso tradicional as juntas acumulam microrganismos, então o piso monolítico permite uma limpeza 100% eficaz na eliminação de possíveis agentes contaminantes.

Piso Autonivelante: O próprio nome já diz o piso se auto nivela nas superfícies em que é aplicado, portanto mesmo que o piso tenha pequenos desníveis, por isso permite a aplicação sobre outros pisos: cerâmico, cimento queimado, pedra, etc.

Como é Aplicado o Porcelanato Líquido?

O porcelanato líquido é uma resina autonivelante de epóxi, ou seja, ele se nivela sozinho quando colocado sobre outro piso, e é utilizado um rodo para facilitar a aplicação do produto. A resina epóxi é encontrada em diversas cores, inclusive transparente que possibilita a combinação com outros materiais, por exemplo, adesivos, pedras, glitter, etc.

A resina epóxi vem dividida em 3 produtos: o primeiro deles é a resina propriamente dita, o segundo é um componente endurecedor e o terceiro é uma carga autonivelante, esses produtos tem que ser misturados antes de aplicar.

fazer porcelanato liquido

Lembrando que existe também o piso de porcelanato líquido de resina de poliuretano, que leva uma aplicação diferente, neste caso o piso deve estar totalmente nivelado, pode ser usado tanto nas áreas internas ou externas e sobre outros pisos. Só que neste caso a aplicação é feita com rolo, como se você estivesse realmente pintando o piso. Tem menos opções de cores, só branco, bege e cinza, não existe a opção transparente.

como fazer porcelanato liquido

Ainda neste post vai ter o passo a passo de cada um dos tipos de pisos de porcelanato líquido: resina de epóxi e o de poliuretano. E os cuidados necessários durante a aplicação e a utilização.

Porcelanato Líquido de Resina Epóxi – Passo a Passo

Veja o mini curso da empresa Solepoxy Revestimentos, que ensina que materiais você vai precisar para aplicar a resina epóxi autonivelante, como fazer passo a passo o piso de porcelanato líquido e os cuidados necessários para evitar bolhas e defeitos no seu piso!

Observando que é antes de fazer o piso de porcelanato líquido é necessário preparar o local antes, limpar, eliminar partículas de poeira e impermeabilizar o chão que irá receber a resina.

A espessura da resina pode variar entre 1 mm até 5 mm, tudo vai depender da base sobre  a qual a resina será aplicada, se a base for lisa, com alinhamento uniforme, a espessura da resina pode ser de 1 mm. Já se a aplicação for feita sobre outro piso com desníveis maiores a espessura pode ser maior e isso demanda mais produto.

ideias para porcelanato liquido

Espero ter contribuído com esse artigo sobre pisos de porcelanato líquido, qualquer dúvida postem nos comentários abaixo. Um grande abraço e espero que tenham sucesso e deixem a casa linda com os pisos de resina epóxi.

Só por favor…. bom senso! Nada de mandar fazer o adesivo da família estampar no piso, porque depois todas as pessoas que te visitarem irão pisar sobre vocês!

E também evitem imagens de praia, golfinho, flores, nada de imagens pesadas que farão seu piso parecer um quadro, porque vai deixar o ambiente poluído. Piso tem que ser neutro, porque o que merece destaque são os móveis e as coisas que estão na altura dos olhos.

Olha que terror esse golfinho na sala de estar. Vê se isso tem cabimento? Não! Perto da lareira ainda, piorou.

piso em 3d

Dito isso, o meu desejo de que seu piso fique lindíssimo, como esses abaixo.

Ideias de Pisos de Porcelanato Líquido

Confira algumas fotos e ideais decentes para planejar o seu piso de porcelanato líquido!

Piso de porcelanato líquido com desenho abstrato em tons de rosa.

Piso de resina em tons de rosa

Piso de porcelanato líquido com efeito marmorizado.

piso de resina imitando mármore

Piso de porcelanato líquido sobre pedras.

resina epóxi sobre pedra

Piso fosco em resina epóxi.

piso em resina fosco

Piso de resina epóxi com acabamento marmorizado na cor turquesa.

porcelanato líquido turquesa

E na dúvida aposte em cores sólidas, neutras que combinam mais facil com móveis, cortinas e com as cores da sua parede.

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

1 Comentário

  • Este piso é uma tendencia no Brasil.
    Ainda não faço este trabalho, pois preciso me qualificar antes, fazer o curso de aplicação e mãos a obra.
    Obrigado Fernanda, seu site é fenomenal.

190 Vida Low Carb

Categorias

Siga o ArquiDicas

Tem um monte de conteúdo legal em todos os nossos canais. Siga e receba as melhores dicas para Casa e Jardim.