Piso de Porcelanato Líquido: O que é, como faz, fotos e modelos!

Hoje vamos falar do piso mais querido e desejado dos últimos tempos, aquele piso que tem tanto brilho, mais tanto brilho que chega a ser espelhado, que as pessoas costumam chamar de porcelanato líquido e que obviamente não tem nada de porcelanato, mas é liquido então tá valendo!

piso de resina epoxi

Se você quer ter um piso desses na sua casa ou apartamento continue acompanhando esse artigo porque tem muita informação importantíssima que você tem que saber antes de contratar uma empresa para fazer o tal do piso de porcelanato líquido pra você.

Eu sempre falo, vai investir na sua casa, faça o negócio direito, caso contrário depois é você vai ter que ficar convivendo com a escolha errada.

Acabamentos do Piso de Porcelanato Líquido

Um dos motivos desse piso ser altamente desejável são as opções de acabamentos e efeitos que se consegue com esse tipo de piso, é por isso que as pessoas amam.

piso de resina epoxi

O piso de porcelanato líquido ganhou esse apelido justamente porque com essa técnica é possível conseguir um piso totalmente espelhado, liso, uniforme e fácil de limpar. Ele pode ser em cores sólidas, como o branco, preto, marrom, azul, vermelho, amarelo, verde, etc.

piso de resina branco

Ou pode ser transparente e é ai que a brincadeira começa. Porque ele permite a aplicação sobre outros pisos e até sobre adesivos, ou seja, é possível imprimir um adesivo em altíssima qualidade, aplicar no chão e cobrir com resina autonivelante transparente e ter a estampa que quiser.

Tipo esse exemplo ridículo abaixo, onde a pessoa resolveu adesivar um peixe no chão. Fazer o que? Né!

porcelanato liquido 3d

Algumas pessoas aplicam com adesivos em 3D com a técnica trompe l’oeil, que é uma técnica artística com truques de perspectiva, fazendo com que o ambiente pareça ter continuidade. Essa técnica artística era usada desde o período grego, ficou famosa no período barroco e agora está ressurgindo.

Com os pisos de porcelanato líquido, ou pisos resinados é possível recriar essa técnica em qualquer ambiente da casa. Porém, eu queria ressaltar que o fato de ser possível não quer dizer que seja recomendado. – Eu não recomendo!

piso 3d em resina epoxi

A resina transparente também permite a aplicação sobre outros objetos como moedas, granulados de pedras, é possível adicionar glitter e fazer um piso escandalosamente fashion também.

porcelanato liquido com purpurina

Os aplicadores mais experientes misturam mais de uma cor de resina e criam pisos artísticos marmorizados, com efeitos abstratos. Enfim, é um piso que permite inúmeras possibilidades de acabamentos.

Porque você nunca ouviu falar desse piso antes?

Esse piso não é novidade, os pisos de resina já era muito utilizado pela indústria farmacêutica, cosmética, alimentícia, em hospitais, garagens, enfim em grandes edificações que necessitam de pisos resistentes e que não tivessem juntas que acumulassem sujeira. Chamados também de pisos monolíticos.

resina epóxi sobre piso de cimento

O que mudou é que os fabricantes perceberam uma oportunidade de mercado e começaram a incentivar o uso desse tipo de piso em ambientes residenciais, em uma escala menor e hoje já existem produtos para o uso residencial e também mais mão de obra especializada a um custo acessível para todos.

Pois, até poucos anos atrás a execução dos pisos de resina epóxi eram executados apenas por grandes empresas. Hoje é fácil e encontrar os produtos, a mão de obra ainda é especializada, mas é fácil de encontrar e todos podem revestir o piso da sua casa com resina autonivelante desde que tomem certos cuidados.

O que é o Porcelanato Líquido afinal?

Apesar do nome popular Porcelanato Liquido, esse piso não tem nada de porcelanato, já que o porcelanato é um piso cerâmico, mas as pessoas costumam chamar de porcelanato liquido, porque associam o fato de lembrar um piso de porcelanato de alto brilho e porque o porcelanato possui juntas mínimas de dilatação, então a percepção visual é a um piso único.

piso de resina autonivelante

O porcelanato líquido também consegue um alto brilho, só que realmente não possui juntas, ele é feito de resina. As resinas mais utilizadas para fazer o piso de porcelanato líquido são: a resina epóxi e a resina de poliuretano.

O termo correto para chamar esse piso seria piso monolítico de resina, piso de resina ou ainda piso de resina autonivelante. São 3 termos que podem ser usados para descrever o mesmo tipo de piso, porque ele é monolítico, é autonivelante, é de resina e é líquido. Só não é porcelanato.

piso de resina sobre madeira

Piso Monolítico: Quando o piso é formado de um material que não apresenta junta, ou seja, ele é uma peça inteira sem divisões, este é chamado de monolítico, os pisos monolíticos são muito utilizados em hospitais, pois em um piso tradicional as juntas acumulam microrganismos, então o piso monolítico permite uma limpeza 100% eficaz na eliminação de possíveis agentes contaminantes.

Piso Autonivelante: O próprio nome já diz o piso se auto nivela nas superfícies em que é aplicado, portanto mesmo que o piso tenha pequenos desníveis, por isso permite a aplicação sobre outros pisos: cerâmico, cimento queimado, pedra, etc.

Como é Aplicado o Porcelanato Líquido?

O porcelanato líquido é uma resina autonivelante de epóxi, ou seja, ele se nivela sozinho quando colocado sobre outro piso, e é utilizado um rodo para facilitar a aplicação do produto. A resina epóxi é encontrada em diversas cores, inclusive transparente que possibilita a combinação com outros materiais, por exemplo, adesivos, pedras, glitter, etc.

A resina epóxi vem dividida em 3 produtos: o primeiro deles é a resina propriamente dita, o segundo é um componente endurecedor e o terceiro é uma carga autonivelante, esses produtos tem que ser misturados antes de aplicar.

fazer porcelanato liquido

Lembrando que existe também o piso de porcelanato líquido de resina de poliuretano, que leva uma aplicação diferente, neste caso o piso deve estar totalmente nivelado, pode ser usado tanto nas áreas internas ou externas e sobre outros pisos. Só que neste caso a aplicação é feita com rolo, como se você estivesse realmente pintando o piso. Tem menos opções de cores, só branco, bege e cinza, não existe a opção transparente.

como fazer porcelanato liquido

Ainda neste post vai ter o passo a passo de cada um dos tipos de pisos de porcelanato líquido: resina de epóxi e o de poliuretano. E os cuidados necessários durante a aplicação e a utilização.

Porcelanato Líquido de Resina Epóxi – Passo a Passo

Veja o mini curso da empresa Solepoxy Revestimentos, que ensina que materiais você vai precisar para aplicar a resina epóxi autonivelante, como fazer passo a passo o piso de porcelanato líquido e os cuidados necessários para evitar bolhas e defeitos no seu piso!

Observando que é antes de fazer o piso de porcelanato líquido é necessário preparar o local antes, limpar, eliminar partículas de poeira e impermeabilizar o chão que irá receber a resina.

A espessura da resina pode variar entre 1 mm até 5 mm, tudo vai depender da base sobre  a qual a resina será aplicada, se a base for lisa, com alinhamento uniforme, a espessura da resina pode ser de 1 mm. Já se a aplicação for feita sobre outro piso com desníveis maiores a espessura pode ser maior e isso demanda mais produto.

ideias para porcelanato liquido

Espero ter contribuído com esse artigo sobre pisos de porcelanato líquido, qualquer dúvida postem nos comentários abaixo. Um grande abraço e espero que tenham sucesso e deixem a casa linda com os pisos de resina epóxi.

Só por favor…. bom senso! Nada de mandar fazer o adesivo da família estampar no piso, porque depois todas as pessoas que te visitarem irão pisar sobre vocês!

E também evitem imagens de praia, golfinho, flores, nada de imagens pesadas que farão seu piso parecer um quadro, porque vai deixar o ambiente poluído. Piso tem que ser neutro, porque o que merece destaque são os móveis e as coisas que estão na altura dos olhos.

Olha que terror esse golfinho na sala de estar. Vê se isso tem cabimento? Não! Perto da lareira ainda, piorou.

piso em 3d

Dito isso, o meu desejo de que seu piso fique lindíssimo, como esses abaixo.

Ideias de Pisos de Porcelanato Líquido

Confira algumas fotos e ideais decentes para planejar o seu piso de porcelanato líquido!

Piso de porcelanato líquido com desenho abstrato em tons de rosa.

Piso de resina em tons de rosa

Piso de porcelanato líquido com efeito marmorizado.

piso de resina imitando mármore

Piso de porcelanato líquido sobre pedras.

resina epóxi sobre pedra

Piso fosco em resina epóxi.

piso em resina fosco

Piso de resina epóxi com acabamento marmorizado na cor turquesa.

porcelanato líquido turquesa

E na dúvida aposte em cores sólidas, neutras que combinam mais facil com móveis, cortinas e com as cores da sua parede.

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Comentários

  • Este piso é uma tendencia no Brasil.
    Ainda não faço este trabalho, pois preciso me qualificar antes, fazer o curso de aplicação e mãos a obra.
    Obrigado Fernanda, seu site é fenomenal.

  • Tenho dúvidas sobre o “porcelanato líquido” , quais são os cuidados no dia a dia e a longo prazo, será que fica marcado o caminho de trânsito das pessoas de casa?

    • Com certeza nos locais onde o trânsito de pessoas é maior perderá o brilho. Imagine você chegando da rua, por mais que limpe os sapatos no tapete sempre ficará resíduos de areia no solado. A resina em si não é como o esmalte de uma cerâmica ou de um porcelanato que tem uma maior resistência a arranhões. De fato o produto é show de bola porém, existe esses detalhes que devem ser levado em consideração.

  • Excelente artigo!
    Muito bem explicado passo a passo.
    Eu já havia aplicado esse piso na Suíça e 2005 quando reformei uma usina de polissagem de relógios para Rolex.
    Lá eles o chamam de chapa líquida.
    Forte abraço e parabéns.

  • Bacana…otima explicação. ..esses desenhos no fundo …eu tava com um pouco d receio com eles…foi otimo essa explicação…eu to querendo fazer o curso ….e ja to ciente em alguns detalhes

    • Pode ser usada sobre qualquer piso por ser autonivelante, mas eu sugiro que você remova a Ardósia, pois é uma pedra que descasca com o tempo, principalmente se está sujeita a umidade. Então o ideal é remover a pedra por segurança.

    • Olá Sonia, ele fica muito liso tanto que é indicado somente para áreas internas da casa. Em Limeira eu encontrei a empresa VIPOXI vipoxi.com.br e a empresa Limer porcelanatoliquidolimer.com.br. Faça um orçamento com elas e verifique os trabalhos anteriores, antes de contratar o serviço para ver se o trabalho dessas empresas é de qualidade, pois pessoalmente eu não conheço o serviço delas. Um abraço e que sua casa fique linda!

    • Bom dia Sonia, eu sou aplicador de Porcelanato líquido, meu contato é 19 971554375

      Luciano Souza, Rio Claro SP

  • Eu fiz o curso amei … mas gostaria de saber onde encontro os matérias para comprar e vou investir nesse mercado

    • Excelente tarde!! Nós vendemos todos os produtos necessários e ferramentas. Caso tenha interesse, estamos à disposição no número: 62 9 8425-3137 (whatsapp)
      Agradeço a atenção.
      Att,
      Polyana Azevedo

  • Oi Fernanda tudo bem?
    Me interessei pelo piso, achei maravilhoso mas, tenho dúvida quanto a durabilidade e se existe “os contras” com relação ao piso. Vi vantagens como ser fácil para limpar, brilhante, porém , se existe alguma desvantagem gostaria de saber. Pode me informar, por favor?

  • Olá tudo bem gostaria de saber em quais tipos de materiais pode ser aplicado pois só assisto vídeos de aplicação sobre cerâmica pode ser aplicado sobre piso só desempenado

    • Ola Erci, Só não indicamos a aplicação em pisos que possam se soltar com o tempo, exemplo piso de madeira. Caso você tenha um ambiente com o contra piso irregular não tem problema, pois antes da instalação é feito tudo um preparo para deixar seu piso liso e assim aplicar o porcelanato líquido.

      att
      http://www.hgepoxi.com.br

  • gente, me ajuda, eu comprei pisos iguais para minha sala e cozinha mas agora estou arrependida, se eu colocar porcelanato liquido so na sala fica bom? ai o que eu comprei colocarei so na cozinha..

  • Adorei a reportagem.
    Gostaria de saber se algum destes pisos poderia ser utilizado em uma garagem, parte coberta, parte descoberta e parte rampa.

    • Olá Marta, para garagem tanto coberta, mas principalmente descoberta não é recomendado aplicar o percelanto líquido a base de Epoxi e Sim realizar uma Pintura em PU (Poliuretano), pois o epoxi com o sol, chuva amarela com o tempo, já a pintura poliuretano dá um brilho bacana e é mais resistente.

      att

      http://www.hgepoxi.com.br

  • Boa tarde!!!
    Li gostei e quero saber se para Terraço com piso ainda grosso é possível aplicar , no terraço terraço apesar de coberto entra muita chuva pelos lados, isso destruiria o chão depois de zplicado e seco.
    Onde encontro profissionais no RJ e cursos no Rj .
    Obrigada.

  • ADOREI ESSA EXPLANAÇÃO DO PORCELANATO LIQUIDO, VOU APLICAR NA MINHA
    CASA, VAI SER O LABORATÓRIO DO PEDREIRO QUE FARÁ O CURSO.
    ÓTIMAS DICAS DE ESCOLHA, DECORAÇÃO E ONDE APLICAR.
    GRATA.

    • Olá Artur, mesmo tendo um aspecto emborrachado, eu indico usar um piso que seja antiderrapante nas áreas externas, como blocos de concreto que são práticos de limpar. O porcelanato líquido é melhor na área interna da casa.

    • Oi Artur, mesmo tendo um aspecto emborrachado, eu indico usar um piso que seja antiderrapante nas áreas externas, como blocos de concreto que são práticos de limpar. O porcelanato líquido é melhor na área interna da casa.

  • Muito bacana este tipo de piso, aqui na minha região ainda está pouco difundido, vou começar a me aprofundar!

  • Bom dia Fernanda,

    Você tem indicação para instaladores ou empresas especializadas em São Paulo?
    Tem uma média do valor para essa produto?

    • Bom dia Monize, nós da HGepoxi realizamos a instalação do Porcelanato Líquido, não há um custo exato por m2, pois dependerá muito do estado do piso a ser aplicado. Antes da aplicação do Porcelanato Liquido é feito todo estudo sobre a necessidade do tratamento do piso a ser aplicado, pois por ser um piso monolítico (Sem Rejunte) qualquer imperfeição do piso pode aparecer após instalação.
      Qualquer dúvida estamos a disposição (11) 3854 1312.

  • Boa tarde Fernanda. Como vai? Você escreve no post que este tipo de piso pode ser usado em todos os ambientes da casa, mas que você não recomenda; porquê?

  • EXISTE ALGUMA REGULAMENTAÇÃO NACIONAL OU INTERNACIONAL SOBRE TAL SERVIÇO.TIVE A CURIOSIDADE PORQUE SOU TECNICO EM SEGURANAÇA DO TRABALHO E TRABALHO COM ESSE CURSO EM MINHAS PESQUISAS FUI INFELIZ E NAO ENCONTREI TAL RELAÇÃO COMA S LEIS BRASILEIRAS.

  • Boa noite,

    É possível aplicar esse produto em cima do próprio porcelanato, que não ficou com um rejunte legal?

  • Boa noite, estou reformando a minha casa, vou colocar novo piso porcelanato em cima da cerâmica que já existe, mas eu me interessei mais pelo porcelanato liquido mas eu gostaria de fazer este serviço porque a mão de obra está muito caro, existe uma forma da gente fazer este trabalho?, onde eu encontro estes produtos,
    se caso eu realizar a mão de obra tem alguma coisa especial, pois o meu filho disse que eu tenho de usar um calçado próprio?

  • Olá, trabalho com vários tipos de pisos sem rejunte, também com pinturas comuns e industriais.
    Página no Facebook Color piso3D.
    21 979271855
    Obs: Não é fácil aplicação. A maioria dos cursos, os professores se quer tem experiência em trabalhos em obras!!! Profissão rara no Brasil
    Sim… O futuro é Porcelanato Líquido

  • Não tem rejunte, difícil aplicação, efeitos incríveis, cores espetaculares, visão de lugar mais amplo, não tem quebra quebra, leve, resistente, fácil limpeza, impermeável!!!
    21 979271855
    Qualquer dúvida podem entrar em contato, pois estou aqui para ajudar. Sou profissional de pintura epóxi também

  • É fantástica a gama de possibilidades de se compor ambientes diferenciados.
    Você tem alguma indicação de quem pode fazer a aplicação deste piso?

  • Olá a HGepoxi Revestimentos trabalha na aplicação de porcelanato líquido ou autonivelante para piso. Estamos em São Paulo e podemos desenvolver um lindo trabalho para sua Residência, Escritório ou Galpão…
    Com profissionais de 25 anos de mercado HGepóxi Revestimentos trabalha com as melhores soluções para seu negócio, com eficiência e qualidade.

    Acesse nosso site: www hgepoxi com br

  • Fernanda,

    Obrigada pelas dicas! Fui apresentada hoje a este produto e vim até aqui para pesquisar.

    Estou bastante informada, mas gostaria de saber quais são as contra indicações deste produto para a saúde. E quando eu quiser remover, como é que faço?

    Francisca

  • Olá pessoal,
    Sobre os preços de Aplicação.
    Estamos cobrando por MÃO DE OBRA a partir de agora, ou seja, o cliente compra o material em alguns lugares que indicamos ou que ele gostaria. Fazendo com que isso saia bem mais em conta e garantindo o cliente estar com o material diretamente na casa ou local de aplicação.
    Ex: Preços variam a partir de 50 reais a mão de obra m2 para uma área de 20 metros.
    Abaixo de 20 metros será a partir de 80 reais m2
    Obs: banheiros a partir de 150 o M2 da mão de obra.
    Promoção valida até o final de agosto.
    Os valores podem mudar dependendo do estado do chão a ser colocado e dificuldade.
    50% na entrada e o restante na entrega.
    (21) 979271855
    e-mail de contato
    [email protected]

  • APLICARAM PORCELANATO LÍQUIDO NA MINHA COZINHA, LAVANDERIA E BANHEIROS, MAS FIQUEI DECEPCIONADO, POIS FICOU CHEIO DE BOLHINHAS QUE DEPOIS ESTOURARAM E ORIGINANDO PEQUENOS BURAQUINHOS, E AINDA FICARAM COMO SE ESTIVESSEM COM PEDRINHAS POR BAIXO. SERÁ QUE FOI FALHA DO APLICADOR, AO MISTURAR OS PRODUTOS OU ELE NÃO USOU ALGUM QUE DEVERIA TER USADO ?

  • Como faço para comprar o adesivo, tenho vontade por no banheiro, mas queria um adesivo igual ao da parede( calacato oro ceusa) se tiver mais adesivos bonitos, gentileza enviar-me.
    grata,
    losangela

  • Em pisos marmorizados também se usa adesivo de fundo? E os adesivos tem que ser próprios?

    • Olá Marcos, depende, pode-se usar adesivos, mas, existe uma técnica de aplicação que deixa o piso com aspecto marmorizado. Utilizando diversas preparações de porcelanato líquido com cores contrastantes. Claro que para isso procure um profissional que já tenha feito esse trabalho, busque referências e confira as fontes. Para garantir que o trabalho seja de qualidade.

    • Oi José, peço que você entre em contato com o suporte do curso que eles devem ver a questão do seu login de acesso e caso se sinta prejudicado peça o reembolso que é a própria plataforma de pagamento faz o estorno. É a primeira vez que isso acontece, o produto é de um parceiro nosso e queremos que você tenha uma boa experiência ao adquirir ele. Um abraço.

  • Boa noite, poderia me informar se este tipo de piso em porcelanato liquido é liso, escorregadio?

    Ele pode ser utilizado em garagens,pois tem resistência exemplo PEI de pisos de alta circulação?

    Obrigado, aguardo seu retorno!

    • Olá Fabian, o piso de epóxi como é chamado também é muito usado em garagens, ele tem uma textura “emborrachada” então não é liso como o porcelanato, mas é necessário pesquisar em relação ao PEI. Confesso que não tenho está informação. Aqui em Curitiba shopping`s como Pátio Batel, Mueller utilizam esses pisos nas garagens. Um abraço.

  • Bom dia! fiquei muito satisfeita com as dúvidas que tinha a respeito deste revestimento, ficou apenas uma. Se caso cair algo pontiagudo ou pesado, ele pode descascar ou furar como acontece com pisos de cerâmica ?

    • Olá Elisangela, não, ele não fura, como se trata de uma “tinta especial” ele pode descascar caso não seja feita a aplicação adequada, porém, este piso é muito usado em pisos de fábrica, cozinhas industriais, garagens que são locais por onde circulam equipamentos pesados, locais que são constantemente lavados, ou seja são de grande resistência. Outro ponto na aplicação é usar o equipamento correto para evitar a formação de bolhas. Espero ter eliminado a última dúvida, um abraço.

    • Oi Elisangela, não, ele não fura, como se trata de uma “tinta especial” ele pode descascar caso não seja feita a aplicação adequada, porém, este piso é muito usado em pisos de fábrica, cozinhas industriais, garagens que são locais por onde circulam equipamentos pesados, locais que são constantemente lavados, ou seja são de grande resistência. Outro ponto na aplicação é usar o equipamento correto para evitar a formação de bolhas. Espero ter eliminado a última dúvida, um abraço.

  • após a aplicação do porcelanato,quais os produtos que não poderão ser usado no mesmo,tipo,detergente,sabão,desinfetante etc?????




Categorias

Siga o ArquiDicas

Tem um monte de conteúdo legal em todos os nossos canais. Siga e receba as melhores dicas para Casa e Jardim.