Plantas de Casas Pequenas

plantas de casas pequenas

Esses dias eu postei um artigo sobre plantas de casas onde eu detalhei como funciona a elaboração de uma planta baixa de acordo com o terreno, com a orientação solar, enfim, como os arquitetos estudam o terreno para desenvolver a planta residencial.

Um artigo bem legal, em que eu mostrei diferentes plantas de casas pequenas, casas modernas, casas térreas, sobrados, cada uma delas com um estilo e com uma configuração diferente de planta de acordo com cada terreno, terrenos em desnível, terrenos planos, estreitos e amplos.

planta de casa pequena

Hoje eu resolvi fazer esse post aqui sobre plantas de casas pequenas onde eu trouxe exemplos reais de projetos de casas que foram construídas e projetadas por arquitetos de várias partes do mundo.

São modelos casas com projetos bem resolvidos que procuraram aproveitar as qualidades e limitações dos lotes onde foram inseridas.

Então venha comigo e confira as plantas e fotos dessas casas pequenas e modernas.

Plantas de Casas com 1 Quarto

Casa APH80

O primeiro projeto é uma casa compacta, na verdade é uma casa que pode ser transportada com a ajuda de um caminhão e foi projetada na Espanha, pela ÁBATON Arquitetura em 2013, batizada de APH80.

Ela tem três ambientes inseridos em 27 m², um quarto de casal, cozinha e sala de estar integradas e ainda o banheiro. Apesar de ser uma casa pequena o pé-direito interno mede cerca de três metros de altura o que evita a sensação de estar em um espaço sufocado.

Sua planta é bem simples com as áreas molhadas (cozinha e banheiro) de um lado e as áreas secas (sala e quarto) do outro.

Casa 1220

Este segundo projeto é brasileiro, localizado em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Desenvolvido pelo arquiteto Alex Nogueira em 2013. É uma casa simples e bonita com todos os ambientes integrados, quarto, cozinha, sala de estar e jantar, somente o banheiro fica isolado.

A fachada da casa possui um fechamento em brises metálicos que controlam a luz e mantem a privacidade do morador, já nos fundos a casa se abre para o jardim com uma ampla janela de vidro.

A casa 1220, como é chamado o projeto, foi construída sobre duas vigas de baldrame que se sobressaem do nível da rua, deixando a casa elevada longe da umidade do solo e criando uma leveza visual do volume arquitetônico.

Small House

A próxima planta de casa pequena é chamada de Small House, um projeto australiano do arquiteto Domenic Alvaro, ela foi construída em 2010 nos limites de um terreno de esquina – lembrando que aqui no Brasil as legislações construtivas geralmente exigem um recuo mínimo obrigatório – e para aproveitar as dimensões reduzidas do lote as plantas se dividem em 4 pavimentos e uma cobertura ajardinada com mezanino.

Casa SMPW

Para fechar a seleção de plantas de casas com 1 quarto eu escolhi mais um projeto brasileiro chamado Casa SMPW do escritório de arquitetura LAB606, a casa fica localizada em Brasília em um terreno amplo e plano.

Os materiais usados são simples e foram deixados aparentes criando uma textura natural de blocos de concreto. Contrastando com os brises metálicos vermelhos que protegem a frente e a lateral da casa dos raios diretos do sol.

A planta do pavimento superior é maior para fazer sombra nos ambientes térreos e também criar uma cobertura para a garagem. Afinal o clima no centro oeste brasileiro é quente e seco.

Para ampliar a ventilação interna os espaços são integrados e o pé-direito da sala de estar é duplo, no pavimento superior fica o único quarto que é aberto para esse pé-direito.

Plantas de Casas com 2 Quartos

Confesso que eu queria escolher 4 plantas de casas para cada subgrupo, mas não resisti tinha escolhido vários projetos de casas com 2 quartos, reduzi para 6 e como uma boa geminiana fiquei indecisa sobre quais seriam os escolhidos.

Consegui eliminar só um da lista e para equilibrar reduzi para 3 projetos de plantas de casas com 3 quartos. Sacanagem, mas você vai ver que essas plantas de casas com 2 quartos são bem legais.

The Shed

O primeiro projeto é para você não achar que precisa gastar uma fortuna para construir, ele não é uma casa nova e sim um projeto de reforma que transformou um galpão velho com 74 m² em uma casa fantástica com dois quartos mantendo a mesma estrutura e adicionando um mezanino interno para os quartos, totalizando 99 m² ao final da reforma.

O nome do projeto é The Shed localizado na Austrália, projeto de 2013 do arquiteto Richard Peters.

Brillhart House

O segundo projeto de casas pequenas com dois quartos é uma residência de praia, mais precisamente em Miami, EUA. O nome do projeto é Brillhart House, criada pela Brillhart Arquitetura.

Enquanto alguns projetos de arquitetura criam uma estrutura um pouco mais recuada da fachada para manter a fachada livre e consegui instalar vidros retráteis de fora a fora, este projeto faz exatamente o oposto.

Traz a estrutura de madeira para a fachada com amplas porta-janelas venezianas que protegem a o interior da ação direta dos raios solares. E deixa as amplas janelas de correr envidraçadas recuadas á sombra, criando uma área intermediária por onde o ar circula e refresca a casa.

Sua planta é simples, térrea, onde de um lado ficam as áreas sociais: cozinha, salas e lavabo. E do outro lado ficam as áreas privativas, duas suítes.

El Refugio

Saímos dos países de língua inglesa e vamos para Espanha em uma casa de três quartos denominada El Refugio, projeto do escritório de arquitetura NOEM. Uma casa pequena pré-fabricada com 96 m² e instalada sobre uma base de pedras.

A planta também é muito simples na frente ficam a cozinha integrada com a salas e na parte de trás dois quartos e um banheiro. Não existe corredor entre a área privada e social, toda a metragem é aproveitada com área útil na planta e toda a parte hidráulica fica em uma torre única de abastecimento, reduzindo as despesas com a compra de tubulações.

O acesso é pela lateral onde existe uma varanda com pérgolas que durante o verão protegem a fachada lateral do sol e que no inverno pode ser retraída para garantir mais luminosidade e aquecimento.

Compact Karst House 

O quarto projeto é uma casa ultra pequena, mas que ainda sim tem dois quartos, o projeto é muito simples, absurdamente simples, uma verdadeira casa minimalista. A sua forma estruturada em concreto armado imita uma casa com telhado, mas sem precisar das tesouras dos telhados.

Seu nome é Compact Karst House, projeto do escritório de arquitetura Dekleva Gregorič, esse nome complexo é porque a casa fica na Eslovênia no Leste Europeu.

Em seu interior todas as divisões são feitas de chapas de madeira crua, inclusive a escada que forma a prateleira do escritório. Os quartos são iluminados por zenitais, aberturas na estrutura de concreto.

Stacking Green

E aqui está o projeto extra que eu não poderia deixar de mencionar, porque é uma tendência mundial devido a falta de espaço urbano os terrenos serem cada vez mais estreitos e compridos, por isso muitas plantas de casas tem que se adaptar a este formato, em São Paulo esse tipo de projeto está se tornando comum atualmente.

stack green terreno

Só que eu trouxe um exemplo lá do Vietnam, se chama Stacking Green do escritório de arquitetura Vo Trong Nghia.

A casa de 2 quartos foi projetada em um terreno com apenas 4 metros de frente (testada), por isso a opção foi trabalhar com plantas nos dois sentidos da palavra, plantas arquitetônicas e muitas plantas vegetais na fachada para trazer um pouco de verde.

Neste tipo de terreno, estreito e comprido, as casas são construídas coladas nas divisas laterais por isso só a iluminação tem que ser frontal e posterior, só que ao construir em toda a extensão do terreno mesmo com janelas de vidro do piso ao teto a luminosidade não é suficiente e o centro da casa fica escuro.

Por isso, se busca também a iluminação de cobertura, com vazios no meio das plantas que iluminam os ambientes.

Como a fachada tem janelas amplas à privacidade dos moradores não pode ficar exposta e este projeto encontrou a solução ideal, criar uma estrutura vazada com suporte para espécies de plantas na fachada frontal e posterior do projeto, veja na galeria de fotos como ficou a vista interna dos ambientes com essa solução.

Plantas de casas com 3 Quartos

Caroline Street

Aproveitando na sequência da casa anterior, eu resolvi incluir outro projeto de casa com terreno estreito só que dessa vez uma casa com dois pavimentos e um subsolo, mais uma casa australiana, projeto arquitetônico do escritório Architecton, que ganhou o nome da sua rua, Caroline Street.

Uma casa construída em concreto armado, mas com um acabamento refinado.

Logo ao acessar a casa por uma porta pivotante, no hall de entrada a marcação do piso e forro em duas cores separa a área de circulação da área de galeria de arte ao lado e conduz os convidados a seguir até os fundos onde ficam a cozinha e as salas integradas que são abertas para o jardim, que inclui lá no fundo do terreno uma pequena piscina.

Ainda na planta térrea logo na frente fica uma sala que serve de escritório com o lavabo ao lado.

No subsolo uma garagem para dois carros, lavanderia, adega e um quarto de armazenamento. Já o primeiro pavimento tem uma pequena sala de TV, íntima, com uma suíte máster com sacada na parte frontal do terreno, aos fundos dois quartos e um banheiro amplo com banheira.

Casa M11

A próxima casa também fica no Vietnam, a M11, projeto dos arquitetos da A21 Studio, um sobrado pequeno construído em blocos de concreto, tem uma proposta que mescla materiais com acabamento simples e materiais sem acabamento, deixando aparente a natureza dos materiais usados.

Na planta térrea da casa M11, é possível perceber que existem pequenos jardins fragmentados que permeiam o projeto.

A sala em “L” conta com um jardim de inverno no centro da planta que colabora para ampliar a iluminação natural que também ilumina e ventila a cozinha.

Na foto da sala de jantar é possível identificar uma parede revestida de cimento queimado ao fundo que é percebida como uma continuação do piso, sobre a qual esta um pequeno quadro budista. Logo atrás dessa parede fica a escada que leva ao segundo pavimento.

Na planta do primeiro pavimento onde esta escrito “void” são vazios entre os pavimentos, que permitem a entrada de luz e ventilação para todos os ambientes, uma sala íntima, uma suíte, um quarto infantil e um banheiro compõe os ambientes do primeiro pavimento. Já no pavimento superior fica uma academia, a lavanderia e uma sala de banho com banheira e vista para um jardim seco.

O projeto de interiores tem inspiração minimalista com mobiliário retilíneo, poucos detalhes, e apenas os móveis essenciais.

Pop-House

E para encerrar esse post um projeto francês sustentável chamado de Pop-House construído pela Multipod Studio, com 150 m² e três quartos.

Uma casa térrea com uma planta linear que comporta salas de estar e jantar integradas com a cozinha gourmet na parte central e nas laterais dois quartos, uma sala de TV e um banheiro de um lado e do outro um quarto com banheiro e uma pequena cozinha.

Toda a estrutura da casa foi feita com madeira compensada, OSB e painéis de isolamento térmico de Poliestireno Expandido, a execução do projeto da Pop-House levou apenas 4 dias e a construção precisou somente de parafusadeiras elétricas, pois o projeto é todo modular e construído sobre

Os materiais foram escolhidos por serem recicláveis, leves, de custo baixo e ainda por proporcionarem isolamento térmico ideal para as normas Passivhaus, de casas sustentáveis.

Veja o vídeo da construção da Pop-House.

Pop-Up House: the affordable passive house from Popup House on Vimeo.

 Espero que tenha gostado desse post e até o próximo, deixe seu comentário ou as suas dúvidas aqui em baixo, um grande abraço!

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Comentários

  • As fotos dos slides não estão passando 🙁 Provavelmente é pq vc usa o dropbox e o carousel será desativado

    • Obrigada Milene, valeu mesmo, vou ver isso ainda hoje é que estamos trabalhando no site atualmente e tem dado alguns bugs. Uma braço e espero que continue acompanhando nosso site que vai ter muita coisa nova em 2016.

  • Gostaria de ter uma ideia de como posso reconstruir uma casa que tem 3 quartos,1 sala comum e a cozinha contem uma dispensa separada pois entao gostaria de monta-la em cozinha americana e com um aspecto mais lindo

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.