Plantas de Casas Modernas

Olá, hoje vamos conhecer seis casas brasileiras, seus arquitetos e as informações sobre os projetos, são casas que foram projetadas e construídas nos últimos 10 anos, entre 2005 e 2015, não fazem parte da arquitetura modernista, mas sim da arquitetura contemporânea proposta pelos atuais arquitetos do Brasil.

E porque plantas de casas modernas feitas por arquitetos brasileiros? Pois os arquitetos brasileiros fazem ótimos projetos que não deixam a desejar em comparação com os arquitetos internacionais. No Brasil temos ótimos arquitetos e empresas de arquitetura que conhecem mais do que ninguém o clima regional, a cultura local e as leis que estabelecem os parâmetros construtivos do Brasil.

Lembrando que cada projeto arquitetônico é único, cada planta foi concebida a partir de um estudo de necessidades dos moradores, das condições ambientais do local e claro das legislações vigentes municipais, estaduais e nacionais a fim de possibilitar a averbação do imóvel e oferecer aos moradores espaços confortáveis para morar.

Se você quer saber mais sobre projetos arquitetônicos, ou sobre plantas de casas acesse os links em vermelho!

Casa Moderna 01

Casa BLM – ATRIA Arquitetos

plantas de casas modernas

A casa BLM é um projeto de 2015 da empresa ATRIA Arquitetos, localizada em Brasília. O projeto definido pelo cliente deveria conter uma biblioteca para abrigar sua coleção com cerca de 5 mil exemplares de livros, o espaço cultural para estudos e encontros literários era um setor de grande importância no projeto da casa BLM.

planta de casa moderna

Outra questão importante era a preservação das árvores do terreno, espécies típicas do cerrado que estabeleceram uma condicionante para o volume arquitetônico proposto e que ao invés de ser uma barreira, as árvores se tornaram as atrações estéticas da casa, sendo os volumes mais altos.

A casa BLM projetada pela ATRIA conseguiu se desenvolver em uma planta simples de apenas um pavimento, com volumes puros e poucos materiais de acabamento, mas ganhou um refinamento estético pelo uso de texturas, ritmo, sombra e luz que transformaram um desenho de casa aparentemente simples em um projeto belíssimo do ponto de vista formal e funcional.

cortes casa bml

São quase 650 m² de construção, destes a biblioteca ocupa 250 m² e é inteiramente revestida por painéis de aço corten perfurado (ou aço patinável perfurado), esses painéis garantem a proteção da luz solar direta que poderia danificar os livros.

Esse volume que engloba biblioteca, escritório e um lavabo, se conecta ao restante da casa através de uma laje de concreto aparente com paredes de vidro retráteis que podem ser inteiramente abertas, conectando a sala de estar e jantar ao jardim.

Na outra ponta da planta fica a parte íntima da casa: 3 quartos com banheiros privativos e a sala de tv. Paralelo a biblioteca fica o volume de garagem e serviços com a cozinha, dependência de empregados, lavanderia e copa.

Os materiais de revestimento da casa foram escolhidos com base na baixa manutenção, pois não necessitam de pintura e ao mesmo tempo são materiais que se mantêm belos quando envelhecem.

Casa Moderna 02

Casa Pepiguari – Brasil Arquitetura

A próxima casa é um projeto bem conceitual, uma casa localizada em São Paulo, denominada Pepiguari projeto de 2013 da empresa Brasil Arquitetura.

plantas de casas modernas dois quartos

A ideia central do projeto era a simplicidade traduzida no uso dos materiais e na distribuição dos espaços, por isso se optou pelo uso de materiais aparentes ou com acabamentos simples, como o concreto armado, da esquadria em aço corten e vidro, dos tijolos revestidos de argamassa e acabamento apenas com cal.

Brasil Arquitetura

Muitas das tubulações foram mantidas aparentes com pintura em vermelho e verde, as caixas d’água e condensadoras também ficam expostas criando um apelo visual industrial.

Casa Moderna 03

Casa Jardins – CR2 Arquitetura

A terceira casa modernacasa brasileira fica localizada em São Paulo, finalizada em 2013 pela empresa CR2 Arquitetura.

A casa fica inserida em meio a muitos edifícios residenciais de grande porte em uma zona bem urbanizada da cidade, mas os arquitetos souberam trazer o verde para o projeto através de pequenos jardins que permeiam os ambientes, criando vistas interessantes para a área externa.

Trata-se de um sobrado com dois andares e três quartos, no pavimento térreo a planta é linear, a sala de estar, jantar e cozinha gourmet são integrados e são totalmente abertos para o jardim lateral.

As projeções do andar superior formam as áreas da garagem coberta e de uma área de refeições externa. Nos fundos um depósito, cozinha, quarto e banheiro de funcionários.

plantas de casas modernas com três quartos

No pavimento superior dois quartos com banheiros privativos na parte frontal, a circulação junto a uma sala íntima na porção central e nos fundos da planta um amplo escritório com uma suíte master com closet e banheiro para o casal.

casa jardins cr2 arquitetura

O escritório tem acesso a um grande terraço coberto por pérgolas de madeira, do terraço se tem vista para os jardins laterais.

No pavimento superior o projeto ainda conta com floreiras na altura do piso que proporcionam privacidade aos moradores da residência.

É projeto simples, funcional e muito elegante, com bom aproveitamento do terreno, distribuição e relação entre os espaços.

Casa Moderna 04

Casa Planalto– FC Studio

plantas de casas modernas 2 andares

A casa anterior era relativamente pequena, com a característica de se isolar do meio externo e se abrir para um jardim interno para onde os ambientes se abrem tendo uma permeabilidade entre o meio interno e externo da residência.

plantas de casas modernas com dois andares

A quarta casa é imensa, com quase 600 m² localizada no Planalto Paulista e também tem a mesma proposta, de uma ampla área privativa que se conecta com o jardim através de amplas aberturas envidraçadas.

Criando plantas sobrepostas que possibilitam terraços utilizáveis, ou áreas abertas e cobertas que se transformam em áreas de estacionamento e de lazer externo.

casa-planalto-flavio-castro-cortes

É a proposta da arquitetura contemporânea, o máximo aproveitamento de espaços, salas integradas sem divisórias e o jardim privativo de contemplação e lazer, estes novos modelos de casas são frutos da arquitetura modernista, dos 5 pontos da arquitetura moderna de Le Corbusier: Fachada Livre; Janelas em Fita; Pilotis; Planta Livre; e Terraço Jardim.

elevações 2

Onde na época o arquiteto inovou ao conceber uma casa em que a estrutura era independente da fachada, então a fachada ficava inteiramente livre, pois já não fazia mais parte da estrutura, possibilitando janelas amplas e lajes sobre pilotis.

casa-planalto-flavio-castro-elevacoes

O terraço jardim foi mais uma contribuição do arquiteto francês, que disseminou a tendência que é muito utilizada nos dias atuais.

A Casa Planalto foi projetada pelo arquiteto Flávio Castro e equipe do FC Studio em 2013.

Casa Moderna 05

A Casa Bertolini– Studio Paralelo

plantas de casas modernas com fotos

Já a quinta casa tem uma proposta muito minimalista, projetada pelo Studio Paralelo em 2011 em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.

Apenas um volume retangular de 9 x 27 metros feita em concreto armado que define os espaços, a planta se desenvolve no centro, mantendo dois corredores laterais ao longo da planta para circulação.

A casa foi projetada como uma residência de finais de semana para a família, construída em uma área que fazia parte de um sítio rural.

Possui dois níveis, no térreo ficam os três quartos, sendo uma suíte master com closet, e os outros demi-suítes. As salas são integradas a cozinha gourmet. Atrás da escada que leva ao subsolo fica a lavanderia e um pequeno lavabo. No subsolo fica a garagem para 4 carros e uma adega.

Casa Moderna 06

Casa em Iporanga– Studio Arthur Casas

Casa Iporanga Arthur Casas

Para finalizar a seleção uma casa magnífica projetada pelo Studio Arthur Casas em 2004 e finalizada em 2005, localizada em Iporanga, Guarujá, São Paulo, com cerca de 400 m², que ganhou o prêmio O Melhor da Arquitetura, da revista Arquitetura e Construção em 2008.

plantas modernas de casas

É uma casa em meio a Mata Atlântica que aproveita as vistas para o verde na área social onde o pé-direito é duplo, no térreo de um lado da planta fica o setor de serviços com cozinha, área de serviço, lavabo, quarto de funcionário com banheiro. Do outro lado da planta térrea fica a área privativa com escritório, e uma suíte.

planta moderna de casa

Sobre a sala de estar apenas uma passarela marca o pavimento superior, os quartos ficam nas laterais da planta, com uma suíte e uma sala de tv de um lado, e do outro uma suíte master com escritório, closet, e um banheiro de casal.

O volume é muito simples, simétrico com transparências e opacidades bem definidas, a estrutura possibilita uma sala com um amplo pé-direito, totalmente livre, sem nenhum pilar.

Estes são seis projetos de casas brasileiras com plantas modernas e bem distribuídas que traduzem o modo de vida contemporâneo, seja na cidade ou no campo.

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Adicionar Comentário

190 Vida Low Carb

Categorias

Siga o ArquiDicas

Tem um monte de conteúdo legal em todos os nossos canais. Siga e receba as melhores dicas para Casa e Jardim.