Piscinas Naturais

Você já ouviu falar em piscina natural, piscina ecológica? Não, não estou falando daquelas piscinas formadas pelo mar durante a maré baixa que são frequentes no nordeste brasileiro, mas de um sistema natural de filtragem de piscinas que é muito mais saudável sem químicos e que ainda integra a sua piscina ao paisagismo do seu jardim!

Piscinas Sustentáveis

As piscinas naturais foram muito difundidas na Europa durante a década de 70 e ganharam popularidade na Austrália, Ásia e Estados Unidos.

Piscinas Naturais x Piscinas Convencionais

Diferente das piscinas artificiais que para manter a água limpa precisa receber aditivos de cloro e outras substâncias químicas agredindo o cabelo e a pele, as piscinas naturais ou biopiscinas não precisam de químicos para manter a água filtrada, já que utilizam filtros naturais feitos com pedras de diferentes tamanhos e plantas aquáticas.

Piscina Biológica

No Brasil o uso de piscinas naturais ainda é pouco difundido, já que o engessamento legislativo estadual diz que as piscinas públicas devem receber cloro, mantendo o PH entre 7,2 e 7,8 e Cloro Livre de 0,2 a 1 ppm (partes por milhão), ou seja segundo a lei é obrigatório clorar as piscinas, mesmo que tratamentos naturais ou com sal, ionização, sistema ultravioleta ou ozônio sejam eficientes.

Piscinas Ecológicas

Em alguns estados a exigência sanitária quanto à quantidade de cloro na água é ainda maior, em São Paulo, por exemplo, chega a ser de 2 a 4 ppm de cloro na água.

Porém, a legislação nacional que dispõe sobre a Qualidade de Água de Piscina, NBR 10818 de 1989, não exige nenhum tipo de tratamento químico nas piscinas brasileiras.

Piscinas Naturais

Uma piscina natural bem executada mantém uma água com maior qualidade comparada as piscinas cloradas.

Pontos positivos das piscinas naturais

Piscina Sustentável

Entre os maiores benefícios das piscinas naturais estão:

  • Sua filtragem é livre de produtos químicos;
  • Custo de manutenção extremamente baixo;
  • Dispensa o uso de filtros ultravioletas – UV de propulsão elétrica;
  • A bomba de água para fazer a água circular economiza 30% que as bombas das piscinas convencionais;
  • O aspecto visual assemelha-se a um lago ou rio;
  • Seu animal de estimação vai poder beber água a vontade sem prejudicar a saúde.

Pontos negativos das piscinas naturais

Naturais Piscinas

Um dos pontos negativos em fazer uma piscina natural é encontrar uma empresa especializada no assunto, mas além dessa questão as maiores desvantagens desse sistema são:

  • A água pode não ficar completamente transparente;
  • A piscina leva um tempo para que as plantas se adaptem e filtrem bem a água, geralmente esse período é de 1 mês;
  • O custo é ligeiramente maior e ocupa mais espaço, pois tem que haver uma área para o filtro de plantas;
  • Pode ocorrer a presença de sapos e rãs, que por um lado são bons, pois comem os mosquitos e por outro …

Tem que considerar que as piscinas naturais simulam um ambiente natural, a água é potável para você e para os animais que queiram aproveitar o ambiente.

Componentes de uma piscina biológica

Piscinas Biológicas

As piscinas biológicas ou naturais são compostas de duas áreas principais, a área para banho propriamente dita, que é semelhante a uma piscina comum, porém que está conectada a uma área vegetativa de regeneração, que deve ser protegida com tela e também com uma mureta para separar as pedras e as plantas da área de banho, mas que permita o fluxo de água.

Ecopiscina

Algumas piscinas biológicas podem contar ainda com um sistema de filtro UV que complemente e esterilize a água e ainda um sistema de aeração para oxigenar a água.

Fazer Piscina Biológica

Mas, lembre-se se quiser fazer uma piscina natural contrate uma empresa especializada no assunto, caso contrário você poderá ter problemas com mau-cheiro pelo apodrecimento das espécies vegetais, formação de musgo, água turva e com bactérias impróprias para banho.

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

1 Comentário

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.