Pastilhas de Vidro: Fotos, formas de aplicação, passo a passo e cuidados na colocação!

pastilhas de vidro

A pastilha mais buscada para renovar o banheiro e a cozinha é a pastilha de vidro, delicadas, com um leve transparente, as pastilhas de vidro dão um toque especial aos ambientes.

As pastilhas de vidro podem ser práticas se você souber como aplicar corretamente. Ou podem dar muito trabalho se você não tiver o preparo certo!

Onde utilizar as Pastilhas de Vidro?

As pastilhas de vidro vão muito bem em ambientes úmidos como a cozinha e o banheiro, são muito usadas para proteger as áreas sujeitas à água, como o backsplash (parte posterior) das pias de cozinha e banheiro. Podem ser utilizadas em faixas horizontais, verticais ou ainda em toda a superfície das paredes. Como na imagem abaixo em que as pastilhas foram utilizadas para criar uma linha de destaque no banheiro.

banheiro com pastilhas de vidro

O ideal é deixar as pastilhas para marcar pontos especiais, combinando seu uso com o porcelanato e com as paredes revestidas de tinta.

As pastilhas de vidro são utilizadas também na decoração, nas bordas de espelhos, revestindo objetos decorativos como vasos, bandejas e também revestindo tampos de mesa.

banheiro com pastilhas no espelho

Veja a seguir quais são as formas de aplicação, os cuidados e a melhor forma de colocar as pastilhas de vidro de acordo com os tipos de placas encontradas no mercado.

Cálculo do Material para Aplicação da Pastilha de Vidro

Primeiramente o local de aplicação das pastilhas deve estar limpo, livre de poeira, gordura, etc.  Para calcular quantas peças de pastilhas você irá precisar você deve calcular, qual o tamanho da peça ( a maioria é 30 cm x 30 cm) e qual a metragem do local de aplicação.

Digamos que você tenha uma área de 1,2 metros por 3 metros (1,2×3 = 3,6 m²), com uma pela de 30 centímetros por 30 centímetros (0,3×0,3 = 0,09 m² cada peça). Ou seja, 3,6 m² / 0,09 = 40 peças de pastilhas de vidro. Ok, mas, tem que ter peças extras, então acrescente 10%, 40×10/100, totalizando 44 peças no total.

Fácil, agora com a quantidade de peças você pode ir até um material de construção ou uma loja de revestimentos e comprar as pastilhas na proporção correta e comprar o restante do material de acordo com a quantidade certa de peças.

Como instalar as Pastilhas de Vidro?

Não é muito simples a colocação de pastilhas, no geral elas vem fixas em uma tela bem fina, você pode medir e cortar as peças com facilidade para adaptar a área de aplicação, usando apenas uma tesoura ou um estilete.

Mas, o maior problema é que a pastilha de vidro pesa, então para quem não tem prática a pastilha se não for bem assentada pode acabar saindo do prumo e ficando torta, sem alinhamento e isso é um problema que acontece pela falta de experiência.

Existem 2 tipos de assentamento mais usuais, com argamassa própria para pastilha que serve tanto para a fixação como para o acabamento, pois é argamassa e rejunte em um produto único, pode ser usada também a cola para azulejos.

O assentamento com argamassa é o mais recomendado, pois é o que dará um acabamento profissional a sua parede.

Passo a Passo da colocação das Pastilhas de Vidro com Argamassa

Antes de começar o tutorial de aplicação de pastilhas de vidro confira a lista de  todos os materiais necessários.

Você vai precisar de:

  • Pastilhas de vidro;
  • Argamassa para Pastilhas de Vidro;
  • Desempenadeira com dentes de 8 mm;
  • Desempenadeira de borracha;
  • Mangueira de nível;
  • Martelo de borracha;
  • Gabarito de madeira;
  • Esponja;
  • Flanelas;
  • Balde com água;
  • Recipiente para misturar a argamassa.

Com os materiais na proporção correta é hora de começar o passo a passo da aplicação das pastilhas, se quiser use também lona plástica para forrar o local, evitando respingos de argamassa.

pastilhas de vidro passo a passo

  1. Antes da colocação da pastilha de vidro na parede é preciso que o local esteja limpo.
  2. Em seguida é preciso medir um ponto inicial para a colocação da primeira linha de peças de pastilha. Para isso se marca um ponto de nível, geralmente a 90 cm do piso acabado.
  3. A partir desse ponto inicial se usa a mangueira de nível para marcar os próximos pontos e assim alinhar perfeitamente o nível das pastilhas.
  4. Com os pontos marcados pode se traçar uma linha, ou fixar pregos e passar uma linha com fio para dar traçar o ponto inicial da aplicação das pastilhas de vidro.
  5. É hora de preparar a massa, utilizando apenas água na proporção indicada pelo fabricante se mistura a argamassa até obter uma pasta homogênea.
  6. Com a ajuda de uma desempenadeira com dentes de 8 mm se aplica a massa na parede usando primeiramente o lado liso para aplicar de 3 mm á 4 mm de massa e em seguida passa o lado dentado, raspando de baixo para cima e retirando o excesso de material.
  7. Aplica-se então a placa da pastilha, utilizando as mãos para alinhar a peça e em seguida se utiliza um gabarito plano de madeira e um martelo de borracha para fixar bem a peça de pastilhas, dando batidinhas leves para não danificar o vidro. As próximas placas serão fixadas seguindo o alinhamento desta primeira, da mesma forma.
  8. Depois de 2 horas ou mais, conforme a massa utilizada, pode-se fazer o rejunte, com a mesma massa, porém com uma proporção diferente de material e água. O rejunte fica mais líquido. Utilizando uma desempenadeira de borracha para aplicar o rejunte.
  9. Com um balde com água e uma espuma é retirado o excesso de rejunte, passando a espuma torcida suavemente sobre o rejunte.
  10. E por fim, se passa uma flanela seca para terminar de limpar o resíduo do rejunte.

Pastilhas Unidas por Papel

As pastilhas mais comuns são unidas por tela ou por pontos de cola, mas pode acontecer da pastilha ser unida por papel, neste caso o assentamento das pastilhas de vidro será diferente a partir do passo 6 acima, após passar o rejunte na parede com a desempenadeira e passar a parte dentada, passe a mesma argamassa na parte de trás da peça de pastilhas utilizando uma desempenadeira de borracha, fazendo com que a argamassa entre nos vãos e depois retirando o excesso.

Em seguida se aplica a placa sobre a argamassa, fazendo pressão com as mãos e pressionando com o gabarito de madeira, dando batidinhas com o martelo de borracha.

Após 1 hora da aplicação das pastilhas, molhe uma broxa em um recipiente com água, em seguida aplique com a broxa uma solução de 1 medida de soda cáustica, para 20 medidas de água. (É perigoso, portanto use luvas e óculos de proteção). Após 15 minutos passe uma segunda camada dessa mistura e retire o papel, puxando para baixo. Limpe as pastilhas com a solução de soda.

Caso fique alguma falha no rejunte, aplique o rejunte com a espátula de borracha e após 30 minutos limpe com uma esponja úmida em água. E em seguida passe um pano seco.

Passo a Passo da colocação das Pastilhas de Vidro com Cola

A cola para azulejo faz menos bagunça, porém, a cola não da sustentação suficiente para a peça de pastilha de vidro que é pesada, mesmo que você siga o passo a passo de aplicação das pastilhas escrito no manual da cola, vai ver que na prática a coisa pode ficar complicada.

Por isso, antes de aplicar a cola, passe uma camada fina de argamassa na parte posterior das placas de pastilhas e aguarde secar.

Prepare o local da aplicação, que deve estar limpo, seco e com os alinhamentos feitos.

Aplique a cola com uma espátula plástica no local e em seguida coloque a placa que vai estar rígida.

Dessa forma você vai conseguir alinhar perfeitamente as pastilhas sem que elas “escorram” e se desalinhem.

Após a secagem da cola, você poderá passar o rejunte e finalizar com a esponja úmida para limpar e o pano seco para finalizar a colocação das suas pastilhas.

Se você achou esse processo complicado demais, existe uma opção mais fácil para aplicar sem a necessidade de mão de obra especializada que são as pastilhas adesivas resinadas. Veja aqui.

Tipos de Pastilhas de Vidro

A pastilha de vidro mais comum é aquela que vem fixa na tela, com cores uniformes: vermelha, azul, amarela, laranja, verde, branca, preta, marrom, etc.

pastilha vermelha de vidro

Quando a pastilha mistura mais de uma cor, chamamos de miscelânea, que pode mesclar cores, desenhos e texturas diferentes.

pastilha de vidro miscelânea

Uma pastilha de vidro que vem sendo muito utilizada são as pastilhas que combinam pastilhas transparentes de vidro, pastilhas opacas e espelhos, em uma miscelânea com um aspecto visual bem diferenciado com textura, tons e acabamentos diversos.

pastilha de vidro espelho

As pastilhas tijolinho também é outra tendência que veio pra ficar, que são pastilhas de vidro retangulares postas alternadamente, criando uma dinâmica visual interessante. Existem ainda pastilhas redondinhas, pastilhas de vidro filetadas e as pastilhas hexagonais que foram tendência no ano passado.

pastilhas tijolinho

O acabamento de pastilhas diferenciadas exigem um profissional capacitado, pois necessitam do uso de um cortador de vidro para os recortes.

pastilhas de vidro redondas

 

Outra tendência está em alta e deve chegar al Brasil em breve que são os “azulejos de vidro” que são peças maiores de vidro retificado, também chamado de azulejo metro de vidro, como está da imagem abaixo.

banheiro com azulejo de vidro

Ideias para Banheiros com Pastilhas de Vidro

Veja na galeria de fotos algumas ideias interessantes de banheiros revestidos com pastilhas de vidro!

Ideias para Cozinhas com Pastilhas de Vidro

Confira nossa galeria de imagens com ideias para cozinhas com pastilhas de vidro!

Espero que tenha gostado do post, um abraço e até o próximo!

Equipe ArquiDicas

Adicionar Comentário




Categorias

Siga o ArquiDicas

Tem um monte de conteúdo legal em todos os nossos canais. Siga e receba as melhores dicas para Casa e Jardim.