O que fazer para deixar o piso de madeira novo?

Sinteko

Olá, vamos falar um pouquinho de pisos de madeira. Algumas pessoas têm me perguntado como fazer a recuperação de pisos de madeira maciços, porque com o tempo estes pisos acabam riscando ou desgastando, principalmente aquelas áreas que ficam sob os móveis ou nas áreas de circulação.

Sinteko

É comum encontrar apartamentos e casas mais antigos com pisos de parquet, tacos e até assoalhos de madeira em condições terríveis, a maioria das pessoas olha para aquele piso velho, acabado, cheio de sujeira acumulada nas 500 camadas de cera passadas ao longo dos anos e pensa: – Preciso arrancar todo o piso e trocar por um modelo mais “moderno” como um piso laminado.

Antes que essa ideia possa passar pela sua cabeça, espere! Não faça nada e leia isso:

“É possível recuperar o seu piso de madeira e deixa-lo novinho em folha”

Essa é a maior vantagem de pisos de madeira maciço, afinal, pisos de madeira maciça são bem mais caros do que pisos laminados, são mais duradouros, mesmo que o piso laminado seja mais resistente aos riscos, os pisos de madeira de verdade podem ser renovados, enquanto que o laminado estragou já era.

Sendo assim o que é preciso para restaurar o piso de madeira? Vai depender do estrago do piso, mas se o caso é a falta de brilho, o acumulo de cera e riscos a solução é o lixamento.

Lixamento

Tem uma infinidade de empresas que fazem o lixamento de tacos e outros pisos de madeira, além de lixar elas aplicam o famoso “sinteco” ou verniz, para deixar o piso como novo.

Você pode até descobrir que por baixo daquele piso escuro e cheio de manchas existe um piso claro que foi escurecendo ao passar dos anos por conta da aplicação de verniz escuro, ou ceras coloridas. Aliás, ceras coloridas são terríveis.

Uma vez minha mãe foi ao mercado e distraída comprou uma cera verde, em vez de comprar uma cera incolor, acho que era da Tacolac – alguma coisa assim – era uma cera líquida fortíssima, grudou como uma cola e para remover depois foi terrível, ficamos uma semana no removedor de cera com palha de aço até tirar toda aquela cera verde. É esse tipo de coisa que faz com que o piso de madeira desgaste, passar palha de aço, imagine.

Minha família sempre mudou muito, nem sei em quantas casas eu morei desde que nasci, mas sempre que comprávamos uma casa nova com piso de madeira acabado, contratávamos uma empresa para fazer o lixamento e o piso ficava novinho em folha, perfeito, como se tivesse acabado de ser colocado.

Aplicação de Sinteco SP

Teve uma casa, um sobrado estilo alemão com mais de 80 anos, que tinha um piso de parquet todo desenhado, no hall de entrada o parque claro e escuro formava desenhos geométricos parecidos com flores, lindo, e no restante da casa o piso de parquet também tinha desenhos mais simples, com borda em assoalho, um luxo. Nunca vi um piso de parquet tão lindo. Depois da aplicação do verniz o piso ficou tão brilhante que chegava a ser espelhado, maravilhoso. No tempo em que ficamos na casa nunca precisamos passar cera.

Raspagem sem Pó

Se você esta pensando em fazer o lixamento ou raspagem do seu piso antigo eu recomendo, vale muito a pena.

Antigamente dava mais trabalho, fazia um pó terrível e o verniz demorava pra secar, mas hoje em dia tem muitas empresas que fazem a raspagem sem pó e ainda aplicam o verniz de secagem rápida.

Cera ou Verniz

Como a madeira natural é porosa após o lixamento ela fica exposta e é preciso fazer o selamento com resina, seja cera ou verniz.

A maioria das pessoas prefere o uso do verniz, já que a cera da um certo trabalho e requer remoção e aplicações constantes, há também quem mesmo envernizando o piso de madeira ainda aplique cera, o que não é necessário.

Raspagem de Assoalho de Madeira

Mas, se a opção for somente o uso da cera eu sugiro a cera em pasta, as ceras líquidas sobre o piso de madeira lixado sem verniz pode manchar as peças, já a cera natural incolor em pasta é uma boa solução para proteger o piso da umidade.

Quem fica com o verniz como opção pode escolher entre ter um piso espelhado, semi brilho ou ainda fosco. Antes de escolher o verniz converse com o aplicador.

Veja a seguir as diferenças entre o Bona e o Synteko, duas marcas de verniz que mais são utilizados na recuperação de pisos de madeira.

Bona ou Synteko?

Os dois são produtos ótimos e ambos permitem o acabamento fosco, acetinado ou ainda alto brilho que da aquele efeito espelhado.

A Synteck é uma marca que nasceu em Estocolmo em 1945, após a segunda guerra mundial foi lançado o primeiro produto da linha, hoje a Synteko esta presente no mundo inteiro, no Brasil nós conhecemos a marca como “Sinteco” e muitas empresas agregaram o sinteco ao nome, com aplicação de sinteco ao invés de aplicação de verniz para piso.

Sinteco

O produto da Synteko mais usado é o Synteko Classic, um verniz composto com uréia e formol, assim como o Super Synteco, eles demoram mais para secar, tem um cheiro forte na aplicação, não permitem retoques, mas são de alta resistência.

Porém, a Synteko tem uma linha à base de água a Vitta, com secagem rápida e não tem cheiro na aplicação, tem resistência aos raios solares e tolerância à oleosidade natural da madeira.

A Synteko tem ainda a linha Polisyn, que é uma resina a base de poliuretano, pode ser aplicada não só a pisos de madeira, como em pedras porosas e pisos de cimento, rede 25 % a mais que os demais produtos, têm alta resistência e permite retoques.

Já a marca Bona que também é Sueca, surgiu em 1967, mas era pouco conhecida aqui o Brasil, nos últimos anos tem investido na capacitação de profissionais para a aplicação dos seus produtos e hoje a aplicação de Bona esta fazendo o maior sucesso, é um produto mais caro, mas também o mais recomendado por muitos aplicadores.

Bona Aplicação

Tem uma série de produtos voltados para a manutenção dos pisos de madeira, mas o forte são seus vernizes, entre os principais então o Bona Mega que é um verniz a base de água que usa o oxigênio como catalizador, após seco é 100% poliuretano o que lhe confere alta resistência.

Indicado para áreas de tráfego normal, residencial, mantém a textura natural da madeira e não tem cheiro.

Além desse, tem o Bona Novia, que é o único com certificado ambiental da União Européia por ser livre de NMP um componente que pode causar toxidade em altos níveis. O Bona Novia tem baixo odor e secagem rápida, indicado para ambientes residenciais e comerciais de tráfego normal.

E ainda tem o Bona Traffic que é desenvolvido para o alto trafego incluindo quadras esportivas, com maior resistência, não tem odor, não oferece risco de incêndio e é de secagem rápida.

Mantém a textura natural da madeira e não amarela, assim como os demais vernizes da Bona tem versão alto brilho, acetinado e fosca, este último acabamento, fosco, fica praticamente imperceptível, como se o piso estivesse apenas com cera.

Como concorrente direto da Bona ainda existe a marca Skania com características similares e como concorrente direto do Synteko temos a Cascolac que também tem produtos a base de uréia e formol, mas que também tem um produto à base de água o Cascolac H2O.

Já que tem muitas marcas, com muitos produtos de características diferentes o ideal é consultar a empresa que irá executar o serviço e perguntar quanto ao acabamento desejado e o tempo de secagem de cada produto.

Antes de contratar faça orçamentos, pergunte qual é o produto utilizado, se o aplicador tem certificado, quanto tempo demora a secagem e se o produto tem cheiro, isso vai influenciar no preço e mais do que isso na sua comodidade.

Outra dica é pedir algumas referências e ir ver os trabalhos anteriores, para contratar um bom profissional para fazer o seu serviço.

Se tiver alguma dúvida não respondida coloque nos comentários abaixo e também diga se gostou ou não do post vou adorar ter o seu feedback.

 

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Comentários

  • […] Os pisos de madeira já são usados há muito tempo, os tacos, parquet e o assoalho, por exemplo, são pisos de madeira comuns nas casas e apartamentos antigos, são pisos de madeira maciça que podem ser lixados e envernizados várias vezes, ficando como novos a cada manutenção. […]

  • Adorei, trabalho na Lixateko Construções e somos especializados há mais de 30 anos em aplicação de sinteco, o artigo está ótimo! Só precisa ressaltar que a Synteko não existe mais, infelizmente.
    Hoje, aqui em Santa Catarina, se está utilizando bastante o Bonardi como substituto.

  • Olá, Bom dia, tenho um piso HD, que imita madeira. Mandei fazer o rejunte e na hora de retirar, o piso ficou fosco(a superfície era brilhante),e então passei muitas camadas de ceras liquidas,não deu certo,pois tive que alugar uma enceradeira industrial, e retirar toda a cera. Mas, o piso está fosco,como se estivesse embaçado.
    Gostaria de saber,se existe algum verniz que eu possa mandar aplicar,para reaver o brilho do piso?
    Aguardo contato,Obrigada.

    • Olá Lívia, o seu piso é de cerâmica, porcelanato? Isso? Pode ser que o rejunte não tenha sido retirado direito e ficou resquícios do produto no piso, sobre o porcelanato não adianta passar cera, porque ele não é poroso como a madeira, então não precisa de cera, mas para reaver o brilho você pode usar um removedor de rejunte, existe um produtinho para remover rejunte de epóxi da PisoClean, chamado Removedor de Epóxi LP, vou deixar o link da marca ao lado: http://www.pisoclean.com.br/. Depois de remover bem o rejunte, na hora de limpar o piso, depois de remover a gordura com água e sabão, passe um pano com água e umas *gotas de lustra-móveis. Um grande abraço e espero que isso resolva, se não resolver me passe a marca do rejunte que foi usado e o tipo do piso certinho. Beijos.

  • Ola, boa tarde.
    Tenho em minha casa assoalho de madeira, tabua corrida, que está com sinteco ja ha mtos anos.
    Contratei uma pessoa para lixar e passar, a principio, o sinteco fosco, mas eu queria o mais natural possível, mais rustico.
    Voce teria alguma sugestão?

  • Olá! Muito bom o artigo, bastante esclarecedor. Só uma correção: Estocolmo também é na Suécia (é sua capital), então Bona e Synteko são marcas suecas.

    Agora uma dúvida: as vassouras normais costumam riscar os pisos que receberam verniz, certo? O que é mais indicado para usar e não ficar riscando? Algum tipo de vassoura específica, aspirador de pó ou o quê?

    Desde já agradeço. :)))

    • Olá Natascha, voê pode usar um pano seco para retirar o pó, ao invéz de varrer e depois limpar com um pano úmido com sabão neutro e água para retirar a gordura. É melhor passar um pano seco do que usar a vassoura que assim não levanta pó.

  • Ola! Primeiramente gostaria de parabenizar pelo artigo.
    Minha casa possui piso de taco, porém ele está todo manchado por conta do verniz que foi passado a muitos anos, e de uma cera vermelha que o antigo morador usou, com isso o meu piso está todo descascado! Estou realizando a remoção da cera e raspagem do verniz. Gostaria muito de usar a cera transparente como selamento, se possível com efeito fosco.
    Por acaso você teria alguma sugestão de marca para me indicar??
    Desde ja agradeço.

  • Olá!! Tenho um piso de madera com Sinteko com menos de dois anos, porém este já esta bem riscado pelos móveis que não tinham proteção nos seus pés e pelas brincadeiras das minhas crianças. Qual a melhor maneira de diminuir estes rabiscos e arranhões ??? Existe uma técnica que me ajude a melhorar este piso. Vi nm site que palha de aço com cera vai me ajudar, será??? Hugo Félix

  • Oi! Parabens pelo artigo. Saberia dizer alguma noção de valor pelo serviço + material ? Apenas para que possamos ter uma ordem de grandeza dos possíveis gastos =) Obrigado.

  • Meu piso é de madeira com cascolac, coloquei um tapete de sisal em frente da minha cama, agora fui limpar e o piso está todo manchado com o desenho do tapete…já limpei o piso mas a mancha não sai….o que posso fazer?

  • Adorei seu artigo. Gostaria de saber como qual o melhor revestimento para tábua corrida maciça em quarto que é usado para cadeirante – o piso está muito danificado.

  • Meu marido lixou um quarto de 10m quadrados. Agora temos que passar algo. Nos indicaram osmocolor. Nós mesmos vamos fazer. Os profissionais cobram mto caro. O chão é de parque. O que é mais em conta e que nós mesmos podemos fazer ?

  • OLA, MEU PISO EH ESTILO RUSTICO , FOI RESENTIMENTE COLOCADO E FICOU FOSCO. COMO FAÇO PRA LIMPAR E VOLTAR COM O BRILHO?

    • Olá boa tarde! A melhor forma de voltar o brilho é aplicando o verniz, mas tem que analizar porque provavelmente, o profissional que fez o trabalho deve ter passado o sinteko fosco, ae fica difícil voltar esse brilho que senhora está falando. Mas se foi aplicado o sinteko bonna trafic citado no artigo acima, o processo é bem simples. Mais informações ligue (21) 4104-2503 / (21) 998532924. Será um prazer ajudar. Falar com Bruno ou Sivaldo, Empresa RGS SINTEKO

  • Olá a todos,
    Parabéns pelo artigo, bastante esclarecedor, minha empresa domina o mercado no RJ, e sinto muita falta dor vernizes a base de Uréia e Formol fabricados pela synteko, qualidade fantástica, já os produtos da linha Bona dispensa comentários. Mais informações visite nosso site http://www.sintekolusitano.com.br

  • Ola! Tenho um piso em madeira antigo que esta em desnível! Preciso colocar outro por cima para nivelar! Qual piso você me indicaria? Daria para colocar laminado ou vinílico por cima?

  • Boa tadre!!! Meu piso é de madeira e minha diarista arranho bastante ao puxar para limpar por baixo do sofá, oque posso fase?????

  • Boa tarde. Meu chão é de madeira e uso cera vermelha. Antes eu usava em pasta; agora passo cera liquida com pó xadrez e após secar , novamente cera liquida. Fiquei multo interessada em deixar meu chão na cor natural da madeira e com aquele brilho incrível. Se puder me ajudar eu agradeço!

  • Boa Tarde,

    Achei interessante a materia, hoje comecei a retirar o carpete que tem no meu apartamemto, iniciei pelo meu quarto, aproveitando que estou parado (sem trabalho), bom ao retirar o carpete notei que nosso piso seria de tacos, esta bastante desgastado e alguns soltos, qual o produto que eu poderia passar (nao empresa de servicos) para que os mesmos voltassem a ficar presos e com brilho novamente??? Por onde comecar ??? alguem poderia dar uma direcao?? Como disse antes, estou parado e nao posso no momento contratar uma empresa para fazer, eu mesmo quero fazer …… Todo carpete do quarto foi retirado hoje.

    Aguardo retorno.

    Obrigado

    Eduardo

  • boa noite
    contratei um raspador e ele arranhou o tacão . pedi um piso sem brilhoms ficou como de tiesse passado um pano com alguma substancia . ele ja lixou 2 vezes. e nao ficou bom . posso passar alguma coisa, ate enceradeira ja usei

  • Estou comprando um apartamento com tacos. Vou recuperar, pois está todo manchado. Oq deverei utilizar depois, para conservar o brilho sem manchar? Obrigada

  • Boa tarde,
    A minha história com o taco de madeira de 38 anos estava perfeito, só que o rejunte saiu em algumas áreas, contratei uma firma que me orientou passar Bona Novia. Ele fez todo o processo e o piso ficou lindo, mas!!!! Alguns dias depois só de olhar ele riscava, Mandei um e- mail para a Bona e me responderam que foi a aplicador e não o produto. O rapaz disse que passou as 3 camadas, como foi contratado. Acabou voltando e aplicou outra camada ( no qual EU tive de comprar 2 litros de Bona) melhorou, mas continua riscando, isso tem 4 meses. Escrevi novamente para a assistência do Bona e eles nem tiveram a consideração de me responder ou mandar um técnico para ver o que acontece. No mês passado coloquei na parede espelho e o aplicador deixou cair cola no chão. Conclusão: Odeio o produto Bona. Se não tivesse gasto tanto, se não gostasse tanto do piso (que é lindo) e da sujeira que faz, arrancava tudo. Que saudades do Cascolac. Agora não encontro ninguém que queira arrumar só os lugares manchados e riscados. Obs: Minha sala tem 43m2, moro sozinha, sou muito cuidadosa, uso vassouras com tecido próprio para nao riscar, quase não entro na sala, recebo de fim de semana visitas de adultos (ainda não tenho netos). Ah!!!! Conversei com a moça da Leroy Merlin e ela pediu meu tel para dar ao vendedor da Bona, para ver se ele me orienta. Vc pode me orientar?

    • Maria do Rosário, boa noite.
      Passei pelo mesmo problema é com o mesmo produto: Bona Novia. Meu piso era Sinteko e durou dez anos. Fui renovar e me orientaram usar o verniz a base de água.
      NUNCA ME ARREPENDI TANTO!!!!!
      Meu chão está horroroso! Todo riscado. Um ano após a aplicação está pior que dez anos de verniz a base de formol. Nao sei o que fazer…
      Reclamei com a empresa que aplicou e foi sem sucesso. E foi a mesma que havia aplicado há 10 anos. O defeito não está no técnico mas sim no produto.

  • Terminei minha construção a 12 anos e hje resolvi reformar a minha tabua corrida e me sugerido remoção do sinteco anterior lixando e novas aplicações e no final aplicação de polieuretano, porém no termino fiquei insatisfeito com serviço porque o piso ficou áspero? o que pode ter acontecido?

    • Alex, meu problema é o mesmo do seu. Um trabalho caro mas o chão ficou muito áspero. Não estou gostando. Usei o bona Nóvia…

  • boa tardegostaria nque me ajudassem , aluguei um apto cujo piso eh sinteco, , ao entregar o imovel o dono exigiu que passasse sinteko novamente. o piso esta otimo, conservei bastanete apenas diminuiu um pouco o brilho e tem um riso na sala e um no quarto . o que devo fazer paraficar bom. responda-me urgente tenho que resolver isso em 2 dias

    • Olá boa tarde!
      Se não resolveu ainda, contrate alguém q trabalhe nesse área. Se o sinteco estiver bem cuidado mesmo, o profissional da uma lixada de mão e aplica o poliuretano (verniz). Fica bom.
      Eu trabalho no Rio de Janeiro.
      Qualquer dúvida acesse minha página no face: RGS SYNTEKO

  • Oi boa noite!!! Estou reformando uma casa antiga e o piso é de taco, começamos a lixar os tacos em um dos quartos, passamos o rejunte F12 entre eles e lixamos novamente; porém meu esposo passou uma cera em pasta vermelha da Cardeal em cima dos tacos lixados e ficou muito feio pois ficou com marcas da cera em alguns lugares e também cobriu completamente os tacos, ficou parecendo piso frio vermelho. Preciso de ajuda por favor, posso lixar novamente os tacos com a cera vermelha e passar outra cera só que a incolor diretamente sobre os tacos lixados sem antes passar algum tipo de seladora??? E se passarmos a seladora para madeira da sherwin williams por exemplo nos tacos lixados podemos em seguida passar ceras em pasta por cima??? Obrigada!!!

    • Olá boa tarde!
      O melhor a se fazer é lixar novamente, e aplicar o Synteko, fica mais bonito do que o uso de ceras, mais sugiro contrarar um profissional para tal serviço em sua região.
      Trabalho no Rio de Janeiro.
      Mais dúvidas acesse minha página no Facebook: RGS SYNTEKO

  • ) O meu piso das salas ( jantar e visitas) foi passado Bona já há 3 anos . Como tenho cachorro cubro o chão e o tapete com plástico em baixo e em cima do tapete.A diarista não tem tirado o plástico p. limpar direito e mofou o soalho ficaram manchas escuras muito feias , limpei bem mas as manchas não sairam. O que posso fazer?

    • Olá boa tarde!
      O melhor a se fazer é lixar e fazer o serviço TD de novo, agora só analisando para dizer se vai ter que lixar TD ou só o local. Contrate um profissional na sua região, q ele vai te dizer melhor.
      Trabalho no Rio de Janeiro.
      Mais dúvidas acesse minha página no Facebook: RGS SYNTEKO

  • Tenho piso de madeira corrida. Uns 5 anos atrás foi lixado e passado Synteko cheiro insuportável . O verniz rachou, rejunte saiu tudo está muito feio.Gostaria de eu mesma fazer por dois motivos: a) onde moro não tem pessoas que faz este tipo de serviço.b) para trazer pessoas de fora , agora, não tenho mais condições financeiras para o trabalho.
    Gostaria que me indicasse passo a passo como fazer. Onde posso comprar verniz sem cheiro pela internet pois aqui não existe.
    Alguem pode me ajudar ?

  • Quero aplicar um desses produtos (Sinteco ou Bona) em minha escada de madeira garapeira q fica na área interna , tanto no pisante (platamar) e no corrimão, qual seria o mais indicado e o acabamento e resultados são bons como nos exemplos acima q foram aplicados em tacos.

  • Boa tarde me chamo Nair e gostaria que alguém pudesse me indicar um profissional em recuperação de assoalho pois ele é muito antigo e estou pensando em passar o Bona portanto preciso de alguma indicação para isso pois não conheço nenhum profissional da área obrigada

  • Tenho um piso de madeira e ta cheio daqueles arranhoes onde fica os moveis sera que tem como voltar o normal?
    Tem algum produto que vcs possam me indicar pra eu comprar????

  • E tambem gostaria de saber se consigo encontrar esses produtod aqui em santa catarina mais precisamente em itajai.

  • Tenho taco na sala e nos quartos há quase cinquenta anos. Tem sinteco, mas aplicado há muito tempo, talvez uns quarenta anos. Está feio e cheguei a cogitar trocar por piso frio. Seu artigo foi esclarecedor e me ajudou a tomar a decisão de restaurar esse piso tão ‘charmoso’. Obrigado pelas dicas.

  • Boa noite.
    Minha escada tem degraus em jatobá maciço porém o último pintor acabou pintando os degraus, avermelhando-os.
    Como faço para que ela Volte ao natural?
    O que devo passar para que não risque com as unhas do meu cãozinho ?

  • Ja fiz sinteko por 2 vezes no piso que é de tabua corrida. Posso fazer sinteko uma 3ª vez? O piso não resiste a novo processo de lixamento? Não ficará muito fino e fragil?

  • Quanto tempo preciso ficar fora do apartamento depois de sintecar? Seria somente a sala e corredores.

  • gostaria de saber qual produto posso usar ,para voltar o brilho no taco sem ter que passar a lixadeira.

  • Obrigada e todos que participam aqui nos comentários pela ajuda, seria impossível gerenciar todos os comentários do site e eu sei que tem empresas especializadas e profissionais que colaboram e contribuem com boa informação. Meu mais sincero agradecimento a vocês.

  • Eu queria agradecer a que colaboram aqui nos comentários, eu sei que tem profissionais e empresas especializadas que contribuem muito para solucionar as dúvidas aqui postadas, por isso, o meu mais sincero agradecimento. Valeu!

  • Boa noite. Coloquei Bona Novia na minha casa há 1 ano e já está todo arranhado o chão, desde o início. Achei o trabalho muito bonito, mas o verniz é extremamente frágil, muito pior que nosso antigo Sinteko (saudade…). A vantagem desse piso é que posso retoca-lo (acho que até por isso é tão indicado pelos profissionais, pois dura imensamente menos que os vernizes de formol).
    Eu poderia fazer o retoque com um verniz de formol ou mais resistente, para ter melhor garantia do serviço? Não quero aplicar o mesmo produto (Bona Novia), eu o detestei.
    Muito obrigada.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.