Neufert – Arte de Projetar em Arquitetura

Livro Neufert PDF

Tenho recebido muitas perguntas sobre indicações de livros para estudantes de arquitetura, começo de ano e muito calouro se preocupando com os materiais a serem comprados no início do ano, e gente realmente é muito material mesmo, tadinha da carteira nessas horas.

Mas, se você esta procurando um livro que vai te auxiliar do começo do curso de Arquitetura até sua vida profissional esse livro é o Neufert. Sim a bíblia arquitetônica de todos os tempos.

O nome do livro é “Arte de Projetar em Arquitetura de Ernst Neufert”, mas como na sua capa esta escrito Neufert em destaque o nome usual ficou assim mesmo. Todo mundo chama de Neufert.

Neufert PDF

Eu conheci o Neufert quando estava pesquisando sobre arquitetura na Biblioteca Pública do Paraná, queria ver alguns livros mais técnicos para decidir se realmente era isso que eu queria para minha vida, ser uma arquiteta.

Perguntei ao assistente qual livro ele me indicava e logo ele me disse:

– Esse daqui é o mais procurado.

Um baita livrão enorme, pesado, uma edição bem antiga. Levei para casa e comecei a ler no mesmo dia.

Tinha tudo, tipos de telhado, tipos de estrutura, dimensão de vias para estacionamento, tipos de edificações. Ou seja, este livro reúne princípios, normas e representações sobre construção, instalações, distribuição dos ambientes, dimensões de edifícios, locais e mobiliário.

Neufert Arte de Projetar em Arquitetura

É literalmente um manual sobre arquitetura. Melhor livro que eu poderia ter visto antes de optar pelo curso. Após conhecer o Neufert minha cabeça abriu para o que realmente é ser um arquiteto, o que eu iria ter que estudar na faculdade.

Que bom que eu não dei ouvidos as pessoas que me diziam que arquiteto era apenas um decorador de ambientes, ou que nós só podemos construir até 4 andares, balelas que eu tive que ouvir durante muito tempo e ainda escuto as vezes de pessoas mal informadas.

Neufert o Livro do Arquiteto

Dentre os livros de arquitetura o Neufert não só me guiou até minha escolha profissional, como continuou me conduzindo ao longo do curso. Toda vez que era preciso fazer um novo projeto de arquitetura o Neufert sempre foi o primeiro livro a ser consultado, pois ele tem tudo.

Claro que muitas vezes além do Neufert é preciso conferir as normas técnicas para determinados temas, mas durante a fase de anteprojeto era o que bastava.

Neufert Download

E não só na disciplina de projetos de arquitetura, nos trabalhos de urbanismo, paisagismo e interiores ele sempre foi muito útil.

Na faculdade de arquitetura do primeiro ao quinto ano os alunos passam a maior parte do tempo projetando, então ter um livro que ajude a resolver as questões técnicas para a criatividade poder fluir é muito bom.

Mesmo após formada o Neufert ainda continua sendo o meu guia básico, é o livro de cabeceira da maioria dos arquitetos.

Sobre o Neufert

A Arte de Projetar Arquitetura já é um livro muito antigo, esta na sua 18º Edição, mas foi originalmente publicado por Ernst Neufert em 1936 na Alemanha. De lá para cá o livro já foi traduzido em 18 línguas, foi atualizado diversas vezes, mas sempre conservando a sua essência, ser um manual para arquitetos.

Quem foi Ernst Neufert?

O arquiteto, autor do maior livro de arquitetura nasceu na Alemanha de 1900, na cidade de Freyburg em Unstrut, começou sua carreira como pedreiro aos 17 anos, onde trabalhou por 5 anos. Então começou a frequentar uma escola de construção em Weimar, quando foi indicador por um professor a ingressar na escola de arquitetura Bauhaus fundada por com Walter Gropius, ele foi um dos primeiros alunos da Bauhaus a mais importante escola de arte e arquitetura.

Arquiteto Ernst Neufert

Concluiu seus estudos em 1920 quando se juntou ao arquiteto expressionista Paul Linder em uma viagem que duraria um ano pela Espanha, onde conheceu Gaudí. No ano seguinte retornou ao seu país e assumiu o comendo do escritório de Gropius.

Em 1926 começou a lecionar arquitetura na Bauhochschule. Mudou-se para Berlim após os nazistas fecharem a escola, então começou a dar aulas na capital até 1934, quando a escola também foi fechada.

Neste ano ele se tornou arquiteto residente da Vereinigte Lausitzer Glaswerke, construindo edifícios residenciais, comerciais e industriais. Já neste período ele trabalhava no que mais tarde viria a ser o livro de referência para arquitetos do mundo inteiro

Neufert, Ernst

Em 1936 ele concluiu sua obra de arquitetura escrita, “Arte de Projetar em Arquitetura”. Chegou a viajar aos Estados Unidos se encontrando com Frank Lloyd Wright, mas com o sucesso do seu livro retornou a Alemanha, onde foi convidado para normatizar a arquitetura industrial Alemã.

Após a Segunda Guerra Mundial voltou a dar aulas na Darmstadt University of Technlogy e abriu seu próprio escritório em 1953 com seu filho Peter, a maioria de seus projetos dedicados ao setor industrial. Faleceu em 1986 em sua residência da Suíça.

 

Neufert Onde Comprar

O Neufert em português é comercializado pela editora Gustavo Gili, conhecida como GG, no Brasil esta na sua 18º edição de capa rosa, as versões anteriores têm capas com outras cores. O livro custa R$240,00 reais e tem 568 páginas com capa dura. A Saraiva está com uma promoção com lotes limitados por R$165,00 (Corra Antes Que Acabe)

Livro Neufert PDF

Então se você esta procurando um livro de arquitetura técnico e funcional este é a sua melhor escolha. É extremamente racionalizado, portanto prático de consultar.

E se não é arquiteto, mas quer dar o Neufert de presente a um arquiteto ou arquiteta, eu estou aceitando presentes 🙂

Beijos e até o próximo post!

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Comentários

190 Vida Low Carb

Categorias

Siga o ArquiDicas

Tem um monte de conteúdo legal em todos os nossos canais. Siga e receba as melhores dicas para Casa e Jardim.