Duratex e Casa Claudia lançam Marcas do Tempo

Durafloor marcas do tempo

Durafloor marcas do tempo

Hoje durante a Exporevestir 2015, o ArquiDicas foi convidado para o lançamento da linha de pisos Marcas do Tempo, uma parceria inédita entre a Duratex e a Casa Claudia. Em um bate-papo descontraído, os criadores Renata e Pedro, nos contaram como surgiu a ideia e a inspiração.

Até então nenhuma revista de arquitetura e decoração brasileira havia realizado uma parceria para a criação de uma coleção de pisos laminados, a linha Marcas do Tempo leva a assinatura do arquiteto e  Diretor de Conteúdo da Editora Abril, Pedro Ariel, que junto com Renata Braga, Gerente Executiva da Duratex, e  Helena Capaz, Gerente de Desenvolvimento de Produtos da Duratex, criaram essa linha espetacular.

Piso Laminado Marcas do Tempo

A revista Casa Claudia havia elaborado o seu primeiro anuário de tendências em Novembro de 2013 onde foram mapeados quatro movimentos de influência sobre o design e a arquitetura, um novo jeito de morar: Brasilidade, Menos é Melhor, Compartilhar e Marcas do Tempo, que traziam sentimentos acolhedores, generosos, autorais e despojados.

Com base nesses estudos surgiu a ideia inicial dessa coleção e parceria, até então a marca Duratex nunca havia feito o licenciamento de outras marcas.

Pedro nos contou que conheceu Renata através de uma amiga em comum da Duratex, empresa parceira de longa data da Casa Claudia. A Renata indicou a Feira Domotex na Alemanha que ocorreu em Janeiro de 2014, um evento exclusivo de pisos para que o Pedro mergulha-se completamente na ideia da coleção. Segundo ele, muitas inspirações surgiram dessa viagem e começou a nascer o layout dos pisos.

Logo no início da nossa conversa, Pedro falou sobre como as pessoas se sentem confortáveis e saudosas com o passado.

“Parece que a felicidade esta sempre no passado” (Pedro Ariel)

Citou inclusive o filme “Meia Noite em Paris”, de Woody Allen, em que os personagens vivem em uma época marcante para a arte e arquitetura parisiense, mas que no entanto sentiam imensa saudades de uma outra época anterior, que nem mesmo haviam vivido.

Isso também acontece hoje, quantas vezes escutamos as pessoas falarem sobre como era melhor antigamente? E foi exatamente essa ideia que a coleção quis resgatar.

Atualmente as pessoas estão sempre estressadas, sem tempo ou no trânsito, buscando fugir para um lugar imaginário que esta lá no passado, disse Pedro.

Por isso a coleção buscou reunir pisos que lembrem o passado, a casa da vó, a casa de praia, casas de campo. Para que quando as pessoas voltem para casa estejam no seu refúgio, esse é o conceito da coleção Marcas do Tempo, trazer lembranças e sensações boas.

Mesmo sendo um piso de madeira que remete ao passado, são laminados de alta tecnologia e combinam perfeitamente com objetos e móveis modernos, como disse a Renata.

E quais são as Marcas do Tempo?

Pisos Marcas do Tempo

A ideia foi de criar uma coleção que mostrasse a passagem do tempo nos pisos, imperfeições com identidade, que humanizam os ambientes.

Foram selecionadas seis estampas em tonalidades diferentes, duas bem clarinhas, quase brancas, que lembram uma casa de praia com o desgaste da areia sobre os pisos, uma pátina natural. Enquanto os pisos escuros referenciam os assoalhos das casas de campo em tons mate.

Pisos Laminados Durafloor

Como é uma coleção especial, os pisos Durafloor “Marcas do Tempo” serão comercializados apenas em boutiques de pisos com representantes especializados que priorizam a especificação do produto por arquitetos, além disso, essas lojas especializadas devem ter um bom espaço para a exposição do piso.

“Esse piso você não consegue sentir só na cartela ou numa imagem. Então a gente teria que ter uma área para as pessoas verem e tocarem e entenderem o desenho.” (Renata Braga)

Fotos e Mais Informações

Para saber mais sobre essa coleção a revista Casa Claudia vai lançar uma edição especial dia 10 de Março com uma capa surpreendente, que o ArquiDicas teve a oportunidade de conhecer em primeira mão, vale a pena você conferir esse trabalho!

Outra novidade que o Pedro Ariel contou com exclusividade para o ArquiDicas é que teremos a coleção Marcas do Tempo nas próximas edições da Casa Cor. Os pisos laminados da coleção estarão nas lojas a partir de Abril.

Veja as fotos da linha completa aqui.

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

1 Comentário

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.