Livros de Arquitetura

Livros De Arquitetura

Para aproveitar esse começo de semestre eu resolvi escrever esse post especial sobre livros de arquitetura, deixando um pouco de lado livros mais técnicos como o Neufert, para trazer livros de teoria e reflexão sobre a arquitetura em um aspecto temporal e estilístico.

Seja para os estudantes ou para quem já é formado é sempre bom ter livros de referência e manuais para consultar, espero que goste do post e dos livros!

1 – Arquitetura e Crítica, Josep Maria Montaner. Editora GG.

Livro Arquitetura e CriticaÉ um livro que aborda a crítica arquitetônica – o que os arquitetos e futuros arquitetos mais gostam de fazer, criticar J – mas, não apenas a critica pela critica, uma análise sobre os limites e os objetivos desta.

Porque ler esse livro?

Porque através da postura crítica se desenvolvem o raciocínio de grandes nomes da arquitetura como Le Corbusier, Adolf Loos, Peter Eisenman, Rem Koolhaas, Kenneth Frampton e outros arquitetos famosos que através do seu olhar crítico transformaram o modo de fazer arquitetura, de planejar a cidade. No mundo das artes, e entenda-se arquitetura como arte, cada expressão artística é contraria a sua antecessora, sempre tentando superar o passado, inovar. Este livro aborda várias correntes da arquitetura desde o século XIX, com interpretações derivadas do existencialismo, fenomenologia, iconografia, estruturalismo e o pós-estruturalismo. (Comprar Arquitetura Crítica)

2 – Arte e Arquitetura: Novas Afinidades, Julia Schultz-Dornburg. Editora GG.

Livro Arte e ArquiteturaO que é arte e o que é arquitetura? Muitas vezes os limites entre arte e arquitetura são tão tênues que chegam a se confundir como é o caso do Construtivismo Russo, o Expressionismo e a própria escola de Bauhaus são exemplos de movimentos em que a arte e a arquitetura se unem com objetivos comuns.

No livro Julia Schultz faz um comparativo entre arte e arquitetura em um âmbito internacional entre 1978 e 1998, período quem que houve uma extrapolação da arte para as ruas com novos conceitos que abrangiam a participação do público, ao mesmo tempo em que a arquitetura se tornou escultural. (Comprar O Livro Arte e Arquitetura)

Porque ler esse livro?

A autora traz muitos projetos de artistas e arquitetos famosos, explorando tendências e contextualizando movimentos. Eu considero que arquitetura é arte, na verdade, segundo o conceito estabelecido na Europa no final do século XVIII, arquitetura faz parte das 6 belas artes primordiais que incluem a pintura, literatura, música, dança e teatro. Mas, de qualquer forma este livro apresenta uma permeabilidade entre as formas de arte e como isso influenciou a arquitetura dos tempos atuais.

3 – Pensar a Arquitetura, Peter Zumthor. Editora GG.

Livro Pensar a ArquiteturaEste livro é uma compilação de inúmeras reflexões feitas pelo arquiteto suíço Peter Zumthor ao longo de dez anos, sobre sua percepção lúdica da arquitetura, do espaço dos objetos, como esta:

’A construção é a arte de formar um todo com sentido a partir de muitas partes. Os edifícios são testemunhos da capacidade humana de construir coisas concretas. O verdadeiro núcleo de qualquer tarefa arquitectónica encontra-se, no meu entender, no acto de construir. É aqui, onde os materiais concretos são reunidos e erigidos, que a arquitectura imaginada se torna parte do mundo real.’ (Peter Zumthor)

Porque ler esse livro?

Porque é um livro poético e diferente de outros livros de arquitetura com carga teórica sobre a arquitetura, este é um livro de percepções sutis sobre o que a arquitetura representa, lembranças e sensações. Acho que ele resgata um pouco da paixão pela arquitetura. (Comprar Pensar A Arquitetura)

4 – Depois do Movimento Moderno – Arquitetura da Metade do Século XX, Josep Maria Montaner. Editora GG.

Livro Depois do Movimento ModernoUma análise teórica sobre as tranformações arquitetônicas que ocorreram após a Segunda Guerra Mundial, onde são caracterizados 3 períodos: A continuidade e as alterações na arquitetura entre 1945 e 1965, a arquitetura pós moderna, e a arquitetura apresentada nos últimos anos entre 1977 e 1992. As obras analisadas englobam arquitetos como Álvaro Siza (Portugal), Rafael Moneo (Espanha), Hans Hollein (Áustria), Frank Gehry (Estados Unidos), Rem Koolhaas (Holanda), Norman Foster (Inglaterra), Renzo Piano (Itália), Jean Nouvel (França) e Santiago Calatrava (Espanha).

Porque ler esse livro?

É um livro bem objetivo e teórico, o autor analisa as principais mudanças que culminaram na adaptação da arquitetura através das últimas décadas, como a arquitetura ganhou um caráter internacional, é interessante notar as ideologias que formaram o novo arquiteto. Este livro passa por várias fases desde a arquitetura racionalista, minimalista, expressionista, formalista, brutalista, organicista e high-tech. Além de muitos outras correntes identificadas por Montaner. (Comprar Depois Do Movimento Moderno)

5 – Atmosferas, Peter Zumthor. Editora GG.

Livro AtmosferasNovamente Peter Zumthor e suas reflexões, no livro Atmosferas mostra a relação entre as obras de Zumthor e o meio urbano, o espaço que se comunica e envolve a vizinhança, refletindo sobre o papel do arquiteto na sociedade.  Este livro deriva da palestra “Atmosferas Espaços Arquitetônicos – as coisas a minha volta”, ministrada pelo arquiteto suíço em 2003.

Porque ler esse livro?

A capacidade de comunicação de Peter Zumthor é sem igual, com uma sutiliza poética ele trata de assuntos como os postulados arquitetônicos utilidade, conforto, beleza e solidez. Passando por Palladio e Vitruvio, para exemplificar uma arquitetura enraizada na paisagem inserida na cultura local. (Comprar Atmosferas)

6 – A Modernidade Superada. Ensaios sobre arquitetura contemporânea, Josep Maria Montaner. Editora GG.

Livro A Modernidade SuperadaEste livro reúne 9 textos de Josep Maria, onde ele aborda os pontos principais do movimento moderno, apresentando a evolução e a crise arquitetônica moderna em diversos países. É um livro altamente teórico sobre o movimento moderno. Este livro é uma edição revisada e ampliada do livro de mesmo nome publicado em 1997. Na nova edição foi incorporado também trechos sobre a fragilidade da arquitetura moderna, sobre os problemas enfrentados na conservação e revitalização.

Porque ler esse livro?

Neste livro o arquiteto faz uma extensa analise nas obras dos arquitetos Luís Barragán (Mexico), Carlos Raúl Villanueva (Venezuela), Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi e Paulo Mendes da Rocha (Brasil), Rogério Salmona (Colômbia), Alvar Aalto (Finlândia), José Antônio Coderch (Espanha) e Álvaro Siza (Portugal). (Comprar Esse Livro)

7 – XS Ecológico – Grandes Ideias para Pequenos Edifícios, Phyllis Richardson. Editora GG.

Grandes Ideias para Pequenos EdifíciosEste livro apresenta projetos de arquitetura sustentável, são 40 projetos espalhados ao redor do globo, que enfatizam a importância do ecológico desde estruturas integradas na natureza, exploração de materiais sustentáveis, até o uso de técnicas construtivas tradicionais adaptadas as necessidades atuais.

Porque ler esse livro?

Hoje arquitetura ecológica não é apenas um modismo é uma necessidade, as pessoas estão começando a sentir os efeitos do que os ambientalistas já previam: falta de água, energia, temperaturas elevadas e desastres naturais constantes.  Os novos projetos de arquitetura têm como premissa a economia de recursos naturais e o menor impacto possível sobre os recursos restantes. Este é o conhecimento necessário para os novos arquitetos que devem pensar globalmente e agir localmente, segundo o próprio autor. (Comprar XS Ecológico)

8 – Sistemas Arquitetônicos Contemporâneos, Josep Maria Montaner. Editora GG.

Livro Sistemas Arquitetônicos ComtemporâneosO último livro, também de autoria de Josep Montaner, trata da arquitetura contemporânea desde o início do século XX até o início do século XXI. Neste livro além de alta carga teórica o autor enfatiza a relação entre edifício e entorno derivado. Um mix de arquitetura, urbanismo e paisagismo que rege os projetos atuais e os projetos futuros.

Porque ler esse livro?

Porque trata da arquitetura recente, dos atuais modos de vida e faz previsões para a nova arquitetura e a nova cidade. Sempre pautando o conteúdo teórico em projetos de grandes arquitetos, urbanistas e paisagistas como Le Corbusier, Pierre Jeanneret, Jane Drew, Maxwell Fry, Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Mies Van der Rohe, Frank Lloyd Wright, Alvar Aalto, Lina Bo Bardi, Robert Venturi, Denise Scott Brown, Louis Kahn, Manuel Solá-Morales, Rafael Moneo, Paolo Soleri, Peter Eisenman, Rem Koolhaas, Carlos Ferrater Rizomas, Gilles Clément, Zaha Hadid, Kazuyo Sejima, Eduardo Arroyo, Toyo Ito e Shigeru Ban. (Comprar Sistemas Arquitetônicos)

Estes são 8 livros que tratam um pouco sobre teoria da arquitetura, estilos arquitetônicos, contexto e crítica. Bom começo de semestre para quem é estudante de arquitetura e um ótimo começo de ano para meus colegas formados. Se você já leu algum desses exemplares, me diga o que achou nos comentários.

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

1 Comentário

190 Vida Low Carb

Categorias

Siga o ArquiDicas

Tem um monte de conteúdo legal em todos os nossos canais. Siga e receba as melhores dicas para Casa e Jardim.