Como Fazer Limpeza de Carpete

Não tem nada mais gostoso que acordar pela manhã, com os pés ainda descalços e pisar sobre o carpete macio e quentinho, ou então sentar no carpete da sala para assistir um filme com a família.

Lavar Carpete

Os carpetes e tapetes revestem a nossa casa de conforto e dão um charme a mais para os ambientes, mas é preciso tomar cuidado na hora de fazer a limpeza de carpete para não danificar as fibras e eliminar os ácaros que são os grandes vilões da saúde respiratória.

Veja a seguir como fazer a limpeza de carpete periodicamente, desde a manutenção básica do carpete, até a limpeza profunda e também quais produtos utilizar para eliminar odores e manchas dos carpetes.

Como Limpar Carpete: Manutenção Semanal

Para manter o tapete o mais limpo possível durante as limpezas periódicas da casa basta usar o aspirador de pó, passe o aspirador de pó no sentido das fibras do tapete, lentamente para sugar bem todas as partículas de sujeira.

Higienização de Carpete

É uma limpeza superficial, mas que ajuda a manter os carpetes aparentemente limpos, principalmente para quem tem animais de estimação.

Nunca use a vassoura para varrer o carpete, porque isso faz com que a poeira acumulada levante e se espalhe por todo o ambiente, além disso, as cerdas duras da vassoura estragam as fibras dos carpetes.

Então evite a vassoura e passe apenas o aspirador de pó, ou a vassoura elétrica – que não deixa de ser um aspirador de pó com um nome comercial diferente para a mesma função “aspirar o pó”.

Depois espalhe bicarbonato de sódio sobre o tapete, deixe agir por uns 15 minutos e depois aspire novamente o carpete. Está é uma limpeza de carpete a seco que pode ser feita semanalmente.

Como retirar os pelos que não saem?

Quem tem animais de estimação sabe que nem sempre o pelo sai com o aspirador de pó, principalmente dos gatos que parecem se impregnar no carpete, neste caso uma boa opção é usar um pano úmido com um pouco de 1 parte de vinagre branco e 1 parte de água, ou então colocar a água e o vinagre em um borrifador e passar o aspirador.

Como Limpar Carpete

Use o pano quase seco, bem torcido e passe no carpete fazendo movimentos circulares, você vai perceber que os pelos aderem ao pano e vão se aglomerando. O vinagre é bom para evitar e eliminar o mofo e odores, além de deixar as fibras do tapete mais brilhosas.

Tem pessoas que não gostam do cheiro forte do vinagre, neste caso pode acrescentar um pouco de essência sem óleo na mistura de água e vinagre.

Deixe as janelas abertas

A circulação de ar em casa é muito importante para retirar as impurezas, então diariamente abra as janelas e as portas e deixe a ventilação natural fazer o seu trabalho, abra bem as cortinas, prenda as portas e deixe o ar fluir por um tempo.

Como Tirar as Machas no Carpete?

Caiu aquele cafezinho puro no carpete claro…. Não se desespere! Limpe imediatamente antes que a mancha seque, porque depois de seca… ai pode se desesperar…. brincadeira, mas é muito mais difícil tirar manchas já secas, por isso aproveite enquanto elas estão molhadas para limpar o carpete.

Limpeza de Carpete

Existem produtos específicos para tirar manchas do carpete como o Vanish Karpex, que promete remover as manchas e deixar o seu tapete cheiroso, mas se você não gosta de usar produtos químicos e prefere usar produtos naturais para limpar o carpete, siga esses três passos simples:

  • Faça uma misturinha para remover as manchas usando 2 partes de água oxigenada 10 volumes e 1 parte de detergente neutro;
  • Seque a área da mancha com um papel toalha ou um pano seco e limpo;
  • Passe um pouco da misturinha e adicione bicarbonato de sódio, esfregue suavemente e depois remova a mistura usando vinagre e água em partes iguais.

Procure não deixar o carpete encharcado, depois de limpar a área manchada passe um pano seco ou até use o secador de cabelo para acelerar a secagem.

Caiu Chiclete no Carpete, O Que Eu Faço?

Quase todo mundo sabe daquele troque de passar gelo no chiclete para remover da roupa, só que as vezes essa teoria na prática não é muito prático e vai molhar o carpete o que não é legal, outra forma de resolver o problema de um chiclete no carpete é usar um ferro de passar, ao invés de congelar o chiclete, vamos queimar – o chiclete, não o tapete pelo amor de Deus!

Cubra o chiclete com papel toalha e coloque o ferro quente por alguns minutos até ele grudar na toalha de papel e depois remova a toalha com o chiclete e pronto.

Mantenha seu Carpete Limpo

Nem sempre o carpete é usado na casa toda, em geral nos quartos e salas, mas muitas vezes o carpete já começa na entrada do apartamento ou da casa e por conta disso acaba se expondo mais a sujeira, então evite pisar com o calçado que você usou na rua sobre o tapete, coloque um capacho na entrada da porta e tire os sapatos antes de pisar no carpete.

Limpar Carpete

Ao lado da porta de entrada mantenha uma sapateira e um assento para retirar os calçados e trocar por outro mais confortável (chinelo, pantufa, etc.). Nas áreas de passagem, por exemplo, no corredor entre a sala e os quartos, use uma passadeira sobre o carpete.

Quando o piso da sala de jantar também é revestido com carpete use sempre um tapete sobre o carpete, para evitar manchas sobre o carpete. Porque o carpete é fixo, já o tapete pode ser removido para ser lavado, se for o caso.

Então usando passadeiras e tapetes nas áreas de maior circulação você reduz o acumulo de sujeira sobre o carpete.

Lavagem de Carpetes

Não tente lavar o carpete, pelo menos uma vez por ano, chame uma empresa de limpeza para dar aquela faxina geral no seu carpete, porque se você fizer isso sozinho(a) pode acabar com um tapete cheirando “cachorro molhado”, ter problemas com mofo e o pior estragar o carpete, então deixe isso para as empresas de limpeza de carpete especializadas e evite dores de cabeça.

Lavagem Carpetes

Essa higienização de carpetes feita pelo menos uma vez ao ano é importante e necessária para aumentar a vida útil do seu carpete e eliminar a sujeira mais pesada que fica retida nas fibras e que não conseguimos eliminar com a limpeza doméstica. E junto com a sujeira vão embora os ácaros, as bactérias e outros microrganismos que vivem nos carpetes e que fazem mal a nossa saúde.

Porque mesmo que os tapetes sejam feitos de materiais antibacterianos e anti-ácaro, a poeira que se acumula entre os vãos das fibras está repleta de pele morta que são um verdadeiro banquete para as bactérias e para o ácaros.

Faça a limpeza de carpete doméstica regularmente e de uma geral no seu carpete contratando uma empresa de higienização de tapetes e carpetes especializada uma vez ao ano.

Espero que as dicas tenham sido úteis, se gostou do post da um curtir e deixe seu comentário abaixo.

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Comentários

190 Vida Low Carb

Categorias

Siga o ArquiDicas

Tem um monte de conteúdo legal em todos os nossos canais. Siga e receba as melhores dicas para Casa e Jardim.