Limpeza de Ar-Condicionado – Como Fazer

limpeza de ar-condicionado

Diversos mitos já se criaram em torno do ar-condicionado, ele é considerado o vilão quando o assunto é saúde em edifícios, mas será que essa informação é verdadeira? Será que o ar-condicionado é prejudicial à saúde?

A resposta é NÃO, o ar-condicionado é um aparelho de filtragem e condicionamento do ar e em oposição ao que se fala por ai na verdade ele é muito usado em hospitais como uma forma de manter o ar esterilizado, principalmente em salas cirúrgicas.

Então como esse aparelho que pode contribuir para a higiene do ar pode ser considerado um vilão por diversos especialistas?

Simples…. falha humana ou descuido humano!

As pessoas não fazem a manutenção e a limpeza do ar-condicionado que deveria ser realizada com frequência, o filtro do condicionador de ar fica sujo e com o tempo ao invés de controlar a entrada de microrganismos nocivos a saúde respiratória, acaba poluindo o ar.

Isso acontece principalmente por falta de informação, porque quando a limpeza de ar-condicionado é feita regularmente o ar-condicionado pode ser um aliado a saúde, por isso é muito usado em hospitais.

Outra questão importante é a porcentagem do ar que é renovado, pois para economizar energia é comum os aparelhos re-circularem o ar presente no ambiente, assim diminuem a necessidade de resfriamento ou aquecimento deste ar que já foi condicionado, mas uma porcentagem desse ar tem que ser renovado em determinado período de tempo para que o ambiente seja saudável, com um nível aceitável de oxigênio e gás carbônico.

Em hospitais essa renovação é muito mais criteriosa, pois em uma mesma sala estão presentes diversas pessoas doentes e o ar precisa ser constantemente renovado e filtrado. Já em aparelhos residenciais essa renovação do ar é mais lenta.

Mas, isso não é uma questão para se preocupar o importante mesmo é manter o aparelho de ar-condicionado limpo e fazer a troca de filtros no período estabelecido pelo fabricante.

Para manter a qualidade do ar nos ambientes condicionados pelos aparelhos também é importante observar o nível de umidade no ar, pois o ar-condicionado resseca o ar e apenas neste caso o uso do sistema de condicionamento de ar pode influir no bem-estar humano.

Já que saber como e quando realizar a manutenção e a higiene do ar-condicionado é importante para a saúde, saiba qual é o período de troca de filtro recomendado e quando é preciso contratar uma empresa especializada para limpar o sistema do ar-condicionado.

Como Limpar o Ar-Condicionado?

Existem dois tipos de limpeza, você pode fazer a higiene doméstica do split, que pode ser feita semanalmente ou mensalmente e consiste basicamente em limpar os filtros.

A limpeza doméstica é importante para manter limpo por mais tempo, mas anualmente é importante chamar um técnico especializado na higienização de condicionadores de ar.

Porque só com a limpeza do filtro o ar-condicionado não fica totalmente limpo, outras partes do aparelho se enchem de pó com o tempo, a limpeza especializada desmonta o aparelho inteiro e lava com produtos que eliminam ácaros e bactérias, tanto do split (unidade interna) quando da condensadora (unidade externa).

Limpeza do Filtro do Ar-Condicionado

Para limpar o ar-condicionado desligue o aparelho para evitar acidentes, retire com cuidado à tampa frontal da unidade interna (split) e retire os filtros de ambos os lados. Alguns filtros contam com um filtro complementar em papel, se for o caso separe esse filtro de papel do filtro de nylon.

Lave com a ajuda de uma escovinha e de uma bacia com água e vinagre em partes iguais o filtro de nylon e enxague em água corrente.

Quando houver o filtro em papel apenas escove o filtro para retirar a poeira na lavanderia ou na área externa para não deixar essa sujeira contaminar a casa e depois passe um pano úmido com vinagre e água.

Deixe secar os filtros e recoloque no split e feche a tampa, depois é só ligar o aparelho.

A recomendação é que essa limpeza seja mensal, em locais em que o aparelho fica ligado constantemente à limpeza pode ser semanal.

Limpeza Completa do Ar-Condicionado

A limpeza completa do ar-condicionado requer uma empresa ou técnico especializado, pois neste caso o aparelho tem que ser desmontado para a higienização.

Essa limpeza profissional do ar-condicionado deve ser feita anualmente em residências e em locais comerciais onde o ar-condicionado fica ligado constantemente a limpeza pode ser feita a cada 6 meses.

Realizar a completa limpeza do aparelho condicionador de ar é importante para manter o aparelho funcionando corretamente e evitar doenças respiratórias devido ao acúmulo de ácaros e bactérias presentes no ar.

Dessa forma o ar-condicionado não será um vilão para a saúde e sim um aliado, tanto da saúde como do conforto térmico.

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Adicionar Comentário

190 Vida Low Carb

Categorias

Siga o ArquiDicas

Tem um monte de conteúdo legal em todos os nossos canais. Siga e receba as melhores dicas para Casa e Jardim.