Exporevestir 2015 – Novidades para Casa

Pastilhas Cerâmicas

Exporevestir 2015

Estou fazendo a cobertura da Exporevestir 2015 a maior feira de revestimentos e acabamentos para arquitetura e design de interiores que reúne centenas de expositores, mostrando novidades que as grandes marcas estão lançando para o próximo ano. Veja o que tem de novo para revestir a sua casa e deixar o seu cantinho ainda mais aconchegante!

Exporevestir – Pisos e Revestimentos

Pastilhas Cerâmicas

A Exporevestir tem como parceiro principal a ANFACER – Associação Nacional dos fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres, por isso o que mais se vê na feira são pisos e revestimentos cerâmicos. São tantas marcas e uma infinidade de stands que parece loucura.

O que mais me chamou a atenção neste evento sem dúvida é a nova abordagem das marcas de cerâmicas, muito mais do que revestir paredes e pisos de cozinhas, banheiros e lavanderias as empresas estão investindo pesado em revestimentos ceramicos para salas, quartos e fachadas.

Pisos e Revestimentos

Isso mesmo, são peças diferenciadas com texturas e acabamentos que se assemelham a madeira natural, placas de cimento e até pedras nobres como o mármore e o quartzo que impressionam pela qualidade, muitas vezes é impossível saber se é porcelanato ou mármore.

Sem dúvida as empresas de revestimento acertaram nessa escolha de acabamento, pois o mármore é um produto nobre, que todo mundo gostaria de utilizar, mas seu preço não é acessível, enquanto o porcelanato consegue dar o mesmo efeito, copiando os desenhos das pedras naturais com um valor muito menor.

Porcelanato que imita mármore

Outra questão é que o mármore é uma pedra porosa, ou seja, absorve água, e muitas vezes pode manchar se não for feito um tratamento adequado e sua manutenção é muito mais complexa que passar um “Veja”, já o porcelanato é fácil de limpar e muito resistente.

Piso de Porcelanato

Os porcelanatos que imitam madeira já estão nas lojas de materiais de construção e boutiques de revestimentos há algum tempo, mas este ano as marcas ampliaram ainda mais as gamas de cores com acabamentos que imitam diversas espécies de madeiras nacionais e importadas, algumas têm inclusive texturas idênticas. Outras aproveitam a liberdade do porcelanato para criar versões com estampas sobre a madeira ou efeitos metalizados.

Revestimentos para Parede com Textura

Porcelanato de Parede

Uma tendência que chegou para ficar são os porcelanatos com textura de alto relevo, todas as marcas de pisos e revestimentos possuem coleções de porcelanatos com relevos que quando unidos dão a impressão de serem uma peça única, um painel de alto relevo. São lindos e ideais para as paredes das salas e quartos.

Porcelanato para parede

Porcelanato Importado

Eu conheci muitas marcas novas e vi muitas novidades internacionais na Exporevestir 2015, têm marcas espanholas, italianas, japonesas e americanas, mas as marcas brasileiras são a grande maioria. Muitos empresários estrangeiros estão na feira para fazer negócios com revendedores de revestimentos do Brasil.

Além dos pisos e revestimentos a feira também concentra fabricantes de louças sanitárias, peças sanitárias, revistas de arquitetura e o Fórum de Arquitetura e Construção, que conta com palestrantes incríveis, como os  ganhadores do pritzker de arquitetura em 2010 Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, o arquiteto alemão Jürgen Mayer e os brasileiros Fernando Vidal e Arthur Casas.

Pritzker Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa,

Acompanhe o ArquiDicas para a cobertura completa da Exporevestir 2015!

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Comentários

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.