Dicas para organizar sapatos

Mulher e sapato é como uma combinação perfeita, no mesmo estilo de feijão e arroz. É difícil encontrar alguma que não tenha uma pequena coleção destes itens em seu guarda-roupa. Entretanto, muitas vezes o espaço disponível é muito menor do que o desejado para organizar estas preciosidades. 
Organização de Sapatos
Se você se encaixa neste caso, então preste bem atenção nas dicas que lhe darei, afinal é imprescindível manter a organização dos sapatos, tanto para a melhor conservação dos mesmos, quanto para a necessidade que temos de saber tudo o que possuímos. 
 
Para começar, recomendo praticar o desapego. Retire fora aqueles pares que você não usa mais ou que nunca usou, os que já sairam de moda, os que já estão velhinhos… Resumindo: passe adiante os itens que estão apenas ocupando espaço. Após essa etapa, o interessante é separá-los por estação do ano, assim como as roupas. Caso seja verão, guarde bem as botas, e deixe por perto as rasteirinhas. 
 
Feito isso, é hora de organizar, e para isso você tem mil e uma possibilidades. Caso tenha uma sapateira ou um espaço destinado aos sapatos em seu guarda-roupa, aproveite-os da melhor forma possível, fazendo bom uso do espaço. Além disso, se o ambiente for grande, você pode investir em uma estante ou um baú, afinal móveis para este objetivo é o que não falta.  
 
Mas se a sua opção é aproveitar o espaço e móveis que já possui, existem alguns acessórios que podem auxiliar nesta função. A primeira dica são os organizadores que são perfeitos para serem colocados embaixo da cama. Eles são feitos de TNT, podem ter divisórias ou não, e são muito práticos. Outra ideia é o organizador para cabideiro, no estilo “colmeia”, que pode ser usado caso tenha espaço sobrando no varão do guarda-roupa. São vários modelos, com diferentes materiais, cores e tamanhos, basta escolher qual se adeque melhor às suas necessidades. Outra opção barata e funcional são as sapateiras de porta, que também possuem diversos modelos, e o melhor: não servem só para organizar sapatos, mas também roupas íntimas, lenços, material escolar, brinquedos, e outros. 
 
 
Existem também caixas organizadoras especiais para sapatos, ou seja, elas normalmente possuem furos para a ventilação dos calçados a fim de não criar mofo, e além de tudo são fáceis de empilhar. Mais uma ideia é utilizar cestos como os de vime para organizar os chinelos todos juntos, pois isso resultará em uma grande economia de espaço.  
Caixas para Sapatos
 
Você pode optar também pelas sapateiras no estilo “faça você mesmo”: com caixotes de feira, canos de PVC, pallets e rodinhas, garrafas PET, combinação cabide + grampo de roupa, sancas de gesso, e o que mais a sua imaginação e criatividade permitirem.  

Letícia Lepchak

Letícia Lepchak é Personal Organizer e uma apaixonada por organização pessoal, acredita na melhoria da qualidade de vida e economia de tempo e dinheiro no cotidiano através da organização. É formada em Marketing pela PUC-PR e em Organização Pessoal pela Facilita Organização.

Adicionar Comentário

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.