Decoração de Sala: Dicas Criativas De Uma Arquiteta!

decoração de salas

Olá tudo bem? Confira a seguir o post que eu preparei sobre decoração de sala e mergulhe nessa seleção incrível de fotos de salas decoradas!

A sala de estar é o ambiente acolhedor é nele que recebemos os amigos e a família, também é na sala de estar que nos aconchegamos para assistir um filminho comendo pipoca no sofá, ao mesmo tempo em que a sala precisa ser um ambiente agradável e organizado para receber, tem que ser confortável para o uso no dia-a-dia. Por isso a decoração de sala não é tão simples quanto parece ser, na verdade é mais do que decorar, é de planejar e projetar o espaço para que ele seja funcional.

Azul e laranja

Então no seu projeto de interiores você terá que avaliar as atividades pertinentes a sala de estar ou jantar e quantas pessoas as salas devem atender. Esta é uma questão importante para conhecer a necessidade de assentos na sala de estar e na sala de jantar e que pode determinar o layout dos móveis, principalmente na decoração de sala pequena, onde é preciso planejar a usabilidade do espaço com atenção.

Poucas pessoas podem contar com sala de TV, sala de visitas e sala de jantar, hoje a maioria das casas e apartamentos tem tamanhos reduzidíssimos, por isso é comum que os ambientes sejam integrados: sala de estar, jantar e cozinha.

Sala de estar pequena

Essa integração entre os ambientes amplia o alcance visual e faz parecer que o espaço é maior.

Por outro lado, com espaços cada vez menores é preciso ter criatividade para lidar com tantas funções em um espaço compacto, esse é o desafio principal na decoração de salas pequenas.

Decoração de Salas Pequenas

Vou começar citando a famosa frase do arquiteto Mies “Menos é Mais”, pois afinal em espaços reduzidos o que importa são as coisas essenciais, ou seja funcionais. Só, que o projeto não se inicia com a escolha dos móveis e acessórios de decoração da sala.

projeto de decoração de sala

O projeto começa com análise do espaço e das relações entre os espaços (funções e circulação) de como aquele espaço poderá ser apropriado pelos moradores. Para então partir para a definição dos espaços e do dimensionamento dos móveis.

Os dois erros mais cometidos na decoração de salas ocorrem justamente quando não é feito um planejamento do espaço antes da escolha dos móveis que são: entulhar a sala de objetos e restringir a circulação das pessoas.

Sala de estar e jantar

Os móveis não podem atrapalhar a passagem, eu sei que a vontade de muitas pessoas é de colocar sofás 2 e 3 lugares em suas salas, mas nem sempre isso fica legal em salas pequenas, mesmo que seja possível pode não ser a melhor escolha.

decoração de sala compacta

Sofás sem braços e com linhas retas, como o da imagem acima, são muito mais apropriados, pois permitem mais pessoas sentadas e são menos impactantes visualmente.

Isso vale também para a escolha dos materiais, objetos transparentes criam uma percepção de espaço livre, peças de metal tendem ter a estrutura mais esguia do que a madeira, cores claras criam espaços mais iluminados e que aparentam ser maiores e objetos com poucos detalhes e texturas chamam menos atenção, portanto não “pesam” o  visual. Isso é regra? Não.

decoração sala de jantar

Se a sala pequena tiver paredes brancas, móveis brancos, sem quadros, sem texturas, sem prateleiras, sem almofadas … sem graça! A palavra de ordem na decoração de salas de estar e jantar é equilíbrio, sempre buscar o equilíbrio entre as cores, formas e texturas, trazendo algo pessoal que seja característico.

Cores para a Sala

Agora vamos falar um pouco de cores para a sala, sem cair na mesmisse de indicar apenas cores claras para iluminar a sala e ampliar a sensação de estaço, porque as cores escuras também podem colaborar para aumentar a percepção visual, quando bem utilizadas em um projeto de interiores criam a ilusão de profundidade e ganho de espaço.

Decoração de sala e quarto conjugados

As texturas e objetos coloridos fazem com que o ambiente ganhe vida, que atraia a atenção para diversos pontos e quebre a monotonia visual, basta saber onde e quando usar.

Em geral as cores intensas, saturadas (vermelho, azul, amarelo, verde, laranja, roxo, etc) são utilizadas acompanhadas de cores neutras (branco, preto, cinza, marrom, ocre, concreto, bege etc). Dessa forma o ambiente não fica muito carregado, com cores neutras claras a impressão é de um ambiente mais iluminado, maior, já com as cores escuras o ambiente fica mais intimista.

Decoração de sala roxa

Quando a sala de TV é grande ou quando existe uma sala especificamente para a TV, Home Theater, as cores escuras e foscas são uma ótima opção, pois absorvem a luminosidade e deixam a sala parecendo um cinema.

Móveis e decoração da sala

Já quando os ambientes são integrados e pequenos as cores claras trazem uma sensação de amplitude, leveza e limpeza. A cor branca é muito associada psicologicamente com a limpeza e a purificação. Neste caso as cores mais intensas ou escuras podem ser aplicadas em detalhes (almofadas, vasos, quadros, esculturas, livros,…), ou ainda em uma parede de fundo.

decoração de sala integrada

A grande vantagem de usar as cores nos objetos é que é fácil trocar as capas das almofadas, trocar alguns vasos e deixar a sala com outra cara rapidamente.

Quando a sala é estreita a cor escura aplicada a toda a parede e aos móveis pode dar uma sensação de profundidade quando em contraponto a outras paredes claras, quanto maior o contraste melhor para causar essa sensação.

piso escuro na sala

Ou ainda, essa cor escura pode ser aplicada ao chão, um piso de madeira ebanizado envolto por paredes brancas fica maravilhoso e da à impressão de que o pé-direito é maior. Só não vale jogar um tapete por cima e cobrir o piso.

Tapetes para Sala

Então, tapete na sala é ruim? NÃO. Só quando você quer destacar o piso e criar um efeito visual entre o piso e a parede!

Nas salas os tapetes são aliados da absorção acústica interna, todo material que é fibroso, espumas e até tecidos mais volumosos ajudam a controlar a reverberação na sala.

O tapete ou até mesmo o carpete tem a vantagem de ser utilizado como uma extensão do sofá quando a sala esta recebendo muitas pessoas, quem não gosta de deitar em um tapete macio com algumas almofadas?

Decoração de salas de apartamento

Por outro lado, pessoas alérgicas devem evitar o uso de tapetes e materiais fibrosos, pois tendem a acumular sujeira e se a manutenção não for constante representam risco para a saúde respiratória.

Outro risco que o tapete pode representar é o de tropeços pela sala, por isso não dá para errar no tamanho do tapete escolhido. Veja esse infográfico bacana sobre o tamanho ideal do tapete da sala de estar.

Tapete para Sala

O mesmo vale para a sala de jantar, o tapete tem que ser ter pelo menos 80 cm a mais do que a mesa com as cadeiras em desuso. Pois, quando estiverem sendo usadas, as cadeiras serão puxadas para trás e se o tapete for curto os pés das cadeiras irão se enroscar. Quando estiverem ocupadas as cadeiras tem que estar dentro da área do tapete para evitar acidentes.

Decoração de Sala de Jantar

Na sala de estar os móveis tem que prender o tapete para que ele não fique deslizando. Se quiser usar passadeiras nos corredores, ou na cozinha, certifique-se de que esteja completamente fixado ao piso. Veja nesse link fotos de tapetes para sala de estar.

Cortinas para Sala

Quando as salas são integradas, sala de jantar, de estar com tv e cozinha o ideal é usar cortinas versáteis, com três camadas. O voal leve e transparente, o forro claro e de material mais simples e ainda o blackout para bloquear a luz na hora de assistir a tv.

Decoração de sala chique

As cortinas devem começar quase rente ao teto até próximas ao chão, nunca devem começar pouco acima da janela. No mínimo a 30 cm do início da janela e com sobra de 30 cm de ambos os lados para evitar que a luz entre pelas bordas.

É possível combinar persianas verticais com cortinas de tecido, mas nunca persianas horizontais com cortinas de tecido.

Quadros para Sala

decoração colorida para sala

Para incrementar as paredes e atrair a atenção visual, dando mais dinamismo para a sala os quadros são um ótima opção, mas, é preciso saber como arranjar os quadros, então confira nesta imagem algumas composições com quadros de diferentes tamanhos.

Quadros para Sala

Painel para Sala de TV

Os painéis para TV são ótimos para esconder os cabos elétricos, de internet, de som e imagem – são tantos que às vezes da um nó literalmente.

Eu já fiz um post falando só sobre painéis para TV e que inclusive que tem um infográfico bacana das distâncias corretas para cada tamanho de TV, então vou deixar o link para você:

Painel para TV

Fotos de Salas Decoradas

Como eu sei que uma imagem valem mais que mil palavras e neste caso são 46 fotos de salas decoradas e planejadas, fique agora com essa seleção de imagens que mostram a decoração de salas em diferentes estilos e cores.

Aproveite também para navegar pelo nosso site e participar das nossas redes sociais, dando um joinha lá no face, um abraço e até o próximo post.

decoração de sala moderna    desoração de sala com espelhos  decoração clara para sala

decoração cinza para sala

decoração de sala de estar em casa

decoração bonita para sala

decoração de sala em apartamento

decorar sala de apartamento

decoração de sala com sofá amarelo

Sala simples

Sala de estar

Sala de apartamento

Apartamento com sacada

Sala apto pequeno

Decoração de sala de tv

Sala barata e simples

Sala barata e criativa

Papel de parede

Decoração de sala modernas

Decoração de sala azul turquesa

Decoração de sala amarelo

Decoração de sala pequena
sala de jantar decoração

salas decoradas

Arquitetura e decoração de sala

Decoração de Studio Sala

Decoração de Salas Integradas

 decoração contemporânea para sala

decorar sala e cozinha

decoração elegante para sala

decoração de loft sala de estar

 

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Comentários

190 Vida Low Carb

Categorias

Siga o ArquiDicas

Tem um monte de conteúdo legal em todos os nossos canais. Siga e receba as melhores dicas para Casa e Jardim.