23 ideias para Decoração de Cozinha

Olá tudo bem? Hoje vamos falar um pouquinho de decoração de cozinha, você vai se inspirar com uma fotos bem bacanas de cozinhas decoradas que eu selecionei e de quebra vai receber umas dicas de organização e de interiores. Vamos lá!

Cozinha colorida

A primeira coisa que você deve saber sobre como decorar a sua cozinha é que não importa o tamanho da sua cozinha, se você tem um estilo mais minimalista ou ainda gosta de uma cozinha com prateleiras e eletrônicos aparentes, potes e utensílios pendurados.

É essencial manter a cozinha sempre organizada de forma lógica, afinal de contas mais importante do que a decoração da cozinha é a praticidade na hora de cozinhar.

Armário para cozinha

Por isso é preciso manter os talheres de cocção próximos do fogão, eletrônicos de uso frequente em lugares de fácil acesso e próximos das tomadas condizentes com seus amperes, porque alguns eletrodomésticos têm tomadas com o plug mais grosso, e precisam de tomadas especiais.

A sua cozinha também deve ser planejada de forma que a sua movimentação dentro da cozinha seja fácil, preferencialmente formando o que os arquitetos chamam de triângulo de trabalho. Isso facilita e economiza tempo na hora de cozinhar. Veja mais sobre cozinhas planejadas clicando aqui.

Decoração cozinha branca

Os revestimentos para a cozinha devem ser práticos e fáceis de limpar, atrás e nas laterais do fogão e da pia o ideal é usar revestimentos impermeáveis, como: porcelanatos, pastilhas de vidro, pastilhas cerâmicas, pastilhas resinada, pastilhas adesivadas resinadas, ladrilhos hidráulicos, tinta epóxi, cimento queimado. Todos estes são revestimentos que podem ser usados no “backsplash” da cozinha.

Ideia para cozinha

Nas outras paredes pode-se usar outros tipos de revestimentos: tinta látex, tinta acrílica, tinta magnética, tinta para quadro negro, adesivos de parede, pastilhas de coco, enfim, qualquer revestimento, mas sempre é bom optar por revestimentos mais fáceis de limpar, com menos rejuntes.

Decoração para a Cozinha

kitchenaid cozinha decorada
Cozinha decorada com batedeira da KitchenAid

Algumas pessoas que gostam de deixar alguns eletrodomésticos á mostra, principalmente quando são os itens de design mais desejados pelos cozinheiros profissionais e caseiros, como a coleção da KitchenAid, o famoso espremedor de laranjas Juicy Salif assinado pelo designer Philippe Starck ou ainda as panelas da Le Creuset.

juicy salif philippe starck
Juicy Salif do designer Philippe Starck

O problema de deixar essas coisas á mostra é que elas vão ficar sujeitas ao pó e a gordura, então procure deixar essas peças longe do fogão. E de preferência para as peças que você usa regularmente e que lava constantemente, assim não vai se preocupar com o pó.

le creuset decoracão de cozinha
Coleção de panelas coloridas da Le Creuset

Eu por exemplo, tenho meu multiprocessador no balcão da cozinha, já que uso quase todos os dias para picar, triturar, ralar e até para bater as claras em neve. Então como uso sempre, o multiprocessador está sempre limpo.

Quadros de anotações para cardápios, mensagens ou para anotar a lista de compras também é uma ideia bem funcional para a cozinha, pode ser até uma parede pintada com tinta para quadro negro, com um suporte de giz ao lado.

tinta-de-quadro-negro

Outra dica bem funcional para decorar a cozinha é abusar dos temperos e hortaliças, deixe os temperos secos (canela, pimenta do reino, pimenta rosa, orégano desidratado, sal, cominho etc…) próximos do fogão, pode ser em recipientes transparentes organizados enfileirados em uma prateleira, ou ainda com imã em uma chapa de inox.

ervas para decorar a cozinha

Já as hortaliças podem ficar próximas à janela da cozinha, recebendo muita luz e ventilação natural, ou na área externa em uma floreira.  É sempre bom ter ervas frescas para cozinhar e deixar a cozinha com um cheirinho gostoso. Uma verdadeira decoração comestível.

Decoração de Cozinha Pequena

Na decoração de cozinhas pequenas é bom evitar muitas prateleiras com objetos, e escolher apenas objetos e eletrodomésticos pontuais para decorar a cozinha.

Cozinha decorada simples

As cozinhas pequenas geralmente de cores neutras, branco, bege, cinza, preto, etc. Podem ganhar um toque de cor mais saturada como: vermelho, amarelo, verde, laranja. Usando eletrodomésticos coloridos, não precisa gastar uma fortuna em itens de design, muitas marcas mais populares como a Cadence produzem eletrodomésticos coloridos para a cozinha.

Evite saturar a cozinha com cores vibrantes, sempre use uma cor neutra predominante com pontos coloridos de destaque.

Cozinha colorida

As cores claras podem dar uma sensação de limpeza e frescor a sua cozinha pequena, além de ampliar a sensação de espaço e refletir melhor a luz.

Já as cores escuras podem ser usadas para dar profundidade das superfícies da cozinha, sempre em contraste com cores mais claras.

Decoração de Cozinha Americana

Como a cozinha americana é integrada com as salas, geralmente com as salas de jantar e de estar, é bom tomar um cuidado especial com a decoração da cozinha, já que ela vai ser vista por quem estiver na sala.

Decoração Cozinha Grande

Portanto eu indico optar por uma linha de móveis neutra, com poucos detalhes e cores neutras, com puxadores escondidos, ou ainda móveis sem puxadores, com gavetas e portas com sistema de pressão.

Deixe a geladeira em um canto escondido da vista da sala, evite muita informação, prateleiras, louça exposta. Uma ideia legal é criar uma parede na sala de jantar decorada com pratos colecionáveis, uma forma de levar a cozinha para a sala de jantar.

Decoração de cozinhas

Outra forma de conectar os ambientes é usar o mesmo piso na cozinha e na sala, ou então entrar com o piso da sala na cozinha na área do corredor de passagem entre os ambientes.

Cozinhas Decoradas

Fiqui agora com 23 fotos de cozinhas decoradas selecionadas, confira!

 

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

1 Comentário

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.