Ideias para Decoração de Banheiro Pequeno

decor de banheiro pequeno com banheira

Olá tudo bem? Hoje o tema do ArquiDicas é Decoração de Banheiro Pequeno, eu poderia listar aqui uma série de dicas e ideias de como fazer decoração de banheiro pequeno e repetir o que milhares de blogs de decoração já dizem sobre isso:

  • Escolher cores claras para aumentar a sensação de espaço no banheiro;
  • Usar vidro transparente no box para dar continuidade visual;
  • Utilizar portas de correr para economizar espaço;
  • Espelhos ampliam o espaço percebido;
  • Optar por móveis com linhas retas e cores neutras;
  • Não entulhar seu banheiro, guarde apenas o essencial;
  • Prateleiras e nichos podem ajudar a manter as coisas organizadas;
  • Cuidar com a proporção dos móveis, de preferência por gabinetes com pouca profundidade.

Estas são algumas das coisas que são repetidas inúmeras e inúmeras vezes, mas mesmo seguindo a risca todas essas dicas, porque nem sempre o resultado sai como o esperado?

Porque isso acontece? Será que essas dicas estão erradas?

NÃO! Mas, nem por isso estão totalmente certas também, para que um ambiente seja agradável ele precisa oferecer estímulos para os nossos sentidos, isso é o oposto da neutralidade, mas o tempo inteiro você vai ser orientado a optar por cores neutras, revestimentos com poucos detalhes, etc.

Quando as pessoas vão tentar fazer sozinhas o seu banheiro e pegam todas essas orientações o resultado é uma coisa totalmente sem vida, sem personalidade, sem graça. Porque falta estímulo, falta algo que torne aquele banheiro interessante.

É por isso que os ambientes feitos por profissionais são mais bonitos e funcionais, pois sabem como oferecer estímulos visuais de maneira harmônica, sem causar uma sensação desagradável, sem exagerar nas informações visuais, mas ao mesmo tempo oferecendo estímulos para elevar o nível do projeto.

Por exemplo, um banheiro branco não precisa ser sem graça, mesmo com uma única cor no ambiente é possível criar um espaço dinâmico utilizando texturas diferentes, formas diferentes, alturas diferentes, estampas diferentes, materiais diferentes.

Em projetos de interiores, principalmente em banheiros pequenos é preciso buscar o equilíbrio, entre as cores, os materiais, as texturas, estampas, a proporção entre o tamanho do ambiente e os móveis para que ao final a composição seja harmônica, agradável, confortável e funcional.

É preciso planejar o banheiro de acordo com a sua finalidade, afinal ele pode ser um lavabo, um banheiro de casal, um banheiro coletivo da família, um banheiro privativo, etc.

Por isso, eu resolvi fazer o seguinte, ao invés de dar dicas genéricas, resolvi selecionar alguns banheiros decorados e planejados por profissionais para analisar junto com você algumas soluções propostas.

Materiais, Cores e Texturas

Este banheiro abaixo é um exemplo de como é possível trabalhar com cores neutras, utilizando diferentes materiais, texturas e valores tonais para criar uma atmosfera dinâmica e vibrante para o banheiro mesmo ele sendo um espaço pequeno.

E quando eu me refiro a textura, não é somente a textura tátil que percebemos no relevo dos objetos, mas a textura visual como as ripas de madeira dispostas horizontalmente criando, ou a cerâmica escura usada na parede do interior do box que repete esse movimento horizontal, mas que cria uma quebra no ritmo através da disposição alternada entre os elementos.

Ou ainda o piso cerâmico escuro e quadriculado, que ao mesmo tempo que estabelece uma unidade por ser da mesma cor, também contrasta com a parede escura por ter uma textura diferente.

banheiro pequeno decorado com madeiraO arquiteto neste projeto de banheiro pequeno brincou com o contraste, com a noção de unidade e variedade, mas apesar dos inúmeros materiais, do contraste das cores e das texturas, a utilização de cores neutras e o uso equilibrado dos tons contrastantes trouxe harmonia para este projeto de interiores.

Este projeto abaixo, que é quase monocolor, usa a premissa das cores claras para favorecer a amplitiude visual, refletindo a iluminação natural. Utiliza também o box transparente para dar continuidade visual até o final do banheiro. Mas, diferentes texturas foram usadas como o branco liso e opaco da pintura, contrastando com o revestimento pastilhado claro que foi aplicado no piso e no interior do box.

A pia apesar de ter uma dimenão assentuada não possui armário, sendo vazada na parte inferior, com os pés cromados, deixando a mostra o sifão. Uma pequena prateleira acomoda as toalhas de banho que são decorativas, mas tem um papel funcional.

O ponto focal fica por conta dos acessórios concentrados próximos ao vaso sanitário, o pequeno quadro e o vaso de flores que são decorativos, mas não tem um peso visual acentuado, são transparentes, com cores pastéis delicadas.

banheiros pequenos decoração

A terceira foto tráz um banheiro com cores bem contrastantes, o branco é utilizado como a cor principal, a cor base do projeto, já  as pastilhas verdes criam unidade entre o piso e a parede. Perceba que o balcão da pia tem uma profundidade reduzida e as portas de abrir possuem cavas que substituem os puxadores convencionais. Atrás do espelho um pequeno armário acomoda os pridutos de higiêne e a iluminação disfarça o volume do espelho.como decorar banheiro pequeno

Neste projeto a facilidade de limpeza foi levada em consideração, desde o modelo de vaso escolhido, até o armário interiço, sem nenhum vão na parte inferior para acumular sugeira. Por conta da janela alta e do forro de gesso o modelo do chuveiro foi o de teto.

O próximo projeto de banheiro pequeno ficou muito bacana, o espaço é bem estreito, mas tem um pé-direito alto, o que faz com que o banheiro pareça ainda mais estreito do que ele já é, por isso a solução adotada foi utilizar o contraste para reduzir visualmente a percepção da altura final do banheiro, com o uso de um adesivo.

decoração de banheiro pequeno

Isso poderia ser feito utilizando um forro de gesso, mas como é um banheiro pequeno essa solução de criar uma segmentação visual e não física ajudou a reduzir a sesação de sufocamento das paredes estreitas ao mesmo tempo em que criou um ponto de destaque visual dinâmico com muitas cores e formas geométricas. E é por isso que o restante do banheiro é branco, sem nenhum apelo visual.
decoração de banheiro pequeno e simples

Este banheiro acima provavelmente não é um banheiro para o dia-a-dia familiar, visto que não tem nenhuma solução de armazenamento, o espelho esta posicionado de forma decorativa e não funcional. Aqui foi utuilizado o contraste entre o branco e o bordô, o tom escuro causa uma sensação de profundidade em contraste com as paredes claras. Os objetos foram organizados de forma simétrica.

Duplicando o Espaço

Se ao ler o título você pensou em espelhos está completamente certo, o uso de espelhos é um truque de ilusão de óptica que nos faz perceber o espaço dobrado, e abaixo dois projetos de lavabos estreitos que utilizaram dessa ilusão, deste truque de visão para fazer com que os banheiros pareçam maiores do que realmente são.

decoração de banheiro pequeno com adesivo

Aqui o espelho foi usado no fundo do banheiro, atrás da pia, feito sob medida para abranger toda a largura da parede e continuar até o forro. O revestimento de papel de parede com árvores ajuda a criar essa ilusão de continuidade espacial.

Já neste pequeno lavabo estreito o espelho ficou atrás do vaso sanitário, e a bancada com a pia foi feita sob medida com uma profundidade reduzida, por isso se optou também pela torneira de parede.

decoração de lavabos pequenos

Aproveitando o Espaço

A maioria dos tutoriais de aproveitamento de espaço vai dizer que usar portas de correr economiza espaço e isso é uma verdade em certos casos, neste não é a porta que corre e sim as prateleiras bem ao lado da pia para deixar a mão todos os produtos de higiene utilizados.

Este certamente é um banheiro de família, ou um banheiro de casal, onde é importante ter espaço para os produtos de higiêne e beleza. Claro que ocê não precisa guardar maquiagem, remédios, toalhas, quilômetros de papel higiênico no banheiro. Muita coisa pode estar armazenada fora do banheiro, principalmente a maquiagem e os remédios que devem estar em lugares secos e não expostos a umidade do banheiro e as toalhas podem ser acomodadas no roupeiros e cômodas.

armários para banheiro pequeno

Contudo sempre vai haver a necessidade de guardar alguns produros e para isso o espaço tem que ser bem planejado com armários. As prateleiras são bacanas, mas nem tudo tem que ficar exposto. A organização é amiga da sensação de espaço e de limpeza.

Além da Decoração do Banheiro

Fazer um projeto de interiores vai muito além de decorar (enfeitar), tem haver com funcionalidade, praticidade e a usabilidade do espaço, neste pequeno banheiro abaixo o espaço foi aproveitado de forma exemplar, aqui uma pequena parede separa o chuveiro do restante do banheiro e a pia fica em frente a esta parede.

São poucos elementos e a bancada da pia é feita em alvenaria revestida de cimento queimado, assim como a parede e o piso, o sistema hidráulico passa no interior da parede divisória, onde a torneira é fixada. Cestos sobre a pia acomodam as toalhas e utesílios de higiêne pessoal.

A parede curva conduz visualmente ate o chuveiro, sem portas de vidro. Com uma estética simples, mas planejado para ser funcional. Este projeto de banheiro pequeno não tem paredes claras, não tem divisórias de vidro, mas um ótimo aproveitamente do espaço feito pela arquitetura de interiores.

decor de banheiro pequeno

Fotos de Banheiros Pequenos

Fique agora com uma seleção de 54 fotos de banheiros pequenos planejados e decorados para se inspirar com imagens de banheirospequenos com chuveiro, banheiros pequenos com banheira, e lavabos com diferentes dimensões. Um grande abraço e até o próximo post.

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Adicionar Comentário

190 Vida Low Carb

Categorias

Siga o ArquiDicas

Tem um monte de conteúdo legal em todos os nossos canais. Siga e receba as melhores dicas para Casa e Jardim.