Cozinhas Planejadas – Fotos, Dicas e Modelos de Cozinhas!

Cozinhas planejadas

Com o advento das novas tendências sociais, culturais, econômicas e por sua vez construtivas as cozinhas tem se transformado em ambientes cada vez menores, muitas vezes dividindo o mesmo ambiente com salas de jantar ou estar. Esta característica atual das novas cozinhas traz em sua concepção a negação, mas ao mesmo tempo uma identidade muito forte com dois estilos distintos de cozinhas:

A cozinha do século XIX, em que a cozinha era o centro da casa, com seu forno a lenha, onde a tarefa de cozinhar se dividia com a função social da casa e todos se reunião em torno do forno para receber um pouco de calor.

Forno a Lenha Cozinha

E posteriormente a cozinha funcionalista, derivada do estudo dos movimentos necessários à cocção, do espaço ergonômico pensado e desenhado para a mulher, onde o forno a lenha foi substituído pelo fogão a gás e a cozinha foi setorizada em diversas funções (estoque de alimentos, louças e utensílios; preparo; cocção; e limpeza).

Cozinha funcionalista

Esta cozinha já não era o centro da casa, nem reunia os amigos e familiares em torno da mesa, um local específico para trabalhar, que buscava minimizar os “movimentos inúteis” e facilitar o trabalho, utilizando os recursos tecnológicos disponíveis.

Cozinha Moderna

Hoje as cozinhas gourmet continuam funcionais e setorizadas, utilizando uma série de estudos ergonômicos e aproveitando ao máximo os recursos tecnológicos, mas se agregam novamente aos ambientes sociais das habitações.

Cozinhas Modernas

O que é novidade nas cozinhas modernas é o seu espaço reduzido, em que muitos afirmam ser devido aos fatores econômicos, onde as habitações ficaram cada vez mais caras e os espaços sociais se tornaram prioridade diante da área de cocção, afinal a maioria das famílias já não fazem suas refeições em casa e o cozinhar virou uma prática criativa e não necessária, dai o surgimento da usual cozinha gourmet.

Cozinha Clara

Cozinhas Planejadas X Cozinhas Modulares

Cozinha planejada ou modular

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre qual opção escolher, uma cozinha planejada, projetada por um arquiteto ou decorador e elaborada em marcenaria, ou a cozinha modular, pré-fabricada que pode ser facilmente comprada em lojas de móveis. Ambas têm suas vantagens e desvantagens, veja a seguir:

Cozinha Modular

  • Mais barata que as cozinhas planejadas
  • Rapidez de execução, já que são pré-fabricadas
  • Menos aproveitamento de espaço
  • Poucas opções de customização
  • Menor qualidade de material e ergonômica

Cozinha Planejada

  • Aproveitamento máximo dos espaços
  • Várias possibilidades de customização
  • Resultado estético, funcional e ergonômico muito melhor
  • Mais cara pelo uso de marcenaria e peças únicas
  • Leva um tempo maior para ser projetada e executada

Fases da Cozinha Planejada

Diferente da cozinha modular, onde o cliente pagou e levou, a cozinha planejada precisa seguir certas etapas antes de ser executada, o profissional, arquiteto ou design de interiores, faz uma visita ao espaço tirando as medidas e conferindo os pontos de energia, água, esgoto, iluminação natural e artificial e a relação da cozinha com os demais ambientes.

Projeto de Cozinha

Com informações e medidas na mão ele conversa com o cliente analisando e alinhando suas expectativas quanto ao espaço, iniciando assim os estudos, setorizações e croquis do ambiente. Quando aprovado pelo cliente este estudo é detalhado e enviado para os profissionais necessários a execução do projeto (marceneiro, eletricista, pedreiro, etc.). Cada projeto vai ter uma demanda específica, que podem incluir gesso, iluminação, marmoraria e outros serviços.

Confira as medidas padrões de cozinhas planejadas clicando aqui!

Cozinha Planejada Preço

Os preços de cada cozinha planejada também são variáveis, de acordo com os materiais, sistemas, eletrodomésticos, área, e profissionais envolvidos, cabendo ao cliente definir seu orçamento junto ao projetista.

Modelos de Cozinhas

As cozinhas podem apresentar diferentes configurações, o estudo para o projeto de uma cozinha leva em conta uma série de fatores ergonômicos, como o espaço para se abaixar, abrir o forno, os armários, gavetas, a área de passagem, etc.

Aliados a funcionalidade de cada setor da cozinha: armazenamento de alimentos, utensílios e materiais de limpeza, setor de limpeza dos alimentos e utensílios (pia), setor de cocção (fogão e forno), setor de refrigeração (geladeira), setor de refeições.

Existe o que os profissionais chamam de triângulo de trabalho, que impõe uma distância relativa entre o fogão, geladeira e pia, sendo que a pia deve sempre ficar em um ponto central entre o fogão e a geladeira, este triângulo de trabalho contribui para diminuir a movimentação desnecessária e facilitar a cocção.

Entre cada ponta do triângulo deve haver uma bancada de apoio para o preparo das refeições, principalmente ao lado do fogão e do forno que servem de descanso para as panelas quentes, ou ao lado da pia onde fica o escorredor de louça, ou onde se corta os alimentos.

Cozinhas Tipos

As cozinhas podem ser divididas conforme a relação deste triângulo de trabalho em: cozinhas lineares, cozinhas paralelas, cozinhas em “U”, cozinhas em “L” e ainda as cozinhas com ilha.

Saiba mais sobre os modelos de cozinhas, clicando aqui!

O formato de cada cozinha vai depender de fatores pré-estabelecidos pela própria área da cozinha, área, posição da janela, pontos de energia, água, esgoto, relação dos os demais ambientes e é claro com as necessidades que cada cliente vai impor ao projeto.

A contratação de um profissional é essencial para o aproveitamento do espaço das cozinhas planejadas, ele é quem vai analisar as necessidades especificas do espaço e do cliente.

Muitas empresas de cozinhas planejadas já dispõem de profissionais aptos e especializados para realizar projetos de cozinhas, porém sempre fique atendo a formação de quem vai planejar sua cozinha!

 

 

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Comentários

190 Vida Low Carb

Categorias

Siga o ArquiDicas

Tem um monte de conteúdo legal em todos os nossos canais. Siga e receba as melhores dicas para Casa e Jardim.