Cozinhas Pequenas: Dicas de Arquiteta

Olá, neste post você vai aprender como planejar o espaço da sua cozinha de forma prática, que facilite o trabalho de cocção, e ainda de bônus você vai se inspirar com fotos maravilhosas de cozinhas pequenas para todos os gostos. Vem comigo que tenho certeza que irá gostar!

Cozinhas Pequenas

Eu sempre gostei de cozinhas, como uma boa neta de uma nona italiana a cozinha sempre foi o meu canto de criatividade em casa, aquele espaço gostoso que reuni a família em torno da mesa para conversar enquanto se prepara uma bela pasta.

Hoje em dia as cozinhas já não têm aquele tamanho como as das casas das nossas vós e não é fácil se virar em espaços minúsculos, portanto é preciso saber como planejar a cozinha para que seja funcional.

Os apartamentos e casas modernas geralmente possuem cozinhas pequenas, isso porque com a correria da vida atual nem sempre as pessoas tem tempo para cozinhar, muitas vezes a cozinha funciona somente como um apoio para o café da manhã.

Mas, sempre existem pessoas que valorizam uma boa refeição feita em “casa”, que tem aquele espírito Master Chef e curtem cozinhar de verdade, então mesmo com um espaço reduzido tem que planejar a cozinha para preparar deliciosos pratos. A seguir veja quais são os setores das cozinhas e quais os principais modelos de cozinhas.

Plantas de Cozinhas Pequenas

Plantas de Cozinhas Pequenas

Nos projetos de cozinhas pequenas, ou não, sempre tem que ser considerado o aspecto funcional do espaço, as funções básicas da cozinha são:

  • O armazenamento dos alimentos (cinza) e utensílios (laranja);
  • O preparo dos alimentos (amarelo) e a cocção (vermelho);
  • Limpeza (azul);

Quando se planeja uma cozinha é preciso pensar no que vai ter de ser armazenado (talheres, pratos, bacias, eletrodomésticos, alimentos secos, alimentos refrigerados, produtos de limpeza, toalhas, temperos, etc.). Em como isso vai ser armazenado para que seja de fácil acesso, principalmente as coisas mais utilizadas como os temperos, copos, pratos, talheres.

O tamanho dos eletrodomésticos como o fogão e a geladeira pode ser definido pela necessidade da família, por exemplo, eu costumo cozinhar uma vez na semana os legumes e molhos e congelo todos para que durante a semana eu tenha refeições prontas, então minha geladeira tem um bom espaço de freezer, porque além das carnes eu congelo muita coisa.

Cada família vai ter uma necessidade específica de espaço e de acessibilidade (altura das bancadas, armários, etc). Esse planejamento das alturas, das passagens e dos acessos é chamada ergonomia da cozinha, por isso um projeto de cozinha planejada vai ser sempre melhor do que as cozinhas modulares que são prontas e a personalização de acordo com quem irá usar a cozinha.

Saiba mais sobre ergonomia na cozinha.

As cozinhas planejadas são ideais para os espaços pequenos, pois os armários podem preencher melhor cada espaço disponível, os cantos que geralmente são um problema podem ter soluções inteligentes de acesso.

Outra questão importante são os postos de trabalho da cozinha, seja para uma cozinha doméstica ou uma cozinha profissional é importante dividir o espaço de acordo com a movimentação de quem está cozinhando e muitas vezes é mais do que uma pessoa.

É preciso acessar facilmente os três pontos principais da cozinha: pia, fogão e a geladeira. Esse trio forma o que os profissionais de arquitetura chamam de triângulo de trabalho, porque são os principais pontos de movimentação em uma cozinha. O ideal é que sempre formem um triângulo entre eles, conforme a figura abaixo mostra:

Modelos de Cozinhas Pequenas

De todos os modelos de cozinhas o único que não possibilita o triângulo de trabalho é a cozinha linear, ou em linha. Que é um modelo bem comum em cozinhas pequenas. Neste caso o fogão, a pia e a geladeira ficam alinhados. O melhor posicionamento destes pontos para uma cozinha linear é manter a pia entre o fogão e a geladeira, sempre separados por bancadas.

Leia mais sobre os todos os modelos de cozinhas.

A cozinha linear é indicada quando não existe espaço para que sejam colocadas bancadas em ambas as paredes da cozinha, é preciso no mínimo deixar uma passagem de 80 cm entre bancadas ou entre a bancada e a parede, o ideal é entre 120 cm e 150 cm para que seja confortável para mais de uma pessoa.

Cozinhas Pequenas: Dicas Importantes

armarios de cozinha

 

 

Confira agora dicas úteis para cozinhas pequenas.

Armários de Cozinha: Muitas vezes quando pensamos em cozinhas pequenas já vem na cabeça à ideia de lotar a parede com armários até o teto, o que é válido para aumentar a área de armazenamento dos alimentos e dos utensílios, mas por outro lado pode causar a sensação de um espaço sufocante e opressor.

cozinas pequenas plantas

Neste caso é sempre bom investir em cores claras e revestimentos translúcidos (com um pouco de transparência) para diminuir o impacto visual dos armários e refletir melhor a iluminação. Ou então, planejar armários apenas na parte de baixo, deixando o espaço superior livre para circular melhor o ar.

Iluminação para Cozinha: A luz sempre amplia os espaços, na cozinha é importante ter uma ótima iluminação tanto natural durante o dia como artificial a noite, as cores e as texturas dos alimentos precisam ser bem percebidas para facilitar a higiene. O ideal é manter a pia em frente à janela, pois é onde lavamos os alimentos.

A luz da cozinha deve ser neutra ou branca com boa intensidade, é preciso evitar as lâmpadas amarelas que distorcem a “cor natural” que percebemos dos alimentos. Sempre evitar sombras, a luz deve ser homogênea em todas as superfícies.

cozinha pequena planejada

Ter uma vista para fora ou para a sala quando se está cozinhando alivia a sensação de confinamento de quem cozinha, muitas pessoas não gostam de cozinhas integradas, em razão do cheiro da comida se espalhar pelo resto da casa. Mas, é possível colocar um vidro que separe, mas tenha permeabilidade visual entre esses espaços. Ou então, criar uma cozinha adaptável que possa se integrar ou se isolar facilmente.

Cores para a Cozinha: As cores claras são ótimas para as cozinhas pequenas, pois refletem melhor a luz e ampliam a sensação de espaço, o branco e o amarelo são boas cores para a cozinha. As cores escuras podem ser usadas para dar profundidade em contraste com superfícies claras.

cozinhas pequenas americanas

Cores como marrom, vermelho, rosa amarelo, laranja e verde são ideais para as cozinha, pois são cores que remetem aos alimentos. Já o azul é a pior cor para uma cozinha, porque não existem alimentos azuis.

Revestimentos para Cozinha: A cozinha é um lugar que precisa ser limpa, mas é o lugar que mais suja. Portanto os revestimentos para a cozinha devem ser sempre fáceis de limpar, impermeáveis e de preferência lisos ou com uma textura mínima.

O mármore não é o melhor amigo da cozinha, existem pedras menos porosas que são mais indicadas para as áreas molhadas como o granito e o quartzo. Nas bancadas da cozinha de preferência á pedras, pois são fáceis de limpar, podem receber as panelas quentes sem queimar e não riscam como as superfícies em inox.

cozinha pequena imagens

Nas paredes porcelanato, pintura epóxi, cimento queimado e pastilhas são boas opções. Já o papel de parede, tijolo á vista e outros materiais mais porosos só nas áreas mais afastadas da pia e do fogão.

Ventilação na Cozinha: Cheirinho de comida é bom, mas não na casa inteira! É importante que o ar circule na cozinha e que leve o cheiro para fora, sem entrar na área íntima. Como em geral as cozinhas pequenas só tem uma janela – quando tem – sempre é indicado usar a coifa sobre o fogão.

cozinhas pequenas e modernas

Cuidado dobrado com as cozinhas integradas com a sala de jantar e estar. Imagine fazer aquele peixinho frito e o cheiro impregnar no sofá, nas cortinas ou no tapete, seria um completo terror, então coifas…. coifas… e coifas.

Prateleiras de Cozinha: Você vai ouvir dizer que as prateleiras ampliam a sensação de espaço, para mim as prateleiras ampliam a sensação de desordem e bagunça, prateleira é apenas para deixar aquela batedeira da KitchenAid á mostra, não para guardar a louça, porque fica empoeirando, suja, engordura.

cozinhas pequenas modernas

Quer uma cozinha “bonitinha” ou quer uma cozinha de verdade? Cozinha de verdade, para quem cozinha mesmo, suja. Até mesmo o vapor acaba sujando as paredes.

Não “penduricalhe” tranqueiras na cozinha, só o que você usa de verdade. Menos é mais, em uma cozinha pequena isso é regra. Se você usa sempre: facas, temperos, talheres. Neste caso pode pendurar com ganchos, com imã, etc. Agora se não usa essas coisas sempre, opte por guardar em gavetas e armários de cozinha.

Só o necessário: É obvio, mas tem pessoas que insistem em comprar aquela máquina de pão que nunca usam na vida, ou aquela fritadeira que gasta 2 litros de óleo por fritura e fica entulhando a cozinha.

utensilios de cozinha

O que você usa de verdade? Será que precisa daquele descascador de milho que está bombando no Facebook? Ou daquele utensílio que só serve para tirar a folha do morango super útil?

Em cozinhas pequenas menos é palavra de ordem, literalmente, pois caso contrário é impossível achar espaço para guardar tanta tranqueira.  Concorda comigo?

Estas são as minhas dicas para cozinhas pequenas como arquiteta e como uma cozinheira amadora apaixonada pela culinária.

Se tiver alguma dúvida mande seu comentário, se quiser discordar, concordar, opinar escreva lá, o seu comentário é sempre bem-vindo.

Fotos de Cozinhas Pequenas

Agora confira algumas fotos que eu selecionei de cozinhas pequenas lindas para te inspirar!

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Comentários

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.