Tendências das Cozinhas Modernas

Você está pensando em renovar sua cozinha e quer ficar por dentro das novidades e se inspirar com várias fotos de cozinhas modernas?  Então este post foi feito para você, me acompanhe e saiba quais são as novas tendências para as cozinhas modernas, de eletrodomésticos, revestimentos e estilo das cozinhas 2015/ 2016. Vamos lá?

Cozinhas Minimalistas

cozinha minimalista

Até pouco tempo atrás as novas cozinhas seguiam uma tendência minimalista, com o uso de linhas retas e cores neutras. Os eletrodomésticos estavam disponíveis na cor branca e também em inox.

Esse estilo minimalista das cozinhas não vai desaparecer, vai continuar sendo utilizado, principalmente porque nas casas e apartamentos novos já vem com o espaço da cozinha integrado com a sala de estar e jantar, sendo assim a cozinha é vista como uma continuação dos demais ambientes, recebendo os mesmos padrões de revestimentos das salas.

cozinhas minimalistas

Dentro desse estilo minimalista os armários de cozinha são semelhantes aos armários da sala, com linhas mais discretas, muitas vezes sem puxadores, utilizando sistemas de abertura de pressão, ou ainda cavidades para abertura dos armários que ficam escondidas.

Nesses projetos de cozinhas minimalistas os arquitetos já utilizavam uma variedade de materiais de revestimento: bancadas em pedra, cimento queimado, paredes com pastilhas, armários de madeira ou laminados com aplicação de formicas®, verniz, pintura ou laca, portas de vidro temperado, etc.

projetos de cozinhas minimalistas

Quase sempre com padrões de cores neutras, mesclando dois ou três padrões de cores para conferir contraste, ou então utilizando uma cor única, variando apenas o material utilizado nos revestimentos.

Novas Tendências para Cozinhas Modernas

cozinhas modernas

Todo ano as principais marcas de eletrodomésticos, de revestimentos, de design se reúnem em feiras e exposições para mostrar suas novidades e apresentar o que será tendência para os próximos anos.

São feiras de revestimentos, feiras de móveis, incluindo espaços exclusivos para as cozinhas como a Eurococcina que acontece anualmente em Milão, na Itália.

cozinhas modernas tendências

As empresas apresentam para arquitetos e designers de interiores o fruto das suas pesquisas sobre os novos usos das cozinhas modernas e quais os equipamentos adequados para atender as novas necessidades.

cozinha moderna pequena

Nesta última edição da Eurococcina as pautas principais foram: Sustentabilidade, Tecnologia, Ergonomia e Vida Saudável e eu vou explicar um pouco sobre cada uma dessas tendências das cozinhas e ilustrar algumas novidades do mercado.

Sustentabilidade: É a preocupação com as questões ambientais, sociais e econômicas na produção do mobiliário e eletrodomésticos para a cozinha, desde a produção da matéria-prima, transporte, montagem, armazenamento, entrega, vida útil e descarte do produto.

cozinha moderna sustentável

Procurando oferecer produtos que tenham baixo impacto ambiental, promovam inclusão e benefícios sociais, sejam economicamente viáveis e ainda produtos e compostos que não prejudiquem a saúde humana.

Vida Saudável: Já aproveitando a sustentabilidade faz parte de certa forma de uma vida saudável à medida que promove a utilização de produtos que não prejudicam a nossa saúde. Mas, também as novas cozinhas tendem a promover uma alimentação saudável, com acessórios para hortas domésticas, eletrodomésticos que cozinham a vapor e outros que grelham os alimentos.

No futuro já se prevê que a tecnologia das cozinhas vai permitir a análise nutricional dos alimentos, como também das próprias pessoas indicando quais os alimentos que devem ou não ser consumidos, a cozinha deve funcionar como um nutricionista particular.

cozinha moderna com horta

Hoje, muitas cozinhas planejadas já incluem espaços para plantar ervas, como pequenos jardins verticais, os projetos das casas voltaram a resgatar a horta particular, os projetos urbanos em muitas cidades do mundo têm ainda hortas urbanas comunitárias, ou seja, existe uma forte tendência global da produção de alimentos orgânicos nas cidades, nas casas e também nas cozinhas modernas.

Tecnologia: À medida que tecnologia evolui nós modificamos nossa forma de se relacionar com os espaços, hoje a cozinha precisa ter muito mais tomadas do que tinha antigamente, por conta da quantidade de eletrodomésticos.

Porém, a nova tendência são os eletrodomésticos multifuncionais, que podem ser adaptados e cumprir diversas funções em um único aparelho, já vemos isso no multiprocessador, mas novos equipamentos estão evoluindo, a marca Miele, por exemplo, trouxe fogões compartimentados que assam, grelham, cozinham e incluem até compartimento para aquecer os pratos.

cozinhas modernas fogão

Os fogões por indução elétrica vão continuar em alta, a vantagem desse fogão é que ele é plano, apenas uma superfície de vidro temperado que aquece apenas a panela, reduzindo o risco de queimaduras e também sendo muito prático de limpar.

cozinha moderna

Acompanhando o fogão por indução, os fornos embutidos podem ser alinhados de forma prática, evitando movimentos desnecessários na cozinha e facilitando a vida de quem cozinha.

As torneiras de cozinha ficaram ainda mais práticas, a marca Delta, por exemplo, possui torneiras que são acionadas com um simples toque, o que evita que você tenha que acionar a alavanca com as mãos sujas, basta tocar a torneira em qualquer parte para acionar e para interromper o fluxo de água.

torneira para cozinha delta

As coifas modernas possuem uma dimensão reduzidíssima e podem ser embutidas nos armários, ideais para projetos de cozinhas pequenas em apartamentos que não dispõe de dutos para exaustão.

coifa embutida

Os novos eletrodomésticos estão sendo projetados para oferecerem máxima qualidade e baixo consumo energético, pois tudo tem que estar alinhado sustentabilidade, vida saudável, tecnologia e ergonomia.

Ergonomia: A cozinha como conhecemos hoje é fruto de diversas pesquisas sobre os movimentos humanos necessários para a cocção dos alimentos, as dimensões das bancadas e armários, os eletrodomésticos são sempre projetados com base nas dimensões humanas e na otimização do trabalho na cozinha.

cozinha moderna com armários planejados

Claro que durante os anos os estudos sobre a ergonomia da cozinha foram se aprimorando conforme a tecnologia evoluiu e hoje temos os fornos mais altos, as bancadas projetadas para homens e mulheres, alturas reguláveis e uma série de outras inovações que acompanharam a evolução dos padrões culturais no espaço da cozinha.

armários planejados para cozinha moderna

Mesmo pequenas soluções podem ajudar a economizar espaço na cozinha, facilitar o acesso aos produtos armazenados e organizar melhor o espaço na cozinha. Os novos armários para cozinha têm explorado novas formas de compartimentar os armários e novos sistemas de abertura para facilitar o dia-a-dia na cozinha

Revestimentos para Cozinha

Já tratei um pouco sobre eletrodomésticos, armários e acessórios para cozinha moderna e chegou a hora das tendências dos revestimentos para cozinhas modernas.

revestimentos para cozinha moderna

Se até então as cozinhas minimalistas imperavam com cores neutras e sem muitos detalhes a nova tendência das cozinhas é trazer estampas, cores e texturas nos revestimentos. Pastilhas e cerâmicas com padrões geométricos, em formas hexagonais serão tendências.

A indústria cerâmica trouxe também peças de porcelanato maiores que conseguem imitar com perfeição o mármore, a madeira e o aço corten.

Novas técnicas de impressão possibilitaram o uso de adesivos e vidro para criação de estampas e desenhos para a cozinha. A madeira ganhou acabamento em laca de alto brilho e também acabamentos foscos.

cozinhas modernas revestimentos

As pedras ainda são muito utilizadas nas bancadas das cozinhas, principalmente o granito, limestone e as pedras industrializadas como o Silestone, Aglostone, Technistone e a Empório Stone, Ceaserstone.

bancada ceaserstone

Como inovação a Caesarstone, especializada em superfícies de Quartzo, agora desenvolve também bancadas com pias esculpidas na própria pedra que dispensa as juntas entre as superfícies.

Cozinhas Modernas – Vídeo

Fique agora com um vídeo que apresenta um novo sistema de armários para cozinhas modernas da marca Valcucine Kitchens.

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

1 Comentário

190 Vida Low Carb

Categorias

Siga o ArquiDicas

Tem um monte de conteúdo legal em todos os nossos canais. Siga e receba as melhores dicas para Casa e Jardim.