7 Dicas para ter uma Cozinha Americana Simples e Econômica

As cozinhas americanas estão em alta, não apenas porque são uma tendência de design, mas porque se adaptam ao estilo de vida que as pessoas levam hoje em dia, onde cozinhar deixou de ser uma tarefa diária, massacrante e exaustiva, para ser um momento de felicidade, de reunir os amigos em volta da mesa.

Neste cenário a cozinha deixa de ser um ambiente isolado, para de juntar a sala de estar e de jantar que são os espaços sociais da casa, onde quem cozinha está interagindo, conversando e participando dos momentos sociais.

cozinha americana alvenaria

Apesar de ser um novo modelo de cozinha, as cozinhas americanas lembram muito as cozinhas antigas de casa de campo – sabe, aquela da casa da vó – que já tinha esse conceito de reunir as pessoas em um único espaço. Agora esse conceito social da cozinha toma força novamente nos projetos arquitetônicos atuais.

E com a popularidade das cozinhas americanas foram surgindo também uma gama de opções econômicas para projetar este tipo de cozinha, sem necessariamente ter que gastar muito.

Vamos ás 7 dicas do ArquiDicas para economizar na sua cozinha americana!

Dica nº 1 – Aposte na Alvenaria

Uma das dicas é usar e abusar de balcões de alvenaria. Ultimamente ele vem sendo incorporado em projetos de interiores, principalmente por possuir um ar mais receptivo a cozinha.

cozinha simples e economica

Um espaço de preparo de alimentos que é geralmente utilizado também para fazer as refeições diárias. Mesmo necessitando de uma mão de obra mais qualificada para a sua instalação, o balcão de alvenaria pode ser mais econômico do que armários de madeira. Além de ser uma opção bem higiênica.

cozinha americana de cimento

Os balcões podem levar diferentes tipos de acabamento: podem ser executados em concreto com acabamento de cimento queimado, podem receber ainda revestimento em porcelanato que imita mármore, mas que é absurdamente mais barato. E você ainda pode fazer a frente dos armários em madeira ou cortinas de tecido.

armários de cozinha de concreto

 

Inclusive esse tipo de balcão para a cozinha americana te possibilita começar por um acabamento mais simples e depois com mais tempo e dinheiro colocar um acabamento mais elaborado como pastilhas, madeira, porcelanato, etc.

Dica nº 2 – Armários Pré-Fabricados

Eu sei que muito arquiteto torce o nariz quando se fala em armários pré-fabricados, até porque um dos serviços prestados por arquitetos e designers de interiores é justamente o design dos móveis de cozinhas planejadas. Mas, optar por armários pré-fabricados ou até modulares pode te ajudar a fazer economia no projeto da sua cozinha americana.

cozinha americana pre-fabricada

O que não faltam são opções de armários para cozinha prontos em lojas como: as Lojas KD, Magazine Luiza, Etna, Tok Stok e Mobly muito mais.

Mas, é preciso ter paciência para medir cuidadosamente o espaço e encontrar o armário certo que se adapte melhor ao seu ambiente. Outra dica valiosa é ficar de olho nos acabamentos dando preferência para modelos de armários para cozinha mais simples, com poucos detalhes e neutros para combinar com a decoração da sala.

cozinha americana bonita e simples

Afinal a cozinha americana é integrada visualmente com a sala então é preciso tomar cuidado para manter os ambientes equilibrados.

Dica nº 3 – Bancadas em Granito Usadas

É comum hoje em dia as construtoras entregarem os apartamentos novos com uma pequena bancada de granito e muitas vezes o proprietário desse imóvel já mandou fazer uma cozinha planejada e vai dispensar essa bancada.

Então você pode aproveitar e procurar em sites de anúncios como o OLX, por exemplo, pessoas da sua cidade que estão vendendo bancadas usadas de granito, ou até de outras pedras próprias para a cozinha.

Neste caso você pode economizar muito com a pedra. Lembrando de escolher um modelo do tamanho certo para a sua cozinha. Você pode contratar um marceneiro para projetar um armário para essa pedra, ou fazer um balcão de alvenaria, ou ainda ver se essa bancada se adapta ao tamanho padrão dos armários pré-fabricados.

Se a opção for usar um armário pré-fabricado lembre-se de fazer uma estrutura de sustentação separada para a bancada de pedra. Pois, os armários pré-fabricados não são muito resistentes ao peso.

Dica nº 4 – Decoração de Cozinha Americana Barata

Utilize os próprios utensílios de cozinha na decoração da sua cozinha, use prateleiras prontas, visite lojas que vendem acessórios para marcenaria e compre ganchinhos e suportes para pendurar conchas, escumadeira, xícaras, vasinhos com temperos, etc.

prateleiras modulares com utensílios de cozinha

 

É possível dar uma incrementada na sua cozinha com poucas coisas e ao utilizar utensílios de cozinha, livros de culinária e temperos você estará unindo objetos funcionais e ao mesmo tempo decorando a sua cozinha.

Dica nº 5 – Não Esqueça da Coifa

Uma das coisas que você precisará investir se realmente quer uma cozinha americana é a coifa, não precisa ser um exaustor, mas uma boa coifa sobre o fogão vai evitar que o vapor que carrega óleo vá para a sua sala. Outro ponto é que se você quer ter uma cozinha americana e mora em um apartamento pequeno esqueça as frituras.

cozinha americana simple

Mesmo com uma super coifa e até mesmo com um exaustor potente não cabe fazer fritura em um espaço que é aberto para a sua sala. Mas, se você ama mesmo frituras e faz em casa, opte por um projeto que seja misto, que você possa integrar com a sala em momentos sociais e que em outros a cozinha seja fechada.

Dica nº 6 – Você não Precisa de Cooktop, Forno e Micro-ondas de Parede

Eu sei que o sonho de todo mundo é ter aquela cozinha maravilhosa de capa de revista que tem um cooktop de vidro, elétrico, que só precisa passar um paninho e pronto, está limpo. É um verdadeiro sonho, mas, se você investe em um fogão desses também tem que levar em consideração que vai ter que investir em panelas próprias para esse tipo de fogão.

cozinhas americanas simples

Mesmo modelos mais simples de cooktop com chamas á gás são mais caros do que um fogão convencional, pois o fogão já vem com forno, enquanto o cooktop não tem, ou seja, se você quiser ter um forno vai ter que optar por um forno elétrico.

Os fornos de parede e micro-ondas de parede são mais caros e dependem de um projeto de cozinha planejada que preveja a ventilação desses fornos. Um forma de economizar é manter um fogão tradicional.

Dica nº 7 – Aproveite as Promoções

Faça um bom planejamento do que você quer para a sua cozinha, tire as medidas, escolha os eletrodomésticos e faça orçamentos. Não existe maneira mais fácil de economizar do que orçar, no mínimo três orçamentos.

cozinha americana bonita e pequena

Agora se você tem tempo aproveite as promoções, com a sua lista de eletrodomésticos na mão, medidas e padrão de cores definido espere até a temporada de descontos, como a que vai acontecer agora na Black Friday de novembro.

Para não cair em roubadas faça assim, pesquise dois meses antes, um mês antes e quando chegar o dia da Black Friday pesquise o mesmo produto para verificar se realmente o preço está mais em conta.

Todo dia 25 de novembro tem Black Friday e sempre no começo de janeiro tem promoção nas lojas também.

E não vale só pra eletrodomésticos, vale para cadeiras, mesas, armários, panelas, louças, etc. Então reserve uma verba nesses períodos para estar preparado, com saldo no cartão de crédito, com dinheiro na conta para aproveitar as promoções.

cozinha econômica

Às vezes você já tem uma geladeira velha, um fogãozinho meia-boca e pode aguentar mais um pouco até comprar aquele fogão dos sonhos ou aquela geladeira de inox que você tanto quer.

Só planeje bem, definiu que os eletrodomésticos vão ser cromados, então compre todos cromados, quer eletrodomésticos brancos, compre tudo branco. É só ter bom senso.

Outra dica é aproveitar as trocas de showroom das lojas de cozinhas planejadas, nesses períodos é possível comprar cozinhas planejadas com até 50% de desconto, o único problema são as medidas dessas cozinhas, você tem que avaliar para ver quanto irá custar a adaptação dessa cozinha no seu espaço e se é possível fazer essa adaptação.

Agora, independente das suas ideias e do seu gosto em decorar a sua cozinha americana, o importante é tornar esse ambiente bem familiar e aconchegante, para receber seus amigos e a sua família.

Vídeo Cozinha de Concreto

Agora que você já viu as nossas 7 dicas especiais, nós trouxemos um vídeo feito pela designer de interiores Erika Karpuk, onde ela mostra em detalhes quanto custou fazer a cozinha americana da casa dela inteiramente de concreto, todos os armários e nichos com acabamento em cimento queimado.

Espero que tenha gostado das dicas, um grande abraço e confira nossos outros posts de cozinha para ver os modelos e mais ideias para planejar e decorar sua cozinha americana. Até mais.

Equipe ArquiDicas

Adicionar Comentário

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.