Cortinas para Quarto – Saiba tudo antes de escolher sua cortina!

Cortinas para Quarto

As cortinas dão vida nova aos ambientes, são o charme, as vestimentas do lar, nem sempre é fácil decidir qual o tipo de cortinas para quarto usar, ou ainda qual o tecido escolher! No quarto a cortina desempenha um papel fundamental de garantir a privacidade deste espaço tão íntimo.

Para colaborar na escolha da sua nova cortina para quarto, elaboramos este post com dicas práticas e vários exemplos de modelos de cortinas para você se inspirar!

Cortinas

Na decoração do quarto a escolha das cortinas é muito importante, são elas que garantem a privacidade, bloqueiam a luz externa para um sono tranquilo, controlam a luminosidade durante o dia, reduzem a intensidade do vento e podem até conter a poluição externa e diminuir os ruídos. Além, é claro, de compor a decoração.

Cortinas para quartos

Tudo vai depender da escolha dos tecidos, tipos de cortinas para que estas desempenhem com êxito a função desejada.

Modelos de Cortinas para Quarto

Existem diversos modelos de cortinas e persianas, que variam quanto ao estilo, cor, tecido comprimento, tudo vai depender do aspecto, função desejada e dos recursos disponíveis no ambiente. No geral as cortinas podem ser distribuídas conforme o tipo de sustentação as de trilhos, as cortinas com varão e as cortinas de rolo.

Os trilhos das cortinas podem ser aparentes ou não, neste caso pode-se esconder o trilho com um acabamento em gesso ou mesmo utilizando um bandô de cortina. Dependendo da escolha do trilho para cortina este vai ter diferentes níveis de camadas de tecido, a maioria com 3 níveis, um para o voal, outro para o forro e o terceiro para o blackout.

Cortina de trilho

Da mesma forma a cortina com varão pode ser executada em mais de uma camada, vai depender o suporte escolhido para o varão.

Cortina de varão

Já a cortina de rolo fica um pouco mais restrita, podendo ter um layer de tecido.

Cortina de Rolo

As cortinas de tecido podem também ser combinadas com persianas horizontais – nunca persianas verticais – para criam ambientes mais dinâmicos que permitam um bom controle de luminosidade das persianas, com a leveza e a transparência das cortinas.

Cortinas combinadas

Ou ainda combinar as cortinas de rolo com cortinas de trilho ou varão, que dão um efeito muito interessante ao quarto.

Tipos de Cortinas para Quarto

Depois da escolha do suporte, que se adapta melhor ao ambiente, chega a hora de definir qual o tipo de cortina usar. As cortinas podem ser retas, tipo painel, ou ainda classificadas de acordo com as pregas, confira a seguir os principais tipos de pregas para cortinas:

  • Cortina com Prega Macho
  • Cortina com Prega Fêmea
  • Cortina com Prega Inglesa
  • Cortina com Prega Americana
  • Cortina Romana

Cortinas Tipos

Divididas também conforme o sistema de conexão com o suporte. As cortinas para varão podem ser feitas com ilhoses, argolas, passantes de tecido (alça) e tecido inteiriço. Já as cortinas de trilho são fixadas com rodízios.

Tecidos para Cortinas para Quarto

Tecidos para cortinas

A escolha dos tecidos para as cortinas vai depender do estilo da decoração, no geral se utiliza tons claros e neutros que são mais fáceis de combinar, não chamam muita atenção e ainda são mais higiênicos, pois a cortina acumula as impurezas trazidas pelo vento e em tecidos claros fica mais visível tanto a poeira quanto mofos, etc. Indicando que a cortina precisa ser lavada.

Cortinas de varão

Nas janelas dos quartos que não tenham nenhuma solução de veneziana ou sistemas de blackout é possível combinar as cortinas leves com persianas, ou ainda cortinas pesadas que impeçam a luminosidade com tecidos mais leves por cima.

Algumas pessoas fazem ainda mais uma camada de forro entre o blackout e a cortina leve e transparente.

cortinas com pregas

Tecidos para Cortinas – Pesados

Estes são tecidos pesados com muita opacidade e são usualmente aplicados nas cortinas: Brim, Sarja, Shantung, Seda, Veludo, Chenille e Linho Puro. Para o blackout são utilizados tecidos com 100% poliéster ou um tecido para cortina pesado com boa opacidade.

Cortinas listradas

Tecidos para Cortinas – Forros

Para o forro da cortina são utilizados o 100% Algodão, Gabardine, Tergal e a Microfibra.

Cortina clara

Tecidos para Cortinas – Leves

Os tecidos leves podem ser translúcidos como o Voal e a Organza, como os menos transparentes como o Chiffon, o Crepe, a Palha de Seda. Além de tecidos trabalhados em renda ou cortes a laser.

Cortina no quarto

Tamanhos para Cortinas para Quarto

Na maioria dos ambientes domésticos as cortinas mais utilizadas são as que chegam ao chão, cortinas curtas são para ambientes molhados como cozinha, lavanderia e banheiros. As cortinas dos quartos ficam muito mais luxuosas quando vão do teto ao piso, mantendo sempre 2 a 4 cm do piso para não sujar as barras. As persianas e cortinas romanas podem cobrir somente a área da janela.

Cortinas transparentes

Tanto as cortinas de varão ou as de trilho devem ter de 25 a 30 cm de sobra de cada lado da janela para impedir a entrada de luz pelos cantos e fazer u acabamento perfeito.

O começo da cortina pode ficar 20 cm acima da janela, caso o pé-direito seja muito alto essa medida pode ser maior, deixando a cortina sempre próxima ou ao acabamento em gesso.

Você achou essa matéria útil? Comente e se inscreva no nosso canal para receber mais novidades!

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Comentários

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.