Paletas de Cores para Sala

Aprenda como combinar e escolher as cores para sala de estar, jantar e sala de TV, veja dicas importantes para não errar nos revestimentos, na pintura e nos móveis da sala!

como escolher cores para salas

Hoje é dia de falar de cores para sala para que você saiba certinho como combinar as cores e mais para facilitar esse processo já preparei 47 imagens com fotos de salas ao lado das respectivas paletas de cores, assim fica mais fácil visualizar o que você vai aprender aqui comigo. Vamos lá?

As cores dão vida e transformam os ambientes, podem causar a sensação de amplitude espacial, frescor ou tornar os ambientes mais íntimos e aconchegantes.

sala cores

A escolha dos revestimentos das paredes, dos móveis, os acessórios da sala de estar ajudam a compor o cenário de cores da sala de estar e hoje você vai aprender um pouco mais sobre as cores e como elas podem influenciar a saúde e até o seu humor.

O Significado das Cores

Você já deve ter escutado ou lido alguma coisa sobre a psicologia das cores, ou mesmo sobre o significado das cores, como por exemplo, o azul que é uma cor calmante, fria e profunda, que simboliza a espiritualidade, o céu, o mar, mas que também pode ser uma cor depressiva.

ideias de cores para sala

Fato é que realmente as cores têm influência não só sobre o nosso estado psicológico, mas também sobre o próprio funcionamento do nosso organismo, já foi comprovado por estudos científicos que as cores podem reduzir ou aumentar a frequência cardiorrespiratória dos seres humanos.

As cores têm suas próprias frequências e interagem com o nosso organismo mesmo quando a gente não está observando a cor.

Você já se perguntou por que o oceano “é azul”?  Na verdade a água é incolor, mas nas profundidades do oceano a única cor que é refletida é o azul, as outras cores são absorvidas conforme se adentra na profundidade do oceano, o que tem haver com a frequência da cor azul.

Então saber escolher a cor para sala, para sua casa de maneira geral, é muito importante, principalmente as cores para o quarto, sobre o qual já abordei em um post anterior.

Escolher e combinar as cores para sala é muito mais do que decoração, está relacionado com as emoções e com a saúde de quem irá frequentar este espaço, mas lembre-se:

O poder da cor está associado com a intensidade da cor, como essa cor é combinada com outras cores e ainda qual a proporção em que está cor é utilizada no ambiente.

Características das Cores

Vermelho: O vermelho é uma cor quente, vibrante, emocional, estimulante, que acelera os batimentos cardíacos e a respiração. Representa paixão, sexo, calor. É uma cor que aparenta proximidade, ideal para pessoas introspectivas.

sala vermelha

Nos ambientes o vermelho saturado (intenso) deve ser usado em detalhes, nos acessórios de decoração. Na pintura, papel de parede ou adesivo o ideal é usar o vermelho nas paredes do fundo do sofá, com pouca visibilidade quando a sala estiver em uso.

Para dar claridade ao ambiente combinar o vermelho com branco, deixando as cores escuras apenas nos detalhes, já para ambientes intimistas combinar o vermelho com cores escuras, marrom, preto, cinza, com detalhes na cor branca para equilibrar a composição.

Outra combinação interessante é o vermelho com suas cores análogas (vermelho, laranja e amarelo) ou ainda (vermelho, violeta e laranja) criando uma espécie de degrade de cores, ou ainda combinar o vermelho com cores complementares (vermelho e azul) ou (vermelho e verde).

cores vibrantes para sala

Eu sei que vai ter o espertão que vai dizer que azul não é complementar do vermelho, mas quando cito o azul como cor complementar não me refiro ao círculo cromático de Itten, mas sim ao oposto psicológico da cor vermelha, que é o azul. Já que o vermelho representa calor e o azul frio, entre outros binários formados por estas duas cores: inferno e céu, energia e tranquilidade, proximidade e afastamento, etc.

Dica: Para não errar na mão, ao trabalhar com cores puras – também chamadas de cores vivas, cores saturadas ou cores intensas – e suas cores complementares puras usar as cores nos acessórios, ou optar por uma cor principal e a sua complementar nos detalhes, acrescentando uma base neutra (branco, bege, cinza, marrom, preto).

Rosa: O rosa é a mistura de vermelho e branco, mas ele não carrega as características do vermelho, pelo contrário o rosa é considerada uma cor calmante, cor de afetividade, proteção e carinho, como as paredes do útero materno o rosa tem esse poder sobre nós, principalmente em tons de pele.

sala rosa

O rosa vai muito bem com o branco, já com o preto, cinza e branco forma uma combinação refinada.

O rosa, turquesa, amarelo, verde e azul em tons pastéis criam um ambiente meigo, as chamadas candy color, ou com tons saturados e grades superfícies em pink, verde, azul, turquesa, amarelo e laranja criam ambientes vibrantes, estilo color block.

sala com candy colors

Laranja: A cor laranja é muito boa para a sala, é a cor da amizade, ideal para este espaço em que se recebem os amigos, é uma cor quente e vibrante assim como o vermelho. Porém, um estudo indica que apenas 3% das pessoas preferem o laranja, a grande maioria 45% prefere azul.

sala laranja

Então por que não combinar as duas cores, que são opostas no círculo cromático, duas combinações alegres para sala: azul e laranja ou verde com laranja. Duas combinação quentes: vermelho, laranja e amarelo ou laranja, violeta e vermelho. Duas combinações equilibradas: laranja, amarelo e verde ou laranja, verde e violeta.

Amarelo: O amarelo é uma cor luminosa, quente e chamativa, por isso é usada em placas de sinalização, tem pouca estabilidade qualquer adição de pigmento faz o amarelo mudar de cor, o amarelo representa o sol, sendo também uma cor expansiva que parece vir de cima.

sala amarela

Como é uma cor luminosa e alegre o amarelo vai muito bem com o cinza, seu oposto psicológico, já que o amarelo é o sol e o cinza o tempo nublado.

É mais fácil combinar o amarelo com suas cores análogas, ou então com verde, turquesa ou azul, do que usar sua cor complementar violeta do círculo cromático, isso porque o amarelo é vibrante e o violeta também, mesmo que o violeta seja uma cor fria, tem muita energia.

Verde: O verde é uma cor muito equilibrada, é calmante, mas não depressiva como o azul, e é estável pode ser misturada a todas as outras cores e continuar sendo verde, porém sob a luz ela é a cor que sofre mais mudanças.

sala verde

É a cor do equilíbrio, harmonia, saúde, esperança, sorte e claro a cor da natureza. O verde combina com todas as cores, junto com azul forma uma dupla calmante, combinado com amarelo, laranja e vermelho o verde ganha vida.

salas coloridas

O verde não precisa ser usado na pintura, ou nos móveis, pode ser utilizado em plantas que acrescentam a cor no ambiente.

Azul: O azul é uma cor profunda, fria, íntegra, simpática, calmante, ligada a fidelidade, autoridade, inteligência, é uma cor espiritual. O azul agrada a maioria das pessoas, ele reduz os batimentos cardíacos e melhora a respiração.

sala azul

Nos ambientes e no vestuário a dupla azul marinho e branco, ou azul royal e branco são uma dupla perfeita. Também fica ótima com toques de cores quentes: amarelo, vermelho, laranja, rosa. Fica ótimo ao lado do amarelo e do verde, criando uma composição cítrica para a sala. Ou, ainda usada com seus opostos: vermelho e laranja.

sala azul e marrom

Nas salas de TV o azul escuro e opaco é uma ótima opção de cor, por ser escura e não refletir a luminosidade da tela.

Violeta: O violeta é uma cor luxuosa, forte, marcante, é a luz mais próxima do espectro invisível, por isso é ligada ao mistério, a magia, teologia e a eternidade. É ligada a nobreza, ao luxo e vaidade.

É uma cor enérgica, ao lado do azul o violeta aparenta ser uma cor quente, já ao lado do vermelho é percebida como uma cor fria.

sala violeta

O violeta é muito usado em teatros e cinemas, indicado então para a sua sala de TV. Fica ótimo ao lado de cores quentes, ou ao lado do verde seu oposto cromático, mas é uma cor que pode ser usada junto às cores neutras, cinza, branco, preto para compor ambientes luxuosos.

Branco: Se no mundo da moda o preto é básico, na arquitetura o branco é rei, é básico, é tudo ou nada, é a melhor base de todas. Nos ambientes pequenos o branco ajuda a refletir a luz, aumenta a luminosidade interna, causa sensação de amplitude, de frescor e de limpeza.

cores para sala pequena

É base para quase todas as cores, menos para o amarelo, pois as duas competem já que ambas são luminosas. Não tenha medo de deixar as paredes brancas, você pode investir nas cores dos móveis, cortinas e acessórios e criar uma sala de estar maravilhosa, colorida, agradável e bem iluminada.

cores para salas

É ótima para expor quadros e para dar destaque ás outras cores. Uma combinação bacana é misturar diferentes tons de branco, aquela dupla dinâmica branco gelo e branco neve, fica ótima em qualquer ambiente.

Preto: Outra cor coringa, o preto vai muito bem em salas estreitas, para causar a sensação de profundidade e continuidade do espaço.

cor para sala

É uma cor elegante, com branco e prata ou dourado forma um trio sofisticado. Com o amarelo o ambiente frita por atenção, o preto também destaca as cores saturadas. Quando o ambiente tem excesso de cores escuras da à impressão de ser menor, mais intimista.

Cinza: O cinza é o favorito dos arquitetos modernistas, é a cor do concreto, uma cor equilibrada que mistura o branco e o preto, ótima base para acrescentar outras cores. Mas, um ambiente todo cinza é monótono, cansativo, o cinza também é símbolo do mau tempo, da velhice, do medo e do tédio.

salas

Por isso, o cinza casa muito bem com as cores quentes, principalmente com o amarelo, que quebra esse peso do cinza, ou com muito branco para trazer luminosidade.

como escolher cores para sala

Essas são algumas características das cores, mas no ambiente o que vale é a composição das cores, a dinâmica entre elas, a proporção em que cada cor é usada para trazer equilíbrio e uma composição visual agradável.

Dica: Optar por cores neutras nas paredes e móveis permite uma liberdade maior nas cores dos acessórios de decoração e nas cortinas, assim você poderá mudar facilmente a decoração da sala trocando apenas almofadas, cortinas, toalhas de mesa, quadros, vasos e outros objetos.

cores sala

Cores para Pintar a Sala

A percepção da cor está relacionada com a luz ambiente, seja natural ou artificial, é por isso que às vezes quando se escolhe cores de tinta para sala nos catálogos e depois da pintura essa mesma cor parece totalmente diferente na sala, pode ser o efeito da iluminação sobre a cor que muda a nossa percepção visual.

salas cores

Para não errar nas cores de tintas para sala, arquitetos e designers de interiores costumam comprar amostras das cores escolhidas e aplicar no local exato da pintura para observar qual vai ser o efeito visual da cor com a iluminação do ambiente, lembrando que a cor verde é a que mais se altera com a iluminação.

Espero que tenha gostado do artigo e agora fique com uma seleção de paletas de cores para sala com 47 fotos de salas decoradas. Um grande abraço e até o próximo post do ArquiDicas!

47 Ideias de Cores para Sala

3 Comentários

  1. Laura Regina dias de sales

    07/07/2016 at 00:08

    Olá eu queria pintar meu apartamento, mas não sei o que fazer… Tenho uma cachorrinha a qual passa as unhas paredes que são pintadas de verde claro…não consigo limpa-las. Gostaria de pintar de vermelho e marrom. O sala é pequena dois ambiente…. Gostaria que me ajudassem…..
    Pensei em fazer um barrado metade da parede cor escura em cima mais claro….mas tenho medo.
    Vocês podem me ajudar a combinar as cores……obrigado

  2. José Raimundo da Silva Costa

    06/08/2016 at 14:22

    Parabéns pela apresentação de cores

  3. Ola Realizamos pintura residencial em são paulo e sempre acompanhamos o site da Arquidícas , além de nos auxiliar nos inspira em nossos projetos de pintura agradecemos , obrigado, diretor geral David Silva Qualy Art Pintura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *