Cores para Quarto: 49 Ideias de Paletas de Cor

Você sabia que as cores do quarto podem influenciar no seu estado psicológico, imunológico e até nos seus batimentos cardíacos?

cores de quartos

As cores são derivadas da radiação eletromagnética e possuem diferentes comprimentos de onda, essa radiação emitida pelas cores pode ajudar você a dormir melhor ou ainda podem até prejudicar o seu descanso.

Por isso é importante definir bem a cor do quarto e neste artigo você vai saber como não errar na escolha das cores para o seu quarto!

As Cores e a Saúde

As cores são usadas no tratamento de doenças desde o Egito antigo, inúmeros estudos já foram feitos sobre como as cores influenciam no equilíbrio da saúde física e mental. Atualmente a cromoterapia é o campo que utiliza as cores de luz para estimular os campos energéticos do corpo buscando o equilíbrio emocional.

cores para dormir melhor

Mas, não são apenas as cores na forma de luz que atuam sobre o nosso estado de relaxamento e saúde, as cores pigmento, ou seja, as cores que escolhemos para pintar o quarto – as cores dos objetos, móveis, piso, roupa de cama… – também podem contribuir de forma positiva para melhorar seu sono ou de maneira negativa hiper-estimulando sua mente.

Pois, da mesma forma que algumas cores estimulam a criatividade e são utilizadas em escritórios, algumas estimulam o apetite e são utilizadas em restaurantes, existem determinadas cores que podem ser relaxantes, calmantes e induzir a mente ao estado pleno de relaxamento necessário para ter um sono com mais qualidade.

Como a Cor Pode Atuar na Saúde

Aqui está uma prova concreta de como a cor pode agir sobre você, o cientista Ph.D David Rainey, da Universidade John Caroll em Ohio nos EUA, descobriu que a cor vermelha estimula o sistema glandular e causa aumento na pressão arterial e no ritmo respiratório das pessoas.

Isso provou que o poder das cores vai além da sua influência psicológica, na realidade as cores têm a capacidade de alterar o funcionamento do nosso organismo e isso varia de acordo com a intensidade da cor.

Cada cor tem seu lado positivo e negativo, é preciso saber como utilizar a cor e como combinar ela com outras cores para conseguir um equilíbrio vital para alcançar o almejado estado de relaxamento.

cores e saude

É o caso do azul, que ao mesmo tempo em que é uma cor super relaxante, recomendada por diversos especialistas , pois reduz os batimentos cardíacos, baixa a pressão arterial e o ritmo respiratório, por outro lado é uma cor que pode induzir a depressão e a tristeza.

O azul é uma cor profunda, uma cor fria e distante, é preciso saber como usar o azul, como combiná-lo com outras cores para aflorar o lado positivo da cor que é a serenidade e a confiança.

O amarelo por sua vez é uma cor luminosa, intensa e carregada de energia, uma cor estimulante, mas que quando usada com sabedoria em conjunto com cores neutras, como o cinza, por exemplo, pode trazer calor, alegria e aconchego para o quarto. Desde que o amarelo seja usado na medida certa.

Para a psicóloga Eva Heller, autora do livro Psicologia das Cores:

“O mesmo vermelho pode ser erótico ou violento, desconfortante ou nobre. 
O mesmo verde pode ser saudável, venenoso ou ainda tranquilizante. 
Um amarelo, radiante ou incômodo.” (Eva Heller, 2008)

Ou seja, saber como dosar e combinar as cores é tão importante quanto saber escolher a cor certa para o quarto.

A intensidade da cor, as combinações com outras cores e ainda a quantidade de cor que será utilizada nos ambientes é que irão definir a influência da cor sobre o equilíbrio do ambiente.

Mesmo as cores intensas e quentes, quando combinadas com cores complementares e cores neutras podem resultar em ambientes saudáveis e confortáveis.

Como arquiteta, posso afirmar que apesar do quarto ser um lugar de relaxamento, é preciso saber contrastar diferentes cores, ou diferentes tonalidades, para que o quarto não se torne um ambiente monótono e incômodo, conseguir uma paleta de cores equilibrada e com certo dinamismo visual é muito importante.

Como Combinar as Cores do Quarto

Todo mundo quer ter um Quarto Perfeito, com cores confortáveis e relaxantes que combinem de forma tão harmoniosa que o quarto pareça ter saído de uma revista de decoração, então porque no geral as pessoas erram ao escolher as cores do quarto?

cores certas para quartos

Acontece muito, você vai á loja de tintas escolhe a cor recomendada pelos especialistas, traz os móveis, coloca a roupa de cama e quando finalmente acaba, você olha para o quarto e está um desastre visual.

A cor da parede não combina com os móveis, não combina com a cortina, não combina com a roupa de cama, a luz deixa a cor de outro tom que não era aquele que você queria e da vontade de comprar uma tinta branca e apagar tudo como se estivesse passando uma borracha.

Isso acontece constantemente, muitas pessoas me perguntam:

Onde eu falhei ao escolher a cor para o meu quarto?

E a resposta é sempre a mesma.

A maioria das pessoas erra ao escolher as cores do quarto porque consideram a cor sozinha, como se ela estivesse isolada do resto. Olham naquela cartela de cores das lojas de tinta, acham um tom que agrade e já mandam fazer a tinta. Pois bem, não é assim que deveria ser.

As cores do quarto tem que ser pensadas em conjunto, se você já têm seus móveis e objetos do quarto eles dever ser considerados. A cor da cortina, do piso, dos móveis e até da sua roupa de cama têm que ser consideradas.

paleta de core para quarto

Parece obvio, mas é dessa forma que as pessoas mais erram ao escolher as cores para o quarto.

E se você está começando do zero é importante começar certo e ter em mãos uma paleta de cores que combine e que você possa levar com você na hora de escolher os móveis, a cortina, o tapete, o piso, a roupa de cama, o papel de parede, as tintas…

Paleta de Cores para Quartos

É muito importante ter a paleta de cores desejada para o seu quarto com você cada vez que vai a algum lugar para comprar algo para o seu quarto. Pois, sempre acontece de você achar algum item para o seu quarto, acabar comprando e no final não combina com o resto.

Por isso, tendo em mãos a combinação exata de cores que você escolheu, não te erro, é só aproximar a paleta de cores do objeto e ver se combina antes mesmo de levar pra casa.

paletas de cores para quartps

Justamente por isso que os arquitetos definem as cores para os ambientes através de uma paleta, levam pequenas amostras colocam sobre a superfície que irá receber a cor e observam para ver se a realidade irá condizer com a expectativa.

Todo mundo pode fazer isso, todos podem acertar ao escolher a cor do quarto, basta escolher a paleta de cores certa e testar a cor no ambiente.

Agora se você realmente quer deixar o seu quarto maravilhoso, sem se arriscar e sem medo de errar na escolha das cores para o quarto confira esse: Guia de Cores para Quartos, clicando na imagem abaixo.

guia de cores para quartos

Cores para Quarto de Casal

A escolha das cores para quartos de casal ajudam a manter o equilíbrio e a proximidade do casal, as cores reforçam os laços de carinho, de afeto e podem inclusive estimular a frequência das relações sexuais.

cores neutras

Em um estudo feito na Inglaterra em que se avaliava as horas de sono segundo as cores dos quartos, acabou revelando que os casais que dormiam em quartos caramelo faziam mais sexo do que as pessoas que dormiam em quartos vermelhos.

Para a cultura oriental o quarto de casal é a soma do feminino e masculino e a cor que melhor representa essa união é o cinza que mescla o branco (feminino) e o preto (masculino).

Cores para Quarto Feminino

As cores claras trazem um ar mais feminino para o quartos, mas isso não é regra. Acredito que a cor do quarto feminino tem que gerar identidade, por exemplo, eu não gosto muito de rosa, nada contra, apenas nunca me identifiquei com a cor.

quarto rosa

Outras mulheres e meninas apreciam o rosa e se identificam com ele, por isso uma ótima combinação de cor para o quarto feminino é rosa com cinza e branco, que é uma combinação chique e doce.

Cores para Quarto Masculino

No geral os quartos masculinos têm combinações de cores mais escuras, utiliza-se muito cores que remetem a natureza, com o uso de madeira nos revestimentos, as cores verde, azul e marrom.  Cores mais intensas e saturadas aparecem nos quartos infantis e cores mais fechadas nos quartos de adultos.

quartos masculinos

Fotos e Ideias de Cores para o Quarto

Para te ajudar com a escolha das cores para  quarto confira nossa galeria de imagens!

Um grande abraço e espero que tenha gostado do post.

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Comentários

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.