Cores de Paredes – Tendências de 2017

Conheça as cores de paredes que serão tendências em 2017, veja quais as cores indicadas para cada ambiente e como fazer combinações harmônicas e agradáveis!

Em um mundo que está cada vez mais cinza as cores desempenham um papel muito importante de despertar sentimentos e sensações agradáveis, as cores podem estimular a nossa energia ou nos trazer tranquilidade, tudo depende da cor escolhida e da forma com que utilizamos as cores no nosso ambiente.

cores para casa

Ao escolher as cores para as paredes da nossa casa estamos também imprimindo nossa personalidade e o nosso estilo nos ambientes. Muitas vezes as cores podem retratar um momento em que estamos vivendo e como estamos nos sentindo, ou ainda podemos usar as cores para estimular determinadas emoções e ações que desejamos.

O poder das cores é maravilhoso e é por isso que eu fiz esse post colorido para que você não pense duas vezes ao colocar mais cor na sua vida, na sua casa, cores nas paredes, nos móveis, nos detalhes e onde mais você quiser.

Continue lendo para conferir as cores tendências de 2017, a cor ideal para a sua casa, as indicações para cada ambiente e para as fachadas de casas também.

Cores de parede que serão tendência em 2017

cores de paredes 2017

Para quem ainda não é familiarizado a PANTONE, uma empresa que desenvolve diversos estudos sobre cor e que basicamente é referência em catálogos de cores para arquitetos, designers e outros profissionais, anualmente faz um lançamento das cores tendências, lançando uma coleção de paletas de cores do ano.

Este ano a PANTONE já lançou a paleta que marcará 2017, são 10 cores que você confere nessa galeria de imagens abaixo:

(clique no centro da imagem para abrir as imagens completas)

É possível fabricar as cores de tinta para a casa usando o número Pantone, porém é muito mais prático escolher as cores dos catálogos das marcas de tinta, por isso eu trouxe também o que será tendência em 2017 segundo as principais marcas de tinta do Brasil.

Confira abaixo, as cores do ano da Suvinil, Coral e Sherwin-Williams!

Cores de Parede – Suvinil 2017

As cores quentes e suaves predominam na seleção da Suvinil que traz muitos tons de amarelo, escolhendo as cores Creme de Milho, Pólen e Amarelo Bandeira é possível criar um degradê alegre e estimulante para as paredes de casa. Os azuis seguem a mesma linha da pantone, com tons bem marcantes de azul claro e azul royal em tonalidades menos vibrantes.

cores de paredes suvinil 2017

Cores de Parede – Coral 2017

Já a Coral criou 5 coleções de cores para paredes:

  • Mergulho Sereno: onde traz tons de azuis calmantes, que são ótimas escolhas para o quarto.
  • Novo Romantismo: com tons naturais que lembram as florestas temperadas da Europa Ocidental, ao mesmo tempo em que inclui alguns tons de cinza que remetem as áreas mais urbanizadas de Londres.
  • Home Office: com cores bem variadas para todos os gostos a coleção indicada para escritórios e home offices é composta de tons neutros que puxam para cores frias como o verde e azul em contraste com cores mais marcantes que trazem a energia do amarelo, laranja e vermelho que estimulam a produtividade.
  • Individualismo Compartilhado: a mesma proposta de cores frias e neutras em contraposição ás cores quentes e vibrantes é vista nesta coleção, ao mesmo tempo em que as cores frias são ideais para os espaços privativos, as cores quentes são ideais para os espaços compartilhados entrando para dar destaque em algumas paredes.
  • Reinvenção do Luxo: uma coleção para não errar nas cores das paredes, com tons neutros puxando para o avelã, um azul sereno e diversos tons de off-white que são cores quase brancas, mas que trazem no fundo um tom que pode ser quente ou frio.

cores de parede coral 2017

 

O interessante dessas coleções é que elas são práticas de escolher. Basta optar por uma coleção e escolher de duas a três cores para criar composições bacanas nas paredes da sua casa.

Cores de Paredes  – Sherwin-Williams 2017

A Sherwin-Williams adotou como cor do ano o avelã, ou como eles chamaram Poised Taupe, uma cor que ao mesmo tempo é elegante e aconchegante e segundo a marca é um balanço perfeito entre os tons quentes e frios. A partir dessa cor eles oferecem combinações com azuis ou com tons mais terrosos.  Assista o vídeo e veja a proposta da Sherwin-Williams para pintar suas paredes em 2017 com muito estilo!

Como Escolher as Cores? Veja aqui:

Quando se trata de cores para paredes a maior dúvida nunca é a falta de opções de cores e sim do excesso delas. Afinal são tantas cores, tantas opções que é difícil escolher não é mesmo?

É por isso que eu vou dar uma ajudinha nessa escolha, mas que ao mesmo tempo é prazerosa, pois não tem nada melhor do que renovar a casa, pois a casa é um reflexo dos seus moradores e renovar a casa também é um exercício de auto renovação!

Aposte no neutro!

Sempre que se tratar de cores para ambientes as cores neutras vão ser sempre a melhor opção, pois as cores neutras são à base da sua casa e são fáceis de combinar com as outras cores que você escolher para as paredes. Então para facilitar a sua escolha, opte por uma cor de base neutra.

Veja a seguir 18 fotos de ambientes com cores neutras:

(clique no centro da imagem para abrir as imagens completas)

As cores neutras verdadeiras são o branco, preto e cinza. Mas, chamamos de cores neutras também o marrom, o bege, as cores claras e fechadas, que variam do off white ao rosa bebê, passando pelo bege e tons de amarelo bem claro.

Quando o ambiente pede mais luminosidade às cores neutras claras são as melhores opções, mas para o ambiente ficar interessante você precisa adicionar contraste, combinar as cores claras com escuras, combinar tons neutros com objetos coloridos. Só assim o seu ambiente vai ficar interessante e dinâmico.

Indicações de cores para parede de cada ambiente

Antes de falar das melhores cores de parede para cada ambiente é importante dizer que mesmo tendo ilustrado as tendências pelas cores de tintas, essas dicas de as cores para as paredes podem ser usadas para: papéis de parede, revestimentos cerâmicos, pedras, adesivos, tecidos, enfim, todos os revestimentos que podem ser aplicados nas paredes.

Cores para Quartos

Se você quer optar por um ambiente mais sereno e tranquilo apeste nos tons frios: azul, verde e lilás. O azul celeste, azul bebê, azul royal e azul petróleo são ótimas opções. São as melhores cores para o quarto, pois estimulam o relaxamento.

Veja a seguir 35 fotos de inspiração para escolher as cores das paredes do seu quarto:

(clique no centro da imagem para abrir as imagens completas)

O salmão também é uma ótima pedida para quartos em tons bem claros, o rosa mesmo sendo uma cor quente é indicada para quartos, pois tem uma energia desprovida de agitação.

Se você está montando o quarto do bebê ou das crianças, você pode ficar muito feliz. As cores 2017 não poderiam estar mais perfeitas para a ocasião: o rosa bebê, o azul celeste, o amarelo clarinho, o lavanda, cores que certamente vão trazer muita tranquilidade e elegância ao quarto dos pequenos.

Cores para Salas

A sala é o lugar de reunir a família e os amigos, um espaço de convivência que pede cores mais enérgicas: amarelo, vermelho e laranja são cores ideais para paredes de destaque, cores que remetem a natureza como o marrom e o verde criam um ambiente acolhedor.

Para os mais básicos, uma dica é usar na sala de estar tons neutros como base (nas paredes e também nos móveis principais) e combinar com os tons mais coloridos em uma parede de destaque, através da pintura ou mesmo de papel de parede e revestimentos (os em alto-relevo estão super em alta!)

Veja a seguir 36 fotos de inspiração para pintar a sua sala:

(clique no centro da imagem para abrir as imagens completas)

Para os mais criativos e extravagantes é possível combinar cores opostas como o azul e o laranja mais fechado, ou abusando da combinação das cores análogas mais abertas (como o amarelo e o verde) você vai conseguir composições bem divertidas, enérgicas e cheias de personalidade.

Essas combinações podem surgir em estampas de papel de parede, adesivos ou revestimentos, além de opções mais ousadas como o grafiti, por exemplo, que é perfeito para uma sala mais jovem e divertida.

Cores para Cozinha

Se a cozinha for integrada com a sala deve-se considerar as cores em conjunto com a sala, algumas cores são interessantes e estimulam o apetite, pois lembram as cores dos alimentos, é o caso dos tons de vermelho, laranja, amarelo, verde e marrom. Contudo, o branco é a opção mais utilizada, por ser visualmente e psicologicamente higiênica.

Veja 19 fotos de cores de parede na cozinha:

(clique no centro da imagem para abrir as imagens completas)

Uma tendência que tem tudo a ver com a paleta de cores 2017, abusando do verde militar e do cinza, é a pintura com tinta de lousa. Ela pode ser usada na área gourmet, na sala de jantar ou na cozinha, é super moderna, e cabe a você abusar da criatividade com o giz.

Cores para Banheiro

Da mesma forma os banheiros por serem pequenos e por ser um local de higiene pessoal é um ambiente em que o branco é uma preferência, mas não é regra, as exceções podem resultar em ambientes mais interessantes.

Confira 35 fotos de banheiros com cores de paredes para todos os gostos!

(clique no centro da imagem para abrir as imagens completas)

O verde e o azul podem tornar o banheiro mais relaxante, o amarelo e o rosa podem trazer uma energia estimulante positiva.

Cores para Fachada

A empresa americana de tintas Behr fez uma proposta bacana para escolher a cor da fachada, dividiu sua paleta de cores 2017 em três estilos: confiante, composta e confortável. Sugerindo, pensar na personalidade de sua família (ou no seu estilo individual) e na personalidade da sua casa. Assim os três estilos ficariam distribuídos dessa forma:

1 – Famílias modernas, jovens, urbanas, atléticas e viajadas: Estilo Confiante

Para uma fachada criativa e marcante, como o seu estilo de vida, aposte nos tons de azul escuro, ou tons terrosos, seja na fachada toda ou em detalhes. Uma boa opção é usar as duas cores combinadas: você pode optar pelo azul na pintura das paredes, e nos tons naturais de madeira nos detalhes, como nessa imagem abaixo.

casa fachada azul escuro

2 – Famílias grandes, tradicionais, que amam receber visitas: Estilo Composto

Com um ar mais clássico, a melhor opção para vocês é apostar em tons claros de pintura como o off white e cores neutras claras. Outra dica é abusar da vegetação e trazer um pouco do verde para a sua fachada, através de árvores, trepadeiras ou gramados.

casa com cores de parede classica

3 – Famílias tranquilas, caseiras, introvertidas e menores: Estilo Confortável

Aposte nos tons pastéis ou neutros para a pintura principal, mas traga um elemento de destaque colorido: pode ser o portão, uma parede diferente, vasos coloridos, ou o que mais você preferir. Para esses elementos, aposte no amarelo, verde, azul e vermelho, que podem ser um pouco mais vivos, desde que sem exageros.

casa com cor neutra e detalhe amarelo

Fotos de Cores de Parede para as Fachadas de Casas

Espero que tenha gostado das dicas de cores para paredes e que 2017 seja um ano iluminado e repleto de cores novas!

Susanne Miranda

Susanne Miranda é arquiteta e ama escrever sobre o assunto. Crê que a arquitetura materializa sonhos e contribui para a qualidade de vida das pessoas.

1 Comentário




Categorias

Siga o ArquiDicas

Tem um monte de conteúdo legal em todos os nossos canais. Siga e receba as melhores dicas para Casa e Jardim.