Como Organizar Livros

Livros na Prateleira
Quem aí é amante de livros? Daqueles que têm como seu lugar preferido o sofá de uma livraria, que todo o salário vai em novas coleções, devora histórias e mais histórias e ainda assim ainda tem milhões na lista de espera.
E quem aí sofre com a falta de espaço para organizar estes livros? Esse post foi feito especialmente para você, com ideias para organizar seus livros da melhor maneira possível.
 
Estante com Livros
 
Então se aquela estante antiga já está lotada e você não sabe mais o que fazer, não deixe de conferir estas dicas!
 
Existem alguns passos simples para a organização de qualquer ambiente, e com os livros não será diferente, além disso, o resultado será um só: melhor aproveitamento do espaço e a facilidade de encontrar o que quer a qualquer hora.
 

Passo a Passo para Organizar os Seus Livros

Então mãos à massa! Primeiramente, retire todos os livros das estantes, deixando-a completamente livre para começar a organização do zero. Feito isso, é hora da limpeza. Tire todo o pó acumulado e atente-se à áreas de umidade, e se for o caso, tome os cuidados necessários para acabar com o mofo.
 
Limpeza feita, agora é a vez dos livros. Como em um guarda-roupa, os livros também precisam na etapa de “closet clearing”, ou seja: o descarte. Dê uma olhada em todos e separe-os em três pilhas: os que irão ficar, os que precisam de uma reforma, e os que irão para doação/venda/troca.
Resumindo: se há exemplares que você quer manter, mas que estão desgastados, reforme-os tomando os cuidados necessários para que eles tenham mais tempo e vida. E aqueles que não têm mais utilidade, não guardam nenhum carinho especial, e só estão ocupando espaço, é hora de se desfazer.
 
Depois de dar esta revisada em tudo o que tem e decidir o que vai ficar, é hora de definir como os livros serão organizados de volta à estante. Isso depende exclusivamente de você: a partir do seu gosto, necessidades e como acha mais fácil encontrar um livro. Várias são as possibilidades para isso. Você pode organizar por tamanho, número de páginas, altura, ordem alfabética, degradê de cores, gênero, ordem de preferência, por autor, lidos e não lidos, e outros. Você ainda pode intercalar os livros da horizontal e vertical, quebrando a monotonia. Aí vão alguns exemplos para se inspirar:
 
 
Você pode ainda trabalhar os livros como elementos decorativos na sua casa. Um exemplo é utilizar móveis fora do comum além das estantes para organizar alguns exemplares, ou ainda colocar os seus favoritos em um local especial do seu quarto. Outra ideia é utilizar cômodos da casa, como a cozinha, para guardar os livros de receitas, por exemplo. É bacana também intercalar com os livros alguns objetos para complementar a decoração. Seguem mais algumas ideias:
 
 
Após decidir como irá organizar, é só limpar os livros a fim de evitar traças e cupins, colocar tudo no lugar e curtir sua coleção!  

Letícia Lepchak

Letícia Lepchak é Personal Organizer e uma apaixonada por organização pessoal, acredita na melhoria da qualidade de vida e economia de tempo e dinheiro no cotidiano através da organização. É formada em Marketing pela PUC-PR e em Organização Pessoal pela Facilita Organização.

Comentários

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.