Como Escolher a Mesa de Jantar

Mesa de Jantar

Em um projeto de decoração a mesa de jantar pode ser a estrela ou o elefante branco da sua sala, pois ela tende a ocupar uma grande área. Além das suas dimensões avantajadas a mesa de jantar ainda deve ter uma a área reservada para a circulação e para poder puxar as cadeiras, ou seja ela realmente toma um bom espaço do ambiente.

Por outro lado é na mesa de jantar que recebemos os amigos, que fazemos refeições em família, que passamos momentos agradáveis e descontraídos. A mesa de jantar deve ser bem planejada, não só para atender aos moradores da habitação, mas também a possíveis convidados que estejam presentes em ocasiões especiais.

Dimensões e Espaçamentos da Mesa de Jantar

Se na sua casa moram 2 pessoas, o ideal é que a mesa de jantar tenha pelo menos 4 lugares, já em residências com 4 moradores é indicado adotar uma mesa de pelo menos 6 lugares. Mesmo assim há quem goste de uma boa reunião familiar em mesas grandes e fartas, neste caso é possível incluir no projeto mesas maiores.

Claro que querer nem sempre é poder, tudo vai depender das dimensões que cada ambiente tem disponível, como hoje em dia quase todos os imóveis são compactos a escolha da mesa de jantar fica ainda mais criteriosa.

Tamanhos para Mesas de Jantar e Lugares

Se você tem pouco espaço, mas quer ter uma mesa que atenda as suas visitas opte por mesas redondas, ovalares, retráteis ou com canto alemão. As mesas retangulares ou quadradas são mais indicadas para espaços maiores com boa área de circulação.

Em todas as situações a mesa deve ter entre 80 cm a 100 cm de distância entre a borda da mesa e a parede ou os móveis ao seu redor, para que as cadeiras possam ser afastadas para sentar.

Caso a mesa fique em frente a áreas de circulação além da distância mínima de 80 cm para afastar as cadeiras é preciso adicionar mais 70 a 80 cm a área de circulação. Pois de forma alguma a mesa de jantar deve atrapalhar a circulação da sala, mesmo durante o seu uso. Este é o maior erro que as pessoas cometem ao escolher a sua mesa de jantar sem verificar as medidas de circulação e afastamento das cadeiras.

Neste esquema abaixo estão as medidas padrões para as mesas de jantar e o número de cadeiras que cada uma comporta, a figura esta disponível no blog da arquiteta Natália Noleto.

Mesa de Jantar
Medidas Padrões para Mesas de Jantar (Fonte: Natália Noleto)

Materiais da Mesa de Jantar

As mesas podem ser de variados materiais: madeira, ferro, alumínio, policarbonato, vidro, pedras e outros materiais, sendo importante analisar a durabilidade e os cuidados que se deve ter em cada tipo de material.

As mesas de vidro e policarbonato, por exemplo, são elegantes, indicadas para oferecer a sensação de amplitude, reduzindo a percepção do volume da mesa de jantar, por outro lado é estritamente proibido colocar utensílios quentes diretamente sobre a sua superfície, já que as mesas podem quebrar ou rachar, além de serem propensas a riscos.

Mesas de Jantar

Enquanto as mesas de madeira são altamente duráveis, podem receber utensílios quentes, podem até servir como apoio a bancada de preparo, porém, são mais volumosas, pesadas e menos elegantes

Da mesma forma as mesas de pedras (mármore, granito, quartzo, etc.) são super pesadas, mesmo quando somente a base é de pedra, sendo quase impossível move-las de lugar. Mas, na maioria das vezes são fáceis de limpar e duram bastante.

As mesas com base de alumínio são muito utilizadas pela leveza e beleza do material, porém também riscam com facilidade e dependendo da qualidade da peça a mesa pode ficar bamba, portanto é sempre bom verificar se a mesa será resistente.

Cadeiras para Mesa de Jantar

Toda a mesa de jantar vem acompanhada da escolha das cadeiras, que antigamente precisam combinar e ser do mesmo material que as mesas, mas hoje podem ser variadas, com estilos, estampas e cores aleatórias, desde que no final “converse” com o estilo da mesa.

Para mesas pequenas vale usar da transparência ou do espaldar baixo das cadeiras para diminuir o impacto visual, e ainda  modelos sem braço para reduzir seu volume.

Cadeiras para Mesa de Jantar

Da para soltar a criatividade e escolher poltronas para as pontas da mesa e cadeiras para as laterais, usar todas as cadeiras com estampas ou modelos diferentes, trocar as cadeiras por puff’s, colocar um sofá em uma das laterais e cadeiras no restante e por ai vai, contanto que as alturas dos assentos sejam condizentes com a altura da mesa.

Fotos de Mesas de Jantar

E para ajudar na decisão final da escolha das mesas vale dar uma espiadinha na galeria de imagem com fotos e composições bacanas de salas de jantar com mesas de todos os tamanhos e estilos. Confira!

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

1 Comentário

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.