City Garden Project Aberdeen

Consurso de Paisagismo

Projeto Granite Web Design

Após um concurso de paisagismo extremamente concorrido a empresa Diller Scofidio + Renfro conseguiu superar o escritório de arquitetura mundialmente conhecido Foster + Partners, do arquiteto Norman Foster vencedor do prêmio Pritzker de 1999, e ficar em primeiro lugar em para um projeto de revitalização que prometia ser um marco do paisagismo contemporâneo.

A proposta do escritório Diller Scofidio + Renfro para a praça central de Aberdeen na Escócia pretendia revitalizar uma grande área verde urbana remanescente do século XIX que era pouco atrativa.

City Garden Project Aberdeen

O projeto vencedor conseguiu criar um protótipo de múltiplos espaços comunitários conectados com pontos importantes da cidade, galerias, museus, teatros, universidades e marcos urbanos, através da proposta de uma malha diferenciada.

Um projeto de paisagismo e edificação que surgiu da análise do entorno urbano para então ganhar forma, um edifício que nasceu da praça.

Consurso de Paisagismo

Ponto de encontro público que pretendia atrair os cidadãos para um convívio social mais ativo, ao ar livre. Uma intervenção urbana e social que prometia contribuir para o desenvolvimento e prosperidade da cidade.

Mesmo depois de uma análise altamente crítica do concurso que analisava aspectos construtivos, financeiros, custos de manutenção, impacto ambiental e aceitação social o projeto intitulado “Granite Web Design”, foi considerado vencedor do concurso, mas pouco tempo depois o conselho da cidade decidiu cancelar sua execução, para o Partido Trabalhista da Escócia, maioria no conselho, a proposta “era um desperdício financeiro, uma vaidade desnecessária”.  O conselho de Aberdeen prometeu a população realizar obras de revitalização consideradas fiscalmente responsáveis.

Aberdeen Paisagismo

O custo proposto para o Granite Web Design era de £ 140 milhões de libras, as novas propostas de revitalização do centro histórico e cultural da cidade escocesa £ 300 milhões de libras, para melhoria de escolas, edifícios culturais, ruas e calçadas.

Projeto Granite Web Design

Veja o vídeo do projeto completo:

A proposta do parque Granite Web Design contemplava as seguintes setorizações e usos:

  • Belmont Plaza: praça seca, com cafés, restaurantes e bares para impulsionar a vida diurna e noturna da praça.
  • Lawn: Gramado extenso para estimular o convívio em família e atividades recreativas ao ar livre.
  • Grand Plaza: Entrada principal do parque em frente a rua de maior comercio da cidade, uma praça seca que engloba a estátua de Edward VII, anteriormente existente, um lugar ideal para encontros e performances de artistas de rua.
  • Bosque: Uma área que mescla árvores de porte médio com um piso pavimentado, oferecendo luz e sombra, o conforto da cidade com a cobertura verde das árvores.
  • Flower Garden: Marco da tradição escocesa as flores são um elemento tradicional do paisagismo da cidade, para contemplação e estímulo dos sentidos.
  • Cultural Centre: Apelidado de Butterfly o centro cultural abrange um teatro de 500 lugares fechado, um anfiteatro com capacidade de 5 mil pessoas, salões de exposição, hall com café, estacionamento e áreas de serviços complementares  no subsolo, além da cobertura ser convertida em terraços gramados, com acesso em diferentes níveis.
  • Grove: Bosque de vegetação densa, um refúgio da vida urbana, com áreas de caminhada.
  • Rosemount Terrace: Localizada no cruzamento do viaduto esta praça tem a intenção de ser uma conexão segura para os pedestres entre grandes avenidas movimentadas.
  • Forum: Área de apresentações e convívio externa, um anfiteatro para 5 mil lugares, que pode se converter em um espaço para prática de patinação no gelo durante o inverno e pista de skate no verão.
  • Learning Garden: Jardim destinado à educação ambiental e ao plantio de hortaliças e ervas, uma horta coletiva da cidade.

Se o parque era ou não viável diante da economia local de Aberdeen não nos cabe julgar, porém se este projeto de revitalização urbana tivesse saído do papel certamente seria uma referência para o paisagismo mundial, assim como o museu de Guggenheim foi à referência arquitetônica que inseriu a cidade de Bilbao nos destinos turísticos mundiais, o Granite Web Design teria dado destaque à cidade escocesa de pouco mais de 216 mil habitantes.

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Adicionar Comentário

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.