Incríveis Casas Modernas: 84 Novas Ideias

Casas Modernas: Fotos, Fachadas e Interiores!

Casa Moderna

Confira neste post diversas casas modernas para você se inspirar! Veja fotos de fachadas e interiores e se quiser saber um pouco mais sobre os estilos das casas leia aqui mesmo neste post, ahhh e tem mais, para ver mais fotos basta clicar nos links sugeridos. Aproveite!

A arquitetura residencial é um universo a parte, ao mesmo tempo em que se replicam estilos clássicos, gregos e romanos, em construções neoclássicas, se faz presente nas casas modernas, ou contemporâneas por assim dizer, novos estilos que trazem consigo um legado muito forte da arquitetura modernista e pós-modernista.

Casas Modernas

É preciso pontuar que “moderno” no sentido etimológico corresponde à atualidade, algo novo no presente, que seria equivalente a contemporâneo. Já o modernismo refere-se a um momento de renovação estética que se iniciou no século XIX e é classificado como um conjunto de estilos arquitetônicos produzido durante o século XX e que foi marcante entre as décadas de 1910 e 1950.

Então quando falamos de arquitetura moderna no sentido popular pode significar o que é atual, mas no contexto de corrente arquitetônica designa uma arquitetura do passado.

De qualquer forma a arquitetura da modernidade (atual) têm raízes na arquitetura modernista (estilo), seja pela continuidade do pensamento gerador da arquitetura modernista ou pela quebra de paradigmas e a busca por uma nova arquitetura.

Veja a seguir qual é a origem da arquitetura que está sendo difundida mundialmente na atualidade.

A Origem da Arquitetura Moderna Atual

Casa Contemporânea

As casas modernas (atuais) são uma continuidade do período modernista da arquitetura, com inspirações em grandes nomes da arquitetura como: Frank Lloyd Wright, Le Corbusier, Mies Van der Rohe, Walter Gropius, Adolf Loos e outros.  A proposta do modernismo em geral foi uma ruptura com a arquitetura clássica e seus ornamentos – aquela cheias de colunas e frontões que imitam os grandes templos greco-romanos

O movimento modernista aconteceu em meio a Revolução Industrial e trouxe consigo o uso de novas tecnologias como o concreto armado, o metal e o vidro, dando origem a novos estilos arquitetônicos.  Também fundamentou à ideia da arquitetura racionalista produzida em escala industrial.

Até hoje são repetidas algumas frases de grandes arquitetos modernistas, você certamente já ouviu uma delas que é famosa não só na arquitetura, porque é usada em outros contextos também:

“Menos é Mais” (frase do arquiteto alemão Mies Van der Rohe)

Essa frase, assim como a do arquiteto norte-americano Louis Sullivan –

“A Forma Segue a Função” 

– ilustram bem o pensamento da época que se baseava em uma arquitetura funcional, racional e pura. A arquitetura modernista foi revolucionaria e como tudo que é revolucionário houve quem aceitou e quem repudiou esse pensamento.

E a partir da arquitetura modernista surgiram novos estilos, alguns derivados dando continuidade ao legado, ou então fazendo oposição, a chamada arquitetura pós-modernista.

A arquitetura High-Tech foi um desses legados que até hoje busca empregar novas tecnologias na arquitetura, materiais de ponta.

O neo-racionalismo também foi um movimento derivado, que assim como o movimento moderno deu continuidade na utilização de formas geométricas puras sem ornamentos. Ou ainda o movimento estruturalista, que agrega e ordena diferentes elementos geométricos de acordo com a função.

No edifício abaixo, construído em concreto armado e vigas metálicas, é possivel observar que a intenção dos arquitetos foi deixar transparecer a “verdade dos materiais”, sem usar nenhum tipo de revestimento, de enfeite, apenas a beleza natural do concreto.

Casa Moderna Concreto

Um movimento que surgiu em oposição ao modernismo é o desconstrutivismo,  que fragmenta as formas puras em edificações abstratas, tendo como representantes grandes nomes da arquitetura como a arquiteta Zaha Hadid e o arquiteto Frank Gehry. E ao contrário do modernismo que pregava a ordem através de formas objetivas (quadrado, retângulo, círculo), o desconstrutivismo visa à complexidade arquitetônica e o caos visual, com forte apelo emocional.

É o caso dessa residência abaixo, onde as paredes foram multi-facetadas e os volumes superiores estão dispostos de maneira desordenada, propositalmente.

Casa Moderna Desconstrutivista

Outras correntes de oposição ao modernismo criticam o distanciamento com o passado e a globalização, resgatando valores regionais e historicistas, buscando uma conexão maior as experiências de quem vai utilizar o espaço.

Nessa nova leva da arquitetura também entrou em pauta a sustentabilidade e o consumo desenfreado de recursos naturais, até porque a construção civil utiliza boa parte dos recursos naturais e também é um dos setores que mais gera resíduos poluentes.

Então a arquitetura ecológica se fortaleceu nos últimos anos, visando à redução do impacto da edificação no meio ambiente e levando em consideração fatores socioeconômicos e ambientais para promover a sustentabilidade.

Casa Moderna Ecológica

Todas essas correntes dão origem ao que hoje se produz pelos arquitetos, as casas modernas, no sentido de modernidade.

Para ilustrar o que está escrito acima reuni algumas fotos de casas modernas construídas os últimos anos em diversas partes do mundo. Pelas fotos é possível notar que apesar das diferentes correntes arquitetônicas vigentes, existe uma semelhança intensa entre a arquitetura produzida de forma global, que muitas vezes não leva em consideração o aspecto regional, fruto da globalização.

Fotos de Casas Modernas

Inpire-se com essas 12 fotos de casas modernas por dentro e por fira, para ver mais fachadas de casas confira no tópico seguinte e veja também mais imagens de interiores na sequência. (passe o mouse sobre a imagem para avançar as fotos)

Fachadas de Casas Modernas

12 fotos das fachadas de casas modernas da atualidade. Qual é a sua favorita?

Veja mais: 51 Fotos de Fachadas de Casas Modernas!

Casas Modernas Por Dentro

Nem sempre a arquitetura da residência tem o mesmo conceito e estilo que a arquitetura de interiores ou design de interiores, é comum na composição interna de casas antigas a utilização de mobiliário contemporâneo ou ainda em casas modernas e contemporâneas ter uma diversidade de móveis que reúne antiguidades e móveis modernos. O que importa é que os ambientes tenham personalidade e sejam adequados aos seus moradores. Confira a seleção de fotos de casas modernas por dentro, ou melhor dizendo ambientes modernos!

Quartos Modernos

12 fotos de quartos modernos bem decorados, confira!

Cozinhas Modernas

10 ideias para cozinhas modernas grandes e pequenas!

Salas Modernas

12 fotos de salas modernas de jantar e de estar!

Banheiros Modernos

10 fotos de banheiros modernos incríveis!

Veja mais fotos de banheiros modernos clicando no link: banheiro moderno

Lavabos Modernos

10 ideias de lavabos modernos intrigantes!

2 Comentários

  1. Pingback: 53 Banheiros Modernos Para Inspirar! - Arquidicas

  2. Pingback: Banheiros Modernos Surpreendentes! – Imotec Corretora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *