Casas Bonitas, Modernas e Simples

Casa bonita telhado

O que faz uma casa ser considerada bonita?

Muitas vezes os gostos dos arquitetos e dos seus clientes divergem, enquanto os arquitetos buscam imprimir em seus projetos conceitos da arquitetura moderna e contemporânea, alguns clientes procuram a beleza clássica das construções greco-romanas em casas com visuais chamados neoclássicos com colunas rebuscadas e frontões exuberantes marcando a entrada das residências.

Porém, como você vai ver neste post nem só do modernismo ou das residências neoclássicas vive a arquitetura, por isso eu fiz uma seleção de algumas casas bonitas que fogem do padrão.

Casa bonita telhado

 

A foto acima mostra uma casa simples e bonita, mas o que chama a atenção são os materiais de revestimentos usados, nas paredes externas uma mistura de chapas metálicas lisas (azul) e sanfonadas (cinza chumbo) com esquadrias e estruturas brancas bem marcadas e uma parede de pedra natural polida ao fundo. Além do contraste entre o azul e o tom amadeirado do forro. Aliás o telhado inclinado para cima, o que não é muito usual, capta melhor a luz natural e cruia uma sensação de amplitude, mesmo que a casa seja térrea. E o forro instalado sobre as vigas aumenta o pé-direito interno da casa.

Casa bonita e moderna

Outra casa bonita, contemporânea que mistura diferentes padrões de madeira na fachada com chapas lisas recortadas de forma a dar continuidade no desenho da esquadria e tabuas de madeiras horizontais sobrepostas e pintadas na parte dos fundos. E para delimitar o jardim privativo cercas de madeira rústicas, naturais. O telhado de apenas uma água, que muitas pessoas consideram simplório e deselegante, aqui neste projeto se destaca, assim como no projeto anterior o telhado é mais alto na fachada, direcionando o olhar para cima e possibilitando uma faixa extra de janelas que amplia a iluminação natural da sala de estar.

Casa chique

Este é uma casa bem típica de regiões com uma grande densidade urbana, onde os lotes são menores, mais estreitos e compridos. O que é comum em megalópoles como São Paulo e Tóquio, grandes conglomerados urbanos e humanos. E a solução para os terrenos estreitos são casas que crescem verticalmente, esta por exemplo, tem subsolo, térreo e primeiro pavimento. A cobertura também pode ser aproveitada para criar uma área de lazer ou áreas verdes, já que o terreno não dispõe de muita área para o jardim. É uma casa bonita e simples, com esquadrias divididas horizontalmente para dar a impressão de que a casa é mais larga e detalhes vazados na alvenaria.

Ao lado da menina da para perceber um domus para iluminação do ambiente no sulbsolo. Em terrenos estreitos as casas muitas vezes acompanham as divisas laterais o que faz com que o projeto perca as janelas laterais. Então a iluminação tem que vir de aberturas no telhado e espaços vazados nas plantas dos pisos. O que favorece também a ventilação entre os ambientes. É por isso que em projetos assim as janelas da fachada e da parte dos fundos das casas geralmente são inteiriças do piso ao teto para aproveitar ao máximo a luz natural.

Abaixo outro exemplo de uma casa moderna e linda em um terreno estreito com três andares e uma cobertura de lazer. O prolongamento do volume branco da fachada em contraste com o volume reto pintado de preto, cria uma dinâmica visual interessante.

Casas bonitas 3 andares

Essas casas estreitas, inseridas em um contexto urbano conturbado, em cidades com poluição visual, e muitas informações tendem a ter um desenho  minimalista da fachada para redzir o impacto visual no entorno em que estão inseridas. Muitas dessas casas tem um pequeno jardim interno, é como se as casas formacem a letra “C” em volta de um pequeno jardim para onde as janelas ficam voltadas. Já que a cidade não fornece visuais interessantes as vistas se voltam para o interior.

Casas bonitas de dois andares

Já essa casa acima esta inserida em um local com muita área verde e uma paisagem externa desejável, portanto as janelas, aberturas e sacadas buscam integrar o interior da casa com o exterior, extendendo o alcance visual. O terreno em declive e em uma região alta favorece essas vistas. As plantas dos pavimentos são deslocadas umas das outras para criar varandas e áreas cobertas. Já o telhado tem um visual bem contemporâneo, com muitas águas.

Fotos de Casas Bonitas

Confira agora 23 fotos de casas bonitas para e inspirar.

 

Fernanda Knopik

Fernanda Knopik é Editora-Chefe do ArquiDicas e idealizadora do site, acredita que a Arquitetura é essencial na vida das pessoas, pois tem o poder de transformar e melhorar o modo como elas de relacionam. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR.

Comentários

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.